quinta-feira, julho 31, 2025



Vem aí um mês de atividades gratuitas para jovens
 

A Câmara Municipal de Ovar volta a celebrar a juventude com um programa recheado de experiências únicas e gratuitas, durante todo o mês de agosto. Concertos, workshops, atividades radicais, náuticas, momentos culturais e muitas surpresas compõem a edição de 2025 das Comemorações da Juventude, pensada para jovens de todo o concelho e visitantes.

Depois do enorme sucesso das edições anteriores, para 2025 o Município preparou um programa ainda mais abrangente, com atividades em todos os dias do mês de agosto, numa lógica descentralizada e inclusiva, que valoriza o território e promove o acesso equitativo à cultura, desporto, conhecimento e lazer.

As atividades arrancam logo no dia 1 de agosto com iniciativas como o workshop de Moda Sustentável, a Devolução de Aves à Natureza e uma sessão de Defesa Pessoal no Furadouro, e estendem-se até 31 de agosto, culminando com um Workshop de Pintura em Válega.

O programa inclui propostas para todas as idades a partir dos 5 anos e contempla oficinas criativas (escrita, artesanato, fotografia, maquilhagem, encadernação, entre outras), experiências radicais como paintball, arborismo, surf e stand up paddle, bem como momentos culturais e de partilha, como tertúlias, observações astronómicas e quizzes ao ar livre.

Entre os destaques da programação estão:

- Workshop e tertúlia com Pedro Chagas Freitas (8 agosto)


- Introdução ao Surf em várias praias do concelho (diversas datas)


- Workshop de Robótica (23 agosto)


- Paintball em Esmoriz (26 e 27 agosto)


- Torre de Atividades Radicais no Parque Urbano de Ovar (28 e 29 agosto)


- Observações astronómicas em Esmoriz e São Vicente Pereira (16 e 30 agosto)

Segundo Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, “a Câmara Municipal continua a ouvir os jovens e a proporcionar-lhes experiências de aprendizagem e experimentação, momentos de diversão e, sobretudo, oportunidades de desenvolverem o seu potencial.”

O autarca destaca ainda o papel das associações juvenis na concretização deste programa, sublinhando que o envolvimento da comunidade é essencial para o sucesso desta iniciativa.

Toda a programação é gratuita, mas sujeita a inscrição.

Para consultar o programa completo, os interessados podem aceder ao separador das «Comemorações da Juventude» no site oficial da Câmara Municipal de Ovar em www.cm-ovar.pt

Podem também inscrever-se diretamente através do formulário disponível em: https://forms.gle/S3hJkN96AhpLFsf3A

 

  https://www.ovarnews.pt/vem-ai-um-mes-de-atividades-gratuitas-para-jovens/
Numa altura em que os problemas da habitação estão no centro de todos os debates autárquicos, Portugal perdeu, este domingo, o arquiteto Nuno Portas, um dos nomes mais importantes do urbanismo e do combate às desigualdades sociais por via do acesso à habitação digna.


Foi Nuno Portas quem deu luz verde para a construção do Bairro do SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), em Cortegaça, num projeto elaborado por Alfredo Resende e António Moura, em outubro de 1975, com o apoio do Fundo de Fomento da Habitação.

Em 1974, Nuno Portas havia assumido o cargo de secretário de Estado da Habitação e Urbanismo, que conservou durante os três primeiros Governos Provisórios. No exercício dessas funções, fomentou a criação de cooperativas de habitação e de Gabinetes de Apoio Técnico (GAT), estruturas da administração Central descentralizadas de apoio aos Municípios, concebeu o SAAL e esteve na génese do processo conducente à adoção dos Planos Diretores Municipais (PDM).

Para as casas do SAAL de Cortegaça havia projeto mas faltava dinheiro. Foi o arquiteto Pompílio Souto quem se deslocou a Lisboa para falar com Nuno Portas e pedir-lhe para desbloquear a verba necessária. Conseguiu e as casas foram construídas.

As casas do Bairro do SAAL, em Cortegaça, são o resultado de um projeto social e habitacional que surgiu após o 25 de Abril de 1974, através de um processo estimulado pelas condições político-sociais do período revolucionário, através do qual os moradores se organizaram com programas de reabilitação das zonas de habitação degradada, com participação e colaboração de arquitetos e urbanistas.

Trataram-se de movimentos de moradores que se assumiram com o objetivo de travar a apropriação do solo urbano por parte de grupos de especulação imobiliária.

Ao fim de quatro décadas de degradação e abandono a que ficou sujeito o bairro, inacabado e em alguns casos em ruinas, com condições habitacionais desumanas, despertou uma nova geração de moradores, que nasceram, cresceram e ali continuam a viver, assumindo de viva voz, a defesa do seu bairro requalificado.

A Reabilitação do Bairro do SAAL foi consignada em final de dezembro de 2019, tendo sido adjudicada por 690 mil euros. A obra engloba 12 moradias e melhorou as condições de habitabilidade das mesmas.

Nuno Portas, em parceria com o arquiteto Nuno Teotónio Pereira, também concebeu os planos arquitetónicos do Bairro dos Olivais e de Chelas, em Lisboa, entre muitos outros, para dar resposta à necessidade de habitação digna a milhares de pessoas regressadas das antigas colónias ou que haviam migrado de outros pontos do país para a “grande cidade” à procura de uma vida melhor.

Em 1974, 25% da população do país vivia em barracas, bairros de lata ou casas degradadas, nas margens da cidade e dentro dela, sem água, eletricidade, esgotos, instalações sanitárias. Vários tinham vindo de outras zonas do país à procura de vida melhor na capital, mas tantos outros havia que já cá tinham nascido, como os pais e os avós, lisboetas.

Esse um quarto da população vivia nas costas da cidade, atrás de Alvalade, atrás de Campo de Ourique, do Areeiro, em bairros de madeira e zinco e terra batida. Eram estes os cidadãos que mantinham a cidade “de pé”, trabalhando na construção, nas oficinas, nas fábricas, na estiva, no comércio, mas não conseguiam aceder a um direito básico: a habitação.

Quando a Revolução de Abril tomou conta do país, em 1974, o povo saiu à rua para exigir direitos sociais. Nuno Portas andou no meio do povo para explicar aquilo que estaria a ser “arquitetado” para acabar com a indignidade de um ser humano ter de viver (e criar os seus filhos) em barracas de madeira ou de zinco.

O arquiteto Nuno Portas morreu este domingo aos 90 anos.

 

  https://www.ovarnews.pt/nuno-portas-o-arquiteto-do-saal-e-da-habitacao-digna-para-os-mais-desfavorecidos/


Amigos do Cáster vão devolver à Natureza aves selvagens recuperadas
Será já na tarde desta Sexta-Feira, dia 1 de Agosto, a próxima actividade de


contacto com a vida selvagem, promovida pelos Amigos do Cáster.


Como temos feito regularmente, iremos devolver à Natureza aves selvagens que


foram recuperadas pelo “hospital” de espécies encontradas feridas, do CERVAS – o


Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens do Parque Natural


da Serra da Estrela.


Esta iniciativa é adequada para famílias, e sempre do especial agrado dos mais


novos. Será uma oportunidade para ver de muito perto espécies de aves selvagens: em


edições anteriores desta actividade pudemos devolver à Natureza espécies como o mocho-


galego, a coruja-das-torres, o açor, o milhafre-preto ou a garça-vermelha.


Para além do contacto com a Natureza, poderá ficar a saber mais sobre as espécies,


as ameaças que enfrentam, e as acções que deve tomar quando encontrar um animal


selvagem em situação de fragilidade.


Tal como temos feito todos os anos, associamo-nos às Comemorações da Juventude


da Câmara Municipal de Ovar, que, durante todo o mês de Agosto, irão proporcionar


diversas actividades culturais, desportivas, de formação e de lazer, em vários locais do


concelho.


O encontro está marcado para as16h30, na confluência entre a entre a Rua do Poder


Local e a Rua da Regedoura, em Válega (GPS: 40°49'35.7"N 8°36'14.8"W).


A participação é livre, aberta a todos/as e não sujeita a inscrição https://www.ovarnews.pt/amigos-do-caster-vao-devolver-a-natureza-aves-selvagens-recuperadas/


Beer Fest tanto bate até que Fura
A Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar anuncia o I Fura Beer Fest, certame dedicado à cerveja e não só.

Tal como o nome indica, o evento decorrerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2025, no Mercado Municipal do Furadouro, e é pensado para agradar aos apreciadores da boa cerveja e do vibrante movimento cervejeiro português.

Este novo festival celebra, pois, a cerveja artesanal, a gastronomia e a boa disposição, num ambiente descontraído mas cuidadosamente organizado, com produtores nacionais, música, animação e momentos pensados para valorizar os sabores e saberes locais.

A aposta deste ano de estreia vai para uma programação leve e descontraída, privilegiando o convívio ao ar livre e a experiência social, num ambiente onde a gastronomia e, claro, a cerveja se encontram naturalmente.

O certame funciona no horário seguinte: Sexta-feira, 1 de agosto: 15h00 às 00h00, Sábado, 2 de agosto: 15h00 às 00h00 e Domingo, 3 de agosto: 11h30 às 22h00

Embora as portas do recinto abram ao público às 15 horas, a sessão de abertura decorre no dia 1 de agosto, às 20h30. https://www.ovarnews.pt/beer-fest-tanto-bate-ate-que-fura/

quarta-feira, julho 30, 2025



Festas de Lousada pedem desculpa à Juventude Vareira
Antes de mais, reiteramos a nossa solidariedade a todos os participantes diretamente afetados pelos lamentáveis incidentes que ocorreram durante a marcha.

Como já afirmámos no nosso comunicado oficial, atitudes de violência, assédio ou desrespeito não têm qualquer lugar nas Festas Grandes de Lousada e merecem o nosso mais absoluto repúdio.

O episódio que envolveu a escola Juventude Vareira, e que mancha um evento preparado com meses de esforço voluntário e dedicação. É vergonhoso e, acima de tudo, contrário ao espírito que promovemos.

Pedimos publicamente desculpa, mesmo sabendo que não podemos ser responsabilizados por comportamentos individuais e inaceitáveis de alguns cidadãos que agem à margem do civismo que estas festas exigem. Estes indivíduos não representam a comunidade de Lousada, nem refletem a hospitalidade e o respeito da esmagadora maioria dos lousadenses.

Sabendo, como tem sido mencionado, que determinadas zonas do percurso apresentam riscos acrescidos, reforçamos que a organização esteve, desde o início, em articulação com as forças de segurança competentes, às quais compete a definição de meios e estratégias operacionais.

O nosso papel, enquanto Comissão de Festas, é de sinalização, mediação e cooperação. E assim o fizemos, antes, durante e após o evento. Contudo, compreendemos a indignação e partilhamos da mesma preocupação com a segurança de todos os envolvidos.

Lamentamos profundamente que momentos como este possam colocar em causa o trabalho de tantos, bem como a imagem de uma terra que, apesar de críticas generalizadas e injustas, continua a mostrar-se capaz de promover eventos culturais com impacto regional e nacional. Acreditamos que é nos momentos difíceis que se revela o verdadeiro compromisso com a melhoria contínua.

Estamos totalmente disponíveis para colaborar com as autoridades no apuramento de responsabilidades e para refletir com seriedade sobre o futuro. Reforçamos que a cultura popular deve ser vivida com alegria, respeito e segurança. Esse é, e continuará a ser, o nosso compromisso.

A equipa,

Festas Grandes de Lousada 2025 https://www.ovarnews.pt/festas-de-lousada-pedem-desculpa-a-juventude-vareira/
A ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro certificou o World Scout Moot, que este ano decorre em Portugal, como Ecoevento, anunciou hoje a organização da iniciativa.

“A organização do Moot 2025 definiu uma estratégia para reduzir o impacto ambiental do evento, com foco na gestão de resíduos. Este compromisso permitiu a classificação de Ecoevento, atribuída pela ERSUC”, afirmou Daniela Casimiro, coordenadora de Sustentabilidade do 16.º World Scout Moot, em comunicado.

Segundo a responsável, foi “implementado um sistema de separação de resíduos com sinalética clara e pontos de recolha acessíveis, aliado a ações de sensibilização junto dos participantes, voluntários e fornecedores para melhorar a qualidade dos fluxos”. https://www.ovarnews.pt/world-scout-moot-classificado-como-ecoevento/


Torreira recebe o maior torneio de voleibol de praia amador de Portugal
Nos dias 2 e 3 de agosto, o Maribar, na praia da Torreira será palco da VI edição do Torneio Maribar, já considerado o maior torneio de voleibol de praia amador em Portugal.

A edição deste ano contará com 569 jogos distribuídos por 20 campos montados no areal, envolvendo 168 duplas, com idades compreendidas entre os 9 e os 57 anos, oriundas de todas as regiões do país.


O torneio destaca-se não só pela sua dimensão, mas também pela organização centrada na experiência dos participantes, garantindo que todas as duplas jogam no mínimo cinco jogos ao longo de sábado e domingo, promovendo o convívio e o verdadeiro espírito competitivo.


O evento está dividido em quatro categorias: Duplas Mistas, Masculinas, Femininas e Sub-16, num ambiente desportivo marcado pela diversidade e inclusão.


Entre os participantes, destacam-se atletas das principais divisões nacionais, como Inês Pato, natural de Aveiro, estudante de Medicina no Porto e campeã nacional da 2.ª divisão pela ASS Mamede na última época; e Jorge Cruz, jogador da 1.ª divisão pelo CA Madalena.


O torneio contará ainda com a presença de treinadores conceituados, como Tiago Sineiro (Leixões SC), João Pedro Vieira (Castelo da Maia GC), ambos da 1.ª divisão, e Pedro Santos, selecionador nacional de voleibol de praia feminino.


A vertente familiar também será um dos pontos altos desta edição, com ex-atletas internacionais como Alexandre Afonso e Flávio Cruz a competirem lado a lado com os seus filhos, num espírito de união entre gerações.


Para facilitar o acompanhamento do evento, a organização disponibiliza atualizações em tempo real de resultados e calendários no site oficial do torneio: torneiomaribar.netlify.app, permitindo que atletas e público estejam sempre sintonizados com o que se passa dentro e fora de campo. A beachcam permitirá acompanhar alguns dos jogos em direto.


O Torneio Maribar afirma-se como um dos eventos desportivos mais relevantes da modalidade no país e do verão na região.

https://www.instagram.com/torneiomaribarvolley/?hl=en

O Maribar é um espaço histórico na vila da Torreira, desde os primórdios das festas do S.Paio na Praia às noites temáticas, sob a mesma gestão de um grande senhor caricato há mais de 30 anos.

 

  https://www.ovarnews.pt/torreira-recebe-o-maior-torneio-de-voleibol-de-praia-amador-de-portugal/


Abertura da Viagem Medieval emocionou milhares
 

Ninguém ficou indiferente ao espetáculo de abertura da Viagem Medieval, que trouxe um mar de gente ao Terreiro das Guimbras no “dia zero” da recriação histórica de Santa Maria da Feira. No palco das produções de grande formato, que atraem diariamente milhares pessoas ao recinto, viveu-se um momento irrepetível na já longa história do evento – o dia em que centenas de Filhos da Viagem se juntaram às associações e agentes culturais que fazem acontecer o evento para celebrar e homenagear o passado, o presente e sobretudo o futuro do projeto cultural que mais transformou o território feirense e as suas gentes.

Com direção artística de Patrícia Pires, da companhia feirense All About Dance, o espetáculo contemporâneo que abriu a Viagem Medieval foi alma, poesia e elegância, carregado de mensagens de identidade e pertença do princípio ao fim. Mas no momento em que centenas de Filhos da Viagem entraram em palco vestidos de branco, transportando luzes que simbolizam futuro e esperança, a plateia vibrou, aplaudiu e emocionou-se.

Bebés de colo carregados pelas mães, crianças de várias idades, adolescentes e jovens nascidos a partir de 1996, ano da primeira edição da Viagem Medieval, quiseram fazer parte deste momento único de celebração. E com eles vieram os pais, os amigos, os amigos de Santa Maria da Feira e muitos curiosos, que inundaram as margens do rio Cáster para assistir ao espetáculo, que foi também uma cerimónia de abertura.

A partir desta quarta-feira, 30 de julho, e até 10 de agosto, o centro histórico da cidade recua ao reinado de D. Afonso V com mais de duas mil pessoas a trabalhar diariamente nas mais diversas áreas. São 380 voluntários, 96 espetáculos diários em seis praças de animação e 18 áreas temáticas, para além de 17 tabernas, dois restaurantes medievais e 60 regatões com oferta gastronómica diversificada.

Com um novo reinado a retratar, a Viagem Medieval apresenta-se ao público com novos conteúdos, novos guiões e novas bandas sonoras, que garantem a diferenciação e originalidade em cada edição, em particular nos espetáculos de maior exigência, nomeadamente “O Discurso do Rei”, um monólogo intenso e desafiante, protagonizado pelo ator Sérgio Oliveira a partir de textos escritos pelo historiador Joel Cleto (todos os dias, às 23h00, no Castelo da Feira).

Esta edição será ainda marcada pelo regresso dos cortejos temáticos diários e do espaço do Mercado Municipal após obras de reabilitação, bem como pela estreia de uma nova área temática na Casa do Moinho, a Estalagem da Vila, onde reina a boa disposição entre donzelas e cavaleiros e a interação com o público. Novidade é também a participação de cavaleiros acrobáticos franceses nos dois torneios medievais (19h30 e 22h30, na Liça).

Destaque para cinco espetáculos diários que prometem surpreender pela sua intensidade, grandiosidade ou emoção – “Conselho Régio”, no Salão Nobre da Câmara Municipal (15h00, 16h00, 17h00 e 18h00); “O Conde da Feira”, no Terreiro das Guimbras (18h00); “Momentos d’El Rei”, em vários pontos do recinto (a partir das 19h00); e “Paixão e Conquista” (21h30) e “O Último Cruzado” (23h00), ambos no Terreiro das Guimbras, cujos conteúdos e guiões são completamente novos, ajustados ao contexto histórico desta edição.

Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, empresa municipal Feira Viva e Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a XXVIII Viagem Medieval em Terra de Santa Maria vai realizar-se de 30 de julho a 10 de agosto no centro histórico de Santa Maria da Feira, recriando episódios do reinado de D. Afonso V, com enfoque no Condado da Feira.

Programa completo em https://www.viagemmedieval.com/programa/

 

 

  https://www.ovarnews.pt/abertura-da-viagem-medieval-emocionou-milhares/
 

O Município de Ovar tem acompanhado com permanente empenho e preocupação a situação da necessidade urgente de substituir as luminárias no Furadouro, mantendo um diálogo constante com a E-Redes, entidade responsável pela obra. Depois de ultrapassadas as questões que levaram aos atrasos na execução da empreitada da responsabilidade da E-Redes, a obra está pronta a arrancar, o que irá acontecer em setembro.

Como é do conhecimento público, a obra devia ter sido concluída no final do ano passado, contudo, e apesar das diligências da Câmara Municipal de Ovar, a E-Redes não conseguiu cumprir os prazos definidos, alegando dificuldades de subcontratação de empresas para realização da empreitada.

Em resposta às diligências permanentes por parte do Município para a resolução deste problema, a E-Redes mostrou-se disponível em retomar a obra este verão. Pese embora a urgência da obra para a população, o Município de Ovar entendeu, contudo, que a execução da obra em plena época balnear iria traduzir-se em consideráveis transtornos para residentes, visitantes e estabelecimentos comerciais pelo que não autorizou a data prevista, chegando já a entendimento com a E-Redes para que a obra arranque imediatamente a seguir ao período balnear.

O Município de Ovar agradece desde já toda a compreensão da população. No âmbito das suas competências municipais, a autarquia continuará a dialogar com a E-Redes para que as obras arranquem na nova data estabelecida, de forma eficiente e rápida, procurando minimizar eventuais transtornos à população. https://www.ovarnews.pt/furadouro-substituicao-das-luminarias-prevista-para-setembro-apos-epoca-balnear/


Movimento 2030 apresenta o projeto da rede Municipal de creches
 

 

O Movimento 2030 reuniu com Fernando Mendonça, Diretor Regional da Segurança Social, com o objetivo de apresentar um projeto detalhado para a criação de uma rede de creches municipais em Ovar, "uma necessidade premente face às 1.350 crianças que necessitam deste serviço tendo atualmente a oferta de 650 lugares existentes no Município de Ovar".

Ficou marcada uma nova reunião, agendada para depois de 12 de outubro, caso o Movimento 2030 seja eleito nas próximas Eleições Autárquicas. "Este sinal de abertura por parte da Segurança Social é um forte indicativo do reconhecimento da urgência e da importância desta iniciativa para o município", refere o M2030.

O Diretor Regional da Segurança SoSocialFernando Mendonça, destacou a carência de lugares em creches e encarou a proposta do Movimento 2030 com muito bons olhos, realçando que a criação de uma rede de creches municipais é uma vertente fundamental para dar resposta à crescente procura.

Outro ponto fulcral da discussão centrou-se nos idosos bem como as condições atuais do município.

A vontade da criação de Estruturas Residências para Idosos em deriva da necessidade face à procura uma vez que há atualmente uma oferta para 350 utentes.

Foi abordada a modernização e o alargamento do Serviço de Apoio Domiciliário, sendo que atualmente servimos 329 utentes, com o objetivo de permitir que mais idosos possam viver nas suas próprias casas com dignidade.

A Segurança Social tem uma forte aposta neste tipo de resposta, que permite uma maior qualidade de vida e o apoio necessário no próprio domicílio.

Relativamente aos Centro de Dia a nossa oferta é para 269 utentes.

Por fim, Fernando Mendonça destacou o investimento significativo do Estado no setor social de Ovar, com protocolos em 14 instituições, empregando aproximadamente 900 trabalhadores com uma massa salarial perto dos 9.000.000,00€ anuais no nosso Município.

Reafirmou o compromisso de continuar a apoiar e a negociar as comparticipações com as instituições, garantindo que as necessidades da população sejam atendidas.

 

  https://www.ovarnews.pt/movimento-2030-apresenta-o-projeto-da-rede-municipal-de-creches/

terça-feira, julho 29, 2025



Passistas da Juventude Vareira agredidas durante as Marchas Luminosas de Lousada
Elementos da Escola de Samba Juventude Vareira foram, esta segunda-feira, agredidos por populares durante o desfile das Marchas Luminosas de Lousada.

Segundo conta o jornal local "O Louzadense", os incidentes terão acontecido na passagem do desfile junto ao edifício dos Paços do Concelho quando as sambistas vareiras foram "assediadas por dezenas de pessoas". A mesma publicação, citando uma das vítimas, adianta que elas "foram agarradas por homens" e a porta-estandarte ter-se-á defendido com o estandarte.

Duas jovens da escola ovarense tiveram de ser socorridas devido a ferimentos e ao trauma psicológico sofridos. Uma delas terá ido mesmo ao Hospital receber tratamento.

A Juventude Vareira foi a primeira a desfilar pelo que os restantes grupos, incluindo outros de Ovar, foram instruídos pela a passar a correr por aquele local para evitar problemas, uma vez que não é a primeira vez que tal acontece.

Em declarações ao mesmo jornal, o presidente da Comissão de festas, Joaquim Gonçalves, informou que vai pedir um inquérito aos acontecimentos pois solicitou um reforço policial que não se verificou. https://www.ovarnews.pt/passistas-da-juventude-vareira-agredidas-durante-as-marchas-luminosas-de-lousada/
 

A Câmara Municipal de Ovar tem recebido várias mensagens de munícipes a alertar para a existência de tábuas danificadas em vários troços dos Passadiços da Barrinha, uma infraestrutura muito procurada por quem aprecia a natureza e o lazer ao ar livre.

Importa recordar e esclarecer que os Passadiços da Barrinha atravessam dois territórios distintos, localizando-se parte do percurso no concelho de Ovar e outra parte no concelho vizinho de Espinho. A manutenção regular da infraestrutura é, por isso, da responsabilidade de cada município na sua área correspondente.

Os alertas com fotografias que surgiram nos últimos dias dizem respeito à parte de Paramos/Espinho dos Passadiços e não à parte de Esmoriz/Ovar.

A Câmara Municipal de Ovar já procede regularmente à manutenção e reparação da sua área dos passadiços, garantindo a segurança e o bem-estar dos utilizadores desta zona natural de excelência.

Reiteramos o compromisso do Município de Ovar com a preservação da Barrinha de Esmoriz e com a manutenção de espaços públicos de qualidade, apelando à compreensão dos munícipes para as particularidades deste percurso partilhado entre dois concelhos, e no qual a Câmara Municipal de Ovar apenas pode intervir na sua parte.

Agradecemos todas as participações construtivas que nos chegam diariamente, que demonstram o empenho da nossa comunidade em cuidar e valorizar o nosso território.

 

  https://www.ovarnews.pt/passadicos-da-barrinha-esclarecimento-sobre-condicoes-de-seguranca/


Gatos e o calor – saiba como prevenir e atuar em casos de desidratação
Em pleno verão e com o aumento das temperaturas, os cuidadores devem estar especialmente atentos ao bem-estar dos seus animais de companhia. No caso dos gatos, nesta altura do ano, é comum apresentarem menor apetite, tornando ainda mais importante garantir uma hidratação adequada. Neste sentido, a AniCura, grupo de hospitais e clínicas especializado em cuidados médico-veterinários para animais de companhia, informa como manter estes felinos saudáveis durante o calor e apresenta os principais sinais de alerta para a desidratação. 

Hidratação: um cuidado essencial 


Manter os gatos devidamente hidratados é fundamental. A água deve estar sempre limpa e fresca, sendo preferível utilizar fontes, que estimulam os felinos a beber com maior frequência devido ao movimento da água. Também é recomendável oferecer água filtrada ou engarrafada e disponibilizar vários recipientes espalhados pela casa – de preferência em cerâmica, vidro ou aço inoxidável, evitando os de plástico.

“Um gato saudável deve ingerir entre 40 e 60 ml de água por quilo de peso corporal por dia, incluindo tanto a água que bebe quanto a que obtém através dos alimentos. Trocar a água diariamente e disponibilizar vários pontos de acesso pela casa, longe do local de alimento (seco e húmido) são formas simples de incentivar o consumo”, refere a Dra. Joana Valente, Responsável pelo Departamento de Medicina Felina no AniCura Alma Veterinária Hospital Veterinário.


Alimentação no verão 


Embora não existam alimentos específicos para esta estação, é possível adaptar a dieta para favorecer a hidratação e facilitar a digestão. Uma sugestão é complementar a alimentação com caldos naturais formulados especialmente para animais de companhia. Os alimentos húmidos devem ser dados diariamente ao seu gato ao longo de todo o ano, mas poderá aumentar a quantidade diária em alturas de maior calor.


Sinais de alerta de desidratação 


Reconhecer os sinais de desidratação nos gatos pode fazer toda a diferença. Deve-se estar atento a sintomas como:

-


Respiração ofegante (excessiva)


-


Salivação anormal ou espessa


-


Perda de elasticidade da pele (ao puxar ligeiramente a pele demora a retomar a sua posição normal)


-


Língua ou gengivas avermelhadas ou azuladas


-


Apatia, fraqueza ou desorientação


-


Temperatura corporal elevada


-


Vómitos e/ou diarreia


-


Tremores ou convulsões

Como atuar em caso de desidratação 


Na presença de algum destes sinais, o indicado é:

-


Levar o gato imediatamente para um local fresco e arejado, evitando correntes de ar muito fortes ou mudanças bruscas de temperatura.


-


Oferecer água fresca, sem forçar – gatos debilitados podem inalar a água, o que se torna perigoso. Se ele não aceitar, tentar oferecer um pouco de água com seringa (sem agulha), devagar, encostando na lateral da boca.


-


Não administrar medicamentos ou tratamentos caseiros.


-


Dirigir-se a um hospital veterinário o quanto antes.

 


“Nunca deixe o seu gato em ambientes fechados, sem ventilação ou exposto diretamente ao sol. Animais com doenças renais, cardíacas ou excesso de peso requerem atenção redobrada. A desidratação é uma urgência veterinária. Caso suspeite que o seu gato está desidratado, procure imediatamente assistência num hospital veterinário”, reforça a Dra. Joana. 


Com cuidados simples e vigilância constante, é possível garantir um verão mais seguro e confortável para os companheiros felinos. 


 


  https://www.ovarnews.pt/gatos-e-o-calor-saiba-como-prevenir-e-atuar-em-casos-de-desidratacao/


Arquivo Distrital revela assento de batismo de José Soares Santa “Camarão” (1962-1968)
No dia em que se assinalo o feriado municipal de Ovar, o Arquivo Distrital de Aveiro partilhou o documento que regista o batismo de uma das suas figuras mais emblemáticas: o pugilista José Soares Santa, mais conhecido como Santa Camarão.

José Santa nasceu junto ao largo que hoje ostenta o seu nome, em 25 de dezembro de 1902, filho de António Soares Santa (fragateiro) e Josefa Pereira dos Santos (padeira).

Um dos maiores pugilistas portugueses de todos os tempos, “Santa Camarão” levou o nome de Ovar e Portugal além-fronteiras, no início do século XX, com uma carreira notável que incluiu combates com os melhores do mundo (como Primo Carnera ou Max Schmeling), e em palcos emblemáticos como o Madison Square Garden (Nova Iorque, EUA).

O seu assento de batismo, conservado no nosso acervo, é um documento que testemunha as raízes vareiras deste atleta extraordinário.

 Documento com o código de referência: PT/ADAVR/POVR05/1/227


 Representação digital disponível em https://digitarq.arquivos.pt/…/253266e7779a468b92de3852…


 Consulte este e outros outros documentos históricos do Distrito de Aveiro, em https://adavr.dglab.gov.pt/fundos-e-coleccoes/

  https://www.ovarnews.pt/arquivo-distrital-revela-assento-de-batismo-de-jose-soares-santa-camarao-1962-1968/
Joe Harrison, estudante de música, Laura Willingham, oficial de justiça, Matthew Plant, profissional de Tecnologias de Comunicação, Keith Partridge e Linda Allen, ambos aposentados, são todos de Leeds e, atualmente, estão entre os cerca de 500 escoteiros do Reino Unido a participar numa aventura internacional única, conhecida como World Scout Moot, no Parque do Buçaquinho, em Cortegaça.

No total, são quase 9.000 escoteiros de todo o mundo, com idades entre 18 e 25 anos, que estão reunidos em Portugal para o 16.º World Scout Moot. A aventura começou no Parque Tejo, em Lisboa, no dia 25 de julho, e termina em Ovar. Ao longo do evento, que está repleto de atividades, eles mergulham nas comunidades e na cultura portuguesas.

O evento internacional de escotismo inclui uma expedição de quatro dias, durante a qual os participantes se juntam a escoteiros de outros países e percorrem uma das 100 rotas por regiões remotas de Portugal.

Após a expedição, os diferentes grupos reúnem-se com os restantes participantes para preencherem os dias restantes com atividades de Escotismo, aprendizagem cultural internacional e desenvolvimento de competências numa base de acampamento em Ovar, antes da celebração de encerramento e do regresso a casa.

Cheia de expectativa, Laura explica que "esta é a minha primeira vez num evento internacional de escotismo. Nunca representei o Reino Unido desta forma, então é realmente uma oportunidade única para compartilhar nossa cultura e aprender sobre outras culturas."

Por seu lado, Joe não esconde a ansiedade "para conhecer outros escoteiros do mundo todo, especialmente os escoteiros japoneses. A rota que vou seguir significa que poderei viajar tanto pela praia como pelo interior de Portugal, o que é incrível."

Esta é igualmente a primeira vez que Matthew participa num um evento internacional do Escotismo. "É ótimo ir com tantos outros escoteiros do Reino Unido, mas saber que conhecerei escoteiros do mundo todo torna tudo realmente emocionante e especial.”

Keith e Linda são voluntários escoteiros e estão a auxiliar na organização do evento. O voluntariado trouxe muitas oportunidades para ambos, mas poder fazer parte desta aventura internacional e proporcionar aos jovens adultos do Escotismo a chance de participarem desta experiência única, enche-os de entusiasmo.

Com os preparativos finais concluídos, Linda susenta que "é sempre uma aventura ser voluntária com os Escoteiros, mas esta é uma experiência nova para mim. Nunca participei de um evento internacional de Escoteiros e estou realmente ansiosa para conhecer novas pessoas e apoiar os jovens adultos que participam do Moot."

Keith não podia estar mais "animado para aprender sobre as culturas e histórias dos outros participantes do Moot. Estou ansioso para fazer a minha parte e ajudar jovens adultos de todo o mundo a se divertirem e aprenderem novas competências para a vida."

O tema deste ano do World Scout Moot é "engajamento", numa mensagem de incentivo aos escoteiros para se conectarem com outras pessoas e com as suas comunidades através do intercâmbio intercultural, da compreensão e da amizade.

O World Scout Moot não só proporciona aos participantes experiências únicas, mas também a oportunidade de incorporar as experiências e a motivação para impactar positivamente o mundo ao seu redor.

O Escoteiro Chefe britânico, Dwayne Fields, desejou boa sorte aos embaixadores de Leeds antes de sua partida: “Muita sorte para Linda, Laura, Joe, Keith e Matthew e todos os Escoteiros do Reino Unido que estão no Encontro Mundial Escoteiro. Esta é uma oportunidade incrível para se descobrirem a si próprios e o mundo à nossa volta, enquanto exploramos como podemos criar mudanças significativas. O verdadeiro espírito internacional do Escotismo brilhará, com tantas oportunidades de aprender com outros escoteiros do mundo. Sei que cada escoteiro do Reino Unido presente aproveitará a oportunidade para criar memórias, amizades e habilidades para a vida toda".

"Sabemos que muitos jovens, hoje, crescem infelizes e preocupados com o futuro. O escotismo busca uma nova esperança e dar aos jovens a oportunidade de pertencer a um lugar e serem eles mesmos”, concluiu.

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/linda-laura-joe-keith-e-matthew-de-leeds-representam-o-reino-unido-no-moot/
O Porto de Aveiro vai avançar com estudos sobre o possível lançamento de um serviço ferroviário dedicado o Complexo Químico de Estarreja.

Os estudos a realizar avaliarão a “viabilidade técnica e operacional para implementar um serviço ferroviário regular (shuttle) entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja”, avançou o porto aveirense.

A iniciativa avançará no âmbito do projecto NGS – New Generation Storage, que agrega 47 parceiros no desenvolvimento de um ecossistema de baterias completo e totalmente circular em Portugal. O consórcio é liderado pela DST Solar.

De acordo com o Porto de Aveiro, uma ligação ferroviária regular com o complexo químico de Estarreja contribuirá directamente para os objectivos do projecto NGS, desde logo, ao “migrar fluxos de carga da rodovia para a ferrovia, reduzindo congestionamento e riscos rodoviários” e “as emissões de CO2”.

Mas não só. A opção pelo comboio também minimizará as “despesas logísticas”  e assegurará “maior previsibilidade e regularidade no transporte de matérias-primas e produtos finais”, reduzindo os “riscos associados ao transporte rodoviário, aumentando a segurança na movimentação de carga”.

'Last but not the least', a avançar o projecto reforçará “a conexão entre o Porto de Aveiro e o Complexo Químico de Estarreja, aproximando produção e exportação”, com isso favorecendo o papel do porto como hub logístico ao serviço do hinterland favorecendo as importações e exportações.

De acordo com a ficha do NGS, o investimento elegível do Porto de Aveiro é de 111 mil euros. O projecto deverá estar concluído no final do corrente ano.

  https://www.ovarnews.pt/porto-de-aveiro-estuda-comboio-para-estarreja/


Passadiços do Paiva fechados devido ao incêndio em Arouca
O incêndio que lavra desde ontem em Arouca já levou ao encerramento temporário dos passadiços do Paiva e da famosa ponte suspensa.

“Por motivos de segurança, e devido a um incêndio ativo na zona envolvente, os Passadiços do Paiva e a ponte 516 Arouca encontram-se temporariamente encerrados”, refere uma nota publicada na página dos Passadiços, na rede social Facebook.

Um grupo de voluntários anda desde ontem a tentar impedir que as chamas destruam uma das principais atrações da região.

O incêndio deflagrou cerca das 13h15 de ontem numa área de mato na zona de Alvarenga, em Arouca.

Esta não é a primeira vez que os Passadiços do Paiva, uma das mais importantes infraestruturas turísticas locais, são afetados pelo fogo.

A última vez ocorreu em setembro de 2024, quando um incêndio destruiu cerca de dois quilómetros dos passadiços, o que representa um quarto da sua extensão total.

Após as obras de reparação, que demoraram três meses e custaram mais de 200 mil euros, os passadiços reabriram ao público na sua extensão total a 16 de abril.

O incêndio que deflagrou a 17 de setembro em Arouca verificou-se por alastramento a partir do município contíguo de Castro Daire, teve várias frentes ativas em simultâneo e, até ser dado como extinto, dois dias depois, chegou a envolver o trabalho simultâneo de mais de 230 bombeiros e outros operacionais. https://www.ovarnews.pt/passadicos-do-paiva-fechados-devido-ao-incendio-em-arouca/

segunda-feira, julho 28, 2025

“O Palhaço de Cara Limpa”, do cineasta brasileiro Camilo Cavalcante é o grande vencedor do “29º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2025”, encerrando os 10 dias de um festival de cinema que este ano comemorou os 500 anos do navegador Vasco da Gama, os 80 anos do primeiro cineclube português e sobretudo a Vida, que o cinema sabe individualizar enquanto outros, e sobretudo a política, reduz a números. Esta foi a principal mensagem da cerimónia de abertura do AVANCA 2025.

Filmado nas ruas do Recife, como um manifesto poético e desesperado, “O Palhaço de Cara Limpa” ocorre no ano de 2016 no país mergulhado numa crise política, restando ao artista mergulhar na sua arte como a única utopia ainda possível. Este filme ganhou também o Prémio de Melhor Banda sonora e o Prémio de Melhor Atriz, atribuído a Maria da Guia de Oliveira da Silva.

Foram distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Obraz”, de Nikolas Vukcevic (Montenegro) e “They Loved Me”, de Mohammad Reza Rahmani, do Irão. O filme do Montenegro foi ainda distinguido pela sua Direção de Arte e o filme iraniano com o prémio de melhor argumento e melhor atriz secundária, atribuído a Luila Bolukat.

O Prémio Curta Metragem foi para o filme, também brasileiro, “A Sinaleira Amarela”, de Guilherme Carravetta de Carli, que ganhou igualmente o prémio de melhor ator, atribuído a João Carlos Castanha.


O Prémio para Melhor Animação foi para “The Rope”, de Saba Javar, do Irão.

O filme brasileiro “Bijupirá” de Eduardo Boccaletti, recebeu o Prémio Estreia Mundial e o Prémio de Melhor Fotografia.

O júri de cinema foi presidido por Leonor Martins da FPCC – Federação Portuguesa de Cineclubes e constituído pelos cineastas Veit Helmer (Alemanha), Alfonso Palazón (Espanha) e Ralph Tambke (Brasil).

Pela primeira vez no Festival AVANCA aconteceu uma competição ao melhor filme produzido com IA – Inteligência Artificial. Cláudio Sá foi distinguido com o Prémio CIAC pelo seu filme de animação AI “To the Bones”. O júri, constituído pelo cineasta Acácio Carreira, o poeta António Souto, a artista plástica Jessica Garcia e a estudante Margarida Souto, atribuiu ainda um 2º Prémio a “Black Sun” de Chih Hao Shen (Taiwan) e uma Menção Especial a “Morphogenesis” de Mantrixa (Argentina).

O Prémio D. Quixote da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, atribuiu a “They Loved Me” do realizador iraniano Mohammad Reza Rahmani o prémio de melhor filme. O júri foi constituído pelos cineclubistas Marco Asunis (Itália), Marta Chwałek (Polónia) e Nelson Martins do Kinostrum.

A muito aguardada Competição Avanca, que reúne os filmes produzidos na região, premiou a longa-metragem “Criadores de Ídolos” de Luís Diogo e o Prémio Estreia Mundial foi atribuído a “Salto” de Ana Castro, que também ganhou o Prémio de Melhor Documentário.


“Aqui, em Aveiro” de Joaquim Pavão foi distinguido com o Prémio de Curta de Ficção, o Prémio Melhor Animação foi para “The Gold Bed Deviations” de Regina Mourisca e o filme realizado pelos alunos de João Católico, “E se um Dia a Liberdade”, foi distinguido com o Prémio Estudantes.


O júri foi constituído pelos cineastas Bernardo Cabral, Rosa Coutinho Cabral, Tiago Pimentel e pela programadora e investigadora Ana Maria Pires.

O documentário “L’acier a coulé dans nos veines” de Thierry Michel et Christine Pireaux (Bélgica) ganhou o Prémio Televisão, tendo sido atribuída uma Menção especial a “On Melting Snow” de Mojtaba Bahadori (Bélgica e Islândia). O júri foi constituído pelo fotógrafo Mike Haydon (Reino Unido), pelo poeta António Souto, pelos jornalistas Fernando Pinho, Manuel Freire, pelo ator Carlos Rico e pelo pintor Henrique Vaz Duarte.

Na competição de Séries de Televisão o júri, constituído pela atriz Alexandra Carvalho, pelo argumentista Danilo Nascimento, pela cineclubista Fátima Cabral e pelo crítico Nuno Reis, atribuiu o Prémio a “Ghsted MD” de Jarett Bellucci (EUA) e ainda uma Menção Especial a “O Ofício da Solitude – série II” de Fernando Augusto Rocha.

O prémio vídeo foi atribuído a “Sigma”, de Aram Manukyan (Arménia) e o júri, constituído pelo cineclubista Pedro Medeiros, pelo crítico Nuno Reis e pelo argumentista Danilo Nascimento, atribuiu uma Menção especial a “Torii” de Martin Gerick (Alemanha).

O prémio VR (Realidade Virtual), foi atribuído ao filme de 360º “Coded Black” de Maisha Wester (Reino Unido). O júri foi constituído pelo investigador e professor universitário Pedro Tavares e o músico Sérgio Ferreira.

O Prémio Cineastas com menos de 30 anos foi atribuído a “A Luz do Mundo” de Lívia S. Furtado (Portugal) e o Prémio Sénior foi atribuído ao documentário “As cores e amores de Lore” de Jorge Bodanzky (Brasil). O júri destes prémios foi constituído pelos cineclubistas Miguel Valente e Carolina Castro.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu os investigadores Jorge Humberto Flores Romero e Juan Carlos Lobato Valdespino da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo no México.


O júri deste prémio foi constituído pelos académicos José Ribeiro (ID+), Jochen Dietrich (Stiff Keppel, Alemanha), Rosemary Mountain (Concordia University, Canadá) e Petra Dominkava (FAMU, Chéquia), atribuiu ainda uma Menção honrosa a Matilde Dias da ICNOVA da FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

No total, 10 júris constituídos por 35 individualidades de 9 países atribuíram 28 prémios e 7 menções especiais.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais. https://www.ovarnews.pt/criadores-de-idolos-e-salto-vencem-a-competicao-avanca/


PS Ovar felicita Orlando Sá por distinção atribuída pelo Presidente da República
𝐎 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐢𝐝𝐨 𝐒𝐨𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐬𝐭𝐚 𝐝𝐞 𝐎𝐯𝐚𝐫 𝐟𝐞𝐥𝐢𝐜𝐢𝐭𝐚 𝐜𝐚𝐥𝐨𝐫𝐨𝐬𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐨 𝐒𝐫. 𝐎𝐫𝐥𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐒á 𝐩𝐞𝐥𝐚 𝐦𝐞𝐫𝐞𝐜𝐢𝐝𝐚 𝐚𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐢çã𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐚 𝐎𝐫𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐨 𝐌é𝐫𝐢𝐭𝐨, 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐝𝐢𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐫 𝐒𝐮𝐚 𝐄𝐱𝐜𝐞𝐥ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐨 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐚 𝐑𝐞𝐩ú𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚, 𝐏𝐫𝐨𝐟𝐞𝐬𝐬𝐨𝐫 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐨 𝐑𝐞𝐛𝐞𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐒𝐨𝐮𝐬𝐚.

Este reconhecimento é motivo de orgulho para todos os que acompanham o percurso empresarial, profissional,  autárquico, cívico  e humano do Senhor Orlando Sá, cuja dedicação à comunidade e ao serviço público é amplamente reconhecida e valorizada.

O PS  Ovar congratula-se com esta distinção, que honra não só a figura do homenageado, mas também todos os que, como ele, contribuem de forma genuína e desinteressada para o engrandecimento do País e do Conselho de Ovar.

𝐀𝐨 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐎𝐫𝐥𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐒á, 𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐬𝐢𝐧𝐜𝐞𝐫𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚𝐛é𝐧𝐬.

PS Ovar,

Emanuel Oliveira https://www.ovarnews.pt/ps-ovar-felicita-orlando-sa-por-distincao-atribuida-pelo-presidente-da-republica/


O imponente Casarão 'vareiro' que se ergue junto ao Rio Amazonas, no Brasil
Impressiona pela sua grandeza. Erguido sobre o Rio Amazonas, no troço Parintins-Manaus, quem aqui passa surpreende-se com a arquitetura destoante do casarão centenário edificado na orla de Itacoatiara, junto do porto.

É difícil, entretanto, encontrar alguém por perto que conheça a sua história, a qual se confunde com a do comércio entre a Amazónia e a Europa, a partir do final do século XIX e a segunda década do século XX.

O prédio ficou pronto em 1903, 26 anos após o marco histórico inicial do período pujante da economia da borracha em 1877, que vem até 1920.

A companhia alemã Kani Pollack foi quem o construiu para abrigar uma loja de produtos e equipamentos de agropecuária.

Os alemães faliram em 1915 e venderam o palacete a Óscar Maria de Oliveira Carneiro Ramos, natural de Ovar, especialista de renome no negócio das pedras preciosas.

Antes de vir para o Amazonas, o vareiro estivera em Belém, onde desempenhou a sua função de especialista em reconhecimento de pedras preciosas para importadores europeus e exportadores do antigo Grão-Pará.

Óscar grangeou dinheiro e prestígio na região. Era casado com Ida Brazão Antunes, uma das filhas do casal José Joaquim e Catharina Brazão Antunes – ele vice-cônsul de Portugal em Itacoatiara –, e teve nove filho(a)s:


1.⁠ ⁠Ida Antunes Ramos (1910-1987)


2.⁠ ⁠Oscar Antunes Ramos (1911-1968)


3.⁠ ⁠Elza Antunes Ramos (1914-1997)


4.⁠ ⁠Ilídio Lisboa Antunes Ramos (1915-1988)


5.⁠ ⁠Luso Antunes Ramos (1920- 1938)


6.⁠ ⁠Antonio Antunes Ramos (1923-1993),


7.⁠ ⁠José Manuel Antunes Ramos (1924-1991)


8.⁠ ⁠Maria Amélia Antunes Ramos


9.⁠ ⁠Armindo (Bob) Antunes Ramos.

Até hoje, o prédio pertence à família Ramos, constituída pelos netos de Óscar Ramos e Ida e seus descendentes. Os netos são Óscar Ramos (filho de Antunes Ramos), artista gráfico e visual, roteirista de cinema e teatrólogo; Antônio Francisco Ausier Ramos (filho de Antonio Antunes Ramos, produtor cultural); Maria Amélia Ramos, enfermeira; e Manuela Ramos (filhas de José Manuel Antunes Ramos).

Valor Patrimonial


O escritor Francisco Gomes, membro da Academia Amazonense de Letras (ALL), autor da cronografia de Itacoatiara (vol.1 e vol.2), entende que o Casarão dos Ramos está para Itacoatiara assim como está o Teatro Amazonas para Manaus em importância arquitetónica e histórica.

“Lembro que por volta de 1965 ainda se via o sumptuoso Teatro Amazonas quando o motor de linha passava pela beira-rio do bairro de Educandos. Hoje não o avistamos mais, em razão dos prédios altos que o envolvem”, comenta Gomes.

Trecho da cronografia de Francisco Gomes


“O prédio onde funcionou a Casa Óscar Ramos, localizada rua Quintino Bocayuva, pertenceu à Companhia Agropastoril, ramo da empresa alemã Kani Pollack.

Óscar trabalhou largo tempo com os germânicos, comprando diamantes e revendendo para a tal firma, sediada em Manaus.

Com a falência da Agropastoril, os alemães venderam o Casarão a Óscar Ramos. Antes disso, a firma de Óscar já diversificava no negocio: importava diretamente de Paris roupas femininas, calçados, perfumes, que vinham para Itacoatiara através dos navios da Booth Line e da Lamport Coot Line.

A firma do ovarense Óscar Ramos chegou a ser o principal estabelecimento exportador de cacau do Amazonas. Já por volta de 1940, além de cacau e castanha, exportava também peles silvestres secas e sorva.

A firma estava inscrita com o nome social inicial de Oscar Ramos, depois passou a ser Oscar Ramos & Cia. (sócios: Ilídio e Oscar Filho – o pai já tinha falecido).

Com o falecimento de Oscar Filho, passou a “Ilídio Ramos” e, finalmente Ilídio Ramos, Irmãos (sócios: Ilídio, Antônio e José Manuel Ramos).

Oriundo de família humilde de Ovar, provavelmente da pesca, Óscar Ramos foi para o Brasil muito jovem em busca de melhores condições de vida e não tinha estudos, porém, adoptara desde cedo o hábito pela leitura, daí ser lembrado por exibir uma cultura acima da média.

Os seus clássicos portugueses foram guardados carinhosamente por Ilídio Ramos. Muito viajado, o velho português, além de visitar com assiduidade a sua terra natal, viajou muita vezes até Inglaterra, França e Alemanha, mas especialmente à Inglaterra”.

A Herdeira


O historiador Frank Chaves atesta que o casarão pertence à herdeira Ricardina Rodrigues, viúva de Tadeu Ramos, neto de Óscar Ramos, falecido em 2022.

“Este prédio é a nossa joia da arquitetura do período áureo da borracha, época em que o porto de Itacoatiara figurou na infraestrutura da exportação da borracha e demais produtos primários da região”, disse Frank.

O historiador explica que o casarão faz parte da paisagem histórica da área portuária da cidade e, por isso, merece atenção do poder público para que seja preservado para as futuras gerações.

“A sua arquitetura eclética tem traços de vários estilos, destacando-se o desenho da fachada no estilo enxaimel alemão, moldado em baixo relevo por entre os vários janelões e portas que circunda a elegante edificação”, escreve Frank. A riqueza de detalhes no Prédio Óscar Ramos vai além de sua fachada imponente. O soalho, obra-prima do mestre português Aroldo, confeccionado em pinho de riga importado de Portugal, testemunha o cuidado artesanal visível no edifício.

Os atuais moradores


Adriane Rodrigues é quem reside atualmente no prédio, com a mãe, Ricardina, um irmão e uma filha. Na parte da frente funciona um gabinete de artes gráficas e visuais, de Ramos Neto.

“Queremos arrendar o Casarão para o Governo ou para Prefeitura, porque ele é muito grande para a gente mantê-lo. Ainda está com a sua estrutura preservada, porém, necessitada de manutenção especializada, como na parte de cima”, explicou Ricardina.

Até 2016, a família Ramos reunia-se no Casarão por ocasião das festas natalinas e o enfeitava com luzes e motivos da época. Por questão de segurança, a festa deixou de ser realizada porque recebia muita gente.

Ela conta que o prédio é visitado por turistas e historiadores que ressaltam a sua importância para a história de Itacoatiara, do Amazonas e da Amazónia. Segundo Adriane, um dos visitantes assegurou-lhe que todo o material utilizado na construção do casarão tem um valor inestimável, desde a madeira aos pregos.

Livro paradidático


O casarão dos Ramos é destacado no livro "Descobrindo o Património Cultural de Itacoatiara", do escritor e sociólogo Eder Gama.

Eder fez um roteiro afetivo do casario antigo e dos logradouros públicos que contam a história antiga da cidade de Itacoatiara, que conquistou esse status em 1874.

Ele menciona que o antigo casarão "vareiro" já serviu de loja, hospedaria, armazém do entreposto de materiais, equipamentos e alimentos para a frustrada construção da ferrovia Madeira-Mamoré, entre os anos de 1871-1912.

O porto de Itacoatiara está a poucos quilómetros da boca do rio Madeira, que seria a extensão do modal ferroviário, por onde escoaria a borracha colhida nos seringais do Acre e Bolívia.

A história e bastidores do fracasso da construção da Madeira-Mamoré é tema do romance Mad Maria (Valer), de Márcio Souza, adaptado para minissérie, pela Globo, em 2005.

Ler nas Escolas


O livro de Gama é destinado, principalmente, ao público infantojuvenil. É um guia do património cultural e imaterial de Itacoatiara, pronto para ser aplicado nas escolas.

De escrita fácil e cativante, com Éder a conduzir os seus leitores aos lugares históricos e imaginários da cidade, onde encontramos uma família criada por um vareiro que fez história na Amazónia.

  https://www.ovarnews.pt/o-imponente-casarao-vareiro-que-se-ergue-junto-ao-rio-amazonas-no-brasil/
Num momento simbólico sem precedentes, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria abre esta terça-feira, 29 de julho, às 22h00, com um espetáculo contemporâneo que conta com a participação de 500 ‘Filhos da Viagem’ e representantes das associações locais e agentes culturais que fazem acontecer o evento, totalizando mais de 600 participantes. De 30 de julho a 10 de agosto, vive-se o reinado de D. Afonso V por todo o centro histórico da cidade, numa edição que celebra a criação do Condado da Feira.


De exibição única no dia 29 de julho, o espetáculo de abertura é um momento inédito na história da Viagem Medieval, criado de raiz para agradecer e homenagear todos os fazedores da recriação histórica de Santa Maria da Feira, mas sobretudo para envolver a geração de feirenses nascidos a partir de 1996 (primeiro ano do evento), que representa o futuro e a continuidade de um legado construído ao longo de 28 edições.


Nesta noite extra, a entrada no recinto será gratuita, pelo que não haverá controlo de acessos, e a Feira Franca, restaurantes e tabernas medievais estarão abertos entre as 18h00 e a uma da manhã. De 30 de julho a 10 de agosto, o evento funcionará em pleno com 380 voluntários, 96 espetáculos diários em seis praças de animação e 18 áreas temáticas, para além de 17 tabernas, dois restaurantes medievais e 60 regatões com oferta gastronómica diversificada.


Com um novo reinado a retratar, a Viagem Medieval apresenta novos conteúdos, novos guiões e novas bandas sonoras, que garantem a diferenciação e originalidade em cada edição, em particular nos espetáculos de maior exigência, nomeadamente “O Discurso do Rei”, um monólogo intenso e desafiante, protagonizado pelo ator Sérgio Oliveira a partir de textos escritos pelo historiador Joel Cleto (todos os dias, às 23h00, no Castelo da Feira).


Esta edição será ainda marcada pelo regresso dos cortejos temáticos diários e do espaço do Mercado Municipal após obras de reabilitação, bem como pela estreia de uma nova área temática na Casa do Moinho, a Estalagem da Vila, onde reina a boa disposição entre donzelas e cavaleiros e a interação com o público. Novidade é também a participação de cavaleiros acrobáticos franceses nos dois torneios medievais (19h30 e 22h30, na Liça).


Destaque para cinco espetáculos diários que prometem surpreender pela sua intensidade, grandiosidade ou emoção – “Conselho Régio”, no Salão Nobre da Câmara Municipal (15h00, 16h00, 17h00 e 18h00); “O Conde da Feira”, no Terreiro das Guimbras (18h00); “Momentos d’El Rei”, em vários pontos do recinto (a partir das 19h00); e “Paixão e Conquista” (21h30) e “O Último Cruzado” (23h00), ambos no Terreiro das Guimbras – cujos conteúdos e guiões são completamente novos, ajustados ao contexto histórico desta edição.


Ao longo dos 12 dias do evento, a organização estima receber entre 50 a 60 mil pessoas por dia, num total aproximado de 650 mil visitantes, números semelhantes aos da edição anterior, mas o foco mantém-se na qualificação do evento e na segurança dos visitantes.


O Posto de Coordenação de Segurança, instalado no Orfeão da Feira, ficará em alerta constante ao longo dos 12 dias, para garantir uma resposta pronta e eficaz das diferentes áreas de intervenção – Serviço Municipal de Proteção Civil, PSP, corporações de bombeiros do concelho, vigilância permanente (aérea e terrestre) com 70 câmaras de videovigilância espalhadas pelo recinto, drone em exclusivo para o evento, vigilância privada e Posto de Socorro (equipamentos de socorro, médicos e enfermeiros, bombeiros e ambulâncias), num investimento em segurança que ronda os 300 mil euros.


O orçamento global da Viagem Medieval é de 2,3 milhões de euros, valor que a organização estima suportar na íntegra com as receitas geradas pelo evento. https://www.ovarnews.pt/500-filhos-da-viagem-no-espetaculo-de-abertura-da-viagem-medieval/
No âmbito de uma investigação relacionada com um furto no interior de um empresa, na localidade de Carnide, os militares da Guarda realizaram diligências que resultaram no cumprimento de 13 mandados de busca, três buscas domiciliárias e dez buscas em veículos e armazéns, nos concelhos de Ovar e Santa Maria da Feira, que culminaram na apreensão de dois veículos, furtados em 2017 e 2020 no espaço Schengen, avaliados em 68 mil euros e diverso material informático.

A GNR de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal,  constituiu arguidos dois homens, de 35 e 39 anos, pelo crime de furto, no concelho de Pombal. https://www.ovarnews.pt/carros-furtados-entre-2017-e-2020-originam-buscas-em-ovar/

domingo, julho 27, 2025



TV: 'Danny DeVito' português é de Esmoriz
Manuel Martinho é de Esmoriz, tem 64 anos e está aposentado.


Manuel tem uma filha com 27 anos e está viúvo há 6 anos. Desde aí tem procurado amizades coloridas através de redes sociais.​

Considera-se uma pessoa resiliente e lida bem com a idade. Todos os dias se olha ao espelho e gosta cada vez mais do que vê.​

Manuel gosta de trabalhar, passa o tempo numa imobiliária, mesmo estando reformado.

O esmorizense é um dos concorrentes do programa da Sic, "Casados à Primeira Vista – Segundas Núpcias", atualmente no ar, e a sua baixa estatura valeu-lhe o apelido de "Danny DeVito" português. Danny DeVito, recorde-se, é um ator e realizador norte-americano, conhecido pelos seus papéis de comédia, mas destacou-se em diferentes áreas do entretenimento numa carreira com mais de cinco décadas de filmes.

No programa, Manuel Martinho é pretendente de Cristina e já conquistou o público que considera que ele "tem imenso jeito para ator de comédia".

  https://www.ovarnews.pt/tv-danny-devito-portugues-e-de-esmoriz/


Participantes no 16.º World Scout estão a chegar a Cortegaça
No acampamento principal do Moot já começaram a chegar as delegações de diversos países do mundo que vão preparar tudo para que nada falhe quando o evento arrancar.

Aqui não é só trabalho. O clima de celebração é permanente e dura pela noite dentro.

A noite passada foi vivida ao som da Orquestra Filarmónica de Ovar que todos a encantou, e ainda houve tempo para dançar.

O 16.º World Scout Moot acontece em Cortegaça, de 5 a 10 de agosto. https://www.ovarnews.pt/participantes-no-16-o-world-scout-estao-a-chegar-a-cortegaca/

sábado, julho 26, 2025



Três pessoas feridas em explosão numa casa em Maceda
Três pessoas ficaram feridas com gravidade, esta tarde de sábado, na sequência de uma explosão numa casa na freguesia de Maceda, em Ovar. Mais de uma dezena de veículos foram destacados para a ocorrência.

Ao alerta de explosão seguido de incêndio acorreram os Bombeiros Voluntários de Esmoriz para o local, ainda a viatura de emergência e reanimação de Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia e do hospital de Santo António, no Porto e a GNR.

De acordo com o portal da Proteção Civil, o alerta foi dado às 17h49. Estão envolvidos 24 operacionais, apoiados por 11 viaturas. https://www.ovarnews.pt/tres-pessoas-feridas-em-explosao-numa-casa-em-maceda/


Como é que Portugal ensinou o mundo a tocar cavaquinho e ukulele
É provável que muitos portugueses nunca tenham ouvido falar do ukulele havaiano. E os que ouviram, dificilmente associam aquele som leve e vibrante ao Norte de Portugal ou à Madeira. Mas a verdade é esta: o instrumento que se tornou símbolo da música do Pacífico nasceu cá, com outro nome e com outras mãos. Chama-se cavaquinho. É português. E mudou, sem que o mundo o saiba, a história da música popular global.


Num tempo em que se discute tanto o poder cultural das nações, Portugal esquece que já teve — e ainda tem — uma das ferramentas mais subtis e eficazes de difusão da sua identidade: os seus instrumentos, as suas vozes, a sua arte popular. E, no coração disso tudo, está o cavaquinho.


Nascido no Minho e popularizado em todo o país, o cavaquinho acompanhou romarias, festas, rusgas e arraiais, ecoando a alma viva do povo português. Pequeno, ágil, sonoro, foi embarcando com os nossos emigrantes, marinheiros e aventureiros. Em 1879, três madeirenses — João Fernandes, Manuel Nunes e Augusto Dias — partiram para o Havai. Levaram consigo a machete, prima do cavaquinho. Os havaianos, encantados com o som, adaptaram-no e baptizaram-no de ukulele — “pulga saltitante”, dizem, pela rapidez do dedilhar.


Foi aí que começou a metamorfose. Em cada lugar onde o cavaquinho chegou, transformou-se. As madeiras locais alteraram-lhe o timbre. As mãos novas deram-lhe outras técnicas. O ritmo e o uso popular variaram. Mas no fundo da sua caixa de ressonância ficou sempre a alma portuguesa. No Brasil, tornou-se cavaquinho de choro. No Havai, virou ukulele. Em Cabo Verde, inspirou a cavaquinha. É sempre ele — reinventado, mas português na raiz.


Hoje, o ukulele brilha nos palcos dos EUA, nas bandas sonoras de Hollywood, nas redes sociais e nas escolas de música do mundo inteiro. É moderno, tropical, divertido. Mas raramente se diz que, antes de ser havaiano, foi português.


O cavaquinho é apenas um entre muitos instrumentos que demos ao mundo sem pedir recibo. A guitarra portuguesa, a braguinha, a viola de arame, o adufe, o bombo — todos são património nacional e herança universal. Mas o nosso defeito é antigo: criamos, mas não reivindicamos. Inventamos, mas não promovemos. A modéstia excessiva transforma-se em apagamento cultural.


Enquanto outros constroem impérios musicais com raízes ténues, nós deixamos os nossos instrumentos confinados a museus etnográficos e a rodapés de manuais escolares. Enquanto o mundo ensina jazz e blues, esquecemos que o cavaquinho foi a semente de muitos sons modernos. Falta-nos visão estratégica, continuidade pedagógica e, acima de tudo, orgulho nacional.


É tempo de agir. Urge propor o cavaquinho como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Mas antes disso, há que torná-lo património emocional e didáctico cá dentro. Integrar o seu ensino nas escolas, apoiar luthiers nacionais, promover festivais lusófonos, fazer do cavaquinho um símbolo vivo da portugalidade — não uma relíquia esquecida.


Portugal não precisa de inventar uma identidade musical. Já a tem. Feita de madeira, cordas e génio popular. Com um cavaquinho na mão, demos música ao mundo. Agora falta contá-lo.

Paulo Freitas do Amaral


Professor, Historiador e Autor

Sem vírus.www.avg.com https://www.ovarnews.pt/como-e-que-portugal-ensinou-o-mundo-a-tocar-cavaquinho-e-ukulele/


Rui Oliveira e Ary Rafeiro juntos no novo single “Não Digo a Ninguém”, um segredo de verão com sabor a pop luso-brasileiro
O cantor e compositor Rui Oliveira está de regresso com o novo single “Não Digo a Ninguém”, uma colaboração surpreendente com o artista brasileiro Ary Rafeiro, que tem vindo a destacar-se no panorama nacional. Esta música representa um novo passo na


evolução artística de Rui, assumindo uma sonoridade pop mais madura, cativante e com um


toque internacional.

“Não Digo a Ninguém” é um verdadeiro som de verão, com refrão viciante, produção leve e


uma letra que fala de um romance vivido em segredo e que prova que não só os opostos se atraem. A química entre a sonoridade dos dois artistas é evidente, com Rui a


trazer a sensibilidade do pop português e Ary a adicionar a malandragem do samba rap


moderno, criando uma fusão luso-brasileira autêntica.

O tema foi produzido por Lucas Medina e conta com letra assinada por Rui Oliveira e Ary Rafeiro. O videoclipe, com estreia marcada para o dia 26 de julho às 17h00 no YouTube, reforça a vertente pop e refrescante deste single, através de uma estética visual jovem e de


verão.

Um tema feito para ser ouvido com o volume no máximo, no carro, na praia ou... “em segredo”.

https://youtu.be/kR8kgShCWeE?si=erAmZKpiP8_nheHU https://www.ovarnews.pt/rui-oliveira-e-ary-rafeiro-juntos-no-novo-single-nao-digo-a-ninguem-um-segredo-de-verao-com-sabor-a-pop-luso-brasileiro/

sexta-feira, julho 25, 2025



Mega Samba atrai sambistas durante quatro dias
O Mega Samba, um dos maiores festivais de samba da Europa, recebe sambistas vareiros, na cidade de Sesimbra em festa entre 24 e 27 de julho.

O festival existe há 13 anos com uma programação voltada para o samba em todo o seu esplendor.

São quatro dias de festival com oficinas de percussão, dança e canto, encerrando com uma mega bateria e desfile das escolas de samba de Sesimbra, de outros municípios e países da Europa. https://www.ovarnews.pt/mega-samba-atrai-sambistas-durante-quatro-dias/


Pais indignados com impasse na colocação de monobloco na Escola Básica do Furadouro
O início do próximo ano letivo na Escola Básica do Furadouro está envolto em incertezas. Um grupo de pais cujos filhos ficaram sem vaga naquela escola reuniu-se recentemente com a Câmara Municipal de Ovar para exigir respostas e soluções. Em causa está a recusa da colocação de um monobloco (estrutura modular) que permitiria aumentar a capacidade da escola.

Segundo os referidos encarregados de educação, "a Câmara Municipal garantiu que não existe qualquer impedimento, da sua parte, para a instalação do monobloco, mas que essa decisão depende da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e da Associação de Pais da escola".

No entanto, após contacto da autarquia, a DGEstE esclareceu, por escrito, que "a decisão compete inteiramente à Câmara Municipal, não sendo da responsabilidade daquele organismo central". Ainda assim, continuam os pais, "a Câmara reafirmou que não se opõe à instalação do módulo, mas que aguardaria o parecer da Associação de Pais da Escola Básica do Furadouro".

O grupo de pais das crianças excluídas mostra-se indignado com a forma como o processo tem sido gerido. Consideram “inaceitável que uma decisão de tamanha importância seja deixada ao critério de uma associação de pais” que, segundo o grupo, “tem vindo a demonstrar mais preocupação com interesses próprios do que com o bem-estar de todas as crianças envolvidas”.

Os pais afirmam ainda que sentem que a associação apenas se aproximou do grupo de encarregados de educação no intuito de “beneficiar de eventuais obras de melhoramento” por parte da autarquia, acusando-a de não representar, de forma equitativa, os interesses de todas as famílias.

A Associação de Pais, por sua vez, fez saber que só concordaria com a instalação do monobloco, desde que este não comprometa o bem-estar e a segurança dos alunos matriculados na escola que já funciona em regime de sobrelotação, nomeadamente ao nível da logística das refeições, do número reduzido de casas de banho e da falta de espaço coberto exterior.

Tendo a Câmara de Ovar transmitido a impossibilidade destas alterações ocorrerem a tempo do início do ano escolar, a associação de pais entende que "seria imprudente e irresponsável concordar com uma medida que poderá comprometer essencialmente a segurança e o ambiente pedagógico, físico e emocional das crianças, tendo-se pronunciado de forma negativa à instalação provisória do monobloco".

Os pais lamentam a situação a poucas semanas do início do ano letivo que "deixam dezenas de crianças sem vaga na escola da sua residência e famílias em estado de profunda frustração".

  https://www.ovarnews.pt/pais-indignados-com-impasse-na-colocacao-de-monobloco-na-escola-basica-do-furadouro/


Fernando Daniel está de regresso ao “The Voice Portugal”
 

 

Fernando Daniel junta-se à nova temporada do “The Voice Portugal” como mentor. Na última edição, o músico alcançou um marco importante ao conquistar, pela quarta vez, o título de mentor vencedor no programa, graças à vitória do jovem cantor Rafael Ribeiro, com quem partilhou o palco na digressão “V.H.Sessions Tour”.

A estreia da próxima temporada do concurso televisivo está prevista para breve, prometendo mais momentos de grande qualidade vocal e emocionantes batalhas entre os concorrentes. Fernando Daniel contará como colegas outros artistas que também já foram mentores nas edições passadas do “The Voice Portugal”, nomeadamente Sara Correia e Sónia Tavares e, agora pela primeira vez, a dupla Calema.

O músico encontra-se, de momento, em tournée com “Viagem”, uma celebração dos seus últimos sete anos de carreira, passando por canções icónicas dos seus três discos. A digressão continua a percorrer o país com paragens de norte a sul e nos arquipélagos, apresentando um espetáculo repleto de emoção e energia.

Paralelamente, Fernando Daniel prepara-se para encerrar a “V.H.Sessions Tour” com um concerto especial no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no dia 21 de fevereiro de 2026. Depois de uma digressão nacional e internacional com salas esgotadas em cidades como Boston, Londres, Macau, Paris, Lyon, Toulouse e Luxemburgo, o artista apresentará um espetáculo acústico e intimista, revisitando os grandes momentos da sua carreira com arranjos inéditos, assumindo diversos instrumentos em palco e com convidados surpresa.

O concerto no Coliseu dos Recreios será uma celebração do percurso da digressão, com momentos únicos, surpresas e convidados especiais.

Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

 

L https://www.ovarnews.pt/fernando-daniel-esta-de-regresso-ao-the-voice-portugal/


Mais de 30 mil foram a Maceda ver os aviões (c/vídeo)
A Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, recebeu no domingo, 20 de julho, a iniciativa “Base Aberta”, abrindo as portas à comunidade numa iniciativa integrada nas comemorações do 73.º Aniversário da Força Aérea. Ao longo do dia, cerca de 32 mil pessoas passaram pela Unidade para conhecer de perto os meios, as capacidades e missões da Força Aérea, num evento que promoveu a aproximação entre a comunidade militar e civil.

Entre as principais atrações os visitantes assistiram a exibições aéreas de diversas aeronaves, nomeadamente dos aviões KC-390, P-3C CUP+ Orion, TB-30 Epsilon e F-16M e da estrela da casa, o helicóptero UH-60 Black Hawk. Durante o dia, houve ainda lugar a demonstrações cinotécnicas, de aeromodelismo e das viaturas de combate a incêndios.

Entre os visitantes, 250 pessoas viveram ainda a experiência única de voar com a Força Aérea num avião KC-390, através de três batismos de voo, sorteados entre os participantes. Uma atividade que teve igualmente fins solidários, ao permitir a entrega de 2184 bens alimentares não perecíveis que foram doados ao Centro Comunitário de Esmoriz.

O dia de base aberta na BA8 incluiu outras atividades paralelas como simuladores de voo, experiências de airsoft, insufláveis para os mais jovens, zona de street food e espaços expositivos com viaturas e aeronaves, revelando-se uma oportunidade de um dia diferente para todas as idades.

Com entrada livre, os eventos “Base Aberta” constituem-se como um dos pontos altos das comemorações do aniversário da Força Aérea, evidenciando o empenho e a proximidade da Instituição para com a comunidade.

De realização anual, este é uma iniciativa que se repete em outras Unidades da Força Aérea, nomeadamente dia 3 de agosto na Base Aérea N.º 4, nos Açores, dia 7 de setembro na Base Aérea N.º 1, em Sintra, dia 14 de setembro nas Bases Aéreas N.º 5 e 6, Leiria e Montijo respetivamente, dia 27 de setembro na Base Aérea N.º 11, em Beja, dia 18 de outubro no Aeródromo de Manobra N.º 3, em Porto Santo, e dia 26 de outubro no Campo de Tiro em Samora Correia.

Conheça o programa “Base Aberta” aqui.

 

 

https://youtu.be/tw3SspI43rA?si=7AmIvLOOpE1BObZM https://www.ovarnews.pt/mais-de-30-mil-foram-a-maceda-ver-os-avioes-c-video/

quinta-feira, julho 24, 2025



Expensive Soul substituem Agir no
 

A produtora Sons em Trânsito informou o Município da Murtosa que, devido a indisponibilidades de última hora de alguns músicos da equipa do artista Agir, imprescindíveis à realização do espetáculo, não é possível a atuação do cantor, conforme programado, no próximo sábado, dia 26 de julho, no Largo da Varina, na Torreira, pelo que o concerto, integrado no “Sol da Torreira”, encontra-se cancelado.

Assim, em substituição da Agir atuarão na Torreira os Expensive Soul.

O espetáculo começa às 22h00 e tem entrada livre.

Formada em 1999 e natural de Leça da Palmeira, a banda Expensive Soul é composta por António Conde – conhecido como Demo (MC) – e Tiago Novo, conhecido como New Max.

Misturando vários estilos de música, com sonoridades como o hip hop, R&B e o reggae, são uma das bandas mais duradoras e influentes da música portuguesa, responsáveis por êxitos como “o Amor é Mágico” ou “Eu não sei”. https://www.ovarnews.pt/expensive-soul-substituem-agir-no-sol-da-torreira/
As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. Um flagelo que é preciso combater através da prevenção, missão à qual a Fundação Portuguesa de Cardiologia se dedica diariamente, ao sensibilizar para a adoção de comportamentos saudáveis. No fundo, pequenos gestos do dia a dia que podem fazer a diferença de uma vida.

Para quem já sofreu um enfarte agudo do miocárdio ou outro episódio vascular, a atenção deve ser redobrada. Cerca de uma em cada quatro pessoas tem um novo episódio nos dois anos seguintes, um risco elevado que exige um plano de prevenção bem definido.

Uma das medidas mais eficazes para reduzir esse risco é manter o colesterol LDL, o chamado “colesterol mau”, abaixo dos 55 mg/dl. Este valor não é apenas uma recomendação, é uma linha vermelha que faz realmente a diferença.

Assumir um papel ativo na gestão da saúde é também essencial. Saber os seus níveis de colesterol LDL, levar as análises mais recentes para a consulta e esclarecer todas as dúvidas com o médico são gestos simples que têm um impacto direto na prevenção. Uma consulta bem preparada permite ajustar a medicação, rever hábitos e traçar estratégias de controlo não só do colesterol, como também de outros fatores de risco.

Além de manter o colesterol LDL sempre abaixo dos 55 mg/dl, deixar de fumar, adotar uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e cuidar da saúde mental são passos importantes para prevenir um novo episódio.

A prevenção continua em casa, nas consultas e no dia a dia. O apelo é claro: cuide do seu colesterol, siga os conselhos do seu médico e esteja atento ao seu corpo. Para quem já teve um ataque cardíaco, o colesterol LDL não é apenas um número, 55 mg/dl é a sua linha vermelha.

O colesterol é um tipo de gordura (também conhecida como lípido) que o nosso corpo produz e precisa para um bom funcionamento. No entanto, se os seus níveis no sangue estiverem elevados, aumenta o risco de doenças do coração.

Se tem dúvidas sobre como se preparar para uma consulta, quer saber mais sobre o seu risco cardiovascular ou como interpretar os resultados das análises, visite a página da campanha através do seguinte link: www.55linhavermelha.pt

Carlos Morais, vice-presidente médico da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) https://www.ovarnews.pt/colesterol-ldl-55-e-a-linha-vermelha-para-quem-ja-teve-um-ataque-cardiaco/
A GNR de Estarreja identificou um suspeito de violência doméstica e apreendeu armas na residência.

Ação dos militares do Posto Territorial de Estarreja, na passada terça-feira, dia 22 de julho, constituiu arguido um homem de 27 anos por suspeita de exercer violência psicológica e física sobre a vítima, sua companheira, de 24 anos.

No decurso da ação, foi realizada uma busca domiciliária e uma busca a veículo, que culminou na apreensão de duas armas de ar comprimido e um bastão artesanal. https://www.ovarnews.pt/gnr-apreendeu-armas-em-casa-de-suspeito-de-violencia-domestica/


Finalistas da Escola Básica Glória de Sant'Anna em festa
 

No passado dia 27 de junho de 2025, a Escola Básica Glória de Sant'Anna encerrou as atividades do ano letivo 2024/25.

A Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes não deixou de marcar presença neste momento marcante e emocionante, atribuindo o prémio de bom aproveitamento “Lopes Alves Pereira Herdeiro” aos melhores alunos finalistas do estabelecimento de ensino.

Atendendo ao elevado mérito académico alcançado, foram distinguidos os seguintes discentes:

• Ana Constança Tavares Lopes da Silva (4.º A);


• André Miguel Sousa Casinhas Duarte (4.º A);


• Eva Marques Sousa (4.º A);


• Gonçalo Costa Barge (4.º A);


• João Pinho Coelho (4.º A);


• Mara Marques Sousa (4.º A);


• Mário Daniel Mohácsi Silva (4.º A);


• Rúben Tavares Moreira (4.º A);


• Daniel Filipe Pinho (4.º B);


• Gabriela Sofia Paiva (4.º B);


• Inês Silva Carvalho (4.º B);


• Rafael Alexandre Pinho (4.º B).

O prémio consistiu na oferta de um “Dicionário Moderno de Língua Portuguesa” a cada um dos alunos anteriormente referidos.

A todos os finalistas do quarto ano, que integravam as turmas A e B, foram ofertadas fotografias das respetivas turmas. A turma A, composta por 20 alunos, era tutelada pela docente, Maria do Céu Rodrigues, e a turma B, constituída por 19 discentes, era da responsabilidade do docente, Francisco Santos.


Augusto Pinho, presidente da Direção, considera que “os prémios escolares instituídos pela agremiação têm como objetivo reconhecer os alunos que revelem um excelente desempenho académico”. Por outro lado, assevera que “as fotografias ofertadas têm um poder único: eternizar momentos ou memórias que marcam a história individual e coletiva, preservando-se, assim, a nossa identidade cultural para as gerações futuras”. https://www.ovarnews.pt/finalistas-da-escola-basica-gloria-de-santanna-em-festa/

quarta-feira, julho 23, 2025



Festival do Pão de Ló de Ovar celebra o sabor, a tradição e a identidade vareira
O Município de Ovar e a APPO – Associação de Produtores de Pão de Ló de Ovar promovem mais uma edição do Festival do Pão de Ló de Ovar, a ter lugar entre os dias 24 e 27 de julho, no Jardim Garrett, integrado nas comemorações oficiais do Dia do Município.

Durante quatro dias, Ovar transforma-se numa montra viva da sua mais emblemática iguaria — o Pão de Ló de Ovar, Património Gastronómico que une tradição, saber-fazer e identidade local.

Além da presença dos produtores de Pão de Ló, o festival acolhe também espaços dedicados a produtos regionais, artesanato e gastronomia, num ambiente de festa pensado para toda a família.

Este ano, o certame apresenta-se revigorado com um espaço de restauração ampliado e um número recorde de stands de venda de artesanato. Além, claro, da iguaria que é a estrela do festival e de outras que lhe vêm fazer companhia nestes dias de festa em que se consagra um dos doces mais famosos do mundo.

O programa musical é diversificado, com destaque para o concerto de Pedro Moutinho, no dia 26 de Julho, às 21h30 (Programa em baixo)

  https://www.ovarnews.pt/festival-do-pao-de-lo-de-ovar-celebra-o-sabor-a-tradicao-e-a-identidade-vareira/