quarta-feira, setembro 29, 2010

Parabéns Padre Aníbal!


80 aninhos com 54 de sacerdote! 40 anos Pároco do Furadouro e não só!
Nascido a 9 de Dezembro de 1930, filho de José Duarte Pereira e de Maria Fernandes de Almeida em Guilhovai, Ovar.

Baptizado em 10 de Janeiro de 1931 na Igreja Matriz de Ovar. Após a frequência da Catequese e da Escola Primária, participou nas actividades do Escutismo.

Aos 13 anos decidiu matricular-se no Seminário Diocesano de Trancoso, Gaia, iniciando assim a sua preparação para o sacerdócio durante dois anos, passando depois para o Seminário de Vilar onde esteve cinco anos.

A formação de Teologia foi adquirida no Seminário Maior do Porto. Ordenado Diácono em Agosto de 1955, na Sé Catedral do Porto, por D. António Ferreira Gomes, exercendo o diaconato no Seminário Maior do Porto.


Ordenado Sacerdote em 5 de Agosto de 1956, na Sé Catedral do Porto, por D. António Ferreira Gomes. Missa Nova celebrada na Igreja Matriz de Ovar no dia 15 de Agosto de 1956, com a animação da Eucaristia, coro e parte instrumental a cargo da Música Nova de Ovar-Boa União, dirigida pelo maestro Anselmo, e na qual também tocava o Professor José Terra, que foi seu Professor na Escola Primária.

Pregou o sermão o Cónego Dr. Joaquim Manuel Valente, de Válega, seu Professor de Teologia.

O gosto pela Música e pela Liturgia levou o Padre Aníbal a aprender órgão, a ensaiar grupos corais e a escrever cânticos religiosos, alguns dos quais executados em diversas circunstâncias, nomeadamente no dia da sua Missa Nova (Cântico ao Sacerdócio) e no Ano do Jubileu 2000.

Fez experiências no Teatro, participando em algumas récitas no Seminário.

Antes de vir para S. Pedro de Ovar esteve nas Paróquias de S. Tiago de Figueiró (Amarante) e de S. Martinho de Fornelo (Vila do Conde).

Sem comentários: