domingo, novembro 30, 2025



UNESCO delibera inclusão do moliceiro de Aveiro na lista de salvaguarda urgente
O comité da UNESCO do Património Cultural Imaterial reúne-se em dezembro, em Nova Deli, na Índia, para decidir a candidatura do barco moliceiro, tradicional da cidade de Aveiro, à lista de património em necessidade de salvaguarda urgente.

anúncio foi feito esta quinta-feira pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Em comunicado, a entidade municipal assegurou que a candidatura, que se intitula “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro”, é “a única proposta selecionada para representar Portugal em 2025 no processo internacional da UNESCO”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro dá, assim, novo passo no caminho iniciado em 2022. O barco moliceiro já havia sido inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, permitindo nova candidatura a nível global.

“Para além do seu carácter identitário, a candidatura pretende potenciar um produto turístico de capacidade promocional à escala internacional”, avança a CIRA sublinhando a necessidade da sua “salvaguarda urgente”.

Apesar de ser uma marca na identidade da região, a documentação entregue relembra que há, atualmente, apenas cinco construtores de moliceiros no ativo, quatro dos quais com mais de 60 anos de idade.

Quanto às embarcações, subsistem pouco mais de 50 unidades e metade é exclusivamente direcionada à utilização para fins turísticos nos canais urbanos da Ria de Aveiro.

A candidatura à UNESCO inclui uma lista detalhada de propostas para contornar as fragilidades, nomeadamente uma maior intervenção junto da comunidade escolar e a instalação de motores elétricos nas embarcações turísticas.

A decisão final só é conhecida depois de 13 de dezembro, dia em que termina a 20.ª sessão do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização UNESCO.

Deslocam-se ao evento a realizar-se em Nova Deli os representantes da CIRA Jorge Almeida, presidente do conselho intermunicipal, Januário Cunha (Murtosa) e António Loureiro (Albergaria). https://www.ovarnews.pt/unesco-delibera-inclusao-do-moliceiro-de-aveiro-na-lista-de-salvaguarda-urgente/
Ante o ADC Lobão, em Ovar, esperava-se um jogo com a ambição, a atitude e o foco dos últimos jogos da Ovarense.

O resultado foi construido no primeiro tempo com dois golos de André Claro e Mário Correia e os 3 pontos ficaram em Ovar. https://www.ovarnews.pt/bastaram-dois-golos-para-amansar-o-lobao/
O Município de São João da Madeira acende este domingo, dia 30, parte da iluminação pública de Natal, mediante um orçamento municipal de 110.000 euros. A iluminação vai, faseadamente, abranger o centro da cidade, edifícios de alguns bairros e também espaços verdes.

A despesa com as luminárias típicas da quadra é idêntica à do ano passado e permitirá decorar um total de 51 locais naquele que é o concelho mais pequeno do país, com apenas cerca de oito quilómetros quadrados.

Quanto ao programa de animação alusivo à época, conta com mais 68.000 euros da Câmara Municipal, o que representa um aumento de 18.000 euros face a 2024 – sendo que será complementado com duas propostas financiadas por outras entidades, em concreto a única junta de freguesia do concelho e a associação comercial local.

A programação natalícia de São João da Madeira arranca às 15h de domingo, com a chegada do Pai Natal, sendo que uma hora depois abre ao público a tenda denominada Fábrica dos Sonhos e às 17h30 se começa a acionar gradualmente a iluminação pública, que “ficará concluída até 06 de dezembro”.

Sempre com entrada gratuita, o cartaz de animação anunciado até de janeiro prevê sessões de cinema, espetáculos teatrais, leituras de contos, concertos e arruadas, performances de dança, oficinas criativas, demonstrações culinárias e um “mercadinho sustentável” no dia 14.

De 26 de dezembro até 04 de janeiro, a Fábrica dos Sonhos terá ainda a funcionar um Serviço de Apoio ao Cliente com animadores disponíveis para atender “reclamações das crianças sobre os presentes que receberam no dia 25”. https://www.ovarnews.pt/sao-joao-da-madeira-inaugura-iluminacao-natalicia-este-domingo/

sábado, novembro 29, 2025

A Câmara de Estarreja adjudicou a elaboração do projeto de execução e assistência técnica da empreitada de ampliação e reabilitação do antigo pavilhão dos curtumes com o objetivo de o transformar no local de apoio à organização dos festejos carnavalescos.

O investimento para a criação da chamada Fábrica da Fantasia/Carnaval será, nesta fase, de 44.824 euros, devendo o projeto estar pronto nu prazo máximo de 120 dias.

A obra prevê a ampliação e reabilitação das instalações adquiridas pela autarquia estarrejense para colocar ao serviço dos grupos de carnaval.

Com uma área de 1.750 metros quadrados, o pavilhão localizado na Rua do Esteiro, a poente da linha férrea, já é usado para a logística que envolve a preparação dos desfiles estarrejenses.

A autarquia local definiu como prioridade uma abordagem integrada e dinâmica da política cultural do município, capaz de mobilizar os diferentes agentes locais e assente numa estratégia de desenvolvimento territorial integrada, em que se pretende aliar a cultura, a criatividade, a educação e a economia. Entende o Carnaval de Estarreja como manifestação de várias expressões culturais, sendo a diversidade o seu maior ativo.

O Carnaval de Estarreja constitui-se como um evento âncora da estratégia da política cultural municipal, e é um forte fator de atratividade turística ao território, alavancando a dinâmica da economia local. Tal implica um investimento do Município de Estarreja que garanta meios financeiros, logísticos e humanos para uma eficaz e eficiente organização desta manifestação cultural, com grande relevância na dinâmica do território, seja esta económica, social ou cultural, e com forte impacto em toda a comunidade Estarrejense.

Esta mudança na dinâmica de organização e produção só foi, e é, possível quando há uma estreita colaboração entre a Câmara Municipal e a Associação do Carnaval, ou seja, todos os Grupos de Folia, Passerelle e Escolas de Samba, que são a essência do Carnaval, e, em conjunto, com grande investimento e envolvimento de todas as partes.

Assim, o executivo decidiu renovar o apoio aos 13 grupos de carnaval tendo em vista a edição de 2026, prevendo entregar ainda este ano 63.180 euros e mais 82.320 em 2026, perfazendo 145.500 euros. A comparticipação diz respeito a 130 elementos das Escolas de Samba (4) e mais 55 participantes nos Grupos de Folia (8) e Passerelle (1). https://www.ovarnews.pt/fabrica-da-fantasia-do-carnaval-de-estarreja-segue-para-projeto/


Abertura do “Natalim
A Câmara Municipal de Estarreja informa que a abertura oficial do evento “Natalim – Um Mundo de Sonhos que não tem Fim!”, inicialmente prevista para sábado, 29 de novembro, será adiada para o dia seguinte, domingo, 30 de novembro, devido às condições climatéricas extremamente adversas previstas para sábado.

Ler comunicado. https://www.ovarnews.pt/abertura-do-natalim-adiada-para-domingo-30-de-novembro/
A Direção Nacional de Bombeiros homologou oficialmente o Corpo de Bombeiros de Esmoriz como CB de Nível 1, passando a corporação a contar com cinco secções operacionais — um feito inédito na história da Associação Humanitária.

Ler artigo em Bombeiros.pt https://www.ovarnews.pt/bombeiros-de-esmoriz-elevados-a-corpo-de-bombeiros-tipo-1/

sexta-feira, novembro 28, 2025

A Keenfinity Group vai realizar, no próximo dia 5 de dezembro, dois momentos estratégicos para o futuro da indústria em Portugal: a inauguração da nova área produtiva da sua fábrica EMS (Electronics Manufacturing Services) em Ovar e a apresentação dos resultados do projeto de Sensitive Industry, desenvolvido em parceria com a Universidade do Porto e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

A cerimónia de inauguração contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro,


sublinhando a relevância da expansão da unidade para a economia regional e para a


competitividade industrial europeia.

O projeto Sensitive Industry


Com uma duração de quatro anos, iniciado em 2021 no âmbito do programa Portugal 2020 e


cofinanciado pelo COMPETE 2020 e pela República Portuguesa, num investimento total de 10


milhões de euros, o projeto Sensitive Industry resulta de uma parceria entre a indústria


(Keenfinity) e a academia nacionais (U.Porto e INL).

O projeto permitiu o desenvolvimento de um sistema de gestão industrial de nova geração,


baseado em componentes inteligentes e tecnologias IoT e ciberfísicas para decisões em tempo


real. Através de plataformas computacionais avançadas e arquitetura digital twin, esta solução


permite operações sincronizadas, automação e insights estratégicos para aumentar a eficiência e


a qualidade. Os primeiros protótipos já estão em utilização na fábrica da Keenfinity em Ovar.


O evento de apresentação dos resultados contará com representantes do INL, da Universidade


do Porto e de entidades nacionais ligadas à inovação.

A expansão da fábrica EMS em Ovar


A nova área produtiva, com 3.800 m2 – equivalente a 14 campos de ténis –, reforça a capacidade


da Keenfinity para responder a novos mercados, duplicar o volume de vendas e criar empregos


altamente qualificados, elevando a equipa para além dos atuais 1.000 colaboradores, dos quais


mais de um terço em I&D.


Com mais de 50 anos de experiência e um legado Bosch, a unidade de Ovar oferece serviços completos de eletrónica, desde design até produção, contribuindo para a cadeia de fornecimento europeia. https://www.ovarnews.pt/primeiro-ministro-inaugura-nova-fabrica-da-multinacional-keenfinity-em-ovar/
Como vai ser o Natal do Rui, do Miguel e do Zé? Eles são os sem-abrigo que estão a viver há quase dois meses num dos pontos mais movimentados da cidade vareira.

A situação acontece junto da Incubadora de Empresas do Município de Ovar – Espaço Empreendedor e do estacionamento da Senhora da Graça, em Ovar.

A tenda está montada e decorada com os parcos pertences espalhados em redor.  Para eles, esta será uma quadra que passarão mergulhados na solidão dos que não têm família, da fragilidade dos que vivem na rua. Provavelmente, passarão a Consoada nas Mãos Solidárias onde recorrem para a alimentação.

Os sem-abrigo são uma realidade recente na cidade de Ovar, são como uma ferida exposta mas que poucos querem ver. O Rui, o Miguel e o Zé têm muito que contar. O presente é passado a "arrumar" carros e até já foram alvo de uma ação da Segurança Social e da Cruz Vermelha que os instalou num apartamento no Furadouro.

Só que três dias depois estavam de volta à pequena tenda de campismo do Espaço Empreendedor. Passaram um mau bocado durante a passagem da Depressão Cláudia. Mas resistiram. E quando saem deixam os pertences mesmo ao lado da entrada do icónico imóvel.


"Nestes casos, é preciso que as pessoas queiram ser ajudadas", anota fonte do NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Ovar que não esconde a falta de respostas para alojar estas pessoas no concelho de Ovar.

Os três indivíduos são mais alguns a juntar à antiga Casa do Magistrados, ao prédio junto ao Mercado, entre outros pontos no concelho, locais de eleição para os sem-abrigo de Ovar.

Em sentido lato da definição de pessoa em situação de sem abrigo, Ovar é dos concelhos da região Centro om mais pessoas identificadas nessa situação.

O Centro Comunitário de Esmoriz que apresentou, recentemente, o trabalho de identificação e acompanhamento que tem sido desenvolvido, em parceria com as restantes entidades que integram o NPISA - Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Ovar, no concelho de Ovar, junto de Pessoas em Situação de Sem Abrigo  e que atualmente beneficia 45 pessoas.

 

Há um ano, o cenário em Ovar era este: 29 pessoas vivem na rua ou espaços públicos há mais de cinco anos, a maioria das quais com idades dos 45 aos 64 anos e nessa situação devido ao vício do álcool, à dependência de substâncias psicoativas e a desavenças familiares; 345 habitam em barracas e construções precárias, têm 18 a 30 anos e encontram-se nesse contexto por dificuldades de integração no mercado laboral e isolamento geográfico, cultural e social; e 17 cidadãos vivem há menos de 12 meses em quartos pagos por serviços de ação social ou outras entidades, tendo 45 a 64 anos e problemas familiares. https://www.ovarnews.pt/em-ovar-um-caso-de-acampamento-de-sem-abrigo/


Crianças despedem-se das chupetas em Perlim
 

No mundo encantado de Perlim até as missões mais desafiantes para as crianças podem transformar-se em momentos mágicos e especiais para vivenciar em família, como é o caso do desmame da chupeta, que no Parque Temático de Natal de Santa Maria da Feira será um gesto voluntário envolto de encantamento.

No exterior do Castelo da Feira, num recanto da Lapónia de Perlim, as crianças poderão confiar este seu primeiro tesouro ao Pai Natal, zelador da magia e dos sonhos impossíveis de realizar, durante um bonito momento partilhado em família.

Cada chupeta depositada junto ao seu fiel guardião, o Pai Natal, será cuidadosamente transportada pelos elfos e colocada no Carrossel das Chupetas, onde irá transformar-se numa brilhante estrela de Natal que vai iluminar os céus de Perlim.

 

  https://www.ovarnews.pt/criancas-despedem-se-das-chupetas-em-perlim/


Armas, droga e 8,4 mil euros detetados durante busca por violência doméstica em Ovar
A Brigada de Investigação Criminal da PSP de Ovar apreendeu duas armas brancas (um sabre e um punhal), um bastão tonfa, cerca de 328 doses de cocaína e haxixe, e 8.485 euros em dinheiro na sequência de um mandado de busca e apreensão domiciliária no âmbito de uma investigação por violência doméstica.

A operação decorreu na quarta-feira, depois da mulher ter denunciado que era alvo de ameaças de morte feitas pelo ex-companheiro, suspeito de possuir armas brancas de grande porte.

"No início do presente mês, chegou ao conhecimento desta Polícia que uma mulher teria sido alvo de ameaças de morte por parte do seu ex-companheiro, existindo igualmente indicação de que o mesmo possuía armas brancas de grande porte. Na sequência destas informações, foram desencadeadas diligências policiais e processuais que culminaram na emissão do respetivo mandado judicial", lê-se no comunicado.

O homem de 59 anos foi constituído arguido e ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência. https://www.ovarnews.pt/armas-droga-e-84-mil-euros-detetados-durante-busca-por-violencia-domestica-em-ovar/

quinta-feira, novembro 27, 2025

Tiago Oliveira, secretário-geral da CGTP-IN  participa, amanhã, 28 de Novembro, em várias acções de contacto, mobilização e divulgação da Greve Geral de 11 de Dezembro, junto às empresas:

- Saika Pack Portugal,  entre as 13:30 e as 14.15 horas;


- Kirchhoff Automotive, entre as 14:15 e as 15 horas;


- Toyota, às 16:15 horas. https://www.ovarnews.pt/tiago-oliveira-participa-em-accoes-de-contacto-com-trabalhadores-em-ovar/


Natal em Ovar: Do acender de luzes ao caminho dos Reis 
Ovar é Natal entre 30 de novembro a 6 de janeiro, com o Município a trazer à rua o espírito desta quadra, com iniciativas "diferenciadoras, alicerçadas na identidade de um território que é tradição, património, sabores e hospitalidade".

Espetáculos e música, oficinas criativas, visitas turísticas e muito mais. Para crianças, famílias e público em geral, Ovar quer ser terra de encontro e magia. "Um território criativo e de tradições vivas, pronto para proporcionar momentos de partilha à comunidade e de braços abertos para receber", refere nota publicada no site do Município.

A despesa das luzes natalícias passou de 96.063 euros em 2024 para 97.735 em 2025, o que a autarquia diz refletir “um aumento de 1,74%, exclusivamente associado à inflação”. Mais caras são as decorações, que este ano exibem “uma nova linha temática centrada nas estrelas” e, embora só custando mais 123 euros do que em 2024, absorvem agora cerca de 114.795 euros.

Já no que se refere às propostas culturais e lúdicas, focam-se em dois momentos: as atividades relacionadas especificamente com o Natal, que passam de 45.151 para 57.293 euros, devido ao reforço do cartaz; e a festa concreta do réveillon no Furadouro, que custará mais 1.230 euros do que no ano passado e implicará assim 16.605 euros, aplicados sobretudo em fogo-de-artifício e animação musical.

O Caminho de Luz, que guia a programação de Natal em Ovar, encontra o seu ponto alto e derradeiro no Cantar os Reis, uma das tradições mais identitárias e emocionantes do concelho.

Passo a passo, momento a momento, este caminho celebra a luz que une a comunidade, e é no Cantar os Reis que essa luz ganha voz: a voz de centenas de reiseiros, de diferentes gerações, que mantêm viva uma expressão cultural única e profundamente enraizada na alma vareira.


Entre melodias harmoniosas, letras que se reinventam todos os anos e a vontade genuína de partilha, o Cantar os Reis é um instante de encontro, convivência e emoção. Uma vivência que liga corpo e espírito e que, desde 2020, integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, reconhecendo o seu valor singular.


A tradição nasceu em 1893, com a primeira troupe vareira - os Reis do Alves ou Troupe dos Velhos - e, mais de um século depois, continua a afirmar-se pela riqueza poética das letras, pela qualidade musical das composições e pela alternância entre solistas e coros acompanhados por instrumentos de cordas.

O Cantar os Reis à moda de Ovar é, assim, a celebração final do nosso Caminho de Luz: um acontecimento original, identitário e profundamente comunitário, que renova todos os anos o orgulho e a memória cultural de Ovar.

  https://www.ovarnews.pt/natal-em-ovar-do-acender-de-luzes-ao-caminho-dos-reis-2/


Natal em Ovar: Do acender de luzes ao caminho dos Reis 
Ovar é Natal entre 30 de novembro a 6 de janeiro, com o Município a trazer à rua o espírito desta quadra, com iniciativas "diferenciadoras, alicerçadas na identidade de um território que é tradição, património, sabores e hospitalidade".

Espetáculos e música, oficinas criativas, visitas turísticas e muito mais. Para crianças, famílias e público em geral, Ovar quer ser terra de encontro e magia. "Um território criativo e de tradições vivas, pronto para proporcionar momentos de partilha à comunidade e de braços abertos para receber", refere nota publicada no site do Município.

A despesa das luzes natalícias passou de 96.063 euros em 2024 para 97.735 em 2025, o que a autarquia diz refletir “um aumento de 1,74%, exclusivamente associado à inflação”. Mais caras são as decorações, que este ano exibem “uma nova linha temática centrada nas estrelas” e, embora só custando mais 123 euros do que em 2024, absorvem agora cerca de 114.795 euros.

Já no que se refere às propostas culturais e lúdicas, focam-se em dois momentos: as atividades relacionadas especificamente com o Natal, que passam de 45.151 para 57.293 euros, devido ao reforço do cartaz; e a festa concreta do réveillon no Furadouro, que custará mais 1.230 euros do que no ano passado e implicará assim 16.605 euros, aplicados sobretudo em fogo-de-artifício e animação musical.

O Caminho de Luz, que guia a programação de Natal em Ovar, encontra o seu ponto alto e derradeiro no Cantar os Reis, uma das tradições mais identitárias e emocionantes do concelho.

Passo a passo, momento a momento, este caminho celebra a luz que une a comunidade, e é no Cantar os Reis que essa luz ganha voz: a voz de centenas de reiseiros, de diferentes gerações, que mantêm viva uma expressão cultural única e profundamente enraizada na alma vareira.


Entre melodias harmoniosas, letras que se reinventam todos os anos e a vontade genuína de partilha, o Cantar os Reis é um instante de encontro, convivência e emoção. Uma vivência que liga corpo e espírito e que, desde 2020, integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, reconhecendo o seu valor singular.


A tradição nasceu em 1893, com a primeira troupe vareira - os Reis do Alves ou Troupe dos Velhos - e, mais de um século depois, continua a afirmar-se pela riqueza poética das letras, pela qualidade musical das composições e pela alternância entre solistas e coros acompanhados por instrumentos de cordas.

O Cantar os Reis à moda de Ovar é, assim, a celebração final do nosso Caminho de Luz: um acontecimento original, identitário e profundamente comunitário, que renova todos os anos o orgulho e a memória cultural de Ovar.

  https://www.ovarnews.pt/natal-em-ovar-do-acender-de-luzes-ao-caminho-dos-reis/
Estarreja, Murtosa, Ílhavo e Aveiro destacam-se no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, divulgado este mês, alcançando posições entre os melhores nacionais no Ranking Global dos municípios de pequena e média dimensão na lista dos 100 melhores classificados globalmente.

Estarreja ocupa agora o 10.º lugar, subindo face ao 11.º lugar em 2023, ao 15.º em 2022 e ao 18.º em 2021, e assim reforçando a trajetória consistente de melhoria na gestão financeira municipal. Ílhavo surge em 11º no todo nacional e Aveiro em 30º.

No contexto distrital, Estarreja mantém o 5.º lugar no ranking global dos 19 municípios do Distrito de Aveiro, com Ílhavo no 6º lugar e Aveiro em 8º.

A Murtosa lidera este ranking distrital muito embora se enquadre numa categoria diferente para pequenos municípios.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses relativo a 2024 foi apresentado no Porto no início deste mês de novembro e apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2024.

Com esta publicação concretiza-se o vigésimo primeiro anuário financeiro dos Municípios Portugueses.

O estudo é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (CICF/IPCA), e conta com o apoio, desde a primeira hora, da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas. https://www.ovarnews.pt/estarreja-murtosa-ilhavo-e-aveiro-em-destaque-no-anuario-financeiro-dos-municipios/


Idosa de 84 anos desapareceu do Hospital da Feira
Uma idosa, de 84 anos, desapareceu do hospital da Feira, esta quarta-feira, depois de ter saído do serviço de urgências pelo seu próprio pé.

As imagens de vídeo vigilância captaram o momento em que Lígia Oliveira saiu, sozinha, pela porta principal do serviço de urgências.

Quando saiu não tinha qualquer documento nem o telemóvel consigo, apenas a pulseira e o catéter que pode ter retirado para sair.

Além da roupa, Lígia também pode ter levado consigo uma manta ou xaile em tons de verde com padrão estampado.

A idosa estava vestida com a mesma roupa visível na foto. O Hospital da S. Sebastião acionou o protocolo específico deste tipo de situação, participando o caso à PSP de Santa Maria da Feira.

A família também já recorreu às redes sociais para pedir apoio nas buscas e para contactar a PSP da Feira ou Oliveira de Azeméis. https://www.ovarnews.pt/idosa-de-84-anos-desapareceu-do-hospital-da-feira/

quarta-feira, novembro 26, 2025

A próxima sexta-feira, dia 28 de novembro, será um dia marcado por descontos, desde que se saiba como e onde comprar. Para assinalar esta altura, em que lojas e marcas fazem campanhas de descontos, a DECO PROteste oferece conselhos práticos para garantir que as anunciadas promoções se traduzem em poupanças reais e os consumidores compram de forma informada e consciente.

Todos os anos, a organização de defesa dos consumidores analisa a dinâmica de descontos de várias lojas e conclui que por vezes, nem sempre o que parece, é. De facto, a apresentação de descontos feita pelas marcas pode mesmo não cumprir os requisitos legais – de acordo com a lei atual, para anunciar uma promoção, tem de ser considerado o preço mais baixo praticado nos últimos 30 dias anteriores consecutivos, para depois aplicar o desconto – e, muitas vezes, são detetados preços de referência inflacionados. Mas continuam a existir bons negócios, pelo que saber como encontrá-los nesta altura, é fundamental.

“Ao longo dos anos, e este não será exceção, existem situações de falsas promoções que podem levar o consumidor a acreditar em descontos que não são reais. Para garantir que tudo corre da melhor forma possível, a DECO PROteste está a monitorizar o mercado e já solicitou à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) um reforço das ações de fiscalização durante este período crítico de consumo, para garantir que a lei é cumprida e os direitos dos consumidores são protegidos”, afirma Mariana Ludovino, porta-voz da DECO PROteste.

Para capacitar os consumidores, a DECO PROteste deixa cinco conselhos úteis a seguir:

- Usar a ferramentaComparar Preços:Este serviço online e gratuito da DECO PROteste permite a qualquer utilizador verificar o histórico de preços de produtos, garantindo que um desconto anunciado é, efetivamente, uma boa oportunidade de negócio. Para utilizar a ferramenta Comparar Preços basta que o consumidor insira o nome da loja e de um produto ou o URL da página onde este está a ser vendido no motor de pesquisa. O comparador indicará os preços do produto nos últimos sete dias, no último mês e nos últimos três meses, ajudando o consumidor a perceber se está perante uma boa compra.  A DECO PROteste aconselha, ainda, os consumidores a estarem informados, com antecedência, sobre que produtos estarão em promoção. Esta informação pode ser recolhida através da assinatura das newsletters das lojas ou do acompanhamento nas redes sociais das lojas que lhe interessam, por exemplo.


- Verificar a qualidade dos produtos antes da compra:nesta altura de Black Friday, o alerta é também para que os consumidores se informem e leiam sobre os produtos que lhes interessam, observando, mais do que apenas o preço, a sua qualidade. Para tal, os consumidores podem recorrer aos testes comparativos a centenas de produtos que a DECO PROteste disponibiliza.


- Começar as compras cedo:Depois de informados sobre os produtos com descontos reais e a sua qualidade, é importante que o consumidor saiba o horário de abertura da loja, ou que espere pela meia-noite, caso se trate de uma compra online, uma vez que as promoções mais vantajosas e os produtos com maior procura tendem a esgotar-se rapidamente.


- Conhecer as políticas de compra e devolução:É essencial que o consumidor conheça todas as opções no momento da compra – para evitar a confusão da Black Friday, é possível comprar online e fazer o levantamento dos produtos numa loja física. Mas, mais importante, é que o consumidor saiba quais os seus direitos quanto à devolução de um produto: se a compra for feita online, pode devolver o produto no prazo de 14 dias; o mesmo não acontece numa loja física, onde o comerciante não está obrigado a receber devoluções (exceto em caso de defeito). Nestes casos das lojas físicas, antes de comprar, sugerimos que se informe junto do comerciante sobre as políticas de devolução.


- Ter cuidados com ofertas “demasiado boas”:A DECO PROteste alerta os consumidores para desconfiarem de descontos que lhes pareçam irrealistas e verificarem sempre a segurança e credibilidade do site onde pretendem comprar, para não caírem em fraudes. Para v

verificarem sempre a segurança e credibilidade do site onde pretendem comprar, para não caírem em fraudes. Para verificar a segurança de determinado site, a  DECO PROteste disponibiliza uma ferramenta Este site é seguro? | DECO PROteste.

 

  https://www.ovarnews.pt/cinco-conselhos-uteis-para-aproveitar-e-sobreviver-aos-descontos-da-black-friday/
Com uma mensagem de esperança e otimismo sobre o futuro da indústria e da economia, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis presidiu, esta terça-feira, à abertura do Fórum “Tech-i9”, inserido na Semana dos Moldes, que decorre até ao dia 28 de novembro no município e no município da Marinha Grande.

A Semana dos Moldes é um evento dedicado ao setor de moldes e ferramentas, no qual empresas, especialistas, estudantes e profissionais da indústria se reúnem para apresentar inovações, debater tendências, promover formações técnicas e fortalecer a colaboração entre diferentes áreas do fabrico de moldes.

A Semana dos Moldes em Oliveira de Azeméis decorre no Business Center da Área de Acolhimento Empresarial de Ul/Loureiro, nos dias 25 e 26 de novembro.Assumindo que a Câmara Municipal “tudo fará para que o setor dos moldes possa prosperar e florescer”, Joaquim Jorge destacou o projeto “Fábrica do Futuro” como “absolutamente estratégico” e sublinhou que o maior “desafio” é o da “inovação”.

O autarca começou por referir que este é um território com fortes dinâmicas económicas e sociais, “mas com uma matriz marcadamente industrial, rica e diversificada e que, à semelhança do que acontece noutros concelhos, vive neste momento tempos de alguma inquietação e incerteza”, devido sobretudo ao contexto internacional marcado por conflitos e guerras que geram instabilidade.

“Nós devemos muito aos setores dos moldes e da metalomecânica, setores absolutamente estratégicos, não só a nível local e regional, mas também para a economia nacional. Aquilo a que temos assistido no nosso concelho é a uma profunda evolução deste setor de atividade”, destacou o Presidente da Câmara. “Temos de ser, cada vez menos, transformadores de matéria-prima e, cada vez mais, influenciadores das tendências de mercado. Temos de saber acrescentar valor e entrar mais cedo na cadeia de valor”, reforçou o presidente da autarquia oliveirense, sublinhando que o futuro passa pela capacidade de apresentar soluções tecnológicas inovadoras.

Qualificar, cada vez mais, a indústria local é, segundo Joaquim Jorge, “um trabalho intenso no domínio da educação, formação e capacitação dos recursos humanos”.O autarca concluiu afirmando que “tudo faremos para que este setor estratégico para a economia regional e nacional possa prosperar e florescer”. Oliveira de Azeméis acolhe ainda, a conferência “Talentum Days” no dia 26 de novembro. https://www.ovarnews.pt/inicialnoticiasconcelhooliveira-de-azemeis-acolhe-semana-dos-moldes/
Uma colisão entre um autocarro e um camião que transportava cortiça, está a condicionar o trânsito na Avenida da Associação Empresarial de Portugal (AEP), no sentido Porto–Matosinhos, e fez 16 feridos, segundo fonte dos CDOS do Porto.

Segundo adiantou uma fonte oficial do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CDOS) da Área Metropolitana do Porto, o alerta foi dado às 14h36.

Da colisão resultaram seis feridos, que foram transportados para o Hospital de São João, Hospital de Santo António e Hospital Pedro Hispano, bem como mais dez pessoas assistidas no local. De acordo com a mesma fonte do CDOS, todas as vítimas apresentam ferimentos ligeiros.

Neste momento, uma das vias permanece interdita, condicionando a circulação.

No local estiveram cerca de 30 operacionais, apoiados por 17 viaturas, entre os quais os Bombeiros Portuenses, o INEM, a PSP do Porto e a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). https://www.ovarnews.pt/16-feridos-em-colisao-entre-autocarro-e-camiao/
O Feirense Mentalcare é uma iniciativa da equipa Jovem Autarca 2024/2025, que elegeu a saúde mental como prioridade do seu mandato. O programa conta com o apoio técnico do médico de Saúde Pública Bernardo Gomes, recentemente eleito presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, e com a colaboração da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV).

A iniciativa, criada para reforçar o bem-estar psicológico dos jovens entre os 13 e os 17 anos, foi desenvolvida em parceria com a ULSEDV e integra duas ações principais: uma campanha de divulgação de linhas telefónicas e aplicações de apoio emocional, através de cartazes com imagens impactantes e com QR codes que facilitam o acesso direto a recursos especializados; e a formação piloto “Reconhecer Sinais de Risco – Formação para Jovens Líderes”, destinada a delegados e subdelegados de ensino secundário.

 

O acompanhamento de Bernardo Gomes, cuja experiência e reconhecimento nacional reforçam o caráter técnico, preventivo e comunitário do projeto, acrescenta solidez científica à intervenção junto das escolas. A sua participação assegura que os conteúdos formativos respondem às necessidades reais dos jovens e seguem as melhores práticas em saúde pública, promovendo uma abordagem integrada que alia literacia, prevenção e identificação precoce de sinais de risco.

 

As sessões estão já calendarizadas para duas escolas do concelho. Na Escola Secundária de Santa Maria da Feira, realizam-se a 27 de novembro e 16 de dezembro, envolvendo alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos e contando com a presença dos elementos da Equipa Jovem Autarca Sarah Chaves, de 19 anos, e Guilherme Pinto, de 17 anos, ambos corresponsáveis pela iniciativa.

 

Na Escola Secundária Coelho e Castro, em Fiães, as formações decorrem a 28 de novembro e 18 de dezembro, acompanhadas por Favian Birriel, de 16 anos, e Eduarda Ferreirinha, de 15 anos, igualmente envolvidos na conceção do projeto.

 

Com o Feirense Mentalcare, a Equipa Jovem Autarca pretende fortalecer a literacia em saúde mental, capacitar os estudantes para reconhecer sinais de risco entre os seus pares e promover um ambiente escolar mais atento, solidário e preparado para encaminhar situações que exijam apoio especializado. Trata-se de um passo importante na construção de uma comunidade escolar mais informada, segura e consciente da importância do bem-estar psicológico.

  https://www.ovarnews.pt/jovem-autarca-lanca-feirense-mentalcare-com-apoio-de-bernardo-gomes/
O cinema português volta a ter presença forte no CURTA AÇORES 2025 – XVI Festival Internacional de Curtas-Metragens dos Açores, que decorre até 29 de novembro no Teatro Ribeiragrandense, na cidade da Ribeira Grande, ilha de São Miguel. Entre as 32 obras selecionadas para competição internacional, sete filmes foram produzidos em Avanca, reforçando a vitalidade criativa do polo de cinema ligado ao AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, diversos cineastas e estruturas de produção sediadas no concelho de Estarreja.


As produções apresentam uma diversidade artística, abrangendo ficção, documentário e animação. Entre os títulos selecionados encontram-se:

“Aqui, em Aveiro”, de Joaquim Pavão

“Experimenta Música”, de Costa Valente

“Para Lá da Porta”, de Carolina d’Antas

“Salto”, de Ana Castro

“Som da Alma”, de Luís Moya

“The Gold Bed Deviations”, de Regina Mourisca

“Vasco da Gama – O Mar Infinito”, de Cláudio Jordão

A presença conjunta destas obras não só evidencia o crescimento do cinema de curta-metragem no país, como volta a colocar Avanca como uma das regiões mais produtivas no panorama audiovisual nacional, reconhecida tanto pela experimentação estética como pela aposta em novas gerações de realizadores.


O CURTA AÇORES 2025 prossegue até sábado, com sessões abertas ao público às 20h30 e 21h40, além de exibições dedicadas a públicos escolares ao longo do dia. No encerramento serão conhecidos os filmes premiados deste ano, numa gala onde também serão homenageados o ator Ricardo Carriço e a realizadora açoriana Rosa Coutinho Cabral.

Com este conjunto de produções em competição, Avanca volta a afirmar-se como um dos polos mais dinâmicos do cinema português, e o arquipélago acolhe mais uma vez um encontro criativo que aproxima culturas, talentos e geografias através da linguagem universal do cinema. https://www.ovarnews.pt/producoes-de-avanca-em-destaque-no-curta-acores-2025/

terça-feira, novembro 25, 2025



IV Encontro TSDT - Talks da ULS EDV destaca a
IV Encontro TSDT - Talks da ULS EDV destaca a "Longevidade com Saúde"


No dia 15 de novembro de 2025, realizou-se o IV Encontro TSDT - Talks da ULS Entre Douro e Vouga (ULS


EDV), na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, com o tema "Longevidade com Saúde – O Olhar


Multidisciplinar".


Este evento, destinado aos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT) de todo o país, foi


organizado pela equipa de Fisioterapia da ULS EDV e reuniu 190 participantes, entre TSDT, estudantes e


outros profissionais de saúde, de várias instituições de saúde.


Na sessão de abertura, o Diretor Clínico da ULS EDV, Carlos Carvalho, e o Vereador da Saúde da Câmara


Municipal de Santa Maria da Feira, Vítor Marques, destacaram o papel essencial dos TSDT na promoção


da saúde e da longevidade da população.


Foram apresentadas 12 comunicações orais e 16 e-Pósters que abordavam o envelhecimento


demográfico e a prevalência de doenças crónicas - temas alinhados com os desafios atuais da saúde


pública e de enorme relevância para o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Estes espaços permitiram a


partilha de conhecimento e experiências entre os participantes.


O póster vencedor foi o trabalho de Natália Oliveira, intitulado "Avaliação da qualidade de vida antes e


após a ativação do implante coclear". A menção honrosa foi atribuída ao estudo de Sofia Vieira, sobre "O


uso de suplementação na melhoria cognitiva do idoso".


Um momento de reflexão final, realizado pela Comissão Organizadora, encerrou os trabalhos e destacou


o impacto humano da atuação dos TSDT, a importância do cuidado e o compromisso com uma verdadeira


longevidade com saúde.


A edição deste ano foi considerada um sucesso, tendo como frase de destaque: "Porque cuidar… é o que


nos torna verdadeiramente humanos. Longevidade com saúde… é longevidade com alma". https://www.ovarnews.pt/iv-encontro-tsdt-talks-da-uls-edv-destaca-a-longevidade-com-saude/
Em pouco menos de uma hora (57 minutos de jogo), o Benfica venceu o Esmoriz, por 3-0, em duelo da 7.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional de voleibol feminino.

Ler artigo. https://www.ovarnews.pt/gc-esmoriz-perde-na-visita-ao-benfica/
Cláudia Sofia Santos apresentou, no último domingo, no Centro Comercial VIDA, em Ovar, o seu novo livro infantil “O Gato Chamado Mel – Ai, que comichão!”, editado pela SANA Editora.

 

Nesta nova aventura, o protagonista parece ter arranjado novas “amiguinhas”… as pulgas! Mas será que esta amizade será assim tão agradável? Iremos descobrir!

 

Tal como o anterior, este livro inclui também o formato de audiolivro, acessível através de um QR Code, permitindo que crianças e famílias ouçam a história dramatizada na voz do próprio Gato Mel.

 

A obra é da autoria da Cláudia, com ilustrações de Rita Valente e produção musical de Leandro Perfeito.

 

Desde o primeiro lançamento "O Gato Chamado Mel - O meu primeiro dia com os humanos", temos tido o privilégio de partilhar este projeto com diversas escolas, auditórios e eventos a nível nacional, levando a magia do Gato Mel a centenas de crianças e famílias.

 

O lançamento foi celebrado com um espetáculo de teatro musical infantil, que contou com a presença da carismática mascote Gato Mel, que esteve disponível no final para autógrafos e fotografias.

 

A autora partilhou outra boa notícia: "a primeira edição do livro inaugural da coleção — “O Gato Chamado Mel – O meu primeiro dia com os Humanos”, lançada no dia 1 de Dezembro 2024, esgotou, encontrando-se já em preparação a sua segunda edição".

Cláudia Sofia Santos é licenciada em Imagem Médica e Radioterapia e pós-graduada em Marketing Digital.

Apesar de sua formação académica, a paixão pelas artes performativas sempre a acompanhou. Formada em Teatro, participou em várias produções de teatro musical e foi backing vocal de diversos artistas nacionais.

Em 2024, lançou a sua carreira musical a solo, e foi como performer na Disneyland Paris que viu a magia acontecer.

Inspirada pela adoção de um gatinho de rua, Mel, criou a coleção “O Gato Chamado Mel”, em parceria com o músico e produtor Leandro Perfeito, uniram a narração e a música para contar esta divertida história, ilustrada por Joana Pereira, onde conseguiram transmitir toda a energia e personalidade deste gato. https://www.ovarnews.pt/claudia-sofia-santos-apresenta-nova-aventura-do-gato-mel-2/
Cláudia Sofia Santos apresentou, no último domingo, no Centro Comercial VIDA, em Ovar, o seu novo livro infantil “O Gato Chamado Mel – Ai, que comichão!”, editado pela SANA Editora.

Nesta nova aventura, o protagonista parece ter arranjado novas “amiguinhas”… as pulgas! Mas será que esta amizade será assim tão agradável? Iremos descobrir!

Tal como o anterior, este livro inclui também o formato de audiolivro, acessível através de um QR Code, permitindo que crianças e famílias ouçam a história dramatizada na voz do próprio Gato Mel.

A obra é da autoria da Cláudia, com ilustrações de Rita Valente e produção musical de Leandro Perfeito.

Desde o primeiro lançamento "O Gato Chamado Mel - O meu primeiro dia com os humanos", temos tido o privilégio de partilhar este projeto com diversas escolas, auditórios e eventos a nível nacional, levando a magia do Gato Mel a centenas de crianças e famílias.

O lançamento foi celebrado com um espetáculo de teatro musical infantil, que contou com a presença da carismática mascote Gato Mel, que esteve disponível no final para autógrafos e fotografias.

A autora partilhou outra boa notícia: "a primeira edição do livro inaugural da coleção — “O Gato Chamado Mel – O meu primeiro dia com os Humanos”, lançada no dia 1 de Dezembro 2024, esgotou, encontrando-se já em preparação a sua segunda edição".

Cláudia Sofia Santos é licenciada em Imagem Médica e Radioterapia e pós-graduada em Marketing Digital.

Apesar de sua formação académica, a paixão pelas artes performativas sempre a acompanhou. Formada em Teatro, participou em várias produções de teatro musical e foi backing vocal de diversos artistas nacionais.

Em 2024, lançou a sua carreira musical a solo, e foi como performer na Disneyland Paris que viu a magia acontecer.

Inspirada pela adoção de um gatinho de rua, Mel, criou a coleção “O Gato Chamado Mel”, em parceria com o músico e produtor Leandro Perfeito, uniram a narração e a música para contar esta divertida história, ilustrada por Joana Pereira, onde conseguiram transmitir toda a energia e personalidade deste gato. https://www.ovarnews.pt/livro-mel/
 

O Município de Ovar é, pelo décimo ano consecutivo, uma “Autarquia Familiarmente Responsável”. O galardão, aatribuídopela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, volta a reconhecer as políticas de desenvolvimento social que têm vindo a ser desenvolvidas pela autarquia.

“Na educação, na habitação, na saúde, na cultura, no desporto, nos tempos livres, nas diversas áreas, o Município de Ovar, está ao lado das famílias e oferece respostas estruturadas para todos, com um conjunto de projetos inovadores e amplamente reconhecidos”, destaca Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar.

Muitos são os projetos que valem ao Município de Ovar esta distinção e que provam que o bem-estar das famílias é prioridade no concelho.

O Apoio ao Arrendamento Urbano Para Fins Habitacionais é um dos muitos exemplos, tendo, em 2024, apoiado mais de 150 famílias. Esta medida municipal visa facilitar o acesso ao arrendamento para residência permanente, quando não seja possível garantir resposta de alojamento em habitação social por parte da Câmara Municipal de Ovar, através de uma comparticipação de 50% do valor da renda, até ao limite máximo de €150 por mês.

No âmbito das medidas que facilitam a conciliação entre a vida familiar e profissional, destaca-se o “Faz-te às Férias” – Programa Municipal de Ocupação de Tempos Livres. Destinado a alunos da educação pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, oferece inúmeras atividades lúdico-pedagógicas, culturais, desportivas, científicas e artísticas, que visam desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade crítica e os sentidos de solidariedade, responsabilidade e organização dos participantes. No ano letivo 2024/2025 participaram neste programa 783 alunos.

Importa, ainda, fazer referência ao Programa de Bolsas de Estudo para Estudantes do Ensino Superior, que se traduz num apoio mensal de 120€, pelo período de 10 meses e que no ano letivo anterior apoiou 84 alunos do concelho.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de Ovar é também uma referência, garantindo um atendimento descentralizado aos munícipes em todas as freguesias do concelho e em articulação com outras instituições. Os números falam por si. No final de 2024, esta resposta tinha 1.719 Processos Familiares ativos.

Mais do que uma distinção, este prémio é para o Município de Ovar o renovar de um compromisso: continuar a colocar as famílias no centro das políticas municipais. Como acrescenta o Presidente da Câmara “este galardão é encarado pela autarquia como uma responsabilidade acrescida de consolidar projetos e fortalecer apoios, garantindo iguais oportunidades a todos”.

Neste sentido, o Município de Ovar já elaborou uma proposta de alteração do RASMO – Regulamento de Ação Social do Município de Ovar, com o objetivo de reforçar as medidas existentes e de aumentar o valor pecuniário dos apoios.

Já na Habitação, prevê-se a atribuição de mais de uma centena de fogos, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do Município de Ovar e a criação de respostas de arrendamento acessível e de alojamento de transição direcionado às pessoas em situação de sem-abrigo.

Paralelamente, para todas as idades há respostas inovadoras e concertadas a serem preparadas, como o Plano Anual de Ação Local para 2026, no âmbito do reconhecimento de Ovar como Município Amigo das Crianças, pela UNICEF, e um programa com atividades para os seniores durante todo o ano.

Destaque, ainda, para a elaboração da Estratégia Municipal de Saúde, com vista à implementação de medidas na área da saúde e adoção de estilos de vida saudáveis.

 

  https://www.ovarnews.pt/ovar-mantem-estatuto-de-autarquia-familiarmente-responsavel/

segunda-feira, novembro 24, 2025

Dez dias depois do desaparecimento, o corpo de João Ricardo Borges foi encontrado.

João Ricardo Borges, um jovem de 27 anos, desapareceu na madrugada do dia 15 de novembro. A sua última localização conhecida foi no Cais de Vila Nova de Gaia.

Segundo o que foi avançado pela imprensa nacional, o seu último contacto foi com o padrinho via telefone por volta das 01h30 e não deu mais notícias desde então. A família reportou o desaparecimento à PSP do Porto.

Esta segunda-feira, 24 de novembro, uma amiga do rapaz revelou através da rede social X (antigo Twitter) que “o corpo do Ricardo já foi encontrado” e deixou um agradecimento a toda a gente que partilhou o ‘pedido’ de ajuda.

Não foram adiantados mais pormenores.

  https://www.ovarnews.pt/corpo-de-joao-ricardo-borges-encontrado/
A sede da CIRA, em Aveiro, acolheu a primeira reunião dos 11 presidentes de Câmara Municipal que integram o Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, mandato 2025-2029, assim constituído:

Jorge Almeida (CM Águeda)

Carlos Coelho (CM Albergaria-a-Velha)

Jorge Sampaio (CM Anadia)

Luís Souto (CM Aveiro)

Isabel Simões Pinto (CM Estarreja)

Rui Dias (CM Ílhavo)

Januário Cunha (CM Murtosa)

Duarte Novo (CM Oliveira do Bairro)

Domingos Silva (CM Ovar)

Pedro Lobo (CM Sever do Vouga)

Rui Cruz (CM Vagos)

Foram eleitos, por unanimidade:

Presidente do Conselho Intermunicipal: Jorge Almeida (CM Águeda)

Vice-Presidentes: Luís Souto (CM Aveiro) e Isabel Simões Pinto (CM Estarreja)

Foi também unanimemente deliberado apresentar a proposta à Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (que entretanto se constituirá), de constituição do Secretariado Executivo Intermunicipal, reconduzindo José Eduardo de Matos e reforçando com Guilherme Teixeira Carlos, na perspetiva da continuidade do reconhecido trabalho que tem vindo a realizar, em verdadeiro espírito de equipa com o Conselho Intermunicipal. https://www.ovarnews.pt/novo-conselho-intermunicipal-ja-reuniu-na-cira/
Ovar, Espinho, Gaia, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Marinhais, Porto, Sandim e Porto de Mós estiveram na mira de mandados emanados pela autoridade judiciária competente no âmbito de uma investigação da PSP de crimes de furto de veículos motorizados.

No âmbito das 21 buscas realizadas, foram apreendidas uma arma de fogo, uma arma de alarme, uma arma elétrica, um bastão extensível e uma soqueira.

Foram ainda apreendidas cerca de 716 doses de produto estupefaciente, 4.840 Euros de Euros em numerário, deiversas ferramentas utilizadas no furto e desmantelamento de viaturas, como máquinas de diagnóstico, chaves mestras, localizadores GPS, rebarbadoras, etc.

Numa operação lederada pela esquadra de Espinho, foram encontradas várias peças de viaturas furtadas (centralinas, portas, volantes, bancos, jantes, entre outras), duas viaturas furtadas e cinco viaturas utilizadas pelos suspeitos na prática de atos ilícitos.

Da operação resoltou a detenção de oito indivíduos indiciados pela prática e vários crimes, e uma mulher, em flagrante pelo crime de ofensa à integridade física.

A ação policial permitiu deter o autores de vários furtos e ainda identificar o local onde as viaturas eram desmanteladas e identificar várias oficinas que recebiam as peças furtadas.

Os detidos foram presentes ao Tribunal de Instrução criminal do Porto para primeiro inqúerito judicial e conhecimento de medidas de coação, tendo sido decretadas, para cindo dos supeitos, a medida de prisão preventiva.

  https://www.ovarnews.pt/psp-trava-grupo-organizado-que-se-dedicava-ao-furto-e-desmantelamento-de-viaturas/

domingo, novembro 23, 2025



Por uma Floresta de Ovar Viva! - Por Daniela Patarena e Álvaro Reis
O Executivo Municipal já demonstrou claramente que mantém interesse nos cortes previstos e nos compromissos assumidos (que geram uma assinalável fonte de receita).

Na verdade, a Câmara Municipal de Ovar é a dona do território, pelo que lhe é absolutamente legítimo pedir a suspensão do PGF, nem que seja até à sua reavaliação e eventual alteração, com a participação de todos e não apenas com a intervenção do ICNF à revelia dos interessados, como aconteceu com o último plano.

No interesse do concelho e da Floresta de Ovar, não faz qualquer sentido que a Câmara Municipal se limite a implorar a revisão do plano, permitindo a continuidade dos cortes previstos.

Estes processos administrativos levam tempo e, enquanto se discute o plano, já tudo foi cortado…

Depois do anterior PGF, que foi alvo de contestação e de uma petição apresentada na Assembleia da República, da qual resultou uma recomendação ao Governo, o plano foi suspenso e elaborado um novo (o atual), que, importa dizê-lo, piorou consideravelmente o anterior.

Pedir uma revisão do PGF, sob responsabilidade exclusiva do ICNF e sem a participação de todos os interessados, poderá não só não resolver nada, como até agravar o cenário previsto para a nossa Floresta de Ovar.

O Executivo PSD + Lígia Pode está a dar continuidade à política anterior, que tanto tem prejudicado o nosso ambiente.

A cumplicidade existente vai muito além de um acordo político; é, no nosso entender, uma verdadeira COLIGAÇÃO NEGATIVA, que defrauda o eleitorado e os princípios do Programa Eleitoral na área do Ambiente.

Rasga o Pacto Ambiental celebrado com a Associação Ambientalista +Pinhal e com todas as forças políticas da então oposição: PS, AGIR, CHEGA, M2030, BE e CDU, durante a campanha eleitoral, nos Bombeiros Voluntários de Ovar.

O silêncio cúmplice da Vereadora a Meio Tempo esquece a proposta eleitoral diferenciadora e amplamente elogiada pelos ambientalistas relativamente à Área Protegida da Floresta de Ovar.

Esta mudança de atitude é nefasta para o Município de Ovar.


É preciso honrar os compromissos; saber estar é uma virtude.

Transparência é assumir o compromisso ambiental proposto ao eleitorado, não andar a fazer fretes ao PSD.

É necessária firmeza política perante o ICNF, exigindo a suspensão imediata do PGF.

 

Daniela Patarena, Deputada Independente à Assembleia Municipial de Ovar.


Álvaro Reis, Ambientalista; fundador da Quercus, da Fapas e responsável do programa ambiental da plataforma cívica.

Ovar, 23 de Novembro 2025.

  https://www.ovarnews.pt/por-uma-floresta-de-ovar-viva-por-daniela-patarena-e-alvaro-reis/
A Ovarense venceu, esta tarde, o Fiães, por 2-1, em jogo a contar para a 12ª jornada do Campeonato SABSEG.


Marcaram Mário Correia e André Claro pelos vareiros num campo tradicionalmente muito difícil, agravado pelas más condições do tempo e do relvado.


A Ovarense mantém-se de pedra e cal na liderança do campeonato com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Oliveira do Bairro.

Resultados e classificação https://www.ovarnews.pt/ovarense-vence-e-afasta-o-fiaes-dos-lugares-da-frente/
A Cerciesta – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Estarreja – vem por este meio divulgar o DiferenciArte – XIII Festival de Artes, que este ano apresenta o espetáculo “EntreTantos”, a realizar nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Cine-Teatro de Estarreja.

Trata-se de uma iniciativa da Cerciesta que afirma a inclusão, a expressão artística e a participação comunitária como pilares fundamentais da sua missão.


O espetáculo deste ano, intitulado “EntreTantos”, convida o público a refletir sobre a diversidade humana e a singularidade de cada pessoa:


“Entretantos é espaço comum e espaço individual. É espaço de tantos, de um só ou até de nenhum de nós. É o tudo e o nada, é aquilo que fica entre o ontem e amanhã. Há tanto que cabe num entretanto e tanto mais em vários entretantos. Somos apenas um entre tantos. Ou entre tantos, um só.”


Através do teatro, dança, cinema de animação, fotografia e artes plásticas, explora-se “Entretantos” como um neologismo poético, multifuncional e flexível, criado para dar ênfase a um tempo e um lugar onde tudo cabe.


O DiferenciArte, projeto cofinanciado pelo INR, tem-se afirmado como um evento cultural único no concelho, pela capacidade de dar visibilidade ao talento e ao potencial criativo de pessoas com deficiência, promovendo uma visão positiva da diferença e reforçando a importância da arte enquanto espaço de encontro, comunicação e cidadania.

A Cerciesta lança o convite a toda a comunidade:


num entretanto da vida, abra espaço para tanto mais — seja parte ativa da inclusão.

Em anexo segue o cartaz oficial.

Agradecemos, desde já, a vossa atenção e colaboração na divulgação deste evento que há mais de uma década celebra arte, inclusão e cidadania ativa. Estamos totalmente disponíveis para prestar mais informações adicionais.

Com os melhores cumprimentos,

  Mónica Amaral, psicóloga


Diretora Técnica I Vice-presidente

Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Estarreja, CRL

Rua da Escola do Agro, nº5 I  3860-358 Estarreja

tlf 234843093  I  tlm: 969269891  I  email: geral@cerciesta.pt https://www.ovarnews.pt/a-cerciesta/


O maior artista de arte sacra em Portugal no séc. XX, censurado pela esquerda após 1974
António Lino, nascido em Guimarães, a cinquenta metros do castelo onde nasceu Portugal, foi o maior artista de arte sacra portuguesa do século XX. A sua vida e obra traduzem o que de mais profundo existe na alma nacional: a fusão entre fé, beleza e identidade. Pintor, desenhador, escultor, autor de mosaicos e vitrais, António Lino foi um artista total, herdeiro da grande tradição espiritual da arte europeia. Em cada uma dessas expressões revelou um domínio técnico e uma elevação interior raros. Nas suas esculturas o gesto humano é orante, nas suas pinturas o olhar é contemplativo, nos mosaicos e vitrais a luz torna-se teologia.

A sua obra espalhou-se por Portugal e pelo mundo, marcando lugares de espiritualidade e de vida pública. Na Terra Santa, uma Nossa Senhora da Oliveira perpetua o elo entre a devoção portuguesa e as raízes do cristianismo. Em Lisboa, na Cidade Universitária, as suas gravuras monumentais acolhem diariamente professores e alunos, símbolo silencioso da aliança entre saber e fé. Nos tribunais portugueses, as suas representações das Sete Obras de Misericórdia, como no Tribunal de Aveiro, recordam a todos os que julgam e decidem que a justiça humana deve inspirar-se na divina.

No coração do Estado português, os painéis sobre a Providência à entrada do Ministério da Segurança Social e da Solidariedade recebem há meio século ministros e funcionários, oferecendo uma catequese visual sobre o cuidado e a compaixão. São testemunhos de um tempo em que a arte pública ainda tinha alma e se punha ao serviço da virtude, não da propaganda. E nas igrejas de Braga, Coimbra, Viseu e Lisboa, os seus vitrais e mosaicos continuam a filtrar a luz com uma beleza que nenhum discurso ideológico consegue apagar.

O seu talento não se limitou às fronteiras nacionais. António Lino deixou também marcas no Vaticano, onde o seu nome foi respeitado e elogiado como exemplo da arte sacra moderna. O Estado Novo reconheceu-o como representante máximo da arte sacra portuguesa, título que o colocava entre os grandes criadores cristãos da Europa. Mas essa distinção, que deveria tê-lo eternizado, transformou-se na sua sentença cultural. Com o 25 de Abril de 1974, a nova elite artística e intelectual, dominada pela esquerda, não lhe perdoou o prestígio adquirido sob um regime que ainda via na fé uma forma de ordem e de identidade. António Lino foi apagado da memória oficial.

A censura que o silenciou foi tanto mais eficaz quanto mais discreta. Não houve proibição declarada, apenas o esquecimento. Os seus quadros deixaram de figurar nas exposições, os seus vitrais foram omitidos das histórias da arte, e o seu nome apagado dos programas académicos. A geração revolucionária quis fundar uma cultura sem raízes, onde o sagrado era suspeito e o belo era burguês. António Lino tornou-se incómodo por continuar a representar o invisível num tempo que só acreditava no imediato.

E, contudo, a sua presença sobreviveu. As suas obras continuam em espaços onde ninguém ousou removê-las — universidades, tribunais, ministérios, igrejas. Todos os dias, políticos, professores, alunos, advogados e juízes cruzam-se com o seu legado, sem saberem que estão perante um dos maiores artistas portugueses do século XX. Mas a história guardou ainda um episódio que parece escrito com a tinta trágica do destino. Nos finais da década de 1990, já depois da sua morte, a sua casa em Odivelas ardeu misteriosamente. Com ela desapareceram esboços, maquetas, estudos e talvez obras inéditas que nunca chegaram a ser mostradas. O fogo consumiu parte de um legado que o tempo ainda não tinha reconhecido. Terá sido um acidente? Um ato fortuito? Ou o último sinal de uma censura que, mesmo sem rosto, continua a queimar a memória dos que ousaram glorificar o divino? A dúvida permanece — e é talvez o mais cruel dos epitáfios.

A história de António Lino é, no fundo, a história de um país dividido entre a herança espiritual e a ânsia ideológica. Em nome da modernidade, apagou-se o sagrado; em nome da liberdade, cultivou-se o esquecimento. Mas o tempo corrige as injustiças. As suas obras continuam a falar, e nelas brilha a verdade de que a arte, quando é sincera, sobrevive a todos os regimes.

Paulo Freitas do Amaral


Professor, Historiador e Autor https://www.ovarnews.pt/o-maior-artista-de-arte-sacra-em-portugal-no-sec-xx-censurado-pela-esquerda-apos-1974/


Ovar assinala o 36.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança
Promover os direitos das crianças e sensibilizar toda a população para a sua promoção é um dos objetivos de Ovar, reconhecido pela UNICEF, como Município Amigo das Crianças. Até 24 de novembro, a autarquia assinala o 36.º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança com diversas ações no território.  Às escolas, a autarquia levou o jogo “Caminho(a) a Direito”. Em paralelo, em todas as freguesias há um “Estendal dos Direitos” e alguns espaços emblemáticos do concelho foram iluminados de azul.


 “Com estas ações simbólicas, queremos aumentar a consciência pública sobre a Convenção dos Direitos da Criança e assegurar que crianças e jovens conhecem este documento fundamental e estão presentes no processo de desenvolvimento dos seus direitos”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar.


No âmbito destas comemorações, esta semana, o Município de Ovar levou a 19 escolas, num total de 46 turmas e 867 alunos, o jogo “Caminho(a) a Direito” que, de forma criativa, quis dar a conhecer às crianças a Convenção. Esta é já a segunda edição desta ação que está organizada em seis desafios para serem concretizados em contexto escolar. Nesta primeira sessão, as turmas receberam a equipa do Mecanismo de Coordenação da Cidade Amiga das Crianças, que entregou o kit do jogo. Juntos abraçaram o primeiro desafio.


De Esmoriz a Válega, de Cortegaça a Maceda, de Ovar a São Vicente de Pereira e de Arada a São João, em todas as freguesias do concelho de Ovar, em exposição, um “Estendal dos Direitos” com t-shirts que envergam os 54 artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança. Esta é uma ação concertada entre o Município de Ovar e todas as juntas de freguesia que, desta forma, aderem à campanha nacional promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.


Em simultâneo, o Município de Ovar aderiu, ainda, à iniciativa “Go Blue”, da UNICEF. Assim, o Jardim dos Direitos, no Parque Urbano de Ovar e os edifícios das Juntas de Freguesia de Ovar e Válega, Externato Luís de Camões, CERCIVAR e Escola Secundária Júlio Dinis estão iluminados de azul, para lembrar que todos temos uma missão comum: garantir que as crianças podem crescer saudáveis, felizes e com um papel central no seio das comunidades.


Este programa enquadra-se na distinção, atribuída pela UNICEF Portugal de «Ovar: Município Amigo das Crianças», que reconhece o compromisso da autarquia em aplicar e promover os Direitos da Criança, através de inúmeras ações que preconizam mudanças reais e concretas na vida das crianças do concelho. Após um longo caminho, iniciado em 2016, e que passou pela definição de uma Estratégia Local para os Direitos da Criança e a elaboração de dois Planos Anuais de Ação Local para os anos de 2024 e 2025, o Município de Ovar encontra-se, agora, a implementar ações que respondem diretamente aos artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança.


A 20 de novembro de 1989, as Nações Unidas aprovaram por unanimidade a Convenção sobre os Direitos da Criança, um marco internacional que estabelece um vasto conjunto de direitos fundamentais para todas as crianças. Este documento simboliza o compromisso coletivo dos Estados em assegurar que, independentemente da raça, cor, sexo, língua, religião e opinião política, cada criança tem condições para viver plenamente os seus direitos. https://www.ovarnews.pt/ovar-assinala-o-36-o-aniversario-da-convencao-sobre-os-direitos-da-crianca/

sábado, novembro 22, 2025

O lugar da Ribeira, em Ovar, começa este sábado, a viver as Festas de Santa Catarina.

Trata-se de uma festividade anual que uma vez mais não é esquecida e se realiza, apesar das crescentes dificuldades.

Esta edição parte da vontade de seis jovens do lugar, que acreditam que a manutenção das nossas tradições se deve ao trabalho voluntário e à nova geração.

Como cabeça de cartaz, no palco atua, esta noite, a artista Rosinha, seguida de um "grandioso" espetáculo de fogo de artifício e o arraial noturno pelo DJ Rafa Figueiredo.

https://www.ovarnews.pt/uma-promessa-a-santa-catarina-que-veio-para-ficar-ribeira-ovar/ https://www.ovarnews.pt/rosinha-faz-a-festa-este-sabado-na-ribeira-de-ovar/
 

O Município de Ovar foi um dos palcos do CINANIMA. Ao longo desta semana, 13 turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, num total de 260 alunos, estiveram no CAO – Centro de Arte de Ovar, que se transformou num espaço de partilha, aprendizagem e celebração.

A iniciativa aproximou as crianças de filmes de referência, despertando a curiosidade e a imaginação, reforçando a literacia fílmica e fomentando a construção de hábitos culturais.

“Com esta iniciativa incentivamos a criatividade, o espírito crítico e a capacidade de análise dos alunos, utilizando o cinema como uma ferramenta educativa que facilita a compreensão de diferentes realidades, estimulando, desta forma, a tolerância e a empatia”, resume Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, valorizando estes momentos de educação não formal.

“Ao longo do ano letivo, o Município de Ovar irá promover inúmeras iniciativas que complementam a aprendizagem em contexto de sala de aula, proporcionando experiências diferenciadoras e reforçando o vínculo dos alunos com a comunidade e com o território”.

“CINANIMA vai às Escolas” é um programa integrante da 49ª Edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, promovido pela Nascente - Cooperativa de Ação Cultural e pela Câmara Municipal de Espinho. A iniciativa visa a divulgação do cinema de animação ao público escolar.

 

  https://www.ovarnews.pt/260-alunos-do-concelho-de-ovar-foram-ao-cinema/

sexta-feira, novembro 21, 2025

Não é todo compositor que pode dizer que tocou em Marte. Jorge Aragão pode. Um dos maiores nomes do samba, o brasileiro que ajudou o robô Sojourner a acordar no planeta vermelho com a sua música “Coisinha do pai”, chega a Ovar no dia 7 de fevereiro, na última data da derradeira digressão da sua carreira.


Jorge Aragão é parte fundamental na história do samba nos últimos 50 anos. Em 1975, fundou o Fundo de Quintal, um dos maiores grupos do género no Brasil. Em 1981, saiu em carreira solo e os sucessos não param: “Malandro” (eternizada na voz de Elza Soares), “Papel de Pão”, “Eu e Você Sempre”, “Vou festejar”, “Enredo do Meu Samba”, “Coisa de Pele”, “Do Fundo do Nosso Quintal” e “Já É”, entre outros.


O Poeta do Samba, que já foi gravado por ícones como Martinho da Vila, Elza Soares, Zeca Pagodinho, Alcione, Beth Carvalho, Ivan Lins, Baby do Brasil e artistas mais novos como Anitta e Paula Mel, entre outros, vêm em digressão com sua banda completa https://www.ovarnews.pt/jorge-aragao-anunciado-no-carnaval-de-ovar-2026/


COMCORDAS XXIV ou o Bandopipo e o Azulejo de braço dado
A proposta da Orquestra de Bandolins para o CONCORDAS XXIV é surpreendente: E se num concerto os azulejos tocarem uma história de Ovar? e um bandopipo apresentar uma jornada fotografada? e, ainda, Bandúrrias e Laúdes, vindos de Valladolid, exaltarem os compositores clássicos?

Certamente que “COMCORDAS XXIV” vezes que são bons motivos para ir ouvir e ver música, e, quem sabe, até degustar num bandopipo!

Neste sábado, 22, o XXVI ComCordas convida ainda a Orquesta de Laúdes Españoles “Conde Ansúrez”, que, com recurso a Bandúrrias e Laúdes, vindos de Valladolid, exaltarão compositores clássicos.

  https://www.ovarnews.pt/comcordas-xxiv-ou-o-bandopipo-e-o-azulejo-de-braco-dado/
“A Ovarense é uma equipa forte e coesa, com um núcleo de jogadores que já se conhecem muito bem, por isso sabemos que será um desafio exigente, mas queremos sair de Ovar com a vitória”.

Palavras de Ricardo Almeida, da equipa sénior masculina de basquetebol do SC Braga que se desloca, este sábado, ao reduto da Ovarense, para disputar a 2.ª jornada da fase de grupos do Grupo A da Taça Hugo dos Santos.

O encontro está agendado para as 16h00, na Arena de Ovar. https://www.ovarnews.pt/braga-quer-ganhar-em-ovar/


ULS de Entre Douro e Vouga em Paris no Evento sobre o Futuro dos Cuidados aos Doentes Crónicos
 

A ULS Entre Douro e Vouga marcou presença no evento “L’Hôpital hors les murs: o futuro dos cuidados aos doentes crónicos”, realizado em Paris, no passado dia 13/11, através da sua Clínica de Insuficiência Cardíaca (CIC).

Servindo mais de 322 mil utentes num território extenso e desigual, a ULS EDV enfrenta desafios de acessibilidade típicos de regiões com grande dispersão geográfica e realidades socioeconómicas muito distintas. A aposta na telemonitorização em insuficiência cardíaca tem permitido reduzir consumos hospitalares, aumentar a segurança clínica e aproximar os cuidados do quotidiano dos doentes.

A CIC integra um conjunto de valências que tornam este modelo possível:

• Telemonitorização e consultas telefónicas

• Ecocardiografia in situ

• Terapêuticas intravenosas (CMF, diuréticos, levosimendano, correção eletrolítica)

• Área de recuperação e procedimentos de Medicina Interna

• Consultas Walk-in

• Avaliação pós-alta

• Reabilitação cardíaca

• Investigação clínica

Atualmente, 162 doentes de alto risco são acompanhados à distância, e reportam em média, mais de 11.000 medições por mês, das quais resultam cerca de 515 alertas avaliadas e geridas pela equipa de enfermagem dedicada à telemonitorização, uma das inovações centrais deste projeto, evitando descompensações e deslocações desnecessárias.

Para além dos indicadores clínicos, foram apresentados os resultados qualitativos, tanto ao nível da satisfação dos utentes como das equipas de Medicina Interna.

Este projeto demonstra que a inovação é possível em contextos exigentes, dentro do setor público, e que representa um caminho sólido para um cuidado mais humanizado, mais próximo e fiel aos valores centrais do SNS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/uls-de-entre-douro-e-vouga-em-paris-no-evento-sobre-o-futuro-dos-cuidados-aos-doentes-cronicos/
Se está a pensar renovar a televisão, provavelmente já se deparou com estas siglas que parecem sopa de letras: OLED, QLED, LED... E se está confuso, é completamente normal. A boa notícia? Agora nas televisões em Black Friday é o momento ideal para investir numa televisão nova, porque os descontos tornam estas tecnologias mais acessíveis do que nunca.

Mas antes de clicar em "comprar", vale a pena perceber o que realmente distingue estas tecnologias. Porque não se trata apenas de marketing – as diferenças são reais e afetam diretamente como vai aproveitar a sua televisão nos próximos anos.


A diferença que realmente importa: como produzem a imagem


Esqueça os pormenores técnicos por um momento. A principal diferença entre estas tecnologias resume-se a uma pergunta simples: como é que a luz chega aos seus olhos?

As televisões LED (a maioria dos modelos que encontra no mercado) funcionam com uma retroiluminação que está sempre ligada por trás do ecrã. É como ter uma lâmpada fluorescente atrás de um vitral – a luz atravessa os filtros de cor, mas nunca se apaga completamente. São as mais acessíveis e fiáveis, com boa durabilidade.

As QLED dão um passo em frente ao adicionar nanocristais (os famosos "quantum dots") que filtram essa mesma luz de forma mais precisa. O resultado? Cores mais intensas e um brilho impressionante que pode chegar aos 4.000 nits. É como trocar aquela lâmpada fluorescente por uma fonte de luz muito mais potente e controlada.

As OLED funcionam de forma radicalmente diferente**: cada píxel produz a sua própria luz**. Quando precisa de mostrar preto, simplesmente desliga esse píxel. É como ter milhões de pequenas lâmpadas individuais que podem apagar-se completamente. O resultado são negros absolutamente puros – algo que fascina quem vê pela primeira vez.


OLED: a qualidade de imagem que faz suspirar (mas tem nuances)


Se já viu uma televisão OLED a funcionar num ambiente escuro, provavelmente percebe porquê são consideradas o topo de gama. Os negros são verdadeiramente negros, não cinzentos escuros. O contraste é infinito. Os ângulos de visão são perfeitos – pode ver de qualquer lado da sala sem perder qualidade.

Para quem adora cinema, séries ou jogos com ambientes escuros, é uma experiência transformadora. Os tempos de resposta são praticamente instantâneos (cerca de 0,1 milissegundos), o que as torna excelentes para gaming.

Mas há considerações importantes. As OLED têm menos brilho que as QLED – rondam os 1.000-2.000 nits. Em ambientes muito iluminados ou com luz solar direta, podem não ter o impacto visual de uma QLED. E depois há a questão do burn-in.


O burn-in é realmente um problema?


Sejamos honestos: o burn-in (a "queima" de imagem permanente) existe e é real nas OLED. Acontece quando elementos estáticos ficam no ecrã durante períodos prolongados – logotipos de canais, barras de informação, interfaces de videojogos.

A realidade atual é mais matizada do que o terror que se lê online. Os fabricantes implementaram múltiplas proteções: ciclos automáticos de regeneração de píxeis, deteção de logotipos com atenuação localizada, deslocamento de imagem (pixel shift), e até garantias que cobrem o burn-in.

Estudos recentes mostram que, com uso variado normal, o burn-in pode demorar anos a aparecer ou simplesmente nunca acontecer. Mas – e isto é importante – se vê muita TDT com logotipos estáticos, se joga sempre o mesmo videojogo com HUD fixo, ou se usa como monitor de PC com barra de tarefas permanente, as probabilidades aumentam significativamente.

O consenso? As OLED são excelentes para quem consome conteúdo variado: cinema, séries, streaming, gaming ocasional. São menos ideais para quem deixa a televisão ligada no mesmo canal durante horas ou trabalha com aplicações profissionais.


QLED: brilho deslumbrante e longevidade


As QLED posicionam-se como o compromisso inteligente. Não atingem os negros perfeitos das OLED, mas chegam muito perto com as tecnologias Mini LED que fragmentam a retroiluminação em milhares de zonas individuais.

Onde realmente brilham (literalmente) é no brilho máximo. Conseguem níveis de luminosidade que as OLED não podem igualar, tornando-as ideais para salas luminosas, visualização diurna, ou conteúdo HDR onde os reflexos e pontos de luz precisam de verdadeiro impacto visual.

A durabilidade é outro ponto forte. Ao utilizarem materiais inorgânicos, as QLED são praticamente imunes ao burn-in e tendem a manter as suas características durante mais tempo. Para quem vê muita televisão linear, desporto, ou simplesmente quer ter a tranquilidade de não se preocupar com a utilização, é uma opção sensata.

O principal compromisso? Os ângulos de visão são mais limitados – se vir muito de lado, as cores perdem intensidade. E os negros, embora muito bons, nunca serão tão puros como numa OLED porque sempre há alguma fuga de luz da retroiluminação.


LED tradicional: não subestime esta opção


Antes de descartar completamente as LED tradicionais, considere isto: oferecem uma qualidade de imagem perfeitamente adequada para a maioria dos utilizadores, a uma fração do preço das tecnologias premium.

As LED modernas com 4K, HDR10+ e smart features conseguem resultados impressionantes para TDT, streaming e gaming casual. São extremamente duráveis, consomem menos energia que as QLED, e não têm qualquer risco de burn-in.

Para um segundo televisor, um quarto, ou simplesmente para quem não é obcecado por qualidade de imagem cinematográfica, uma boa LED pode ser exatamente o que precisa – deixando orçamento para outras coisas.


Então, qual escolher?


Escolha OLED se:

Adora cinema e séries em ambiente controlado (escuro ou pouco iluminado)

Joga videojogos variados e aprecia tempos de resposta instantâneos

Quer a melhor qualidade de imagem possível

Consome conteúdo variado (não deixa sempre o mesmo canal)

Pode investir num televisor premium

Escolha QLED se:

A sala tem muita luz natural ou vê televisão de dia

Valoriza brilho intenso e cores vibrantes

Vê muito desporto, TDT ou conteúdo com elementos estáticos

Quer qualidade premium com maior tranquilidade quanto à durabilidade

Procura ecrãs grandes (65" ou mais) com boa relação qualidade-preço

Escolha LED se:

Procura uma opção fiável e económica

A qualidade de imagem "muito boa" é suficiente (não precisa de "perfeita")

Quer máxima durabilidade sem preocupações

É para um espaço secundário ou uso menos crítico

Prefere investir menos na televisão


O momento certo para comprar


Com a Black Friday 2025 em pleno, os descontos tornam acessíveis televisões que há meses estavam fora de alcance. As OLED, tradicionalmente mais caras, aproximam-se dos preços das QLED de gama alta. E as QLED de topo ficam ao nível de LED premium.

É o momento ideal para dar o salto para uma tecnologia superior – mas só se for a tecnologia certa para si. Porque o melhor televisor não é o mais caro ou o com mais buzzwords no nome. É aquele que se adapta à forma como realmente vai usá-lo.

Pense no seu espaço, nos seus hábitos de visualização, e no que realmente valoriza. A diferença entre uma boa compra e uma excelente compra está em perceber o que precisa – não em seguir cegamente o que está "na moda".

 

  https://www.ovarnews.pt/comparacao-entre-os-melhores-televisores-oled-qled-e-led-qual-se-adapta-melhor-as-suas-necessidades/


Transparência, verdade e respeito pelo voto do povo - Por Emanuel Oliveira
Conhecemos na quinta-feira, finalmente e sem qualquer aviso prévio, a nova composição da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Ovar, nomeadamente quem serão os vereadores em regime de permanência e não permanência.

𝐅𝐨𝐢 𝐧𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐫𝐦𝐨𝐮 𝐚𝐪𝐮𝐢𝐥𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐏𝐒 𝐎𝐯𝐚𝐫 𝐬𝐞𝐦𝐩𝐫𝐞 𝐝𝐞𝐧𝐮𝐧𝐜𝐢𝐨𝐮, que foi a falsa narrativa de independência de uma plataforma que, desde o primeiro momento, se apresentou como “alternativa”, mas que, afinal, escondia ligações partidárias bem conhecidas. Hoje é inegável, não há independência onde há militância ativa e direção política. E não há verdade quando se constrói um projeto sobre a ilusão e o disfarce.

Contrariando todas as afirmações de autonomia e diferença, o que agora se revela é um acordo entre o PSD e alguns elementos da plataforma AGIR. A mesma plataforma que, durante meses, acusou os outros de inércia e má gestão, que acenava com auditorias a contas, lançando a suspeição óbvia sobre o executivo, que lançou suspeições infundadas sobre a seriedade dos trabalhadores municipais e que agora, em silêncio e sob o “calor da noite”, negociou lugares e contrapartidas.

Importa, no entanto, ressalvar a coerência e a integridade de alguns membros da AGIR, que se têm demarcado publicamente destas manobras e que mantêm uma postura de respeito pela vontade popular e pelos princípios que dizem defender.

𝐎 𝐏𝐒 𝐎𝐯𝐚𝐫 𝐫𝐞𝐚𝐟𝐢𝐫𝐦𝐚 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐚 𝐩𝐨𝐥𝐢𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐧𝐚𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐞 𝐭𝐮𝐝𝐨. O povo manifestou claramente a sua vontade nas urnas e, embora as coligações sejam legítimas, devem ser claras e do conhecimento de todos, nem que seja a sua possibilidade. O que aqui ocorreu não é uma coligação deliberativa ou uma geringonça parlamentar, fundada na negociação transparente de posições sobre projetos ou orçamentos. É algo mais efetivo, que coarta liberdades e que governa, é um acordo governativo encoberto, com ocupação de pelouros, o que equivale à distribuição de ministérios.

Em termos de ética e transparência, o PSD nacional e o CDS foram, pelo menos, frontais, pois apresentaram-se em coligação, o povo conheceu e escolheu. Em Ovar, esconderam-se os acordos, criou-se uma ilusão de mudança, e enquanto se pregava a “diferença”, negociava-se o poder na calada da noite.

O PS Ovar orgulha-se de ter sempre atuado de forma oposta. Ao longo da sua história, assumimos independentes nas nossas listas, mas com a condição clara de não possuírem filiação partidária e de respeitarem as nossas linhas programáticas e ideológicas. Tudo à vista do povo, nada a esconder. Assim foi no passado, com grandes autarcas, até presidentes, que, vindos de outros quadrantes, acreditaram nas pessoas e nos projetos do PS, com o único objetivo de construir um concelho melhor.

𝐇𝐨𝐣𝐞, 𝐦𝐚𝐧𝐭𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐬𝐚 𝐜𝐨𝐞𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐞 𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦𝐩𝐫𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐎𝐯𝐚𝐫. 𝐒𝐨𝐦𝐨𝐬 𝐨𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜𝐚𝐨 𝐩𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐩𝐨𝐯𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐦 𝐨 𝐝𝐞𝐭𝐞𝐫𝐦𝐢𝐧𝐨𝐮, mas uma oposição responsável, que nunca colocará em causa o futuro da nossa terra. Negociaremos sempre de acordo com a exigência do resultado eleitoral, não por conveniência, mas por respeito ao voto e para garantir a viabilidade da gestão e para que medidas do nosso programa sejam executadas. Medidas que, ironicamente, se tornam agora referência da governação dos outros. Se assim for, ficaremos satisfeitos, porque o essencial é o bem do concelho.

Para quem nunca teve ideias, o PS oferece as suas. De boa fé. À vista de todos.

𝐀 𝐩𝐨𝐥𝐢𝐭𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞𝐯𝐞 𝐬𝐞𝐫 𝐨 𝐞𝐱𝐞𝐫𝐜𝐢𝐜𝐢𝐨 𝐧𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐝𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐢𝐚𝐧𝐜𝐚 𝐩𝐮𝐛𝐥𝐢𝐜𝐚, 𝐧𝐚𝐨 𝐮𝐦 𝐣𝐨𝐠𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐨𝐦𝐛𝐫𝐚𝐬 𝐞 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐫𝐞𝐬𝐬𝐞𝐬 𝐩𝐞𝐬𝐬𝐨𝐚𝐢𝐬. 𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐞 𝐭𝐫𝐚𝐢 𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐧𝐬𝐩𝐚𝐫𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚, 𝐭𝐫𝐚𝐢-𝐬𝐞 𝐨 𝐩𝐨𝐯𝐨. 𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐞 𝐧𝐞𝐠𝐨𝐜𝐢𝐚 𝐧𝐨 𝐬𝐢𝐥𝐞𝐧𝐜𝐢𝐨, 𝐚𝐩𝐚𝐠𝐚-𝐬𝐞 𝐚 𝐯𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞. 𝐐𝐮𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐞 𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐚 𝐢𝐧𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞𝐧𝐜𝐢𝐚, 𝐩𝐞𝐫𝐝𝐞-𝐬𝐞 𝐚 𝐡𝐨𝐧𝐫𝐚.

𝐎𝐯𝐚𝐫 𝐦𝐞𝐫𝐞𝐜𝐞 𝐜𝐥𝐚𝐫𝐞𝐳𝐚. 𝐎𝐯𝐚𝐫 𝐦𝐞𝐫𝐞𝐜𝐞 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨. 𝐎𝐯𝐚𝐫 𝐦𝐞𝐫𝐞𝐜𝐞 𝐯𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞.

Emanuel Oliveira, Presidente da Comissão Política do PS Ovar

 

 

 

 

 

  https://www.ovarnews.pt/transparencia-verdade-e-respeito-pelo-voto-do-povo-por-emanuel-oliveira/


Vereadora do AGIR rejeita proposta do PS em defesa do Pinhal de Ovar
A vereadora do movimento AGIR na Câmara Municipal de Ovar, Lígia Pode, criticou a proposta apresentada pelo Partido Socialista (PS) para suspender o Plano de Gestão Florestal (PGF) do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar, afirmando que a medida “não tem qualquer validade legal” e serviria apenas para “enganar os cidadãos”.

Em nota enviada à comunicação social, a autarca defende que a Câmara não possui competências legais para suspender um plano do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), razão pela qual votou contra a proposta. “Recuso-me a participar neste teatro político”, afirmou, garantindo que não está disponível para “assinaturas para a fotografia” nem para deliberações “inúteis apenas para gerar manchetes”.

A vereadora sublinha que, enquanto o PS apresenta “uma proposta vazia”, o Executivo municipal já terá encetado contactos formais com o ICNF. Segundo avançou, o presidente da Câmara reuniu no dia 13 de novembro com o diretor daquele organismo, tendo sido acordado o início imediato do processo de avaliação do PGF 2020-2038, com vista à sua revisão.

Para o AGIR, a forma adequada de acompanhar o processo deverá passar pela Assembleia Municipal, através da criação de uma comissão plural e transparente, garantindo a participação de todas as forças políticas eleitas.

A autarca acusa ainda o Partido Socialista de tentar “fabricar uma crise política artificial” com o objetivo de fragilizar o acordo de governação entre AGIR e PSD em Ovar. Recorda que a revisão do PGF consta, aliás, do entendimento político estabelecido entre os dois partidos no início do mandato.

“Trata-se de uma tentativa de apropriação de uma causa que nunca foi sua”, afirma, sustentando que o Executivo municipal continuará focado “num trabalho sério, de diálogo e de resultados”, em defesa do património natural do concelho. https://www.ovarnews.pt/vereadora-do-agir-rejeita-proposta-do-ps-em-defesa-do-pinhal-de-ovar/

quinta-feira, novembro 20, 2025

As duas funcionárias públicas, de 40 e 54 anos, suspeitas da prática dos crimes de corrupção passiva, associação de auxílio à imigração ilegal e falsidade informática, foram ontem presentes ao Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa e saíram em liberdade.

 

Foram suspensas de funções na USF e proibidas de contactos entre elas e com os restantes membros da organização. https://www.ovarnews.pt/funcionarias-que-inscreveram-no-sns-10-mil-imigrantes-ilegais-foram-suspensas-de-funcoes/
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, manifestou hoje a expectativa de que a recém-criada Unidade de Combate à Fraude no Serviço Nacional de Saúde (SNS), liderada pela Polícia Judiciária, contribua para a prevenção de fraudes no setor.


Ao ser questionada sobre duas recentes detenções, uma endocrinologista no Porto e duas funcionárias da unidade de saúde familiar Laços, de Cortegaça, a ministra recusou comentar os casos, por estarem em fase de investigação judicial. “Nós não nos vamos pronunciar, porque estamos no campo da investigação judicial e vamos aguardar, naturalmente, pelos desenvolvimentos. Seguiremos todos os passos da investigação judicial e, portanto, aquilo que for depois definido não só pela investigação, mas também pela própria ação judicial, é aquilo que faremos”, referiu Ana Paula Martins.


A endocrinologista foi detida pela Polícia Judiciária (PJ) sob suspeita de envolvimento num esquema fraudulento que consistia na prescrição de medicação para diabetes a utentes que não sofriam da doença, com o objetivo único de promover a perda de peso. Este esquema terá causado um prejuízo ao Estado superior a três milhões de euros, devido ao pagamento indevido de taxas de comparticipação. A PJ indicou que, além da médica detida, estão envolvidos duas médicas, um advogado e uma clínica médica. Foram realizadas buscas numa clínica no Porto onde a endocrinologista exercia funções.


No segundo caso, duas funcionárias públicas, de 40 e 54 anos, foram detidas sob suspeita de terem inscrito cerca de 10.000 imigrantes no SNS durante um período de um ano e meio. A Diretoria do Centro da PJ explicou que estas inscrições fraudulentas não foram detetadas pelos sistemas do ministério da Saúde, devido à complexidade da fase de atribuição do número nacional de utente, que ocorre no final do processo de legalização dos imigrantes. Segundo uma fonte da PJ, as funcionárias terão sido recrutadas por uma organização criminosa de natureza “tentacular”, composta por pessoas de várias nacionalidades, que lhes ofereceu vantagens financeiras para proceder às inscrições ilegais. “Os imigrantes podem-se regularizar e é desejável, em termos humanistas é isso que se pretende, o problema é quando essas inscrições são feitas de forma irregular”, explicou a fonte policial.


A investigação, designada operação “Gambérria”, iniciou-se em setembro de 2023 e está na sua fase final. Em três fases da operação, incluindo uma em maio e a última hoje anunciada, foram detidas um total de 16 pessoas, entre as quais sete empresários, uma advogada e uma funcionária da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Além disso, foram constituídos arguidos outros 26 indivíduos.


Questionada sobre a eficácia dos mecanismos de alarme do SNS, Ana Paula Martins afirmou que o Governo criou a Unidade de Combate à Fraude para prevenir situações desta natureza. “Esperamos, sobretudo, que contribua para a prevenção de situações desta natureza. Acima de tudo, o que queremos é prevenir. Mas, naturalmente, que essa foi uma medida absolutamente determinante e que nos parece que é muito importante que os trabalhos que decorrem dessa própria unidade possam, também, agora, nos próximos anos, fazer o seu caminho”, concluiu a ministra.


  https://www.ovarnews.pt/ministra-da-saude-espera-que-nova-unidade-de-combate-a-fraude-previna-esquemas-ilicitos-no-sns/


Volkswagen Zen Day traz vantagens exclusivas aos clientes EMAC
No próximo sábado, dia 22 de novembro, o Grupo EMAC promove o Volkswagen Zen Day, um


dia dedicado ao bem-estar dos veículos Volkswagen e à tranquilidade dos seus proprietários.


A iniciativa decorre nas instalações EMAC Volkswagen em Arrifana, Santo Tirso, Famalicão e


Vila do Conde,, com ofertas imperdíveis “mimar” o seu Volkswagen.

Com o lema “no Volkswagen Zen Day, quem relaxa é o dono”, os clientes da marca poderão


usufruir de um desconto de 50% em óleo original Volkswagen, 30% em pneus com montagem


e equilíbrio incluídos e ainda a oferta do valor do IVA em discos, pastilhas, baterias, escovas


limpa-vidros e acessórios originais e lifestyle.

Para garantir a segurança dos condutores, o Grupo EMAC oferece também um check-up


gratuito ao veículo, verificando os principais componentes essenciais para as viagens do dia a


dia. Para beneficiar destas condições exclusivas, é necessária marcação prévia, o agendamento


para o Volkswagen Zen Day pode ser feito online ou pelo telefone 913 496 910.

Não perca esta oportunidade única de cuidar do seu Volkswagen com descontos especiais e


um serviço de excelência. https://www.ovarnews.pt/volkswagen-zen-day-traz-vantagens-exclusivas-aos-clientes-emac/
O Sindicato dos Médicos do Norte (SMN), um dos sindicatos da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), denuncia a intenção do governo de Luís Montenegro de desclassificar os Serviços de Pediatria/Neonatologia e Cirurgia Pediátrica da ULS Gaia/Espinho na Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria, passando estes serviços de Nível IIb para IIa. Trata-se de um ataque frontal a um serviço altamente diferenciado, que serve 80.000 crianças e adolescentes dos concelhos de Gaia e Espinho e dos municípios da região de Entre o Douro e Vouga que dependem deste hospital.

O SMN/FNAM considera a decisão como injustificada, tecnicamente insustentável e socialmente inaceitável. Ignora a realidade assistencial, desvaloriza equipas experientes e abre caminho à destruição de um dos serviços pediátricos mais completos e diferenciados do país.

A ministra Ana Paula Martins e o governo de Luís Montenegro são politicamente responsáveis por esta ameaça ao acesso a cuidados pediátricos diferenciados na região. Ao permitir a desclassificação do serviço, a tutela está a colocar crianças, adolescentes e as suas famílias perante deslocações desnecessárias para hospitais centrais do Porto, nas ULS São João e Santo António, já sobrecarregados, e a comprometer a continuidade de cuidados essenciais.

O governo conhece a realidade: a Pediatria da ULS Gaia/Espinho cumpre — e excede — todos os critérios de Nível IIb. Tem Cirurgia Pediátrica, Neonatologia para prematuros, Urgência 24/7, internamento diferenciado, múltiplas subespecialidades avançadas e um volume assistencial que não para de crescer. Mesmo assim, querem desclassificá-la.

A decisão não é técnica. É política. E, se avançar, será devastadora para 80.000 crianças e adolescentes que dependem deste hospital. O SMN/FNAM exige explicações imediatas:

Explicações públicas e urgentes da ministra da Saúde sobre os critérios utilizados;


A suspensão imediata desta proposta;


A manutenção da classificação de Nível IIb, em conformidade com a capacidade instalada e com as necessidades da população.

Não permitiremos a destruição de um serviço que funciona e que garante cuidados essenciais a 80.000 crianças e jovens, nem aceitaremos o ataque às equipas médicas cuja diferenciação e condições de trabalho são indispensáveis à qualidade assistencial.

 

A Comissão Executiva do SMN 


Joana Bordalo e Sá, Presidente do SMN https://www.ovarnews.pt/governo-prepara-a-destruicao-do-servico-de-pediatria-de-gaia-espinho-e-o-colapso-das-equipas/