segunda-feira, outubro 29, 2012

Beleza Vareira



Daniela Rocha
Avanço da Penthouse Novembro 2012
Edição Especial 2º Aniversário

sábado, outubro 27, 2012

Eu Concordo


quarta-feira, outubro 24, 2012

Encerramento = Abertura


O cartaz é uma pobreza...

domingo, outubro 21, 2012

Ambiente Imagens Dispersas Internacional


Regulamento, Tabelas de Prémios e Formulário de Inscrição: http://www.amigosdocaster.org/actividades/ambid/ambid2012/concurso/

sexta-feira, outubro 19, 2012

Festovar 2ª Semana

«A importância de ser Ernesto»
Sábado, 20
Sala da Contacto
21.45h
Grupo Dramático e Recreativo de Retorta


Portugal, anos 20 do século XX. Dois jovens amigos aristocratas vivem duas vidas duplas e usam secretamente o mesmo pseudónimo – Ernesto, mas por diferentes razões. Esta confusão de identidades durará só até ao momento em que as mulheres, que se encantam por eles, vão descobrir. Uma comédia brilhante, sobre o amor e os seus mal-entendidos escrita originalmente pelo inigualável Oscar Wilde.

«Rei Ubu» de Alfred Jarry
Domingo, 21
Sala da Contacto
16h
TEAGUS –Teatro Amador de Gulpilhares – Vila Nova de Gaia

quarta-feira, outubro 17, 2012

Joana Avintense


O Grupo Mérito Dramático Avintense abriu, no sábado, o XIX Festovar com a peça “Joana, a Donzela”. Espreitem aqui se não puderam ir ao Centro de Arte.

segunda-feira, outubro 15, 2012

Matos em Festa


Programa | 2ª edição do Matos Em Festa

Super Drago


sábado, outubro 13, 2012

sexta-feira, outubro 12, 2012

Teatro em Festa


XIX Festovar - Festival de Teatro de Ovar começa esta noite!

quinta-feira, outubro 11, 2012

Azulejos em Discussão


O congresso vem amanhã até Ovar. Mais info aqui.

quarta-feira, outubro 10, 2012

A Loja dos Suicídios


O grupo de teatro Sol D'Alma, vai repor a peça "A Loja dos Suicídios", uma comédia altamente contagiante.
Os primeiros 4 espetáculos esgotaram e foram colocadas agora duas novas datas de exibição:
13.10 - 21:30h
20.10 - 21:30h
Ambos no edifício da Junta de Freguesia de S. Vicente de Pereira.
Bilhetes:
Sócios - 3,00€
Não sócios - 4,00€,

segunda-feira, outubro 08, 2012

Enfant Terrible


O Rafael Polónia deu à volta ao mundo em bicicleta, a Fátima Alçada gere a programação do cine-teatro de Estarreja, e o Rui Ventura é arquitecto em Ovar.
Juntos tinham a mesma opinião: Não se passa nada nesta cidade.
Juntos formam um colectivo que pretende que aconteça algo na cidade.
Juntos são os La Fin Terrible.
Esta é a programação que promete fazer vibrar a urbe.
Ovar bem precisa. 

domingo, outubro 07, 2012

sábado, outubro 06, 2012

Amor à Arte

quinta-feira, outubro 04, 2012

Um Exemplo


Foram várias as homenagens públicas dirigidas a Nuno Manarte, que teve a sua justa homenagem, esta noite, mas escolhemos esta, do ex-jogador da Ovarense, Paulo Sousa, da página oficial do clube:

«Já o fiz pessoalmente mas gostaria de o fazer publicamente:

Tenho muita pena de não poder estar esta noite convosco, com a família vareira da qual sinto fazer parte, para homenagear aquele que é sem duvida o maior símbolo do clube... e que clube!!!

A verdade é que não se perde nada com a minha ausência porque o Noca e todos vós sabem muito bem que o homenageei todos os dias, em todos os jogos, em todos os treinos, em todas as viagens e em todos os uísques que tive o prazer de partilhar com ele.

Noquinha, foste e és um exemplo para todos.

Com amizade, carinho e amor agradeço-te pelo que fizeste pela Ovarense e, seguramente, pelo que farás.

Paulo Sousa»

terça-feira, outubro 02, 2012

“Luto” que não passou despercebido no seu simbolismo


Despedir-se vestido de preto da comunidade escolar a que dedicou uma vida profissional muito ativa e empenhada, não deixou de ser marcante o seu simbolismo, no momento de partida para a aposentação como que a livrar-se de um pesadelo que nos últimos tempos, as sucessivas politicas governativas, transformaram os profissionais da educação em inimigos públicos, que começaram por ser vergonhosamente humilhados e descaracterizados no seu estatuto, transformados cada vez mais em trabalhadores descartáveis e precários de baixos salários, como futuro que os governantes querem fazer caminho para os jovens profissionais da educação que vão tendo algumas horas de trabalho nas escolas em que a democracia vai ficando à porta, agravado e intensificado com todas as medidas economicistas que procuram justificar o injustificável nas escolas e nos agrupamentos.

Apesar de todo o entusiasmo que espelhou a prática de muitos profissionais que se entregaram de corpo e alma ao ensino, o desalento, o desgaste, a indignação, a ansiedade de escapar ao ambiente desolador que se vai instalando nas comunidades escolares, traduz-se cada vez mais na tristeza que se reflete no rosto de quem parte para a aposentação.

Não por saudades, infelizmente, mas pela amargura da forma indigna como chegam a ser tratados muitos destes profissionais que não se querem sujeitar a políticas que lhes vão limitando perigosamente a liberdade de serem verdadeiros professores e pedagogos, e os querem transformar em executantes formatados de orientações curriculares e burocráticas que esvaziam os próprios órgãos de gestão em meio escolar e o seu papel fundamental perante os alunos e a sociedade.

Este é um sentimento muito pessoal e muitíssimo (demasiado) resumido naturalmente, do estado de alma, de várias almas, que tenho tido a possibilidade de partilhar e observar de forma crítica, como sempre. Por isso aqui deixo de forma muito superficial e pouco estruturado, ao contrário do que merecia o tema, este meu desabafo sobre o Professor José Manuel, que tive o grato privilégio de conhecer mais profundamente na EB 2,3 António Dias Simões a vários níveis e experiências no exercício de cidadania, nomeadamente em variadíssimos projetos, iniciativas e múltiplas atividades que procurei através da imprensa local passar para fora das quatros paredes da escola.

Um profissional que no âmbito de uma equipa de professores do ensino recorrente, também convivi como aluno do 2º ciclo.

Da minha parte… Um Grande Abraço
José Lopes (Assistente Operacional)

Nota de Redacção: O José Lopes não se importará que nos associemos neste abraço ao pedagogo que também foi meu professor de História na minha passagem pela EB 2,3 António Dias Simões.

Nunca tive oportunidade de lhe dizer pessoalmente, mas foi seguramente dos melhores «profes» que tive na minha vida!


segunda-feira, outubro 01, 2012