sexta-feira, dezembro 23, 2022
João Almeida, aluno do Mestrado em Finanças, recebeu o prémio para melhor paper apresentado na conferência INSURE.hub (Innovation in Sustainability and Regeneration Hub), realizada a 17 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa, Porto.
O INSURE.Hub (Innovation in Sustainability and Regeneration Hub) surge de uma parceria estratégica entre a Universidade Católica Portuguesa, através das suas escolas Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia, e a Planetiers New Generation. A conferência, para além de um hub potenciador de mudança, apelou, também, à investigação e produção original de estudos sobre temas específicos, premiando os melhores trabalhos nas várias temáticas.
Assim, o paper de João Almeida - “Green Bonds: An Empirical Analysis of Spread and Choice Determinants" - escrito, em colaboração, com o professor João Pinto e com o professor Paulo Alves, foi premiado nesta conferência.
Com o objetivo de dar algum contexto, o paper começa por abordar, superficialmente, a questão das alterações climáticas, para depois realçar a importância e a relação do sistema financeiro com esta problemática. Surge, desta forma, o termo Green Finance, um tópico ainda muito recente, explorando-se aquilo que engloba e as suas potenciais definições, nomeadamente um instrumento específico, as Green Bonds.
Em termos de contribuições para a literatura, o artigo compara o spread entre Green Bonds e Corporate Bonds convencionais, reflete se o preço de ambos é influenciado de forma semelhante por diversos fatores de "pricing", e finalmente os determinantes da escolha das empresas entre Green Bonds e Corporate bonds convencionais.
A conferência incluiu membros do corpo docente da Universidade Católica Portuguesa, líderes de pensamento, investigadores e "practitioners" internacionais, empresários, organizações públicas e privadas, e surge a partir da iniciativa, por parte da Católica Porto Business School, de lançar um novo bloco de cursos de formação executiva, com o nome “Negócios Sustentáveis e Regenerativo”.
Emerge daqui uma Pós-Graduação de “Innovation for Sustainable & Regenerative Business”, que promete ilustrar como as empresas podem prosperar e crescer enquanto resolvem alguns dos maiores desafios do mundo e como nós, enquanto indivíduos, podemos fazer a diferença. Os diretores deste novo curso são António Vasconcelos, João Pinto e Manuela Pintado.
https://www.ovarnews.pt/?p=68102
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário