A passagem de uma depressão muito cavada pelas Ilhas Britânicas está a gerar, esta quarta-feira, uma frente atlântica bastante desorganizada e de fraca atividade que produzirá chuva suave ou chuviscos em grande parte da Região Norte (Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real) e nalguns pontos da Região Centro (Aveiro, Viseu e Coimbra).
Além disto, com um jato polar bastante ondulado e dinâmico, a chegada de ar polar marítimo que será canalizado até à Península Ibérica e entrará através do Norte de Portugal, provocará uma pequena descida da temperatura máxima - já nesta quarta-feira (2) - que será notada em praticamente todo o país. Como se isto não bastasse, a nortada acentuará a sensação térmica de frescura!
O ar polar terá um impacto muito maior noutros países europeus - onde é esperada chuva, vento forte e tempo fresco - mas Portugal continental não irá escapar à sua influência. Espera-se uma provável intensificação da nortada (rajadas até 70 km/h) e uma descida pronunciada da temperatura nalgumas regiões, quer da máxima quer da mínima, o que se traduzirá numa anomalia térmica negativa pronunciada.
Quinta-feira, 3 de agosto, será o “pico” deste episódio invulgar em pleno agosto já que é bastante raro a visita de ar polar num mês de verão, sobretudo quando estamos naquele que estatisticamente costuma ser o período mais quente e seco do ano (a canícula).
https://www.ovarnews.pt/uma-frente-polar-em-agosto-sim-e-verdade/
Sem comentários:
Enviar um comentário