domingo, março 21, 2010

Poemas ao Vento

Celebra-se este domingo o dia Mundial da Poesia. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Ovar, no âmbito do projecto “Dar Voz à Poesia 2009/2010”, vai promover a iniciativa “Procuram-se… Poemas à Solta”, no Jardim do Cáster e no Parque Sra. da Graça, em Ovar.

Esta iniciativa consiste na partilha de poemas entre a comunidade, num local público da cidade de Ovar, pelo que os interessados em participar deverão trazer consigo um poema da sua escolha, numa folha de papel, a qual deverão afixar com um pionés numa árvore do Jardim do Cáster ou do Parque Sra. da Graça. Não há limite para o número de poemas a partilhar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi com entusiasmo que recebi a informação de que no domingo se celebraria em Ovar a Poesia, com a iniciativa “Procuram-se…poemas à solta”, promovido pela Câmara Municipal de Ovar. De imediato, eu e a minha família (marido, filho de 5 anos e filha de 8 anos) resolvemos participar. No domingo, escolhemos os “nossos” poemas e dirigimo-nos ao Jardim do Cáster e ao espaço envolvente da Biblioteca Municipal, à procura das faixas que indicariam a iniciativa, bem como de alguém responsável, coordenador ou subcoordenador, conforme foi divulgado, para nos indicar ou pelo menos ajudar na afixação dos mesmos.

O que vimos foi desolador e eram 15.30m. Alguns poemas afixados em algumas árvores, ninguém por perto, indicações nenhumas. Olhámos uns para os outros, tentámos não destruír a expectativa criada nos nossos filhos que alegremente seguravam os seus poemas “Borboleta” e “Os dentes do crocodilo” de Luísa Ducla Soares, que com tanto gosto tinham escolhido de entre muitos e afixámo-los (porque levávamos pioneses connosco!) em duas árvores que ladeiam o parque de estacionamento da Srª da Graça. Demos uma volta, lemos alguns desses poucos poemas e não conseguimos deixar de pensar que a Poesia merecia mais, muito mais!!!

Como disse o grande José Régio, no poema que resolvi afixar para assinalar este momento “ Não sei por onde vou, / Não sei para onde vou, / - Sei que não vou por aí!”

E assim se celebra a Poesia em Ovar…

Anónimo disse...

Eu também fui ao referido jardim - depois de ler a noticia neste blog que é o grande culpado, afinal, pois quer~me parecer que as iniciativas são lançadas para "inglês ver", ou seja, ninguém está à espera que apareça ninguém. "Mas nós fizemos", dizem na cultura da câmara.
O pior é quando aparece alguém...

Anónimo disse...

De ANTONIO ALEIXO poderíamos utilizar algumas quadras, mas para esses edis, vai esta:

"OS QUE BONS CONSELHOS DÃO
ÀS VEZES FAZEM-ME RIR,
- POR VER QUE SÃO ELES PRÓPRIOS
INCAPAZES DE OS SEGUIR."

Mas também estA não lhes fica mal:

"TU QUE TANTO PROMETESTE
ENQUANTO NADA PODIAS,
HOJE QUE PODES - ESQUECESTE
TUDO QUANTO PROMETIAS".
E desta gente pouco ou nada há a esperar, pois

"VINHO QUE VAI P'RA VINAGRE
NÃO RETROCEDE O CAMINHO;
SÓ POR OBRA DE MILAGRE,
PODE SER DE NOVO VINHO".