terça-feira, novembro 22, 2022
O projeto Sitestar.pt está de volta, este ano, com edição especial e com novidades para destacar o seu 10º aniversário a promover a literacia digital junto dos mais novos.
Assim, assinalando a 10ª edição, o desafio é dirigido não apenas à comunidade educativa de Portugal, mas também aos alunos das escolas portuguesas de Países de Língua Oficial Portuguesa.
Com o projeto Sitestar.pt, que tem o apoio da .PT, a DECOJovem fortalece a criatividade, o sentido crítico, a inclusão, a participação e o trabalho em equipa. É nas escolas que tudo acontece – os alunos, em equipas, constroem sites em domínio.pt sobre as mais variadas atividades e projetos em que estão envolvidos, podendo ainda ganhar prémios aliciantes.
A iniciativa Sitestar.pt já envolveu cerca de 6 500 alunos na construção de 645 sites sobre as suas escolas, comunidades, projetos e atividades. Os jovens, ao mesmo tempo que aprendem a fazer sites e a trabalhar em equipa, são promotores de projetos e criadores de conteúdos digitais em português.
Ao criarem os seus sites, aprendem a planear os seus projetos, a trabalhar em equipa, a criar conteúdos escritos e audiovisuais, a respeitar os direitos de autor, a promover as suas ideias e a terem um sentido crítico que lhes permite navegar em segurança e com confiança na internet.
As equipas têm até 16 de dezembro para se constituir e pedir a um professor para inscrever a sua proposta de projeto numa das categorias:
– Escalão 1: dirigido a alunos entre os 13 e os 15 anos e/ou a frequentar o 8o e 9o ano letivos com propostas de site sobre temas na área do consumo e proteção dos consumidores.
– Escalão 2: dirigido a alunos entre os 15 e os 18 anos e/ou a frequentar o ensino secundário regular, profissional e de aprendizagem e de projetos de competências de inclusão social com propostas de site numa das seguintes categorias: (a) Escola mais Digital, (b) Faz a diferença! (c) Jovens com Talento e (d) Escola + Sustentável.
As propostas de sites validadas receberão grátis um voucher 3 em 1, válido para 1 ano, e que integra as ferramentas necessárias para a construção do site – domínio para o site em .pt, ferramenta para a construção do site e respetivo alojamento e caixas de correio eletrónico.
Os melhores sites serão selecionados por um júri e serão atribuídos 3 prémios por escalão/categoria. Os professores que inscreverem e apoiaram as equipas premiadas terão também direito a um prémio.
São parceiros deste projeto a Direção Geral de Educação, a Direção Geral do Consumidor, o IGAC – Inspeção Geral das Atividades Culturais, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o PNL 2027- Plano Nacional de Leitura 2027 e a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, a ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática e o Centro Internet Segura.
https://www.ovarnews.pt/?p=67274
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário