terça-feira, dezembro 08, 2009

Ovar Desportivo

No princípio dos anos vinte, do século passado, o futebol era uma febre contagiante, que alastrava rapidamente. Ovar não foi excepção, e um pouco por toda a urbe se criaram grupos de futebol, modestos e populares, que reflectiam de alguma forma as respectivas comunidades.
Entre eles jogavam-se alegres e emotivas pelejas, em jogos de ocasião. Mas em 1924 decide-se em Aveiro criar uma associação de futebol, que a exemplo de outros distritos organizasse provas regulares. Foi grande a adesão, fizeram-se provas prévias de selecção, e começaram-se os campeonatos.
O clube mais representativo de Ovar, a Associação Desportiva Ovarense tem somente lugar na prova designada de Promoção. Surge também o Sport Clube de Ovar, que irá competir apenas em 3ªs categorias, mas é um dos fundadores da Associação de Futebol.


Estavam lançadas as sementes do futebol, que durante muitos anos se manteve por aqui, onde até se chegou a instalar a Associação de Futebol de Aveiro, tal era a importância desportiva da então vila de Ovar.
Mas eram muitos mais os clubes existentes, sendo que alguns deles participaram por vários anos no campeonato da Promoção. Um deles foi o Estrela Futebol Clube, talvez o mais antigo de Ovar, tão longínquas são as referencias ao clube.

Outro que se funda a 22 de Janeiro de 1922, e que chega até aos nossos dias foi o Aliança Futebol Clube, que jogava os seus jogos no campo da Cadeia, juntamente com o Estrela. Hoje faz do voleibol o seu campo de acção. Terá nascido na rua do Capitão Leitão, popularmente designada por Rua Velha, rua de apetência desportiva, já que em 1924 albergou no então nº 25, a sede do reorganizado Sport Clube Artístico.
Entretanto a Promoção de 1925 trás-nos outra equipa de Ovar. Chamava-se Águia Sport Clube.


Mas estes clubes precisavam de campos para jogar. No início eram dois os campos de futebol existentes. O campo da Ponte Nova, nas cercanias da hoje chamada rua da Mãe de Água, e o campo da Cadeia, instalado no pinhal onde hoje está construída uma urbanização chamada da Misericórdia.
Surgiria em 1930 o ainda hoje existente campo da Oliveirinha, agora chamado de Marques da Silva, em homenagem aos beneméritos do clube que o ofertaram, e que serve ainda de casa à Ovarense.


Mas neste largo percurso de actividades, outros sucessos surgiram, e um deles levou à extinção de um clube. Foi o caso do incêndio na sede do Sport Clube, que levou à total destruição do seu espólio, e que pese as ajudas e solidariedades havidas, não permitiu o seu ressurgimento. Ficava assim amputado o panorama desportivo da vila, que contou com muitos clubes, de extrema singeleza e poucos recursos, pelo que apenas os vemos participantes nas provas secundárias do futebol distrital. Apenas a Ovarense conseguiu chegar ao futebol nacional, onde esteve muitas vezes, e por vários anos. Hoje procura relançar-se. (in «Futebol Saudade»)

1 comentário:

FERNANDO PINTO disse...

Sou apaixonado pela nossa ADO. Fui jogador federado e fiquei muito desgostoso com aquilo que aconteceu no nosso clube.

Abraço

P. S. Convido todos os ovarenses a visitarem a exposição de Fotografia FotojornalismOVAR 2009 que vai estar patente na Junta de Freguesia de Ovar a partir de 15 de Dezembro.

Para mais informações ver cartaz em

http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.com

Obrigado pela atenção!

Agradecia a divulgação, amigo Luís. Podes copiar o cartaz, clicando na imagem. Fica bem!