sábado, março 04, 2006

Óscares
"O Segredo de Brokeback Mountain"
favorito na 78/a edição dos prémios


"O Segredo de Brokeback Mountain", sobre dois homossexuais, é o favorito na 78/a edição dos Óscares, domingo, liderando uma lista de filmes "de mensagem" que poderão ofuscar o brilho de que habitualmente se reveste a cerimónia.
Na edição deste ano dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que se realiza no teatro Kodak, em Los Angeles, a longa-metragem do cineasta de Taiwan Ang Lee reúne o maior número de nomeações, em oito categorias, entre as quais a de melhor filme e melhor realizador.
Os seus principais intérpretes estão também seleccionados, nas categorias de melhor actor principal e melhor actor e actriz secundários.
Mas, para coroar uma temporada de distinções de Hollywood, onde já recolheu quase todos os prémios, "O Segredo de Brokeback Mountain" terá de se impor a dois filmes de mensagem política que causaram polémica: "Colisão" e "Boa Noite e Boa Sorte", ambos nomeados para seis estatuetas.
"Colisão", sobre conflitos raciais em Los Angeles, é candidato aos Óscares de melhor filme e melhor realizador, para o canadiano Paul Haggis, também nomeado pelo argumento da película.
Filme a preto e branco sobre o combate do jornalista Ed Murrow contra o "McCarthysmo", "Boa Noite e Boa Sorte" valeu ao seu actor e realizador, George Clooney, duas nomeações (melhor realizador e melhor argumento), além da de melhor filme, prémio entregue aos produtores.

David Strathairn, no papel de Murrow, está, por sua vez, nomeado para o Óscar de melhor actor principal.
Numa selecção que deixou de fora os grandes estúdios cinematográficos de Hollywood, privilegiando filmes independentes, de baixo orçamento, as excepções foram "Memórias de uma Gueixa" (seis nomeações técnicas) e "Munique", que permitiu a Steven Spielberg obter a sua sexta nomeação na categoria de melhor realizador.
A história de "Munique", sobre as represálias israelitas após o massacre dos seus atletas nos Jogos Olímpicos de 1972, compete num total de cinco categorias, incluindo a de melhor filme.
"Capote", uma longa-metragem de orçamento modesto que conta um episódio da vida do escritor homossexual norte-americano Truman Capote, recebeu cinco nomeações, uma das quais para o actor principal, Philip Seymour Hoffman, candidato favorito ao galardão.
Os seus concorrentes são, além de David Strathairn, Heath Ledger ("O Segredo de Brokeback Mountain"), Terrence Howard ("Hustle and Flow") e Joaquin Phoenix, no papel do cantor Johnny Cash na película biográfica "Walk the Line".
A parceira de Phoenix no grande ecrã, Reese Witherspoon, é a candidata favorita à estatueta dourada na categoria de melhor actriz, juntamente com a "Dona de Casa Desesperada" Felicity Huffman, irreconhecível no papel de transsexual em "Transamerica".
Três estrangeiras disputam às duas norte-americanas o galardão: a britânica Keira Knightley ("Orgulho e Preconceito"), a sua compatriota Judi Dench ("Mrs. Henderson") e a sul-africana Charlize Theron ("Terra Fria"), já distinguida em 2004 pelo sua interpretação em "Monstro".
Na sua primeira participação nos Óscares, George Clooney está ainda nomeado numa terceira categoria, como melhor actor secundário no filme "Syriana".
O galardão de melhor actriz secundária deverá ser decidido entre Rachel Weisz ("O Fiel Jardineiro"), Michelle Williams ("O Segredo de Brokeback Mountain") e Amy Adams ("Junebug").Os candidatos ao Óscar de melhor filme estrangeiro são o sul- africano "Tsotsi", o palestiniano "Paradise Now", o alemão "Sophie Scholl - Os Últimos Dias", o italiano "Don't Tell" e o francês "Félix Natal".
A academia cinematográfica norte-americana espera mil milhões de telespectadores, além dos mais de 3.000 convidados que pisarão a passadeira vermelha, para assistir à cerimónia de entrega dos prémios que terá início às 17:00 locais (01:00 de segunda-feira em Lisboa).
Da lista de apresentadores das várias categorias constam nomes como Jennifer Lopez, Salma Hayek, Jessica Alba, Hillary Swank e Morgan Freeman.
A apresentação da edição deste ano dos Óscares estará a cargo do apresentador de televisão Jon Stewart, conhecido pelo seu trabalho no programa "Daily Show".

Sem comentários: