
Partiu mais um "ícone" da nossa região lagunar, com pouco mais de 80 anos de idade. Foi homem que trabalhou na "apanha do moliço", um murtoseiro que emigrou e regressou à sua terra natal, continuando a participar nas tradicionais regatas de Barcos Moliceiros, e bateiras, até à pouco tempo.
Era tenaz e corajoso, conhecido pela sua vivacidade, irreverência e boa disposição.
Costumava acompanhar a pintura e amanhação do seu barco. Conversava muito com o Ti Abílio, à beira-ria: com ele aprendia e sentia-me bem. Era um bom amigo de abraço firme e de sorriso sincero.
Esta fotografia foi tirada no dia 7-09-2019, durante a Romaria do S. Paio da Torreira, no Concurso de Painéis de Barcos Moliceiros, onde o Mestre Ti Abílio manobrava o seu barco, "Dos Netos", à vara, para mostrar os quatro painéis ao júri, que se encontrava em terra.
Foi, de entre outros, um homem que trabalhou na apanha do moliço, e que apesar de ter emigrado, se manteve fiel à tradição, à ria e ao barco moliceiro, tendo influenciado os mais jovens: mantendo o barco a navegar à vela e em competição. Foi, entre outros, e continuará a ser, um exemplo para os mais jovens, e para todos nós povo ribeirinho da Ria de Aveiro.
Envio os meus sinceros pêsames a toda a família, amigos e homens moliceiros que com ele partilharam a ria, as regatas, e a vida. Descanse em paz amigo, Ti Abílio. Recordá-lo-emos sempre com um sorriso no rosto e a saudade no coração.
Etelvina Almeida
https://www.ovarnews.pt/partiu-o-mestre-ti-abilio-da-torreira-por-etelvina-almeida/
Sem comentários:
Enviar um comentário