quinta-feira, janeiro 16, 2025

Organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), o Edifício Atlas, em Aveiro, acolheu um evento dedicado à valorização do património cultural, com um foco especial na preservação do Barco Moliceiro, símbolo distintivo da região.

https://youtu.be/TxdSh8jkNKc?si=g6nYX7FAYvGO1SQI

A CIRA espera que a candidatura à UNESCO decida este ano pela inclusão da embarcação no Património da Humanidade, contribua não só para a proteção desta tradição, mas também para aumentar a visibilidade internacional de Aveiro como um destino cultural.

A apresentação do processo de candidatura do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” à UNESCO, conduzida por José Eduardo de Matos, Secretário Executivo da CIRA, foi outro momento alto. Durante a intervenção, Matos sublinhou o valor histórico e cultural do moliceiro, bem como a importância de envolver a comunidade local na salvaguarda desta tradição.

https://www.youtube.com/live/arolN0AR5yE?si=-JuDF-PyMgcXU5A6 https://www.ovarnews.pt/barco-moliceiro-arte-da-carpintaria-naval-da-regiao-de-aveiro/

Sem comentários: