terça-feira, junho 24, 2008

Uma carta

«Sou um cibernauta que visita o vosso site regularmente, como tal, pela manhã fui à procura das últimas novidades da minha terra.
Ao ler algumas das notícias, instalaram-se dúvidas e espanto.

Começaria por "(...) a Câmara Municipal de Ovar tem vindo a trabalhar na limpeza e manutenção de todas as praias do concelho e, para o efeito, são investidos mais de 100 mil euros na varredura mecânica da área urbana, na limpeza de areais, das marginais, dos passadiços e das instalações sanitárias e ainda garantido o reforço do serviço de recolha do lixo e o aumento da disponibilidade dos contentores.", "Na praia do Furadouro será ainda hasteada a bandeira "Praia Acessível", símbolo das boas condições de acessibilidade à praia de pessoas portadoras de deficiência motora (...)".
Agora pergunto: a limpeza dos areais já passou pela praia do Furadouro? É considerada praia do Furadouro toda a extensão de areia de Norte a Sul ou apenas a zona em frente à Avenida?
É que o Verão já começou e, o "acesso" à praia a sul do último esporão é um autêntico inferno para portadores de deficiências motoras, idosos e até mesmo crianças. Dou também a conhecer aquilo que aparentemente está aos olhos de toda a gente mas que ano após ano insiste em pemanecer no minimo igual: a "entrada/saida" da praia é um cenário degradante e sujo, quer pela cor acastanhada da areia (a cor acastanhada deve-se a tudo menos à limpeza do areal), quer pelos preservativos usados e lenços que os casias apaixonados lá deixam.
A zona sul do Furadouro merece cuidados, no mínimo uns caixotes do lixo para serem colocados os Kg de latex e lenços de papel, ou até mesmo para os garrafões e baldes de plástico que os pescadores usam e deixam ao abandono!

Ainda relativo à mesma notícia, a questão dos passadiços. É lamentável ver "pessoas?" a jogar à bola, montar barracas e apanhar banhos de sol dentro do perímetro delimitado para protecção das já quase inexistentes dunas!
Onde pára a polícia marítima ou a polícia que anda sob duas rodas? Provavelmente preocupada em apanhar bolas ou pescadores de "fim-de-semana" que não possuem licença.

Por último, a notícia "Furadouro: Caravanistas obrigados a tirar licença". Lá terão que pagar, mas, que condições é que a CMO oferece em contrapartida?
Parece mais uma das imensas acções que têm acontecido para afastar os turistas.

Gostava de deixar a seguinte sugestão para o vosso site: permitirem a colocação de comentários logo após as notícias para o povo ser visto e ouvido.


Luís Filipe Oliveira»

5 comentários:

Anónimo disse...

Investidos 100 mil euros não, desbaratados, se é que não se trata de mais uma mentira.
A limpeza aguarda melhores dias e a areia está ao monte e suja.
Estamos entregues à bicharada!!!
Pobre Furadouro tão abandonado estás!

Anónimo disse...

«Com vista a proporcionar uma boa época balnear aos munícipes e veraneantes». Até parece que a época balnear começou agora. Começou o verão que é muito diferente e lixo não falta nesta pobre praia

Anónimo disse...

Estes tipos da Câmara são uns pobres coitados, vaidosos e sem a noção do ridículo.
Vejam por exemplo a Praia de Espinho e as de Gaia!
Este ano o Furadouro nem tem direito às palmeiras que se costumam guardar no Inverno? Ou foram vendidas ou para praias mais a norte.
Já não há vergonha!

Anónimo disse...

Tem razão sr. Luís Filipe Oliveira.
Nem as barracas podemos montar para alugar....
Estamos entregues à bicharada.

Anónimo disse...

Alguem falou que os Autocaravanistas tem que pagar licença! Licença para quê? A Autocaravana é um veículo ligeiro como tal terá apenas que cumprir as regras de transito como todos os outros. Penso ainda que a Camara deveria dar mais apoio logistico a este tipo de veiculos já que de ano para ano tem-se visto um grande aumento de Turistas estranjeiros nomeadamente Espanhois e Franceses, o que é bom para u Turismo da nossa terra. Eu sou daqueles que gosta de dar uma voltinha pelo parque Norte só para apreciar as Autocaravanas. Um dia gostaria também de têr uma. Para já não tenho posses.