segunda-feira, novembro 14, 2022
Enrique Balsera, espanhol natural de Córdoba, conta a sua história vezes sem conta. Era piloto de automóveis até que um grave acidente colocou um súbito ponto final numa promissora carreira, deixando-o paraplégico, condição que acabou por conseguir rebater.
Durante esse período, Enrique prometeu que, caso voltasse a andar, seria peregrino para o resto da vida.
Hoje é considerado o peregrino “mais famoso do mundo” e uma das mais emblemáticas personagens do Caminho de Santiago.
Tal como noutros locais por onde tem passado, este sábado, em Ovar, não deixou ninguém indiferente à sua figura e exemplo dexsuperação.
Acompanhado do seu burro “Espíritu Santo y Amén”, proveniente de Santiago de Compostela, a caminho de Fátima, de onde depois partirá para Roma, sorriu para todas as fotos.
Foram muitos os vareiros que com ele contactaram desejando-lhe boa viagem e um bom caminho de peregrinação até ao Santuário de Fátima.
Com 57 anos, Enrique leva seis anos dedicados a percorrer vários caminhos de peregrinação, nomeadamente os caminhos de Santiago, os caminhos de Fátima e os caminhos que levam até aos santuários de Caravaca de la cruz y Santo Toribio de Liébana
"A forma de vestir e comunicar livre e aberta, a companhia do seu burro “Espíritu Santo y Amén” e o bordão de peregrino carregado de recordações tornam esta personagem um espírito emblemático que cativa todos pelos caminhos por onde passa", lê-se na página do Município de Valença por onde passou há dias.
Foto: Maria Celeste Pinho
https://www.ovarnews.pt/?p=67071
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário