domingo, abril 21, 2024

Francisco Dias sonha cantar com Fernando Daniel
Passa hoje uma semana sobre a estreia da nova temporada do concurso “The Voice Kids”, na RTP1.

Mal abriu a boca, vimos um dos potenciais vencedores da nova edição do concurso de pequenos cantores: Francisco Ungaro Dias foi o último a subir ao palco, cheio de segurança e com uma voz que deixou os quatro mentores surpreendidos, o cantor de 13 anos, de Ovar, encantou ao interpretar o tema “Believe”, da cantora Cher, na versão popularizada por Adam Lambert. Resultado: virou as quatro cadeiras e escolheu ficar na equipa do mentor Carlão.

Francisco Dias deixou o público de boca aberta e os mentores rendidos, mas o mentor que ele queria era o Fernando Daniel. Aliás, são praticamente vizinhos no Furadouro, mas nunca se encontraram.

"Esta vontade de participar nasceu quando ele viu o Fernando Daniel a ganhar um "The Voice", ainda era muito pequenito, tinha apenas seis anitos", recorda o pai. Sonha um dia poder conhecê-lo pessoalmente e, quem sabe, cantar ao seu lado.

Este ano, o Francisco achou que tinha chegado o momento, "pediu muito e lá fomos". O primeiro casting foi em dezembro, depois em janeiro foi a Lisboa ao casting final, passou, logo depois fez ensaios de palco e gravou a prova cega, no dia 13 de janeiro.

Francisco está lançado. Neste momento gravou as batalhas e já está apurado para as meias finais, em junho, um dos seis do Carlão. "Ele abraçou-me e disse que eu podia ser o vencedor", recordou ele.

"O bichinho da música vem do pai e o jeito para o desporto é da mãe". Francisco é bicampeão nacional de em minivolei e apurou-se para a final8 pela Académica de Espinho, onde joga.

Depois de "Believe", escolhida por ele, vai cantar um tema escolhido pela produção, "What a Wonderfull Worl", nas batalhas, e já enviou uma lista de canções para a próxima etapa.

Bruno diz "ele é muito focado e tranquilo". "O único momento em que fiquei apreensivo foi quando vi dois ou três meninos antes de mim quw não viraram cadeiras", recorda.

Bruno acabou por não ver a prova do filho, "porque a Catarina Furtado estava sempre a falar, mas do que consegui ver ele usou uma boa expressividade e ouviu os meus conselhos, o que eu achei delicioso".

Francisco fez 13 anos no dia 31 de dezembro, estuda muito, tem excelentes notas na Academia de Vilar do Paraíso e até já fez parte do elenco do musical "Amor de Perdição".

O pai vibra com o sucesso do filho. "Está a ser melhor do que comigo próprio, porque lhe reconheço um talento incrível".

"No meu tempo não havia, mas hoje as redes sociais e as métricas de streaming ditam leis e o que importa é que ele é imensamente feliz no que faz".

Mas o pai não é um total desconhecido. Bruno Dias participou no concurso "Chuva de Estrelas", na década de 1990. Deu nas vistas e foi apurado para uma meia final do concurso da sic. "Estive a um passo da final do Coliseu dos Recreios".Durante 20 anos, Bruno andou na música e lá fora era muito reconhecido, "mais do que na minha terra". Abandonou as lides musicais  porque "era um desgaste enorme". O último trabalho que fez foi na Academia de Música de Oliveira de Azeméis e foi um "gozo enorme".Vivia cá mas depois foi para Gaia, casou e lá residiu 25 anos. "Há 3 anos regressei e estou a viver cá outra vez".Passou a acompanhar o filho "que tem muito mais talento do que eu alguma vez tive", destaca.

Mas dá muito trabalho. "Os dias com os meus filhos são sempre assim: Para além da escola, da catequese, dos escuteiros e da música, o Francisco ainda tem o voleibol".

 

 

 

 
https://www.ovarnews.pt/francisco-dias-sonha-cantar-com-fernando-daniel/

Sem comentários: