segunda-feira, março 31, 2025

A Lufthansa Technik já iniciou o processo de contratação para a fábrica que está a instalar em Santa Maria da Feira. A empresa alemã arrancou com a contratação da responsável dos Recursos Humanos e tem necessidade de formação extensiva para a contratação.

Ler mais in Negócios. https://www.ovarnews.pt/lufthansa-technik-ja-esta-a-contratar-para-a-fabrica-de-santa-maria-da-feira/


Senhora das Dores é exemplo a seguir no caminho da Humanidade
"A tradição popular, na sua sabedoria, diz que quando a mãe se encontrou com o filho Jesus, no caminho do calvário, não disse nada. As palavras somem no momento da dor. Mas fizeram algo muito belo: O Senhor aproximou-se de sua Mãe e ela beijou-o".

O sermão do Encontro deste domingo foi intenso e emocionante: "Todos sabemos como é que foi quando éramos pequenos e traquinas e acabavamos com os joelhos marcados e íamos a correr para a nossa mãe. E ela dizia: anda cá que dou-te um beijinho e isso passa. E não é que passava?"

O padre continuou: "O que queremos enquanto Igreja de Maria, a Senhora das Dores, é o exemplo mais perfeito do que a Igreja deve ser, do que devemos ser no caminho da Humanidade".

Engana-se, pois, quem pensa que "as mulheres não são o sexo fraco". "Quando todos os homens fugiram só elas ficaram ao lado dele. E houve uma que nunca se deixou contagiar com a brutalidade dos soldados e, com um gesto eloquente, limpou o rosto de Jesus. De seu nome Verónica, seria retribuída com a marca do rosto de Cristo naquele pano".

Este domingo foi, pois uma oportunidade para assistir a uma celebração única, para admirar as magnificas Capelas dos Passos – Imóveis de Interesse Público que datam de 1747 e que as zeladoras tão carinhosamente engalanaram para este dia -, e ainda ouvir os cânticos entoados por alguns elementos do Orfeão de Ovar, em cada uma das capelas.

A população ovarense tem uma enorme devoção pela Procissão dos Passos, também chamada de Procissão do Encontro, uma vez que tem o seu ponto alto no momento do encontro dos andores de Nossa Senhora e Jesus Cristo, em frente ao Passo do Encontro. https://www.ovarnews.pt/senhora-das-dores-e-exemplo-a-seguir-no-caminho-da-humanidade/
A multinacional neerlandesa Zeeman, especializada em vestuário e produtos têxteis básicos, continua a apostar no Norte de Portugal. Desta vez, a concorrente da Primark escolheu o Vida Ovar, para abrir mais uma loja.

A inauguração da oitava loja da marca está agendada para o dia 25 de junho.

A multinacional neerlandesa dispõe de uma vasta gama de produtos, desde vestuário para adultos e crianças, collants e meias, têxteis de cama, banho e cozinha, roupa interior, lingerie e pijamas.

Também comercializa produtos não têxteis, como acessórios domésticos e produtos de limpeza.

A Zeeman abriu portas em 1967 nos Países Baixos e hoje contabiliza 1.335 lojas espalhadas por oito países, onde assegura ter mais de 70 milhões de clientes. Além dos Países Baixos, está na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo e, desde 2023, em Portugal.

A Ovar chega depois de Matosinhos, Gaia, Porto, Paços de Ferreira, Braga, Póvoa de Varzim e Penafiel. https://www.ovarnews.pt/loja-da-zeeman-abre-em-junho-no-vida-ovar/


Esmoriz GC mais perto da manutenção
O Esmoriz Ginásio Clube venceu o Vólei Clube de Braga, por 3-1 (20-25, 21-25, 25-16, 15-25) e deu um passo importante para a manutenção.

A equipa orientada por Diogo Santos tem agora 19 pontos, liderando esta fase com nove pontos de avanço sobre o quinto classificado, lugar que já dá acesso à disputa do playoff de manutenção com as melhores formações da III Divisão Nacional, quando faltam apenas quatro jornadas para o fim desta série. https://www.ovarnews.pt/esmoriz-gc-mais-perto-da-manutencao/


Cátia Gonçalves lança “Diz-me se ela é mais”, single de avanço para o seu EP de estreia
Cátia Gonçalves acaba de lançar “Diz-me se ela é mais”, o primeiro single do seu aguardado EP de estreia, afirmando a sua identidade musical no panorama do R&B cantado em português.

Com um groove envolvente e uma interpretação intensa, a artista transporta-nos para um universo onde a mulher assume o controlo da sua narrativa, transformando a dor em autossuficiência e poder pessoal.

Neste tema, Cátia canaliza emoção e energia numa experiência sonora que prende o ouvinte desde o primeiro momento. Através de linhas melódicas impactantes e de uma letra autêntica, a canção reflete a superação e o empoderamento feminino, celebrando a resiliência e a força interior.

Com uma produção refinada que combina elementos do R&B contemporâneo, “Diz-me se ela é mais” destaca-se pela fusão entre sensualidade e autenticidade, oferecendo uma experiência musical inesquecível.

A canção conta com letra e música da própria Cátia Gonçalves, que assume também a voz principal, acompanhada ao piano por Rebeca Miranda, ao baixo por Sérgio Marques (Ginho), à bateria por Luís Inácio Martins e na guitarra por Tonny Teixeira. Nos coros, juntam-se Carlota Anjos, Diana Martínez, Luana Torrão e Gil Alves. Os arranjos e direção dos sopros estiveram a cargo de Samuel Silva, com a interpretação de Samuel Silva, João Sêco e João Sousa. A produção do tema ficou a cargo de Diana Martínez e João André, que assinou também a mistura e masterização. A equipa de produção contou ainda com o apoio de Diogo Caldas, Manel G Gonçalves, Rebeca Miranda e Pedro Cunha.

Natural de Ovar, Cátia Gonçalves descobriu a paixão pela música aos 11 anos, quando comprou a sua primeira guitarra. Desde então, a sua trajetória tem sido marcada por atuações na rua, em bares e grandes palcos, onde foi consolidando as suas influências e desenvolvendo um estilo próprio.

Com uma abordagem que oscila entre o groove e a intimidade melódica, a sua música mergulha no R&B e no neo-soul, criando um espaço emocional onde cada nota e cada palavra ressoam com profundidade.

Com este lançamento, Cátia Gonçalves dá o primeiro passo para um EP que promete explorar a sua identidade musical de forma autêntica e intensa. “Diz-me se ela é mais” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

  https://www.ovarnews.pt/?p=90419

domingo, março 30, 2025



AD Ovarense já lidera o Campeonato Sabseg
A Ovarense já tinha o pisca ligado desde a semana passada, aproveitando um empate da Florgrade.

Só este domingo os vareiros consumaram a ultrapassagem aproveitando a derrota dos corticeiros em casa perante o Pampilhosa (0-1).

(Em atualização) https://www.ovarnews.pt/ad-ovarense-ja-lidera-o-campeonato-sabseg/


Furadouro: Colisão entre ligeiro e moto com feridos
Uma colisão envolvendo um veículoligeiro e uma moto condicionou esta tarde o trânsito na via que liga a EN327 à praia do Furadouro.

Os Bombeiros Voluntários de Ovar e a PSP estão no local, com esta última a cortat o trânsito de acesso à praia a partir da Rua Monsenhor Fonseca Soares. https://www.ovarnews.pt/furadouro-colisao-entre-ligeiro-e-moto-com-feridos/


Válega: Diogo Duarte encanta no
Aluno de dança da Associação Cultural e Recreativa de Valdágua, de Válega, o Diogo Duarte, de apenas 6 anos, participou no concurso de talentos do programa "Funtástico", da TVI.

Acompanhado das professoras Fernanda e Nicole e da prima Mariana, DD entregou uma interpretação de "hip-hop" que encantou os jurados do programa.

Para além da dança, outra das paixões do Diogo é o futebol.

Em cada emissão, 10 concorrentes de categorias diversas mostram o seu talento, diante de um júri fixo composto por três figuras bem conhecidas do público.

No final de cada programa, só um poderá ocupar o primeiro lugar no pódio do Funtástico. A cada dez programas, será realizada uma grande final onde os vencedores da temporada se defrontam numa emissão especialíssima que tem como objetivo eleger o melhor entre os melhores. https://www.ovarnews.pt/valega-diogo-duarte-encanta-no-funtastico-da-tvi/


Murtosa: Joaquim Baptista renuncia à presidência da Câmara
Os presidentes das Câmara Municipais da Região de Aveiro têm desempenhado as suas funções num espírito e num trabalho de equipa, gerindo os muitos e importantes assuntos e processos de dimensão intermunicipal.

Um deles é a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), criada há 15 anos por dez dos onze Municípios da Região de Aveiro com a Águas de Portugal (AdP), registando um elevado nível de qualidade de gestão e sucesso no cumprimento dos seus objetivos, sendo hoje considerada uma das melhores empresas portuguesas do setor das águas.

Com este enquadramento e tendo surgido uma situação excecional de perda de quórum do seu Conselho de Administração, por saída de 3 dos seus 5 administradores, assumiu-se como absolutamente inadiável a eleição urgente de um novo conselho de administração para repor o normal funcionamento da empresa.

Os Municípios associados e o acionista maioritário AdP, acordaram convidar Joaquim Baptista, presidente da Câmara da Murtosa e da CIRA e atual administrador não executivo da AdRA, pela sua reconhecida competência também como gestor do setor da água.

Assim sendo, Joaquim Baptista foi eleito por unanimidade, presidente do Conselho de Administração da AdRA. Foram também eleitos administradores não executivos em representação dos Municípios, os presidentes das Câmaras de Águeda e Oliveira do Bairro, e duas administradoras não executivas em representação da AdP, reiniciando assim a plenitude da gestão da AdRA, uma importante empresa para a vida do território e dos Cidadãos da Região de Aveiro.

Para que essa eleição pudesse ter ocorrido, Joaquim Baptista teve que renunciar ao cargo de presidente da Câmara Municipal da Murtosa e de presidente do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, com efeitos ao dia de hoje, 27 de março 2025.

Em reunião do Conselho Intermunicipal da CIRA realizada no dia 24 de março 2025, foi aprovada a recomposição do Conselho Intermunicipal, sendo eleitos: para o cargo de presidente o até aqui primeiro vice-presidente, Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, e para o cargo de vice-presidente, Domingos Silva, Presidente da Câmara de Ovar, mantendo-se António Loureiro, presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha. https://www.ovarnews.pt/murtosa-joaquim-baptista-renuncia-a-presidencia-da-camara/

sábado, março 29, 2025



Favoritosmo encarnado prevaleceu
Depois de uma 1.ª parte de grande equilíbrio, a Ovarense deixou fugir o Benfica no marcador e perdeu por 93-59, em partida da 18.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic.

A Ovarense vinha de uma vitória importante no Porto e discutiu o jogo na primeira parte. Só que o Benfica entrou no terceiro quarto a carregar, e sem dar oportunidade aos vareiros, o foi imperativo e, no final, festejou o triunfo, por 93-59, o 17.º na 1.ª fase da Liga Betclic 2024/25.

🏀 SL Benfica 93-59 Ovarense GAVEX


🏆 Liga Betclic Masculina | Jornada 1️⃣8️⃣


📍 Pavilhão Fidelidade


⭐ Aaron Broussard (20pts, 8res, 3ast, 3rb - 30.5val)


📊 tinyurl.com/pmnpj9ab

  https://www.ovarnews.pt/favoritosmo-encarnado-prevaleceu/
A Action prepara-se para abrir uma nova loja em Ovar já no próximo dia 3 de abril. O espaço, localizado no antigo Atlantic Park, já tem a data de inauguração divulgada no site oficial.

Esta nova inauguração reflete o compromisso da Action em expandir a sua presença no mercado português e em continuar a oferecer uma vasta gama de produtos não alimentares, que inclui brinquedos, artigos para o lar, produtos de jardinagem, DIY e alimentação. A retalhista disponibiliza aos consumidores portugueses uma seleção de 6.000 produtos de qualidade a preços acessíveis, com o compromisso de manter um preço médio abaixo dos 2€ por produto. A cada semana, a marca introduz 150 novos produtos nas suas prateleiras.

A Action também investe na sustentabilidade das suas operações, com iniciativas concretas para reduzir a pegada ambiental, como a eliminação das ligações de gás nas lojas e a adopção de iluminação LED em todos os seus espaços. A marca mantém altos padrões de responsabilidade relativamente aos seus fornecedores e nas suas práticas de abastecimento, com destaque para a utilização de algodão sustentável em 99% dos seus produtos e madeira proveniente de fontes certificadas, como o FSC e o PEFC. Além disso, todo o cacau utilizado nos seus produtos é certificado Fairtrade desde 2022.

Contas feitas, a Action ficará a contar com 13 lojas a funcionar em Portugal. https://www.ovarnews.pt/action-abre-loja-em-ovar-ja-em-abril/


Tunas académicas dão festival em Ovar e Válega
Neste sábado, o Festival de Tunas de Válega promete uma noite épica cheia de música, animação e tradição académica.

As tunas andaram esta tarde a cantar pela cidade decOvar, animando praças e estabelecimentos comerciais num aperitivo para esta noite.

📍 Detalhes

📅 Data: 29 de março

📌 Local: Auditório da Fundação Padre Pinho e Irmã Válega - Ovar

⏰ Horário: 21h00

🎟️ Entrada: Pré Venda: 4 Tunas || No dia 5 Tunas

  https://www.ovarnews.pt/tunas-academicas-dao-festival-em-ovar-e-valega/



Após o sucesso do projeto-piloto que sensibilizou dezenas de jovens com deficiência e


técnicos educativos para a proteção ambiental, o ‘Albergaria + Inclusiva’ regressa com uma


promissora segunda fase. Até ao final do ano, o projeto pretende alargar o seu alcance


reforçando a inclusão social através da educação ambiental no concelho de Albergaria-a-


Velha.

A Associação BioLiving lançou o projeto ‘Albergaria + Inclusiva’, em 2022, como um projeto-


piloto para envolver crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais na proteção


da natureza, promovendo uma educação ambiental acessível e criativa. Financiado pelo


programa People & Planet – A Common Destiny, o projeto que utiliza blocos de construção


para comunicar preocupações ambientais, revelou-se um sucesso, culminando numa


exposição pública que atraiu quase 100 visitantes.

Desde então, o Albergaria + Inclusiva foi um dos vencedores do Concurso Dia CA Mais


Sustentável 2024, promovido pelo Crédito Agrícola, possibilitando o arranque desta nova


etapa para expandir a sua missão. Abordando temas fundamentais como a biodiversidade e


a economia circular, o programa educativo será implementado até ao final de 2025 em


quatro instituições locais e com um formato adaptado a diferentes faixas etárias. Albergaria-


a-Velha, com a sua riqueza ecológica, desafios ambientais e características rurais, é um


concelho-chave para promover maior participação cívica das comunidades, por vezes


isoladas, na defesa dos ecossistemas naturais.

Destaca-se ainda que, em 2024, o Albergaria + Inclusiva foi um dos dez finalistas do Prémio


SONAE Educação 2024, entre 300 candidaturas, o que mostra o valor do projeto e do curso


de trabalho desenvolvido.

É possível aprender enquanto se brinca? Através da metodologia "Aprender a Brincar", este


projeto fomenta um ambiente educativo mais inclusivo e dinâmico. A abordagem interativa


permite que os participantes desenvolvam competências sociais, emocionais e cognitivas


enquanto aprendem sobre sustentabilidade e a importância da conservação ambiental. Para


a BioLiving, este modelo tem-se revelado especialmente eficaz nas suas atividades de


sensibilização para pessoas com deficiência, facilitando a expressão das suas ideias e


preocupações ambientais de forma prática e visual.

O projeto envolve, neste momento, quatro entidades locais: ASSOL, APPACDM, AHMA e


Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, e o apoio do Município de Albergaria-a-


Velha e da LEGO®, através do seu programa "Build the Change", continua a ser


fundamental para a concretização das atividades planeadas.

Esta iniciativa não só reforça a importância da proteção da natureza, como também o


combate ao isolamento social, destacando que todas as pessoas, independentemente das


suas capacidades, podem e devem contribuir para um mundo mais justo e sustentável.


Para saber mais informações e acompanhar o projeto Albergaria + Inclusiva, pode visitar o


website e as redes sociais da Associação BioLiving, enviar e-mail para secretariado@bioliving.pt ou contactar através de 935 293 911 / 935 722 313 (chamada para a rede móvel nacional). https://www.ovarnews.pt/albergaria-inclusiva-projeto-de-educacao-natureza-e-inclusao-regressa-com-energias-renovadas/

sexta-feira, março 28, 2025



Desafetação do perímetro florestal de Ovar discute-se na Assembleia Municipal
A Assembleia Municipal desta sexta-feira tem como um dos pontos da ordem trabalhos a desafetação do Perímetro Florestal do Pinhal das Dunas de Ovar.

O tema, que envolve o abate de parte significatica daquele pinhal em Esmoriz e Cortegaça, tem sido objeto de acesa polémica pelo que é de esperar a participação de elementos afetos ao Associação "+ Pinhal" na abertura dos trabalhos dedicada à intervenção do público.

A Associação "+Pinhal", dedicada à conservação da natureza e, mais concretamente, ao Pinhal das Dunas de Ovar.

A Associação "+Pinhal", dedicada à conservação da natureza, constituída


há menos de um mês, vai promover um encontro público no próximo fim


de semana.

O grupo, nascido para defender a conservação do Pinhal das Dunas de


Ovar, propõe para este domingo um passeio pela floresta para que todos


os cidadãos possam conhecer este ecossistema único e as suas


particularidades, bem como as espécies de fauna e flora que ali subsistem.

A caminhada passará também por alguns dos talhões já sujeitos a abate,


no âmbito do Plano de Gestão Florestal estabelecido pela autarquia de Ovar e pelo ICNF, que prevê o corte de uma parte significativa deste pinhal


dunar - os abates rasos já estão em curso e, na sua totalidade, deverão


abranger o equivalente a mais de 500 campos de futebol ao longo dos 14


km de extensão deste pinhal costeiro, que é um dos últimos resistentes no


país.

À caminhada, segue-se um piquenique na sombra das árvores, acompanhado por música tocada em regime acústico, por artistas associados à causa e à iniciativa.

Com este evento, a associação +Pinhal pretende sensibilizar a população para a importância de um património ambiental e histórico único e defender a necessidade de preservação deste pulmão verde, plantado pinhão a pinhão pelas gerações passadas, numa obra de engenharia florestal sem paralelo em Portugal, e cuja propriedade pertence ao município de Ovar.

A Associação +Pinhal surgiu da resistência de um grupo de cidadãos ao modelo de gestão adotado pelas autarquias locais - Câmara e Juntas -,


para a imponente floresta do perímetro dunar de Ovar.

Descontentes com os abates maciços programados e em curso no pinhal, e mais ainda com a ausência de planos de reflorestação para as áreas intervencionadas, dezenas de munícipes mobilizaram-se pela defesa desta Floresta e, no passado dia 12 de Março, constituíram-se formalmente como associação.

O objetivo é defender a conservação ambiental e a biodiversidade da área,


bem como sensibilizar a comunidade para a importância desteperímetro


florestal, mas também promover ações e propostas de gestão sustentável da Floresta e dialogar com entidades responsáveis pela gestão do território.

A Associação inclui um conselho científico composto por especialistas em questões ambientais - biólogos, engenheiros florestais, profissionais e


académicos ligados às questões da natureza e florestas, etc. - com o


propósito de ser parte ativa numa revisão do Plano de Gestão Florestal e


na procura de soluções adequadas e sustentáveis para o Pinhal Dunar.

Possui ainda um conselho jurídico composto por advogados e


especialistas legais em matérias do ambiente, com vista à suspensão dos


abates, à denúncia de incumprimentos do Plano de Gestão Florestal, e à exigência de esclarecimentos e respostas por parte das entidades responsáveis.

O primeiro grande passo da Associação foi criar uma petição pública pela suspensão dos abates, com o título “Vamos Salvar a Floresta de Ovar!”, que já foi subscrita por mais de 3.000 pessoas.

Pretende-se alcançar as 7.500 assinaturas, para que o tema possa ser debatido em plenário da


Assembleia da República. Mas a Associação promete não ficar por aqui no intuito de levar mais longe esta causa ambiental: a ambição do grupo ambientalista passa por organizar um dossier sobre a situação na Floresta de Ovar e fazer chegar, no mais curto espaço de tempo, as suas


preocupações à Comissão Europeia.

O trabalho da Associação pode ser acompanhado nas redes sociais, sob o nome “MaisPinhal” (no Facebook), @mais_pinhal (no Instagram) e


@mais_pinhal2025 (no TikTok).

Nas redes sociais está também disponível o formulário de adesão para novos sócios solidários com esta


preocupação ambiental nos Pinhais das Dunas de Ovar.

A associação disponibilizou a petição “Vamos Salvar a Floresta de Ovar” que pode ser assinada aqui:

 https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT124401 https://www.ovarnews.pt/desafetacao-do-perimetro-florestal-de-ovar-discute-se-na-assembleia-municipal/


21.ª
A 21.ª edição da "Milha Urbana Cidade de Ovar" vai acontecer no próximo dia 26 de Abril, numa organização da Habitovar.

Este ano, a prova vai apresentar


 "significativas melhorias, nomeadamente a cronometragem e organização a cargo da Lap2go", adianta a organização.

Outras novidades têm a ver com a inclusão do escalão Veteranos 2 (+ 50 anos) e prémios monetários individuais e por equipa.

Com o percurso homologado pela FPA e publicado na World Calendar da World Athetics, a prova vareira assume-se no calendário nacional.

Este ano, a 21.ª edição da "Milha Urbana Cidade de Ovar vai contar com a presença da atleta olimpica, Inês Monteiro, na qualidade de madrinha da prova, bem como a colaboração do também atleta olimpico Paulo Gomes. https://www.ovarnews.pt/21-a-milha-urbana-cidade-de-ovar-com-muitas-novidades/
Um homem de 66 anos foi encontrado morto, esta sexta-feira, na via pública em Estarreja.

O indivíduo foi encontrado inanimado no solo por um cidadão, pelas 7h25 horas, na Rua da Fonte da Vila, em Estarreja.

Quando os meios de socorro chegaram ao local verificaram que o homem não mostrava sinais de vida, tendo sido declarado o óbito pelo médico do Instituto Nacional de Emergência Médica.

A GNR precisou que o homem tem "sinais de um embate", desconhecendo-se se terá sido vítima de um acidente de viação ou outro crime associado, doloso ou negligente.

A Polícia Judiciária (PJ) já se encontra a investigar o caso por existirem suspeitas de crime, informou a GNR. https://www.ovarnews.pt/homem-encontrado-morto-na-via-publica-em-estarreja/
Quem usa o Facebook sabe que já foi mais fácil encontrar publicações que realmente lhe interessem. A rede social parece ter chegado à mesma conclusão e quer fazer uma espécie de regresso às origens. Já lançou a primeira novidade para dar mais destaque aos conteúdos de amigos.

“A ligação com os amigos faz parte do Facebook desde o seu lançamento”, diz a empresa, que também reconhece que ao longo dos últimos anos “ evoluiu para atender às necessidades em constante mudança e criou as melhores experiências em Grupos, Video, Marketplace e muito mais, mas a magia dos amigos desapareceu”. Promete agora acrescentar várias novidades à plataforma para recuperar a “magia” da rede social dos amigos e começa pelo lançamento de um separador Amigos renovado.

A ideia é dar aos utilizadores um acesso mais fácil a conteúdos criados pelos amigos. Na verdade esta é uma das grandes razões de queixa dos utilizadores sobre a rede social, onde hoje é mais fácil ver conteúdos publicados por quem não se conhece, do que pelos amigos que se escolheu seguir. O novo separador - que na verdade não é novo, é renovado - vai ser lançado primeiro nos Estados Unidos e no Canadá e só depois segue para clientes no resto do mundo.

 

Quando tiver acesso ao renovado separador Amigos vai perceber que este deixa de ser um ecrã apenas para mostrar pedidos de amizade e pessoas que talvez conheças, para passar a mostrar histórias, reles, publicações, aniversários e pedidos de amizade dos amigos.

 

O separador Amigos continuará a estar disponível na barra de navegação do Feed inicial da aplicação, na parte de cima do ecrã, e pode ser acedido também a partir da secção Marcadores. Para fixar o separador Amigos a partir daí, deve carregar na sua imagem de perfil no feed da Página inicial, em cima à direita. A seguir clique em “Definições e privacidade”, “Definições” e depois em “Barra de separadores”. Aí pode optar por personalizar a barra e uma das possibilidades é dar mais destaque ao separador amigos. Para isso escolha “Amigos” e fixe o separador. https://www.ovarnews.pt/facebook-quer-voltar-a-ser-uma-rede-social-para-ligar-amigos-e-ja-tem-novidades/


Já pensou como seria morar junto ao Parque Urbano de Ovar?
Já pensou como seria viver perto do Parque Urbano de Ovar? É um sonho acalentado por muitos mas ao alcance de alcance.

Estar a um passo de áreas verdes também contribui para a sustentabilidade. As árvores e plantas ajudam a purificar o ar, reduzindo a poluição e melhorando a qualidade de vida e do ar que respiramos.

Não perca esta oportunidade: Moradia T3, duas frentes, remodelada, no centro de Ovar.

➡️ Cozinha em open space ✅


➡️ Dois dos quartos com closet ✅


➡️ Caixilharia em alumínio com corte térmico, sistema de correr e oscilo-batente ✅


➡️ No exterior, com lugar de garagem coberto, lavandaria e churrasqueira ✅


➡️ Localizada a poucos metros do Parque Urbano ✅

🎯 365 000 €

Quer aproveitar esta oportunidade? Agende já a sua visita a consultora Dora Alves👇

📲 +351 926 969 900


✉️ doraalves@remax.pt


📍 RE/MAX FAMILY - AMI 17367


🏢 ID: 126861015-32

remax.pt/126861015-32 https://www.ovarnews.pt/ja-pensou-como-seria-morar-junto-ao-parque-urbano-de-ovar/

quinta-feira, março 27, 2025

-


Cabaz essencial de 63 produtos custa esta semana 236,94 euros


-


Ovos foram o produto que mais aumentou desde início do ano

Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.


O cabaz inclui Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como Perú, Frango, Carapau, Pescada, Cebola, Batata, Cenoura, Banana, Maçã, Laranja, Arroz, Esparguete, Açúcar, Fiambre, Leite, Queijo, Manteiga, entre muitos outros.


Como é habitual, os valores do cabaz são comunicados aos meios de comunicação social neste formato. Em anexo segue o Excel com outros pormenores.

Resumo dos valores:

-


Entre o dia 19/03 e o dia 26/03 existe uma diferença de 0,01€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (0%);                                             


-


Entre o dia 01/01 e o dia 26/03 existe uma diferença de 0,77€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (0,33%);                                       


-


Entre o dia 27/03/24 e o dia 26/03/25 existe uma diferença de 5€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (2,15%);


-


Entre o dia 05/01/22 e o dia 26/03/25 existe uma diferença de 49,24€ quando comparado o mesmo cabaz nos 2 dias (26,23%).                                                   

As simulações de preços também podem ser feitas aqui: https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/supermercado/simule-e-poupe/supermercados-online-qual-vende-mais-barato                               

Top de produtos com maior variação:


Os produtos com maior variação de preços face à semana anterior, desde o início do ano e face ao período homólogo foram os seguintes: https://www.ovarnews.pt/sob-embargo-precos-do-cabaz-alimentar-mantem-se-estaveis-desde-a-semana-passada/


Rodrigo Patrício convocado para o Open Algarve - Inter-seleções
O esmorizense Rodrigo Patrício é um com 11 da Feira Viva Natação Adaptada para representar a Associação de Natação Centro Norte de Portugal convocados para o Open Algarve – Torneio Inter-Seleções. O Torneio realiza-se no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de março, e opõe regiões de todo o país. 

Os atletas convocados são: Gabriela Guedes; José Albergaria; Francisco Pinheiro; Samuel Duarte; Rodrigo Patrício; Raquel Monteiro; Vasco Feliciano; Filipa Reis; Adriana Reis; Diogo Gomes e Tomás Santos. A treinadora da Feira Viva Natação Adaptada, Carla Cardoso, também estará presente no quadro técnico da seleção Centro Norte.

O diretor-geral da Feira Viva, Paulo Sérgio Pais, sublinha a importância de uma convocatória tão impactante e significativa para o trabalho desenvolvido pela equipa: “A participação expressiva da Feira Viva Natação Adaptada neste torneio evidencia o trabalho consistente e de excelência que tem vindo a ser desenvolvido pelo clube na promoção da natação adaptada”.

Um reconhecimento que valoriza o trabalho diário dos atletas, pais e treinadores, sublinha Paulo Sérgio Pais: “Este reconhecimento a nível regional e nacional não só valoriza o esforço dos atletas e da equipa técnica, como também considera o empenho diário dos familiares e reforça a importância da inclusão e do desporto adaptado enquanto ferramentas fundamentais para o desenvolvimento pessoal e desportivo”, conclui o dirigente.

O Open Algarve – Torneio Inter-Seleções de natação adaptada é uma das competições mais relevantes no calendário nacional da modalidade, reunindo atletas de várias regiões do país num ambiente de elevado nível competitivo. Para além de promover o espírito de equipa entre os nadadores das diferentes associações regionais, o torneio assume um papel fundamental na preparação para futuras provas nacionais e internacionais, servindo também como palco para a observação e identificação de talentos emergentes no panorama da natação adaptada nacional.

Com cinco atletas convocados, o Sporting Clube de Aveiro é o outro clube representado no lote de convocados da região Centro Norte.

 

 

 

 

Cumprimentos,

 

Xavier Soares,

Assessoria de Imprensa

Feira Viva Cultura e Desporto e.m.

 

 

Europarque - Rua Interior ao Europarque, Ed. Administrativo

4520-153 Santa Maria da Feira – Portugal

Tlm +351 918 290 932 (chamada para a rede móvel nacional)

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/rodrigo-patricio-convocado-para-o-open-algarve-inter-selecoes/


Esmoriz: Uma dezena de santos furtados da Capela das Alminhas do Pinto
Populares deram pela falta no passado domingo (dia 23 de Março), ao final da tarde: tinham desaparecido 10 santinhos e uma vela da Capela das Alminhas do Pinto, em Esmoriz (zona do lugar da Torre, perto de Gondesende).

A ermida, que é propriedade da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz (CME), está aberta aos fins de semana a fim de permitir a devoção popular. "Entendemos que a comunidade fica mais a ganhar com a ermida aberta do que fechada e agradecemos nesse sentido a dedicação da zeladora Lurdes Guerra", declara a CME.

Desconhecem-se as motivações que levaram ao furtar das pequenas estatuetas dos santinhos que têm un valor económico simbólico, embora de valor sentimental superior - "porque se tratam de doações de pessoas que veneram o local e que conferem a essência da ermida".

A CME, em face do ocorrido, convida a fazer uma reflexão sobre estes episódios. Além disso, apela a quem possa ter visto "alguma coisa estranha no final de tarde de domingo passado, entrem em contacto connosco". E, por outro lado, que "possamos todos estar mais atentos no futuro para evitar estas tristes ocorrências".

"Todos somos responsáveis pela construção de uma comunidade dinâmica e estável", frisa a CME que já apresentou queixa na GNR de Esmoriz. https://www.ovarnews.pt/esmoriz-uma-dezena-de-santos-furtados-da-capela-das-alminhas-do-pinto/
O telemóvel de um homem foi furtado do interior de um veículo que estava estacionado junto ao Castelo de Santa Maria da Feira, pelas 09h30, na segunda-feira... em Ovar.

Segundo uma nota publicada no facebook da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Comando Distrital de Aveiro, horas depois do furto, a PSP conseguiu recuperar o aparelho eletrónico.

"Para cometimento do furto, foram partidos os vidros do lado direito do veículo, a fim de se conseguir acesso a duas mochilas que se encontravam no banco de trás", pode ler-se.

A PSP dá conta de que, "após diligências de investigação", foi possível "recuperar o telemóvel, que foi encontrado abandonado na berma de uma rua de Ovar", tendo depois sido "entregue ao legítimo proprietário".

"A investigação continua a decorrer na Esquadra Policial de Santa Maria da Feira", acrescenta. https://www.ovarnews.pt/psp-de-ovar-recupera-telemovel-furtado-de-interior-de-carro-na-feira/


Ovarenses Bibiana Pinho e Mário Manaia integram lista do BE às legislativas
A ovarense Bibiana Pinho, de 39 anos, integra a lista do BE às eleições legislativas do próximo dia 18 de maio, em nono lugar.

A bloquista trabalha como assistente operacional de ação educativa e é licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Porto. Faz parte de diversos grupos de ação cultural no concelho e é um dos elementos da comissão alargada da CPCJ de Ovar.

Em décimo quarto lugar na candidatura à Assembleia da República surge também o nome de Mário Manaia. O arquiteto de 45 anos é, desde 2021, o eleito municipal pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Ovar. Recentemente, ajudou a  organização e fundação da Associação “+ Pinhal”, que nasceu da indignação cidadã pela gestão danosa da floresta pública do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar.

Recorde-se que o Bloco de Esquerda anunciou as listas candidatas ao parlamento português no passado domingo. No círculo eleitoral de Aveiro, os bloquistas escolheram o fundador do partido Luís Fazenda (professor, de 67 anos) para liderar a candidatura.´ https://www.ovarnews.pt/ovarenses-bibiana-pinho-e-mario-manaia-integram-lista-do-be-as-legislativas/


Ovar reforça apoio às Associações de Pais
 

Apoio ao Associativismo Educativo soma-se ao reforço do financiamento aos Agrupamentos de Escolas

A Câmara Municipal de Ovar aprovou, na última reunião do órgão, um apoio financeiro de 26.956 euros às Associações de Pais das escolas do concelho, registando um aumento de 13% face ao ano anterior.

Este reforço financeiro insere-se na estratégia municipal de valorização da Educação, que tem sido uma prioridade assumida pela autarquia. Além deste apoio direto às Associações de Pais, o Município tem vindo a reforçar o investimento nos Agrupamentos de Escolas, através de um plano de financiamento que garante melhores condições para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, que tem também o pelouro da Educação, sublinha que este esforço financeiro reflete o compromisso da autarquia em criar um ambiente educativo mais dinâmico e participativo. "Acreditamos que uma comunidade educativa forte começa com um envolvimento ativo das Associações de Pais. Este aumento do apoio é um sinal claro de que a Câmara Municipal de Ovar valoriza e reconhece o papel essencial destas associações no sucesso escolar, na qualidade da educação no nosso concelho e nas atividades que desenvolvem", destaca Domingos Silva.

A Câmara Municipal de Ovar reafirma assim a Educação como um dos pilares fundamentais da sua ação, garantindo os recursos necessários para o bom funcionamento das escolas e promovendo uma maior participação dos encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos.

 

  https://www.ovarnews.pt/ovar-reforca-apoio-as-associacoes-de-pais/


PSD: Salvador Malheiro em quinto lugar na lista por Aveiro
Tal como se previa, o ex-presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, surge em lugar elegível (quinto lugar) na lista de deputados do PSD por Aveiro, para as próximas legislativas.

Luís Montenegro será o cabeça de lista e o feirense Emídio Sousa o segundo.

O Conselho Nacional do PSD reuniu esta quarta-feira e aprovou as listas completas de deputados às legislativas de maio. https://www.ovarnews.pt/?p=90493

quarta-feira, março 26, 2025



O sonho que virou realidade - Por João Pinto
Escrevi uma pequena história para marcar a primeira vez que toquei no Azulejo Bar em Ovar no Carnaval de Ovar. Fi-lo com apenas com 17 anos e levei um grande set de música funk e afro que abriu a pista para um grande público.

Gosto muito de música e tenho dois sonhos: Ser um grande DJ e, principalmente, estar no Carnaval de Ovar.

Depois desta estreia fiquei conhecido e toda a gente de Ovar me conhece!!! Podem perguntar quem é o DJ Johnny Boy e toda a gente sabe.

Agora sou feliz com o meu sonho porque foi uma estreia em grande mesmo, pela primeira vez em público.


Foi mesmo muito fixe.

Agradeço aos meus amigos Martim e ao Costa que organizam festas pela Revoada em Ovar... Sem eles, não teria coragem. Eles é que me deram a oportunidade de tocar no Azulejo pela primeira vez e depois fui sempre tocar com eles, incluindo nas listas escolares do Martim eu toquei. Estou agradecido mesmo!


Fui tocar pela primeira vez na escola Júlio Dinis de Ovar, pela lista C, e fiquei muito feliz porque toda a gente me recebeu bem e estavam todos a minha espera... Depois fui tocar à escola secundária José Macedo Fragateiro pela lista A.

Foi um ano que fiquei muito feliz.... Mesmo do fundo do meu coração e estou agradecido.

Fiz 18 anos agora no passado sábado, dia 22, e sei que tenho que aprender muito sobre DJing, que ainda não sei muito bem mexer com aquilo mas tenho um sonho e o meu sonho no futuro: É ser um grande DJ e tocar no Carnaval 2026, no Espaço Folião.

João Pinto aka DJ Johnny Boy https://www.ovarnews.pt/o-sonho-que-virou-realidade-por-joao-pinto/
Cuidado com o significado oculto que os emojis podem ter nas publicações e nas conversas entre jovens e adolescentes. O alerta é feito pela PSP e surge na sequência de uma série televisiva chamada "Adolescência".

A polícia avisa que nem sempre um coração significa amor e até há códigos para o consumo de drogas.


“Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP apela a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emojis) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros”, refere a publicação da PSP.“Os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (grooming). Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual”, acrescenta.


Já em relação às drogas, “os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados emojis, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico”.

“Apesar de esta realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização”, conclui a PSP. https://www.ovarnews.pt/psp-alerta-para-significado-oculto-de-emojis-nas-conversas-entre-adolescentes/


Jaime Almeida é o Mandatário do PS Ovar às autárquicas
O histórico autarca socialista de Ovar - Jaime Almeida, o primeiro (e até agora único) Presidente de Junta de Válega a ser eleito por três mandatos consecutivos - é o Mandatário da candidatura de Emanuel Oliveira à Câmara Municipal de Ovar.

O candidato socialista salienta que "ao nosso lado devem estar mulheres e homens de palavra, onde a palavra dada jamais se nega, sérios, que nunca, como outros, perderam a honra e a honestidade, a coerência e a verticalidade, homens verdadeiramente do povo, dedicados e trabalhadores incansáveis".

"Para quem testemunhou, na sede do PS, o início deste caminho, bem como aquilo que representa", acresenta Emanuel Oliveira, "ter o Jaime Almeida como mandatário é um orgulho, uma grande responsabilidade e não poderia ser outra a nossa escolha".

  https://www.ovarnews.pt/jaime-almeida-e-o-mandatario-do-ps-ovar-as-autarquicas/
O CCR Válega rescindiu, esta terça-feira, o contrato que o ligava ao treinador Sandro Silva.

Em comunicado, informa "todos os sócios e simpatizantes que, na sequência de uma reunião realizada ontem com a equipa técnica dos seniores, o CCR Válega decidiu prescindir dos serviços do treinador principal Sandro".

Agradece ao técnico "todo o trabalho, empenho e dedicação ao longo do seu percurso no clube" e deseja-lhe "as maiores felicidades pessoais e profissionais para o futuro".

O CCRV deverá anunciar n agora com um novo rumo técnico para a equipa sénior, que será comunicado em breve. https://www.ovarnews.pt/90460-2/

Bispo do Porto em Ovar em Visita Pastoral

Bispo do Porto em Ovar em Visita Pastoral
O Bispo do Porto, D. Manuel Linda inicia esta terça-feira, uma Visita Pastoral à Paróquia de São Cristóvão de Ovar que é também, nas suas palavras, uma proposta de um espaço de encontro para “refletir o que nos parece melhor para que a nossa Igreja seja mais viva”.
Uma “oportunidade” de dar lugar à “escuta” das populações e das comunidades. Para que “não fiquemos apenas nas palavras”.
O Bispo visitou as Mãos Solidárias, foi recebido na Edilidade e junta da UFO, deslocou-se à PSP e GNR de Ovar, visitou as capelas dos Passos e a Casa-Museu da Ordem Terceira. Fechou o dia com a celebração da eucarístia na Igreja Matriz seguida de encontros com paroquianos. https://www.ovarnews.pt/bispo-do-porto-em-ovar-em-visita-pastoral/


Alerta: Pedidos fraudulentos de pagamento de taxas em nome do INPI
 

A PJ alerta os utilizadores do Sistema de Propriedade Industrial, que se encontram atualmente em circulação pedidos fraudulentos de pagamento de taxas, em nome do INPI.

O INPI lamenta esta situação, à qual é alheio, e encontra-se a envidar todos os esforços para alertar para esta prática fraudulenta. Se for vítima de uma destas comunicações, apresente denúncia na Polícia Judiciária, que se encontra já a investigar estas práticas fraudulentas.

As mensagens de correio eletrónico, enganadoras, que não têm qualquer relação com este Instituto, estão a ser enviadas, indiscriminadamente, a utilizadores do sistema da propriedade industrial que praticam atos junto do INPI. As mesmas são assinadas com o nome de Chefes de Departamento ou Diretores deste Instituto e acompanhadas por um documento falso - identificado como cópia certificada de registo de marca -, e solicitam um pagamento, na ordem dos 1.400€/1.500€. Estes valores não têm qualquer correspondência com as taxas devidas pela prática de atos no INPI, as quais se encontram previstas na Tabela de taxas, disponível para consulta no site deste Instituto.

Na correspondência enviada é referido o número do pedido de registo de marca, bem como o nome do requerente que correspondem efetivamente aos dados do registo no INPI. É também indicado um IBAN de origem polaca e efetuada referência ao EUIPO (Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia – organismo que gere a marca da União Europeia, mas que nada tem a ver com o registo nacional), ou ao Registo Europeu de Marcas TMDN. N.org, que é apenas uma plataforma de pesquisa e que não pressupõe o pagamento de qualquer taxa.

Os emails indicam, também, indevidamente, que o não pagamento da quantia solicitada pode implicar a perda dos direitos de propriedade intelectual obtidos. Estas falsas indicações podem induzir os requerentes em erro e levá-los a efetuar um pagamento que não corresponde ao pedido de proteção feito junto do INPI.

O INPI esclarece que é a "única entidade ao nível nacional com competência para atribuir e gerir direitos de propriedade industrial e que as notificações que envia partem de um endereço (no reply), especificamente criado para este efeito". Os pagamentos solicitados pelo INPI são sempre efetuados com recurso a referência multibanco, que surge logo após a conclusão do ato de regularização de qualquer taxa, dispondo o interessado do prazo de 3 dias seguidos para proceder a esse pagamento, e nunca é solicitada transferência de qualquer montante para determinada conta ou IBAN.

Se recebeu um email ou notificação do INPI relativos a pagamento de quaisquer valores, esclareça connosco as suas dúvidas antes de proceder a qualquer pagamento, utilizando a Linha de atendimento telefónico ((+351) 218 818 100) ou E-mail (servico.publico@inpi.pt).

Este é um problema transversal a muitos dos organismos de Propriedade Industrial. Poderá consultar mais informações, à escala europeia e mundial aqui. https://www.ovarnews.pt/alerta-pedidos-fraudulentos-de-pagamento-de-taxas-em-nome-do-inpi/


Gestores da Bosch despedidos por alegadas falhas graves com fundos europeus
Os cinco gestores de topo da Bosch em Portugal, incluindo Carlos Ribas, que liderava a operação há já nove anos, foram despedidos com justa causa, sem direito a indemnização nem subsídio de desemprego, por alegadas falhas graves na elaboração e execução de candidaturas da empresa a fundos europeus, potenciado o encaixe indevido de subsídios.

Em causa está o projeto de inovação THEIA (Automated Perception Driving), desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto, revela o Jornal de Negócios. https://www.ovarnews.pt/?p=90449
Uma embarcação embateu esta quarta-feira de manhã no molhe norte em São Jacinto, causando cinco feridos ligeiros.

Os cinco tripulantes foram assistidos em terra pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a embarcação ficou submersa, informou a fonte do Comando Sub-Regional da Região de Aveiro.

O alerta para esta situação foi dado às 05h06.

Pelas 06h30, estavam no local 15 operacionais, entre bombeiros, duas embarcações da polícia marítima, Instituto de Socorro a Náufragos e INEM, com o apoio de cinco meios terrestres. https://www.ovarnews.pt/cinco-feridos-em-embate-de-barco-no-molhe-de-s-jacinto/

terça-feira, março 25, 2025

O Sound Waves celebra a 5 de julho o seu 20.º aniversário e afirma-se no ranking dos festivais europeus considerados “la crème de la crème” do Techno e do Hard Techno, trazendo artistas consagrados e emergentes para mais de 20 horas non stop.


Ao cartaz do verão de 2025 já apresentado com OGUZ, BLK., SNTS, JAZZY e ONLYNUMBERS juntam-se agora mais 6 artistas: FATIMA HAJJI, FANTASM, BASSWELL, REBEKAH, NOVAH e CLOUDY.


Esmoriz vai tremer com as rainhas do Hard Techno a nível mundial: a nº1 do techno espanhol, FATIMA HAJJI e a estrela britânica REBEKAH. The Wonder Boy, FANTASM um dos dos nomes mais requisitados a nível mundial não vai deixar ninguém indiferente, bem como, o talentoso BASSWELL um dos headliners do cartaz.


NOVAH chega da Bélgica com o seu techno groove e CLOUDY vai conquistar os techno lovers com a sua sonoridade schranzy. Mais nomes serão revelados antecipando uma edição lendária para os ravers que chegam de várias partes do globo ao norte de Portugal.


O Sound Waves destaca-se no universo do Techno e do Hard techno há duas décadas e posiciona-se como um dos festivais mais influentes da Europa, dando espaço a artistas conceituados e os que estão em ascensão na indústria, tornando-se um festival com um ADN único que ganha cada vez mais fãs dentro da comunidade raver mundial.

As portas da 18.ª edição abrem às 17h de sábado, 5 de julho, e encerram às 14h do dia seguinte. As próximas fases do line up serão reveladas brevemente e a organização promete muitas mais surpresas para este novo capítulo do Festival Sound Waves em Esmoriz, Portugal. https://www.ovarnews.pt/esmoriz-fatima-hajji-e-rebeka-juntam-se-ao-cartaz-do-sound-waves/


Câmara Municipal ultrapassa pela primeira vez os 100 mil euros em bolsas de estudo para o ensino superior
A Câmara Municipal de Ovar aprovou os resultados provisórios da atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior no ano letivo 2024/2025, tendo deliberado a concessão de 84 bolsas, das quais 3 destinadas a estudantes portadores de grau de incapacidade, num investimento superior a 100 mil euros – o maior de sempre na história do município.

O valor total do apoio ascende a 101.520 euros, superando pela primeira vez a fasquia dos 100 mil euros, num reforço significativo face ao ano letivo anterior, em que foram investidos 92.880 euros. Cada estudante beneficiário recebe 1.200 euros, sendo o valor majorado para 1.440 euros nos casos específicos de alunos com necessidades especiais.

Este crescimento no apoio à formação superior dos jovens estudantes do concelho insere-se na estratégia municipal de valorização da Educação e do Desenvolvimento Social, áreas prioritárias para a autarquia. As Bolsas de Estudo destinam-se a estudantes em comprovada situação de carência económica, garantindo que nenhum jovem do concelho vê comprometido o seu futuro académico por dificuldades financeiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar destaca que este reforço do investimento traduz um compromisso sólido da autarquia com os jovens e as famílias do concelho. "Ultrapassar pela primeira vez os 100 mil euros em bolsas de estudo é um marco histórico e um sinal claro da nossa aposta no futuro. O concelho de Ovar precisa dos seus jovens qualificados e nós estaremos sempre ao lado daqueles que precisam deste apoio para concretizar os seus sonhos académicos", sublinha o autarca.

A Câmara Municipal de Ovar reafirma assim o seu compromisso com uma política de educação inclusiva, garantindo que mais jovens tenham acesso ao ensino superior e melhores oportunidades para o futuro. https://www.ovarnews.pt/camara-municipal-ultrapassa-pela-primeira-vez-os-100-mil-euros-em-bolsas-de-estudo-para-o-ensino-superior/
 

O Comando Territorial de Aveiro informa que, devido à previsão de condições meteorológicas adversas, a caminhada inicialmente agendada para o dia 21 de março, foi adiada para o dia 27 de março, próxima quinta-feira, pelas 9h30, no concelho de Ovar, com concentração e partida na Praia de São Pedro de Maceda, com um percurso de 6,8 quilómetros.

De forma a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se assinala no dia 21 de março, a Guarda Nacional Republicana (GNR) promove, em todo o território nacional, várias iniciativas, entre os dias 16 e 23 de março, sob o desígnio “Caminhada pela Floresta”, as quais incluem ações de sensibilização e de reflorestação.

Estas iniciativas têm como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de preservar a natureza e o ambiente em geral, e as árvores em particular, bem como alertar para a importância da prevenção de incêndios florestais e consciencializar para os seus impactos negativos sobre os recursos naturais.

A floresta, que ocupa mais de um terço do território de Portugal, é fonte de emprego, exportações, lazer, biodiversidade, sequestro de carbono, proteção do solo, regulação da qualidade da água e do ciclo hídrico, contribuindo assim para a qualidade de vida dos cidadãos. Contudo, para além do fogo intencional, grande parte dos incêndios florestais resulta de más práticas agrícolas e do uso incorreto do fogo, nomeadamente devido a queimadas, queimas de sobrantes agrícolas, lançamento de foguetes, confeção de alimentos e cigarros mal apagados.

Face à preocupação crescente com a problemática dos incêndios florestais em Portugal, sobretudo devido à tomada de consciência dos seus impactos negativos nos recursos naturais e na capacidade produtiva da fileira florestal, a Guarda considera essencial as ações de sensibilização no âmbito desta temática. Desta forma, e através da “Caminhada pela Floresta”, a GNR pretende envolver a população no reconhecimento e valorização deste recurso natural, incentivando às boas práticas, ao respeito pela natureza e à proteção da floresta e, simultaneamente, incentivar a participação da população nestas caminhadas pela floresta.

Importa referir que, no que respeita à atividade da GNR, em 2024, foram monitorizados e fiscalizados 10 256 locais, com ausência de gestão de combustível, que deram origem a 6 127 cumprimentos voluntários quanto à limpeza de terrenos, que tinham sido previamente sinalizados. Neste contexto, em 2024, verificou-se uma evolução positiva no que tange ao número de ignições, registando-se menos 1 291 ocorrências do que em 2023, equivalente a uma redução de 17% de ocorrências.

Ações inseridas nesta campanha, que irão ocorrer nos seguintes locais:

No Comando Territorial de Aveiro, no dia 27 de março, pelas 09h30, no concelho de Ovar - Caminhada num percurso de 6,8 quilómetros. Local de concentração e partida: Praia de São Pedro de Maceda. https://www.ovarnews.pt/gnr-promove-o-dia-mundial-da-arvore-e-da-floresta-caminhada/


Cátia Gonçalves lança “Diz-me se ela é mais”, single de avanço para o seu EP de estreia
Cátia Gonçalves acaba de lançar “Diz-me se ela é mais”, o primeiro single do seu aguardado EP de estreia, afirmando a sua identidade musical no panorama do R&B cantado em português. Com um groove envolvente e uma interpretação intensa, a artista transporta-nos para um universo onde a mulher assume o controlo da sua narrativa, transformando a dor em autossuficiência e poder pessoal.

Neste tema, Cátia canaliza emoção e energia numa experiência sonora que prende o ouvinte desde o primeiro momento. Através de linhas melódicas impactantes e de uma letra autêntica, a canção reflete a superação e o empoderamento feminino, celebrando a resiliência e a força interior. Com uma produção refinada que combina elementos do R&B contemporâneo, “Diz-me se ela é mais” destaca-se pela fusão entre sensualidade e autenticidade, oferecendo uma experiência musical inesquecível.

A canção conta com letra e música da própria Cátia Gonçalves, que assume também a voz principal, acompanhada ao piano por Rebeca Miranda, ao baixo por Sérgio Marques (Ginho), à bateria por Luís Inácio Martins e na guitarra por Tonny Teixeira. Nos coros, juntam-se Carlota Anjos, Diana Martínez, Luana Torrão e Gil Alves. Os arranjos e direção dos sopros estiveram a cargo de Samuel Silva, com a interpretação de Samuel Silva, João Sêco e João Sousa. A produção do tema ficou a cargo de Diana Martínez e João André, que assinou também a mistura e masterização. A equipa de produção contou ainda com o apoio de Diogo Caldas, Manel G Gonçalves, Rebeca Miranda e Pedro Cunha.

Natural de Ovar, Cátia Gonçalves descobriu a paixão pela música aos 11 anos, quando comprou a sua primeira guitarra. Desde então, a sua trajetória tem sido marcada por atuações na rua, em bares e grandes palcos, onde foi consolidando as suas influências e desenvolvendo um estilo próprio. Com uma abordagem que oscila entre o groove e a intimidade melódica, a sua música mergulha no R&B e no neo-soul, criando um espaço emocional onde cada nota e cada palavra ressoam com profundidade.

Com este lançamento, Cátia Gonçalves dá o primeiro passo para um EP que promete explorar a sua identidade musical de forma autêntica e intensa. “Diz-me se ela é mais” já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.

  https://www.ovarnews.pt/catia-goncalves-lanca-diz-me-se-ela-e-mais-single-de-avanco-para-o-seu-ep-de-estreia/


Imagens de outra vida. Ovar há 5 anos, no primeiro cordão sanitário da Covid-19
Ruas desertas, uma cidade-fantasma e o medo, omnipresente, do que ainda era desconhecido. Pessoas às janelas, máscaras a proteger e a esconder rostos. Ovar há 5 anos, começava uma longa saga.

Para os mais cumpridores das recomendações das autoridades de saúde, ir ao supermercado era uma aventura. Até ir pôr o lixo à rua, na verdade. https://www.ovarnews.pt/imagens-de-outra-vida-ovar-ha-5-anos-no-primeiro-cordao-sanitario-da-covid-19/