segunda-feira, janeiro 24, 2005

Reis deram primeiros ares de carnaval

D. Sonhador, o Prematuro e Dona Incubadora, a Mártir são os Reis do Carnaval de Ovar deste ano e que, ontem, foram as estrelas de um desfile marcado pela concentração de cerca de 600 palhaços, muitas piadas ao actual panorama nacional e local, mas também com alguns amargos de boca.
Ainda no rescaldo da polémica sobre a possível contratação de celebridades para o Carnaval (e angariar fundos para a Aldeia do Carnaval), situação que não foi avante, o grupo Pinguins sentiu-se vítima de represálias por ter sido uma das vozes contra a vinda de «gente de fora».
Vítor Martins, daquele grupo carnavalesco, queixou-se de que foram alvo «de censura da Fundação do Carnaval» ao terem visto a sua candidatura à participação no desfile de piadas rejeitada, «perdendo, assim, o direito a um subsídio suplementar de 50 euros».
«O nosso grupo apresenta apenas um cartaz onde lê «As verdadeiras celebridades do Carnaval de Ovar», levando cada elemento um cartaz com o nome de cada um dos 24 grupos do concelho, já que, para nós, são eles as verdadeiras celebridades», explicou Vítor Martins.
Para José Américo, presidente da Fundação do Carnaval, a apresentação dos Pinguins não se enquadrava no conceito de piada.
Não foi censura, até porque, por exemplo, os Xaxas fizeram uma piada a propósito do facto da Fundação prometer que vai construir a Aldeia do Carnaval, e não a rejeitámos», esclareceu o responsável.
No próximo domingo, será a vez do desfile infantil, prevendo-se a participação de cerca de duas mil crianças.(«JN»)

(fotos com a devida vénia do «Ovar.info»)

Sem comentários: