terça-feira, junho 03, 2025

O Shortcutz regressa ao Porto com um novo espaço de programação, no Salão Ático do Coliseu Porto Ageas. Durante a semana de 16 a 20 de junho, o movimento transnacional urbano dedicado a promover as curtas-metragens e os jovens criadores apresenta um ciclo comentado de filmes dedicados à música e às artes, em parceria com o programador e crítico de cinema Tiago Alves.


"Shortcutz no Ático - Luzes, Câmara, Som" traz-nos cinco noites de cinema curto, sempre às 21h30, com uma programação diversa de cinema de ficção, documentário, imagem animada, filme concerto, videoclipes e clássicos restaurados, acompanhados de conversas com os autores e convidados.


A estreia do ciclo "Shortcutz no Ático" acontece na segunda-feira, 16 de junho, com a curta-metragem documental "STOP: Salas de Ensaio", de Jorge Quintela. Um ensaio sobre a transformação ao longo das décadas do Centro Comercial Stop no Porto, enquadrando a sua história na crítica materialista proposta por Walter Benjamin no seu livro “Passagens”.


"Shortcutz no Ático - Luzes, Câmara, Som" insere-se no projeto “Mantras Coliseu”, que em cada mês aborda uma temática diferente. O mês de junho tem como tema o binómio Cinema>Ressonância.

A entrada é livre. Os bilhetes ficam disponíveis para levantamento a partir de 9 de junho, na bilheteira do Coliseu.

PROGRAMAÇÃO:


16 JUN | DOCUMENTÁRIO


"STOP: SALAS ENSAIO", de Jorge Quintela


Ensaio sobre a transformação ao longo das décadas do Centro Comercial Stop no Porto, enquadrando a sua história na crítica materialista proposta por Walter Benjamin no seu Livro das Passagens.


17 JUN | VIDEOCLIPES


com André Tentúgal


O mentor do projeto musical We Trust é diretor de fotografia e realizador de vídeos musicais. Que cinema vemos em "Este Jogo" (X-Wife), "Eu Não Sou Assim" (GNR), "Tardei" (Rodrigo Amarante), "Gaudí" (Capicua), "Karma Kamikaze" (Miguel Araújo), "Era Noite de Lua Cheia" (Luís Trigacheiro) e "Vida" (Jorge Palma)?


18 JUN | CINEMA RESTAURADO


"O FADO", de Maurice Mariaud


"ESTÁTUAS DE PORTUGAL", de Ferreira de Castro


convidado: Tiago Bartolomeu Costa


A vida e os amores da popular fadista Severa a partir de uma pintura de José Malhoa (1923) e um documentário para promover um concurso organizado pelo jornal O Século (1931). O cineasta francês Maurice Mariaud e o escritor Ferreira e Castro, personalidades ligadas ao Porto, filmaram duas narrativas em Lisboa. Os filmes são apresentados em digitalizações recentes numa programação com a Cinemateca Portuguesa. "O Fado" conta com cópia digitalizada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Medida integrada no programa Next Generation EU. "Estátuas de Portugal" conta igualmente com cópia digitalizada pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.


19 JUN | IMAGEM ANIMADA


Eduardo Valter e Leonidov, Miguel Pires de Matos e Carlos Caires


Uma viagem por três universos arquitetónicos diferentes - tradicional, modernista e contemporâneo - experimentando três formas diferentes de habitar com realização de Miguel Pires de Matos, música e desenho de som de Carlos Caires.


20 JUN | FICÇÃO E CINE CONCERTO


"TRAPSTARZ", de Gonçalo Loureiro


"MISERICÓRDIA", de Gonçalo Loureiro com José Pedro Pinto ao piano


Trap e classicismo. Uma ficção sobre três jovens de uma pequena cidade no interior que sonham tornar-se os próximos ídolos do universo trap. Um poema visual que junta elementos mitológicos e terror moderno numa história sobre redenção e Misericórdia musicado ao vivo pelo compositor José Pedro Pinto. https://www.ovarnews.pt/?p=92809

Sem comentários: