terça-feira, junho 11, 2024
O ‘chocolatier’ Jorge Cardoso, o português mais conhecido do mundo do chocolate, é a estrela do vídeo promocional do Turismo da Suiça.
Aliás, o jovem vareiro vive na Suiça e foi em representação do país helvético que ganhou o título de campeão do Mundo em 2018, no «Culinary World Cup», no Luxemburgo.
Em 2018 ganhou ainda a medalha de bronze na «Coupe du Monde de la pâtisserie», em Lyon, tornando-se no primeiro português a ganhar estes prémios e o primeiro a oferecer estes prémios à Suíça nos maiores concursos mundiais de cozinha e pastelaria. Mas em 2022 voltaria a ganhar o campeonato do mundo.
Filho de pai cozinheiro e mãe pasteleira, de Ovar, Jorge não hesitou em seguir a arte dos seus pais, e aos dezassete anos emigrou para a Suíça para alcançar o seu sonho.
“Enquanto estudante pasteleiro, em 2012, comecei a trabalhar o chocolate e desde então percebi que havia algo a fazer. Juntei as minhas duas “paixões”: as artes e o chocolate”, conta.
Jorge Cardoso diz que “depois do meu primeiro concurso em 2012, enquanto estudante pasteleiro, em que ganhei a minha primeira medalha, treinava para conhecer mais o chocolate e fazer novas esculturas, tornando-se num vício. Continuei a participar em concursos e a ganhar medalhas, até obter aquela que mais queria, a Medalha de Ouro em 2018 e a história repetiu-se em 2022”.
Entretanto, Jorge Cardoso lançou-se na construção de bustos e estátuas, em chocolate, de pessoas famosas, como a de Cristiano Ronaldom atuamente no Museu do CR7 na Madeira, Amália Rodrigues e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que não sabemos se terá a visita do próprio.
Entre 11 e 12 de junho, os chefes de Estado e de governo comemorarão o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas junto daquela que é a segunda maior comunidade de emigrantes portugueses do mundo (260 mil, apenas atrás de França), com passagens por três cidades: Genebra, Berna e Zurique.
O "chocolatier" vareiro explica que fez a escultura de Marcelo para o Festival Internacional de Chocolate d’Óbidos deste ano 2024 cujo tema era “portugalidades”.
Sobre o futuro, Jorge Cardoso afirma que, “de momento, vou continuar na Suíça, porque gosto do país e é bom para a minha carreira. Acho que estou no sítio certo mas nunca fecharei a porta a novos projectos”.
Veja o vídeo:
https://www.ovarnews.pt/chocolatier-vareiro-jorge-cardoso-ja-e-um-simbolo-da-suica/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário