PSD propõe Base Aérea de Maceda
como apoio ao Aeroporto de Francisco Sá Carneiro
A rentabilização da base aérea da NATO de Maceda, em Ovar, como "alternativa ou complemento" ao Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, no Porto, no transporte de passageiros e mercadorias, é uma das mais recentes propostas apresentadas pela Comissão Política Concelhia do PSD de Ovar. O presidente da estrutura política "laranja", Álvaro Santos, defende paralelamente que a base aérea poderia ser valorizada ao albergar "centros de formação" e, paralelamente, servir como um local de "reparação de aeronaves" - e não centrar-se exclusivamente nas funções militares.
O responsável lembra, a propósito, que a infra-estrutura de Maceda já serviu de base de recurso ao Aeroporto Sá Carneiro, aquando da realização do Euro 2004, Campeonato Europeu de Futebol. Na verdade, a base aérea de Maceda, designada como Aeródromo de Manobras n.º 1, segundo o Estado-Maior das Forças Armadas Portuguesas, é utilizada somente para fins militares, integrando o treino de cães e exercícios de mobilidade.
Álvaro Santos considera que a base aérea da NATO poderia ser rentabilizada à semelhança do que aconteceu no aeroporto de Beja que, através da criação de uma empresa de capitais públicos e privados em Abril de 2001, assistiu ao desenvolvimento em determinados níveis.
O social-democrata adianta que falou com vários especialistas nacionais da área dos transportes que se mostraram agradados com a visão da concelhia do PSD ovarense. O político vai ainda mais longe e defende que poderia ser aproveitado o "know-how" tecnológico existente no município de Ovar, sobretudo no sector automóvel, para a reparação das aeronaves na própria base ovarense. («Público»)
Sem comentários:
Enviar um comentário