Laura Rui, Mazgani, Bardino, Sara Cruz, Margarida Campelo, Emmy Curl, Gobi Bear e Mirror People. Estes são os grandes protagonistas do Ovar Expande 2024, que regressa à Escola de Artes e Ofícios, de 17 a 19 de outubro. Um conceito consolidado do Município de Ovar que continua a dar palco à nova música portuguesa, dando a conhecer novos projetos e artistas e que, numa tríade criativa composta por concertos, conversas e formações, visa aproximar artistas e público. Mais uma vez, a música vai expandir para outros universos criativos. Nesta que é a quinta edição, o Ovar Expande será dedicado ao cinema.
Um cenário perfeito para um filme e para ouvir boa música. Mais uma vez, a Escola de Artes e Ofícios abre as portas para receber três dias de celebração. Com concertos, conversas e formações, num ambiente criativo diferenciador, em que o público pode explorar cada canto de um espaço com história e sentir cada nota de música de uma forma especial. Do jazz ao rock, da eletrónica à música tradicional portuguesa, do folk, ao pop ao R&B… o cartaz é eclético e convida a uma viagem pelos mil universos da música. Oito concertos, novas canções, projetos para apresentar e sempre um espaço extra para a experimentação, o Ovar Expande mantém a sua essência, divulgando projetos emergentes e convidando os participantes a descobrir novos ritmos.
“O Ovar Expande é hoje um conceito consolidado, com uma identidade forte e cartazes cada vez mais ecléticos e arrojados que, para além de dar a oportunidade aos munícipes de conhecer diferentes projetos musicais, tem conseguido atrair públicos de vários pontos do país”, resume Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que “o evento tem-se afirmado no circuito musical nacional enquanto divulgador de artistas emergentes e estilos musicais diferentes, num espaço altamente distintivo, a Escola de Artes e Ofícios, e num contexto de fruição cultural próximo e informal”.
É com uma artista da casa que mais uma vez arranca o Ovar Expande.
Laura Rui atua na Sala Galeria, a 17 de outubro, às 21h30, pela primeira vez em formato de banda, respondendo ao convite da Câmara Municipal. A celebração continua às 22h30, na Sala Expande, com atuação de Mazgani. Uma oportunidade para conhecer canções do novo álbum, o primeiro totalmente em língua portuguesa. No segundo dia do Ovar Expande, 18 de outubro, uma nova viagem sonora com três concertos inesquecíveis: Bardino, às 21h30, na Sala Expande, Sara Cruz, às 22h30, na Sala Galeria e Margarida Campelo, na Sala Expande, às 23h30. Três perspetivas musicais diferentes que em comum têm a apresentação de novos projetos. O Ovar Expande despede-se a 19 de outubro. Emmy Curl abre a noite, às 21h30, na Sala Expande. Sem paragens, logo a seguir, na Sala Galeria, atua Gobi Bear, às 22h30. A quinta edição desta festa especial encerra como o concerto de Mirror People, marcado para as 23h30, na Sala Expande.
Para assistir a todos os espetáculos a um preço promocional, a Câmara Municipal de Ovar disponibiliza um passe geral, por apenas 25€. Quem preferir, pode optar por um bilhete diário de 10€.
Como habitual, a música expande para outros universos, estimulando a aprendizagem e aprofundando a experiência entre público e artistas.
Confirmadas estão já uma masterclass de música e cinema, dinamizada por André Tentugal, no dia 18 de outubro e uma formação introdutória à produção musical para audiovisuais, dinamizada por André Malhado, no dia seguinte, 19 de outubro. Ambas as oficinas têm a curadoria da Academia Gerador, estão marcadas para as 10h30 e são gratuitas, mas requerem inscrição prévia, limitada ao número de vagas.
Os interessados devem contactar a Escola de Artes e Ofícios através dos seguintes contactos: eao@cm-ovar.pt ou 256 509 180.
Esta tríade criativa é composta por um conjunto de conversas, que incluem artistas e outros convidados especiais e que visam contribuir para a aproximação de artistas e público, dando a oportunidade de os conhecer de uma nova perspetiva e sem barreiras. A primeira conversa, marcada para abertura do Ovar Expande, às 18h30, na Escola de Artes e Ofícios, terá como pano de fundo, “Estrada para Mazgani”, o documentário será exibido e comentado pelos seus protagonistas: o artista Mazgani e o realizador Rui Pedro Tendinha. A moderação está a cargo de Miguel Soares.
https://www.ovarnews.pt/ovar-expande-liga-a-musica-ao-cinema-com-oito-concertos-conversas-e-formacoes/
Sem comentários:
Enviar um comentário