quarta-feira, março 01, 2006

Vila Isabel é a campeã do carnaval
do Rio de Janeiro


A Vila Isabel é a escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca, com 397,6 pontos. A votação decorreu esta tarde, na Praça da Apoteose. A segunda classificada foi a Grande Rio, também com 397,6 pontos. No critério de desempate – samba-entredo – quem levou a melhor foi a Vila Isabel.
O desfile das campeãs acontece no sábado, dia 4, a partir das 20h. Participarão deste desfile as seis escolas com melhor colocação: Unidos de Vila Isabel, Grande Rio, Viradouro, Mangueira, Beija-Flor e Unidos da Tijuca.
Descem de divisão as escolas Acadêmicos da Rocinha e Caprichosos de Pilares. Uma escola do Grupo de Acesso vai subir para o Grupo Especial.
A escola campeã homenageou a América Latina na madrugada desta segunda-feira, na Marquês da Sapucaí. O enredo "Soy loco por ti America - A Vila canta a latinidade" mostrou a cultura da região e os resultados da miscigenação entre os povos. Ao som da música que tem entre os versos "A Vila Isabel semeia/ Sua poesia em ‘portunhol’", a escola iniciou seu desfile com uma comissão de frente que fazia referência às bananas. Além dos integrantes com roupas que lembravam a fruta, havia uma alegoria que abria e fechava, como a casca da banana.
As primeiras alas e carros alegóricos mostravam a civilização pré-colombiana – antes da chegada dos Europeus. O Brasil apareceu num carro alegórico que mostrava uma oca gigante. Além de muita palha, ele tinha vasos de cerâmica marajoara, típica da ilha de Marajó. Para falar sobre a Festa dos Mortos, do México, que representa uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos seus antepassados, o carnavalesco Alexandre Louzada idealizou um carro com 76 caveiras de fibra de vidro. O carro que fechou o desfile trouxe uma homenagem ao herói da independência dos países andinos, Simon Bolívar (1783-1830), que virá em um trono de 13 metros.
Um dos destaques ficou por conta do carnavalesco Joãozinho Trinta, 72, que apareceu em um carrinho motorizado junto a outros cadeirantes - em Novembro de 2004, ele preparava o desfile da Vila Isabel quando sofreu um derrame.

Desfile

Apesar de, neste ano, não participar da preparação de nenhum desfile, o carnavalesco Joãozinho Trinta, 72, desfilou na Unidos de Vila Isabel. Ele seguiu numa cadeira de rodas eléctrica, emprestada pela Rede Sarah de hospitais, de Brasília, onde desde Junho do ano passado recupera de um segundo AVC (acidente vascular cerebral), sofrido em 26 de Novembro de 2004.

Sem comentários: