quinta-feira, agosto 26, 2010

Maceda: O Mistério do AM1


O Aerodromo de Manobra Nº1 (AM1) situa-se em Maceda, na zona florestal do concelho de Ovar e tem como missão manter a prontidão e a exploração do aeródromo militar.

É um aeródromo de recurso operacional da da Força Aérea Portuguesa e da NATO e não tem meios aéreos nem esquadras atribuídos de forma permanente.

Esta base tem um mito urbano, o qual defende a existência de uma espécie de base secreta subterrânea (para além da que existe e é visivel).

Este mito urbano defende que até o final da Guerra Fria havia uma base secreta em Ovar onde estavam escondidas armas nucleares da NATO e aeronaves da NATO com elevado grau de prontidão.

Muitos dizem que não passa de um mito urbano, muitos outros acreditam nesta história. E você?

5 comentários:

Zé Luta disse...

Eu sou a favor de PAZ,SIM:NATO NÃO.E repare-se que não estou a dizer nenhuma heresia.A Constituição da República impõe no seu artº 7º-2.(...)a dissoluçao dos blocos político-militares e o estabelecimento de um sistema de segurança colectiva,com vista à criação de uma ordem internacional capaz de assegurar a paz e a justiça nas relações entre os povos(...).Se o AM1 servir para apoio às populações em situações de catástrofe já que está feito deixem-no estar.De qualquer modo é uma boa pergunta a fazer aos candidatos à Presidência da República que são o garante do cumprimento da CRP.O Chico Lopes de certeza que pensa como eu...

Zé Luta disse...

Sobre armas nucleares há um interessante/preocupante artigo em oDiario.info de Michel Chossudovsky,que nos interpela e incita à luta/denúncia da preparação da III Guerra Mundial-Objectivo Irão!...

Bom trabalho e bom fim de semana!

Anónimo disse...

Sou de Maceda, e nao acredito que haja nada subterraneo para alem de paiois que existe c/ armamento, segundo sei.
Na minha opinião não passa disso mesmo... Um Mito Urbano!

Anónimo disse...

Nao acredtio que haja nenhuma base subterrânea para além da existente. pelo que sei, existe apenas uns paiois cobertos c/ um pouco de areia onde tem algum armamento! Sou natural de Maceda, e penso que tuddo isso nao passa de um mito urbano!

Sofia disse...

Boas!Alguem me sabe informar quando é o festival aereo na Base de Maceda e o preço? Obrigado