quarta-feira, novembro 30, 2011

Semana das Pessoas com Deficiência

segunda-feira, novembro 28, 2011

Sarau ES Júlio Dinis

sábado, novembro 26, 2011

Alimente Esta Ideia!

O Agrupamento 549, a Cruz Vermelha ou os Rotários de Ovar são apenas algumas das instituições que se associam hoje à causa do Banco Alimentar Contra a Fome e estão presentes nos espaços supermercados habituais (Continente e Modelo) para colaborar na recolha de alimentos.

"Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).

Contribuir para esta causa tão nobre é um gesto solidário, especialmente neste período difícil da nossa sociedade.

Por isso, contribua!

sexta-feira, novembro 25, 2011

Luís Maçarico Entregou a Placa que Distingue Santa Camarão ao Município de Ovar



No dia 16 de Novembro de 2010 (fez esta semana um ano!), representando a Confederação Portuguesa das Colectividades, recebi no Casino Estoril, durante a Gala do Desporto, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, a distinção atribuída a Santa Camarão (diploma e placa) como sendo um dos 100 Atletas dos 100 Anos da República.

Porém, placa e diploma traziam o nome trocado. Conseguida a correcção do erro, com nova placa e novo diploma, ajustou-se com a agenda do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Dr. Manuel Oliveira e com um director da CPCCRD (cujo Conselho Nacional integro) a entrega ao Concelho de Ovar, terra de nascimento e falecimento do mítico herói do boxe dos anos 20-30, da prestigiante distinção.

Na passada quinta feira 17 de Novembro, finalmente, com Jaime Salomão, director da CPCCRD, representando esta instituição, fomos recebidos no Salão Nobre da autarquia de Ovar pelo seu presidente e vice-presidente, a quem entregámos os símbolos da distinção ao atleta, na presença de diversos amigos.
Presenciaram o acto, o director do Jornal "João Semana", Padre Manuel Bastos, o jornalista Fernando Manuel Oliveira Pinto, o repórter sr. António Mendes Pinto, os sobreviventes do Grupo de Reflexão Pró Ovar (responsável pela biografia que fiz para a CML e que depois originou uma tese de mestrado no ISCTE), o sr. João Costa, grande animador da tradição dos Reis, e cujo pai no Carnaval de Ovar dos anos 50 formou com Santa Camarão um par hilariante, entre outros amigos. Bem hajam a todos!

Na ocasião, tive oportunidade de explicar por que se decidiu entregar as condecorações simbólicas (placa e diploma) ao Município. No entender da CPCCRD, será certamente esta entidade que melhor poderá salvaguardar a memória, dado que muitas vezes os familiares mais novos não valorizam este género de património, além de se desejar que toda a Comunidade possa usufruir da distinção.

Luís Maçarico in «Águas do Sul».

terça-feira, novembro 22, 2011

Instalações


we are light from Pedro Ferreira on Vimeo.




between two points from Pedro Ferreira on Vimeo.

"WE ARE LIGHT" (instalação) e "BETWEEN TWO POINTS" (instalação) entre os 18 projectos seleccionados para o Festival Multimédia de Ovar. Sessão de Encerramento no próximo dia 25 de novembro, pelas 21h30, no Centro de Arte de Ovar.

segunda-feira, novembro 21, 2011

«Surrealismo» no Festival Multimédia



A curta-metragem 'Survivalismo' de José Pedro Lopes é parte integrante do Festival Multimédia de Ovar, que decorre esta semana no Centro de Arte de Ovar.

Um homem acorda com um saco na cabeça e uma corda em torno do pescoço, ele encontra-se em cima de uma cadeira numa situação onde um movimento brusco o pode deixar enforcado. Abandonado numa cave, o que será ele capaz de fazer para sobreviver?

'Survivalismo' é uma peça de terror experimental que disseca os Os Cinco Estágios do Luto do Modelo de Kübler-Ross e aplica-os a um cenário de rapto e uma envolvente de mistério. Enquanto o protagonista tenta descobrir porque foi colocado numa armadilha mortal, ele vai passando pelos estágios que o levarão à salvação: da Negação à Aceitação, passando pela Cólera, a Negociação e a Depressão.

O filme, produzido pela Anexo 82, estreou no Arouca Film Festival em Setembro e já esteve presente em diversos festivais mundiais como a Competição Melies D'Or do Abertoir Film Festival (Reino Unido) e na mostra de cinema experimenta e video arte de Haia, 'Streaming Film Festival' (Holanda).

sábado, novembro 19, 2011

sexta-feira, novembro 18, 2011

quinta-feira, novembro 17, 2011

«O Fim ou o Renascer?»

A Junta de Freguesia de Ovar promove, no dia 23, quarta-feira, às 18h, este colóquio, em parceria com a sociedade de advogados Azevedo Brandão & Associados RL. No auditório da sede da autarquia.

terça-feira, novembro 15, 2011

Tertulianos

Sucedem-se as tertúlias de poesia organizadas pela Professora Ilda Regalado, como forma de tornar os serões de leitura em apetecíveis momentos de convívio.

A do passado sábado teve lugar no Coffee House, na Urbanização do Pinhal do Furadouro, e a ela compareceram os habituais entusiastas da arte das palavras escritas e ditas.

A ocasião serviu para evocar Ruy Belo, Florbela Espanca e Camões, entre outros poetas, para além da leitura de poemas originais de Hélder Ramos e de José Lopes Bandeira.

domingo, novembro 13, 2011

Festovar 2011 - 7.ª semana

Grupo de Teatro de Cem Soldos apresentou nova produção «Joanico Especial de Natal»




... e o Teatro da Academia de Viseu apresentou "Europa", comédia de humor negro de Slawomir Mrozek, com encenação de Fraga.

sexta-feira, novembro 11, 2011

Ambiente Imagens Dispersas

Abre este sábado a iniciativa dos Amigos do Cáster!

Aí está ele!


Eis o cartaz do Carnaval de Ovar 2012. Um trabalho de Adelino Augusto!

quinta-feira, novembro 10, 2011

Dia Mundial da Diabetes

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar (ADCO) leva a cabo no domingo, dia 13 de novembro, uma iniciativa aberta a toda a população, visando sensibilizar para a problemática da Diabetes. Participe!

quarta-feira, novembro 09, 2011

terça-feira, novembro 08, 2011

Escolas de Samba preparam Época de Folia

Charanguinha



Costa de Prata

domingo, novembro 06, 2011

sábado, novembro 05, 2011

sexta-feira, novembro 04, 2011

É Hoje!!

Centro de Arte. Ovar. 21.30 horas. (O cartaz é da autoria de Alexandre Rosas e é muito bonito)

quarta-feira, novembro 02, 2011

Parabéns!!