quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Tudo a postos! 3,2,1… É Caarrrnnaaavvaaallll



Nem nós diríamos melhor que o «Tempestade de ideias»:

Se me perguntarem que dia é hoje terei que ir ao calendário para confirmar o dia do mês, no entanto na ponta da língua terei: é dia de Quim Barreiros! O nome deste senhor, de bigode farfalhudo, confunde-se com a abertura do fim-de-semana de carnaval, em Ovar.


Hoje é dia de passar pela sede, dar mais um adianto aos trabalhos, para cerca da uma da manhã se descer até ao centro. Isto para os que pertencem a grupos carnavalescos, de passerelle ou escolas de samba. Para os demais é dia de se juntarem às 20h para jantar, ou então mais próximo das 22h e ir ouvir o Sr Quinta-feira de Carnaval a cantar. Acabaram os fins-de-semana de aquecimento, agora é a doer. É carnaval, puro e duro. Puuff, a polvorosa está ai.

O dia de hoje, para mim, é um misto de emoções. Pela intensidade, entrega e brilho com que vivo o carnaval, hoje estou numa pequena angústia. Se por um lado estou em êxtase pelo início do fim-de-semana mais aguardado do ano, por outro estou triste, melancólico e desgostoso, porque só faltam 6 dias para terminar. Para quem vem de fora hoje é o início, para quem é de Ovar, para quem pertence ao carnaval, hoje é o princípio do fim. A partir de terça-feira só daqui a uns dez meses é que regressamos à azáfama carnavalesca. Até lá viveremos de jantares, convívios e ‘tainadas’ de grupo.

Bem, mas para agora o que interessa é que peguem nos vossos disfarces, nas vossas roupas coloridas, nos vossos óculos de sol velhos ou estranhos, nos vossos adereços, ou simplesmente na vossa boa disposição e venham para Ovar.

Neste fim-de-semana, esta pequena cidade será um pedaço de céu. Não se preocupem, vozes de burro não chegam ao céu, não haverá nenhum primeiro-ministro que estrague a festa.

1 comentário:

Ricardo Lopes disse...

É com um enorme prazer que vejo o meu texto publicado num espaço que considero de referência para a população vareira.

Um muito obrigado, de um orgulhoso vareiro.