quarta-feira, setembro 27, 2023

No tridente vareiro, Everton é o terror das balizas
Aos 40 anos, Everton é o último  alvi-negro de quem se fala por fazer avultados estragos nas defesas adversárias.

É parte de um tridente ofensivo (a par de Gonçalo Semedo e Alex Sala) que só nas últimas três jornadas apontou dois "hat-tricks" e um "poker", ou seja, rendeu uma dezena de golos. O brasileiro é, aliás, o melhor marcador do Campeonato Sabseg, com seis golos.

Com uma vasta carreira no futebol, Everton celebrizou-se na Eredivisie (1.º Liga holandesa) ao serviço do Heracles Almelo onde se tornou no melhor marcador de sempre com quase uma centena de golos em jogos oficiais.

“Continuo com esse recorde e acho que vou ficar na história do clube".

"Os adeptos continuam a ter grande reconhecimento por mim e acho isso incrível". O carinho mantém-se.

"No fundo, foi espetacular", diz, "porque era um clube que lutava para não descer e de repente passou a jogar pelo meio da tabela”, afirma, recordando os feitos nos Países Baixos.

“Começámos a lutar pela Liga Europa e jogámos uma final da Taça da Holanda, coisas que o clube nunca tinha alcançado. Sei que fiz uma boa escolha”, avalia.

O avançado acabaria ainda por ter uma experiência de um ano na Arábia Saudita, pelo Al Nassr, clube pelo qual se sagrou campeão e conquistou uma Taça do Princípe, rumando de seguida à China, para alinhar Shangai Shenxin, por quatro épocas.

“Na Arábia Saudita foi complicado, porque não tinha a companhia da minha família. Sou muito de família e quando a tenho por perto estou sempre mais motivado. Não foi o caso. Na China já foi mais tranquilo, porque a minha esposa e os meus filhos foram comigo”, conta, ele que acabaria por regressar ao Brasil.

“Só tinha representado dois clubes do meu país. Regressar foi uma boa experiência porque joguei em clubes como o Ituano, Bragantino e Guarani, pelo qual que me sagrei vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro”, refere à AFAtv.

Ao canal do clube vareiro realça a devoção os adeptos: "Parece que estamos a jogar em casa".

Em Ovar, "há um trabalho que está a ser bem feito, em especial nos treinos que nos empenhamos totalmente". Quanto ao que falta jogar, Everton sentencia: "Todos os jogos são importantes".

No campeonato Sabseg, Everton conta com 48 golos nas duas últimas temporadas, o que faz o "quarentão" jogador vareiro um perigo requintado à solta nos campos de futebol.

HISTÓRICO

EQUIPAS

ÉPOCA

EQUIPA

J

G

AST

2023/24

Ovarense

3

6

1

2022/23

ADC Lobão

35

19

2

2021/22

Paivense (Castelo Paiva)

34

29

4

2020/21

FC Pedras Rubras

11

3

-

2019/20

USC Paredes

25

2

-

2018/19

CD Cinfães

27

13

-

2018

XV de Piracicaba

17

7

-

2017

Bragantino

4

0

-

Ituano

6

1

-

Taubaté

18

9

-

2016

Guarani

11

2

-

Rio Claro

3

0

-

2015

Shanghai Shenxin

16

3

-

2014

Shanghai Shenxin

10

3

-

Al Nassr

8

2

-

2012/13

Heracles Almelo

33

10

-

2011/12

Heracles Almelo

35

9

-

2010/11

Heracles Almelo

35

15

-

2009/10

Heracles Almelo

36

14

-

2008/09

Heracles Almelo

27

5

-

2007/08

Heracles Almelo

32

8

-

2006/07

Heracles Almelo

23

9

-

2006

Grêmio Barueri

-

-

-

2005

Grêmio Barueri

-

-

-

2004

Grêmio Barueri

-

-

-
https://www.ovarnews.pt/?p=73440

Sem comentários: