sábado, outubro 15, 2011

O Povo de Ovar sabe ser Grato


Se há uma coisa que o Povo de Ovar sabe ser é grato. Fiocamos a saber estes dias que, aos 90 anos, Zé Penicheiro escolheu a Galeria da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro para expor pela última vez.

Mas também ficamos a saber que o Zé guarda uma grande mágoa no seu peito que é a de nunca ter sido devidamente homenageado numa terra à qual tanto se dedicou.

Zé Penicheiro foi um dos mentores do Carnaval de Ovar. Imaginou dezenas de carros alegóricos da década de 50 e 60 e concebeu cartazes que ainda hoje estão na memória dos foliões vareiros. 

Nascido na aldeia beirã de Candosa, em Tábua, foi em Aveiro que Zé Penicheiro iniciou a sua vida artística há quase 60 anos. Com 90 anos feitos de vida – nasceu a 15 de Outubro de 1921 -, “é junto da Ria que ele quer fazer a sua última exposição”, explica Carolina Penicheiro, esposa do pintor que com ele vai dividir a galeria com obras suas.

Ao longo dos anos, Zé Penicheiro concebeu centenas de quadros, muitos dos quais são marcos de uma época, retratos das gentes, das tradições e das paisagens de Portugal, onde pontificam temas relacionados com a Ria de Aveiro, obras que se encontram em colecções diversas, designadamente particulares.

Numa altura em que a Fundação do Carnaval de Ovar inventou um espectáculo que também serve para homenagear alguns vultos que deram de si para o engrandecimento do Carnaval de Ovar, o Zé Penicheiro é certamente um deles.

Sem comentários: