sexta-feira, novembro 25, 2011

Luís Maçarico Entregou a Placa que Distingue Santa Camarão ao Município de Ovar



No dia 16 de Novembro de 2010 (fez esta semana um ano!), representando a Confederação Portuguesa das Colectividades, recebi no Casino Estoril, durante a Gala do Desporto, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, a distinção atribuída a Santa Camarão (diploma e placa) como sendo um dos 100 Atletas dos 100 Anos da República.

Porém, placa e diploma traziam o nome trocado. Conseguida a correcção do erro, com nova placa e novo diploma, ajustou-se com a agenda do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Manuel Oliveira e com um director da CPCCRD (cujo Conselho Nacional integro) a entrega ao Concelho de Ovar, terra de nascimento e falecimento do mítico herói do boxe dos anos 20-30, da prestigiante distinção.

Na passada quinta feira 17 de Novembro, finalmente, com Jaime Salomão, director da CPCCRD, representando esta instituição, fomos recebidos no Salão Nobre da autarquia de Ovar pelo seu presidente e vice-presidente, a quem entregámos os símbolos da distinção ao atleta, na presença de diversos amigos.
Presenciaram o acto, o director do Jornal "João Semana", Padre Manuel Bastos, o jornalista Fernando Manuel Oliveira Pinto, o repórter sr. António Mendes Pinto, os sobreviventes do Grupo de Reflexão Pró Ovar (responsável pela biografia que fiz para a CML e que depois originou uma tese de mestrado no ISCTE), o sr. João Costa, grande animador da tradição dos Reis, e cujo pai no Carnaval de Ovar dos anos 50 formou com Santa Camarão um par hilariante, entre outros amigos. Bem hajam a todos!

Na ocasião, tive oportunidade de explicar por que se decidiu entregar as condecorações simbólicas (placa e diploma) ao Município. No entender da CPCCRD, será certamente esta entidade que melhor poderá salvaguardar a memória, dado que muitas vezes os familiares mais novos não valorizam este género de património, além de se desejar que toda a Comunidade possa usufruir da distinção.

Luís Maçarico in «Águas do Sul».

Sem comentários: