Presença recorde no 42.º Cruzeiro da Ria
A 42ª edição do Cruzeiro da Ria de Aveiro, que começou no sábado na marina do Carregal, em Ovar e terminou no domingo, no mesmo local, contou com a presença de 154 embarcações e 305 velejadores, número que bateu os dados dos anos anteriores, o que deixou naturalmente satisfeita a Náutica Desportiva Ovarense (NADO). O vice-presidente, José Fragateiro, reconheceu que «não é vulgar juntar tantos velejadores numa competição deste género, onde os aspectos competitivos e de lazer se interligaram na perfeição»
No sábado, o vento foi apenas moderado e assim os velejadores sentiram naturais dificuldades em manobrar os veleiros ria fora, embora, no conjunto das várias regatas, o balanço tenho sido largamente positivo.
Os portugueses constituíram a maior parte da frota que competiu nas regatas, embora a Espanha, especialmente da zona de Vigo e Pontevedra, também tenha marcado presença, tendo vencido a classe Optimist A, por intermédio de José Fernandez Vidal, com o tempo de 1h 30m 28s, seguido do português Tiago Morais, do Sport Club do Porto, que fez o tempo de 1h 39m 08s.
Na classe Optimist B, venceu Guilherme Ferreira, do Clube de Vela da Costa Nova. Na classe L’Equipe, o triunfo coube à dupla Nuno Andrade/João Jardim, da NADO. A prova de Optimist decorreu entre o Carregal e a praia da Torreira, enquanto as outras levaram os velejadores até São Jacinto, com o público a comparecer em força, tanto à partida, como sobretudo nas chegadas.(«DA»)
Sem comentários:
Enviar um comentário