sábado, agosto 30, 2025



Ovarense Futebol joga para a Taça de Portugal
Este Domingo, a partir das 17 horas, a Ovarense recebe o Celoricense na sua 34. participação na Taça de Portugal.

Ovarense vai para a sua 34º participação na competição, enquanto o SC Celoricense disputa a prova pela 9º vez.

O histórico do confronto mostra que a turma de Fábio Vieira e equipa de Celorico da Beira encontraram-se três vezes, com equipa de Ovar em vantagem: 3 vitórias, contra a equipa de Daniel Domingues. No Estádio Marques da Silva, o Ovarense tem a vantagem nos duelos contra a SC Celoricense: 2 triunfos em 2 partidas.

No Taça de Portugal, as equipas enfrentaram-se uma única vez, num encontro ganho pelo Ovarense.

O último confronto entre os dois emblemas terminou com o Ovarense a vencer 4-2. A

No dia 21 de setembro realiza-se a segunda eliminatória. A Ovarense, se passar, recebe o Sporting da Covilhã.

#forçaovarense https://www.ovarnews.pt/ovarense-futebol-joga-para-a-taca-de-portugal/
Há várias formas de votar de forma antecipada nas eleições autárquicas do mês de outubro. A Comissão Nacional de Eleições já tem disponíveis os folhetos informativos e os modelos de requerimento em que se enquadram as várias modalidades.

Assim, entre 2 e 7 de outubro decorre o voto antecipado por motivos profissionais, na câmara do município onde está recenseado, apresentando documento de identificação civil (cartão de cidadão ou bilhete de identidade) e o documento comprovativo do impedimento invocado, assinado pelo seu superior hierárquico, pela entidade patronal ou outro que comprove suficientemente a existência do impedimento ao normal exercício do direito de voto, consoante os casos. Após votar, é-lhe entregue um documento comprovativo do exercício do direito de voto. Folheto explicativo da SGMAI sobre o voto antecipado por motivos profissionais

Os estudantes, até 22 de setembro, devem enviar requerimento ao presidente da câmara do município em que se encontrem recenseados. Entre 29 de setembro e 2 de outubro o presidente da câmara municipal desloca-se ao estabelecimento de ensino e recolhe o voto. Folheto explicativo voto antecipado para estudantes

No caso dos doentes internados até 22 de setembro devem enviar requerimento ao presidente da câmara do município em que se encontram recenseados, sendo o voto recolhido entre 29 de setembro e 2 de outubro.

Folheto explicativo da SGMAI sobre voto antecipado para doentes internados

Presos, não privados de direitos políticos, têm também até 22 de setembro para enviar requerimento ao presidente da câmara do município em que se encontrem recenseados. Folheto explicativo sobre voto antecipado para presos não privados de direitos políticos https://www.ovarnews.pt/voto-antecipado-nas-eleicoes-autarquicas-ja-tem-regras-definidas/


Putin está a escolher a guerra em vez da paz - António Costa
Neste momento, é claro que Putin está a escolher a guerra em vez da paz", disse Costa nas redes sociais após falar por telefone com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e de expressar as suas "sinceras condolências às vítimas" dos ataques russos de quinta-feira.

"Neste momento, é claro que Putin está a escolher a guerra em vez da paz"

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, acusou hoje o presidente russo, Vladimir Putin, de "escolher a guerra em vez da paz", após os ataques desta semana contra a Ucrânia com centenas de mísseis e 'drones'.

© Lusa

29/08/2025 20:56 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo


Guerra na Ucrânia

"Neste momento, é claro que Putin está a escolher a guerra em vez da paz", disse Costa nas redes sociais após falar por telefone com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e de expressar as suas "sinceras condolências às vítimas" dos ataques russos de quinta-feira.

"Discutimos os esforços em curso para reforçar as defesas da Ucrânia através de garantias de segurança fiáveis e a longo prazo, bem como a necessidade de aumentar a pressão sobre a Rússia", disse Costa sobre a sua conversa com Zelensky.

"A Ucrânia pode contar com a Europa em todos os momentos", acrescentou.

Os ataques contra Kiev, que envolveram mais de 600 mísseis e 'drones', destruíram blocos de apartamentos na capital ucraniana na madrugada de quinta-feira e atingiram instalações da missão diplomática da União Europeia, numa altura em que Bruxelas e os Estados Unidos prosseguem esforços diplomáticos para promover uma solução negociada para o conflito iniciado com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, .

Zelensky indicou também hoje que pelo menos 25 pessoas foram mortas, incluindo quatro crianças, e mais de 50 ficaram feridas nos ataques russos contra Kiev.

Para o líder ucraniano, este ataque à capital da Ucrânia "absolutamente desprezível" mostra as "verdadeiras intenções" de Putin.

A vítima mais nova "nem sequer tinha 3 anos", acrescentou o líder ucraniano, numa publicação sobre a conversa com Costa.

Na sexta-feira, foi declarado um dia de luto na capital ucraniana.

Durante muito tempo, a cidade de Kiev, que se situa longe da linha da frente e dispõe de amplas defesas antiaéreas, esteve relativamente a salvo dos piores ataques aéreos russos.

Mas os ataques particularmente mortíferos têm-se multiplicado nos últimos meses, com a Rússia a lançar um número recorde de 'drones' e mísseis.

Zelensky apelou mais uma vez a "sanções fortes" contra a Rússia para a obrigar a parar os bombardeamentos e a pôr termo à guerra desencadeada pela invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

"A Rússia só entende a força (...). Os Estados Unidos, a Europa e os países do G20 têm essa força", declarou.

Os líderes europeus condenaram veementemente o bombardeamento de Kiev, afirmando que este demonstrava que Moscovo não estava verdadeiramente interessada em negociar o fim da guerra.

Paris e Berlim anunciaram hoje que vão fornecer mais defesas aéreas à Ucrânia, segundo um comunicado conjunto emitido após um encontro entre os líderes francês e alemão.

"Apesar dos intensos esforços diplomáticos, a Rússia não demonstra intenção de interromper a sua guerra de agressão contra a Ucrânia", sublinharam Paris e Berlim, na nota conjunta, após o encontro entre o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, em Toulon, no sul de França.

A alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, considerou também hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, "está a gozar" com os esforços de paz, pedindo mais pressão político-económica sobre a Rússia.

Os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos países da União Europeia estão entre hoje e sábado reunidos em Copenhaga para uma reunião informal, o que significa que impede decisões concretas, sendo um encontro apenas de discussão política.

Os últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, nomeadamente a tentativa de mediação por parte dos Estados Unidos da América, e como reforçar o apoio à Ucrânia, são tópicos da discussão dos próximos dois dias. https://www.ovarnews.pt/putin-esta-a-escolher-a-guerra-em-vez-da-paz-antonio-costa/
A Ucrânia afirmou que atngiu duas importantes pontes na Rússia, utilizando vários drones baratos.

As construções eram usadas para reabastecer tropas russas.


Os militares ucranianos disseram que as duas pontes perto da fronteira com a região de Kharkiv, na Ucrânia, estavam a ser usadas pelos militares russos para reabastecer suas tropas. https://www.ovarnews.pt/ucrania-destroi-duas-pontes-russas-vitais-com-drones-artesanais/


Exposição em Gaza reflete dor e resiliência através da arte de meninas palestinas
Meninas palestinas organizam exposição de arte com obras que refletem sobre sua tragédia e sua resiliência, sob bombardeios e cerco de Israel, na Cidade de Gaza. https://www.ovarnews.pt/exposicao-em-gaza-reflete-dor-e-resiliencia-atraves-da-arte-de-meninas-palestinas/

sexta-feira, agosto 29, 2025

O Município de Ovar vai promover um ciclo de conferências dedicado à comunidade escolar, nos dias 12 e 13 de setembro, na Escola de Artes e Ofícios, em Ovar. Sob o tema “Neurociências e Inteligência Artificial na Educação”, esta iniciativa visa dotar os professores de ferramentas importantes para o ensino e promover um momento de encontro e partilha com professores, não-docentes, alunos e famílias no arranque de mais um ano letivo. Do programa destas jornadas inéditas, destaque para o lançamento do guia educativo, o documento informativo editado pela autarquia que divulga os programas e apoios municipais e que pretende ser o braço direito das famílias em mais um ano que se inicia.

“Esta é mais uma iniciativa que visa contribuir para promover, o diálogo e o conhecimento de toda a comunidade escolar, dotando professores, corpo não docente, pais e alunos de ferramentas inovadoras que possam contribuir para o sucesso escolar”, resume Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que reforça o compromisso da autarquia com a educação. “É um dos pilares centrais do desenvolvimento do concelho e, por isso, uma prioridade, pelo que, numa resposta articulada com todos – Agrupamentos de Escolas, corpo docente e não docente e Associações de Pais e Encarregados de Educação, continuaremos a trabalhar para promover um ensino de qualidade, diferenciado e com iguais oportunidades para todos.”

O primeiro dia deste ciclo de conferências, sexta-feira, 12 de setembro, é dedicado a professores e outros especialistas da educação, como psicólogos, mediadores, diretores escolares e técnicos da educação. A sessão de abertura está marcada para as 9h00 e conta com as intervenções de Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar e Diogo Simões Pereira, Diretor-geral da EPIS – Associação de Empresário pela a Inclusão.

Os trabalhos arrancam às 9h30, com a apresentação do estudo EPIS “Atlas da Educação” por David Justino do CESNOVA – Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova.

Segue-se, às 10h30, a primeira conferência, subordinada ao tema “Neurociência na Educação: como aprende o cérebro”, será apresentada por Pedro Bem Haja, investigador na área das neurociências, na Universidade de Aveiro.

“As neurociências e o papel da neuroplasticidade: dificuldades de aprendizagem e estratégias baseadas na evidência” é o tema da segunda comunicação do dia, com a intervenção de Cristina Fafiães Oliveira, psicóloga na Unidade de Apoio ao Alto Rendimento – UAARE e vogal na Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses. A sessão está marcada para as 12h00.

Da parte da tarde, programadas estão mais duas conferências.  Com início às 14h30, Gaspar Ferreira, psicólogo e presidente da Direção da Delegação Regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses irá falar da IA na Educação, explanando, entre ferramentas e oportunidades, sobre qual o papel dos professores na mediação.

Qual o impacto da IA na criatividade e autonomia dos alunos é a questão central da última conferência do dia, marcada para as 16h00. Todas as respostas serão dadas por Paulo Nossa, professor e investigador da Universidade de Coimbra.

O dia culmina com a apresentação do guia da educativo para o ano letivo 2025/2026, às 17h00. O documento sintetiza as principais medidas, programas e recursos educativos, que a autarquia disponibiliza à comunidade escolar, com propostas dirigidas para todos os níveis de ensino.

No segundo dia das jornadas, sábado, 13 de setembro, o programa abre a toda a comunidade escolar, procurando-se estimular uma reflexão conjunta sobre os desafios da educação nos dias de hoje.

Com início às 9h30, o primeiro tema do dia é “Família na era digital: como guiar os jovens”, mediado por Ana Manta, Psicóloga da Universidade do Porto.

“O futuro da Escola: professores e alunos do séc. XXI” será o último tema em destaque nesta ação de capacitação. A apresentação, prevista para as 11h00, estará a cargo de Ana Rita Martins, psicóloga na Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo Comportamental da Universidade de Coimbra.

Depois da sessão de encerramento, segue-se, às 12h30, um almoço convívio.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória e está condicionada ao número de vagas. Os interessados devem formalizar a sua candidatura através do seguinte formulário:

https://forms.gle/S4562L3kXHpytgUM8

Esta ação de formação é acreditada pelo CFIEMO - Centro de Formação Intermunicipal de Estarreja, Murtosa e Ovar, conta com o apoio da EPIS – Empresários pela Inclusão Social e tem como entidades parceiras os 3 Agrupamentos de Escolas do concelho de Ovar. https://www.ovarnews.pt/ovar-desafia-comunidade-escolar-a-refletir-sobre-o-papel-da-inteligencia-artificial-na-educacao/


Ovarense Basquetebol apresentou plantel para atacar a 2025/26
A Ovarense Basquetebol apresentou o plantel para a nova época, mantendo a aposta no treinador João Tiago e apresentando cinco reforços - um português e quatro norte-americanos.


Semifinalista da Liga Betclic nas últimas três temporadas, a Ovarense anunciou praticamente todo o plantel que vai disputar a Liga 2025/26 nas redes sociais.

Os vareiros renovaram com Nuno Morais, Rodrigo Soeiro, Rúben Sona, Gustavo Teixeira, Antonio Woods, Jonathan Silva, Ivan Pavicevic e Isaquiel Vuaka.

A aquisição nacional sonante é o base Miguel Monteiro (ex-Esgueira), de 22 anos e 1,71 metros, enquanto dos quatro estrangeiros contratados contam-se dois regressos à Liga e duas estreias absolutas.

O poste Jalen Jenkins (30 anos e 2,05 metros), que estava no Uruguai, vai para a segunda passagem em Ovar, depois de 2023/24, tendo ainda representado o Imortal em 2020/21. Outro ex-elemento dos algarvios, e em 2024/25 ao serviço dos Kortrijk Spurs da Bélica, o poste Jackson Stormo (25 anos e 2,02 metros) também é reforço.

Do basquetebol universitário norte-americano chegam o base De'Kario Oquendo (ex-Southern Methodist University, 25 anos e 1,93 metros) e o extremo Nicholas Caldwell (ex-Southeastern Louisiana, 24 anos e 1,97 metros).

Equipa Técnica (continuidade):


João Tiago Silva – Treinador Principal


André Pinto – Treinador Adjunto


Eric Dias – Treinador Adjunto / Preparador Físico


Francisco Rothes – Treinador Adjunto

Plantel:


(Continuidade)


Nuno Morais (c)


Rodrigo Soeiro (c)


Rúben Sona


Gustavo Teixeira


Antonio Woods


Jonathan Silva


Francisco Miguel *


Ivan Pavicevic


Isaquiel Vuaka

(Regresso)


Jalen Jenkins (ex – Trouville)

(Contratações)


Miguel Monteiro (ex – Esgueira)


De’Kario Oquendo (ex – SMU Mustangs)


Nicholas Caldwell (ex – SE Louisiana)


Jackson Stormo (ex - Kortrijk Spurs)

* Nesta época desportiva 25/26, o Francisco jogará, por empréstimo, noutro Clube. https://www.ovarnews.pt/ovarense-apresentou-plantel-para-atacar-a-epoca-2025-26/


Dia Mundial do Gamer: jogar com equilíbrio também faz parte do videojogo
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Gamer e, numa altura em que milhares de jovens estão em férias escolares, é importante lembrar que jogar pode, e deve ser, uma atividade positiva, desde que feita com equilíbrio.


Para assinalar esta data e incentivar práticas mais conscientes, a Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) partilha algumas dicas para que os jogadores, especialmente os mais jovens, possam gerir melhor o seu tempo de jogo e manter hábitos saudáveis:


Definir horários e limites – uma das formas para promover o equilíbrio é definir horários e estabelecer limites diários. Assim sendo, é importante estabelecer horários para jogar e determinar quanto tempo irá durar a sessão de videojogo. Desta forma, consegue evitar-se que as crianças e jovens percam a noção do tempo e joguem durante várias horas seguidas.


Fazer pausas frequentes – é importante ir fazendo pausas, aproveitando para esticar as pernas, descansar os olhos ou beber água. Tal contribui para uma melhor experiência e ajuda a prevenir o cansaço físico e mental.


Escolher jogos adequados à idade – é essencial verificar e respeitar a classificação etária dos videojogos (PEGI) e conhecer os seus conteúdos, de forma a garantir uma experiência segura e positiva, adaptada à fase de desenvolvimento de cada jogador.


Ter atenção às interações online – muitos dos videojogos são jogados online, o que permite interagir com desconhecidos. Como tal, é fundamental alertar os mais jovens para não partilharem dados pessoais com outros jogadores e para reportarem sempre que considerarem que um outro jogador teve um comportamento inadequado. 


Manter o equilíbrio entre o online e o offline – o verão é também tempo de passear, de viajar, de fazer desporto, de ler e de estar com os amigos e a família. Desta forma, é fundamental incentivar os jovens a sair de casa e fazer outro tipo de atividades, além de jogar. Tal ajuda a manter um equilíbrio entre o digital e o analógico, o que contribui de forma positiva para o bem-estar físico e mental.


A Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) é a associação portuguesa exclusivamente dedicada à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e Internet. Temos como missão desenvolver relações institucionais com a administração pública, defender os interesses de todos os agentes envolvidos nesta cadeia de valor, garantir um modelo sustentável para o setor na defesa da propriedade intelectual e equidade nas relações comerciais, e informar pais, educadores e os meios de comunicação sobre as políticas de responsabilidade desta indústria. https://www.ovarnews.pt/dia-mundial-do-gamer-jogar-com-equilibrio-tambem-faz-parte-do-videojogo/
No próximo domingo, 31 de agosto, a freguesia de Canedo, em Santa Maria da Feira, será palco da primeira edição do “Desafio do Inha”, uma prova multiatividades composta por corrida, canoagem e BTT, que será disputada por 30 duplas de atletas, num percurso de cerca de 20 km, com enfoque nas zonas ribeirinhas do Inha e Porto Carvoeiro, a única povoação do território feirense banhada pelo rio Douro.

Promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da feira, esta prova visa testar a superação e o espírito de equipa dos 60 participantes, e potenciar duas zonas ribeirinhas de rara beleza do território concelhio, que separam os concelhos de Santa Maria da Feira e Gondomar, com grande potencial para a prática de atividades de água.

O “Desafio do Inha” terá início às 09h45, no Parque de Lazer do Mirante, em Canedo, com concentração das 30 duplas de atletas junto à Capela da Nossa Senhora da Piedade, onde terá início a modalidade de corrida, com um total aproximado de sete quilómetros, maioritariamente em zona rural e de pinhal, com passagem obrigatória dos 60 inscritos pelos pontos previamente marcados.

Finalizado o percurso de corrida, dá-se início ao segmento de canoagem no primeiro ponto de transição (corrida – canoagem), que acontecerá entre as 10h30 e as 11h00, na zona ribeirinha do Inha, um dos afluentes da margem esquerda do rio Douro, que separa as freguesias de Canedo (Santa Maria da Feira) e Lomba (Gondomar).

Este percurso de cerca de quatro quilómetros em kayak fará a ligação aos cais de Porto Carvoeiro, a única povoação do território feirense banhada pelo rio Douro, onde acontecerá o segundo momento de transição (canoagem – BTT), entre as 11h15 e as 12h15, marcando o início de dez quilómetros de percurso a pedalar, rumo ao Parque de Lazer do Mirante, onde encerra a prova, entre as 12h30 e as 14h00.

A chegada à meta será obrigatoriamente feita pelos dois elementos de cada equipa, sendo considerada, para efeitos de contagem de tempo, a passagem do segundo elemento da dupla. Os participantes terão acesso ao mapa do percurso nos formatos GPX e KML, estando o mesmo assinalado no local com fitas de marcação.

Com enorme potencial paisagístico e turístico, as zonas ribeirinhas do Inha e de Porto Carvoeiro são também lugares de excelência para a prática desportiva, em particular das atividades de água.

Quer a zona ribeirinha do Inha, quer a de Porto Carvoeiro preservam paisagens naturais dignas de contemplação, cada vez mais procuradas por turistas e visitantes.

Porto Carvoeiro, a única povoação do concelho de Santa Maria da Feira banhada pelo rio Douro, recuperou recentemente o seu potencial turístico com a reabilitação de toda a zona ribeirinha, outrora um importante entreposto comercial, sobressaindo o cais fixo para embarcações turísticas e comerciais, e o cais flutuante para embarcações de recreio e pesca. https://www.ovarnews.pt/primeira-edicao-do-desafio-do-inha-propoe-20-km-de-corrida-canoagem-e-btt-para-30-duplas-de-atletas/
Um helicóptero UH-60 Black Hawk, da Esquadra 551 – “Panteras”, assegurou, durante a madrugada desta quinta-feira, o transporte aéreo de emergência médica de um doente, de Bragança para o Hospital São João, no Porto.

A tripulação do Black Hawk descolou da Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, Ovar, em direção a Bragança, pelas 23H35 de dia 27 de agosto, para recolher o doente e transportá-lo para o Hospital São João, no Porto, regressando à BA8, onde aterrou pelas 02H55 de ontem.

A missão contou com um total de 2H15 de voo.

  https://www.ovarnews.pt/maceda-forca-aerea-transporta-doente-grave-entre-braganca-e-porto/

quinta-feira, agosto 28, 2025



Consumidores pagam mais 17 euros pelos mesmos produtos face a 2024
O preço do cabaz alimentar voltou a ficar mais caro, na última semana.

Desta forma, em comunicado, a DECO PROTeste adianta que o "cabaz essencial de 63 produtos custa esta semana 241,17 euros". Note-se que, há um ano, o mesmo cabaz "custava menos 17 euros".

- Douradinhos de peixe, salsichas Frankfurt e cebola estão entre os produtos cujo preço mais aumentou desde a semana passada


- Os brócolos já aumentaram 1,34€ desde o início do ano https://www.ovarnews.pt/consumidores-pagam-mais-17-euros-pelos-mesmos-produtos-face-a-2024/


Paróquia de S. Pedro presta homenagem ao Padre Fernando Carneiro
Onze anos após ter chegado às Paróquias de São Pedro e de Válega, o Padre José Fernando Alves Carneiro ruma às Paróquias de Carvalhosa (S.Tiago), Eiriz (S. João Evangelista) e Figueiró (S. Tiago Maior, da Vigararia de Paços de Ferreira.

Embora a alteração tenha sido assinada, em julho, pelo Bispo do Porto D. Manuel Linda, o dia da partida ainda não chegou, mas as saudades dos fiéis já são muitas e não vão deixá-lo ir embora sem lhe proporcionar uma festa de despedida e homenagem pelo trabalho desenvolvido e que a todos conquistou.

A Paróquia de S. Pedro preparou um tributo de gratidão ao pároco que vai realizar-se no próximo dia 31 de agosto, na Capela do Torrão do Lameiro, às 11 horas, na Eucarística de Ação de Graças.

O Padre José Fernando Alves Carneiro nasceu a 27 de Março de 1965 e é natural de Lordelo, Paredes. Foi ordenado sacerdote na sua terra, em 1991, por D. Américo Henriques, Bispo Emérito de Huambo, Angola, pois teve um percurso missionário pelo continente africano, passando por Moçambique e pela Tanzânia, durante 15 anos. https://www.ovarnews.pt/paroquia-de-s-pedro-presta-homenagem-ao-padre-fernando-carneiro/


Urano, o gigante de gelo: O mistério que gira de lado - Por António Piedade
Urano é um dos planetas mais singulares do nosso sistema solar. Distante e enigmático, este gigante de gelo, o sétimo planeta a partir do Sol, é um mundo de mistérios e curiosidades. Embora seja menos conhecido que seus vizinhos Júpiter e Saturno, o planeta Urano tem características que o tornam fascinante para astrónomos e entusiastas do espaço.

A Descoberta de um Mundo Azul-Esverdeado

O planeta Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto com a ajuda de um telescópio. Em 1781, o astrônomo britânico William Herschel, que a princípio pensou ter encontrado um cometa, identificou o objeto. A princípio, ele o batizou de Georgium Sidus ("Estrela de Jorge"), em homenagem ao Rei Jorge III. A comunidade científica, no entanto, optou por um nome mais alinhado com a tradição mitológica, e o planeta foi renomeado Urano, em homenagem ao deus grego do céu, pai de Saturno.

Urano tem uma coloração azul-esverdeada suave, visível através de telescópios mais potentes. Essa tonalidade única é resultado da presença de metano na sua atmosfera. O metano absorve a luz vermelha e reflete a luz azul, criando o tom característico do planeta.

Uma rotação deitada

A característica mais intrigante do planeta Urano é a sua inclinação axial extrema, cerca de 98 graus. Enquanto a maioria dos planetas tem uma rotação semelhante à de um pião, Urano "rola" pelo espaço, girando de lado. Essa inclinação é tão acentuada que, em determinados momentos da sua órbita, um dos seus polos fica totalmente voltado para o Sol, recebendo luz por anos, enquanto o outro mergulha em escuridão.

Os cientistas ainda não têm certeza do que causou essa inclinação. A teoria mais aceite é a de que um objeto do tamanho da Terra colidiu com Urano há milhares de milhões de anos, alterando drasticamente a sua rotação. Essa colisão monumental teria não apenas inclinado o planeta, mas também teria moldado o sistema de luas e anéis que o orbitam.

Um Gigante de Gelo com Ventos Furiosos

O planeta Urano é classificado como um "gigante de gelo". Embora a palavra "gelo" possa evocar uma imagem de água congelada, neste contexto, ela se refere a compostos voláteis como água, metano e amónia. A atmosfera de Urano é composta principalmente por hidrogénio, hélio e metano. No seu interior, há um vasto oceano de fluidos superdensos, que atinge temperaturas e pressões altíssimas.

A atmosfera de Urano é relativamente calma em comparação com a de Neptuno, mas isso não significa que não haja actividade. Na verdade, os ventos no planeta Urano podem atingir velocidades de até 900 quilómetros por hora, movimentando nuvens de metano em vastas faixas.

Os Anéis e as Luas de Urano

O planeta Urano possui um sistema de anéis escuro e ténue, descoberto em 1977. Ao contrário dos anéis de Saturno, que são brilhantes e compostos de gelo, os anéis de Urano são de cor escura, sugerindo que são formados por material rochoso ou gelo escurecido pela radiação. No total, o planeta Urano tem 13 anéis conhecidos e 27 luas.

As luas de Urano recebem nomes de personagens de obras de William Shakespeare e Alexander Pope, como Titânia, Oberon, Ariel e Miranda. Miranda, em particular, é uma das mais fascinantes, com uma superfície que parece ter sido "remendada" a partir de fragmentos, indicando uma história geológica agitada.

A Exploração de Urano

A única sonda a visitar Urano foi a Voyager 2 da NASA, em 1986. A sonda fez um sobrevoo rápido, enviando para a Terra as primeiras imagens detalhadas do planeta, das suas luas e anéis.

As descobertas da Voyager 2 transformaram o nosso conhecimento sobre o planeta Urano, mas ainda há muitas perguntas sem resposta. Uma futura missão dedicada a Urano está sendo considerada, com o objetivo de aprofundar a nossa compreensão da sua atmosfera, magnetosfera e as razões por trás de sua rotação deitada.

Urano continua sendo um dos mundos mais inexplorados do nosso sistema solar. Sua beleza singular e suas características enigmáticas lembram-nos a vastidão e a diversidade do cosmos, inspirando-nos a continuar a nossa busca por conhecimento. A curiosidade é ela própria um cosmos por descobrir.

António Piedade, Comunicador de Ciência https://www.ovarnews.pt/urano-o-gigante-de-gelo-o-misterio-que-gira-de-lado-por-antonio-piedade/


Rui Pires da Silva vai candidatar-se à presidência da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas
Rui Pires da Silva, Arrais de Mar (presidente da direção) da Confraria


Gastronómica do Concelho de Ovar, confrade com reconhecida dedicação ao


universo confrádico, anuncia publicamente a sua intenção de se candidatar à


presidência da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG).


Embora as eleições ainda não tenham data oficial marcada, tudo indica que


venham a realizar-se no último trimestre de 2025.

Este anúncio surge com o objetivo de iniciar um processo de escuta ativa junto


das confrarias de todo o país. “Quero ouvir os confrades, recolher contributos e


construir, em conjunto, uma proposta que reflita os valores e aspirações do nosso


movimento. Esta candidatura nasce da vontade de unir, valorizar e projetar o


nosso património gastronómico com autenticidade e orgulho”, afirma Rui Pires


da Silva.

Sob o lema “Unir Confrarias. Valorizar Portugal.”, a equipa que


acompanha Rui Pires da Silva está em fase de construção, reunindo confrades de


diferentes regiões e sensibilidades. Embora ainda não esteja formalmente


constituída, o candidato conta já com o apoio informal de vários elementos do


universo confrádico, reforçando a vontade coletiva de renovar e fortalecer a


Federação.

A candidatura propõe uma Federação mais próxima das confrarias, mais ativa no


território e mais presente na defesa da identidade cultural portuguesa. O projeto


parte do respeito pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos e pretende dar


continuidade ao legado de todos os que contribuíram com tempo, saber e paixão


para preservar as tradições gastronómicas nacionais.


“Esta é uma candidatura feita de ideias, compromisso e pessoas. Pessoas que


acreditam que juntos somos mais fortes e que partilham um propósito comum: unir confrarias e valorizar Portugal”, conclui Rui Pires da Silva. https://www.ovarnews.pt/rui-pires-da-silva-vai-candidatar-se-a-presidencia-da-federacao-portuguesa-das-confrarias-gastronomicas/


André Canedo: SC Esmoriz quer garantir a manutenção no Campeonato SABSEG
O percurso de André Canedo como treinador principal no SABSEG tem sido feito com qualidade e rigor.

Depois de ter concluído a época passada no ADC Lobão, o convite do SC Esmoriz foi recebido “com grande orgulho”, sobretudo por ser um “clube histórico”, apostado em “traçar um caminho de recuperação da credibilidade, estruturando-se também melhor para responder aos desafios atuais”.

 

Com um plantel construído com base em talento jovem e com formação, o objetivo, para André Canedo, é simples: “queremos criar uma identidade forte, assente numa mentalidade competitiva diária para que possamos garantir a manutenção neste difícil campeonato, projetando também os nossos atletas”.

 

Num SABSEG cada vez mais competitivo, o treinador do Esmoriz não tem dúvidas na análise da competição, prevendo um “campeonato à imagem do último”, que será “disputado até ao limite”, nas diferentes “lutas”, ou seja, tanto para a subida de divisão como na manutenção.

 

Sobre a AFA TV, André Canedo descreve o portal como “uma ferramenta” que obriga as equipas técnicas a estarem constantemente “a evoluir e a reinventar”, e que promove “bastante os jogadores, estruturas e clubes”, não se estranhando por isso “o crescente investimento num campeonato que dá visibilidade”.

 

Com uma mistura de experiência e juventude, o Esmoriz parte para esta nova época com o objetivo claro de se afirmar no SABSEG.

 

Plantel do SC Esmoriz:

- Guarda-redes: Tiago Ribeiro e Ima Lino (ex-Avintes)

- Defesas: Guito Madureira (ex-Aliança da Gandra), Diogo Ruge, Tiago Bernardes, Rachinha (ex-Oliveira do Douro), Rui Silva (ex-- Bustelo), Rodrigo Miranda e Gonçalo Violante (ex-Estarreja)

- Médios: Diogo Azevedo (ex-Avintes), Diogo Faria, Tomás Moreira (ex-Florgrade), Guilherme Tavares, Joaquim Malheiro (ex-Florgrade)

- Avançados: Ivo Lucas, Tomás Camões (ex-Vila), Adriano Silva (ex-Vista Alegre), Mateo Nieto, Léo Pereira (ex-Salgueiros) e André Novo (ex-Tondela)

 

Todos os jogos do Campeonato SABSEG são transmitidos, em direto, aqui na AFA TV, e todas as informações estão disponíveis em tempo real no Golo ao Minuto.

Texto: AFAtv

Fotografia: SC Esmoriz https://www.ovarnews.pt/andre-canedo-sc-esmoriz-quer-garantir-a-manutencao-no-campeonato-sabseg/


A maior Beach Party é no S. Paio da Torreira
Nos primeiros dias de Setembro de cada ano, a praia da Torreira enche-se de gente ávida de participar numa das mais tradicionais romarias da região. Trata-se da festa de S. Paio, que atrai multidões desde há muitos anos, atraídos pela fé mas também pelo lado profano. Enquanto que os concertos, de cariz marcadamente popular, juntam milhares de pessoas na Praça da Varina, na praia, no areal propriamente dito, naqueles dias, decorrem várias “beach parties”, de acesso gratuito, a transbordar de gente de todas as idades.

A mais badalada beach party é a do Maribar.

Nos dias 5, 6 e 7 de Setembro, a São Paio Beach Party volta a animar o areal da Praia da Torreira nesta que é a festa mais emblemática e esperada da região.

Entre romarias, tradições e fogo de artifício, há também espaço para muita música, dança, sol e diversão. Alguns dos maiores nomes da música atual prometem transformar o areal da praia da Torreira, na maior pista de dança do país.

Tradição, mar e festa: tudo junto num fim de semana que promete.

O cartaz

 

  https://www.ovarnews.pt/romaria-de-s-paio-da-torreira-com-programa-a-preceito/

quarta-feira, agosto 27, 2025



Andreia Norton vai ser operada e tem época 2025/26 comprometida
A internacional portuguesa Andreia Norton vai ser operada a uma lesão no joelho direito, desfalcando o Benfica "por um período alargado de tempo", em princípio toda a época 2025/26, anunciaram hoje as pentacampeãs nacionais de futebol.

“O Sport Lisboa e Benfica informa que Andreia Norton vai ser submetida a cirurgia a lesão condral do joelho direito e a revisão de ligamentoplastia do ligamento cruzado anterior”, pode ler-se na nota divulgada hoje pelos ‘encarnados’.

Segundo o clube, é “muito provável” que a médio, cuja lesão foi anunciada em 07 de agosto, “não venha a ser utilizada em 2025/26”.

Norton, de 29 anos, joga no Benfica desde 2022/23 e, na temporada passada, marcou oito golos em 37 partidas oficiais. https://www.ovarnews.pt/andreia-norton-vai-ser-operada-e-tem-epoca-2025-26-comprometida/


Competição de comédia procura os novos talentos nacionais do 'stand-up'
Abrem hoje as candidaturas ao Solverde Comedy Challenge, que decorrem até 17 de setembro. Daqui a um mês, dia 24 de setembro, são anunciados os finalistas que irão abrir os espetáculos de comediantes célebres no Casino Espinho, durante os meses de outubro e novembro. Cada um terá a oportunidade de subir ao palco e mostrar o seu talento perante um público de mais de 400 pessoas, numa experiência que representa um passo importante para quem está a iniciar carreira na comédia.

A primeira gala com a abertura dos oito finalistas acontece dia 8 de outubro, com abertura de João Miguel Costa, vencedor da edição anterior — um ano após vencer o Solverde Comedy Challenge, João Miguel Costa é agora um artista reconhecido, com presença assídua na rádio e nos principais festivais de comédia.

Dia 10 de dezembro acontece a grande gala, com a participação de todos os finalistas e durante a qual será decidido o vencedor por um júri composto pelos comediantes  Óscar Branco, Joel Ricardo dos Santos e um terceiro elemento a anunciar em breve. O prémio final é de 1000 euros juntamente com a oportunidade de apresentar um espetáculo a solo num Casino Solverde em 2026.

“O Solverde Comedy Challenge é a nossa forma de apoiar quem está a dar os primeiros passos no stand-up e de criar momentos de proximidade com o público. O sucesso da edição passada mostrou-nos que há muito talento por descobrir, e este ano queremos dar ainda mais visibilidade a esses comediantes e renovar o talento desta arte em Portugal”, afirma Marta Violas, Diretora de Marketing da Solverde Casinos & Hotéis.

Os interessados em participar devem seguir a página oficial dos Casinos Solverde no Instagram e publicar um vídeo de stand-up comedy com texto original, com duração máxima de um minuto, fazendo tag de @casinossolverde e utilizando a hashtag #solverdecomedychallenge.

O Solverde Comedy Challenge é uma extensão do The Comedy Club. Recordamos que o The Comedy Club é o formato original da Solverde Casinos & Hotéis que recria um clube de comédia no Casino Espinho e Casino Chaves, com espetáculos gratuitos dos melhores comediantes nacionais, sempre à quarta-feira. Em 2024, o The Comedy Club recebeu cerca de dez mil espectadores.

-


Os finalistas do Solverde Comedy Challenge vão abrir os espetáculos de comediantes conceituados; o vencedor da competição recebe um prémio e apresenta-se a solo num Casino Solverde; 

-


O júri é composto pelos comediantes Óscar Branco e Joel Ricardo dos Santos (e um terceiro elemento a anunciar em breve) e a final da competição está marcada para 10 de dezembro. 

  https://www.ovarnews.pt/competicao-de-comedia-procura-os-novos-talentos-nacionais-do-stand-up/


Grupo de Carnaval Xaxas de luto. Faleceu Carlos Ramos
"É com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento do nosso querido amigo Carlos Ramos", informou esta manhã o grupo carnavalesco de Ovar.

"A sua alegria, dedicação e amizade ficarão para sempre na nossa memória e no coração de todos nós", continua o grupo, reforçando que o Carlos era "um dos elementos mais acarinhados, divertido e preponderante, no grupo de Carnaval Xaxas e no Carnaval de Ovar em geral".

O OvarNews associa-se ao pesar e ao luto da família, Grupo Xaxas e amigos e de todos os que conheciam o Carlos Ramos. https://www.ovarnews.pt/grupo-de-carnaval-xaxas-de-luto-faleceu-carlos-ramos/

terça-feira, agosto 26, 2025

As cidades inteligentes não são apenas aquelas que enchem as ruas de sensores ou multiplicam ecrãs digitais. A inteligência urbana não se mede apenas pela quantidade de tecnologia, mas sobretudo pela capacidade de cada território olhar para dentro de si, reconhecer o que tem de único e projetar esse património para o futuro. O conceito de cidades inteligentes tem vindo a ganhar

força em Portugal. De Lisboa a Guimarães, de Cascais a Águeda, multiplicam-se exemplos de territórios que usam a tecnologia para melhorar a qualidade devida, a sustentabilidade e a economia local. Uma smart city é aquela que sabe conjugar inovação tecnológica com identidade cultural e desenvolvimento económico.

O modelo de cidade inteligente vai muito além da digitalização. Envolve sustentabilidade, valorização da identidade local, inovação económica e inclusão social. Uma smart city deve ser, acima de tudo, uma cidade onde a tecnologia está ao serviço das pessoas e não o contrário. Destaco três exemplos internacionais Copenhaga, Medellin e Barcelona.

Copenhaga (Dinamarca): referência mundial em mobilidade sustentável, combina transportes públicos eficientes com redes cicláveis inteligentes, reduzindo emissões e aumentando a qualidade de vida.

Medellín (Colômbia): transformou-se de uma cidade marcada pela exclusão para um laboratório vivo de inovação social, com escadas rolantes urbanas, teleféricos e centros de formação tecnológica em bairros periféricos.


Barcelona (Espanha): exemplo europeu de integração tecnológica, desde sensores ambientais a plataformas digitais de participação cidadã, mantendo forte aposta na preservação cultural e no turismo sustentável.

Estes exemplos mostram que cada território pode construir o seu próprio modelo, adaptado aos seus recursos e identidade.

O potencial de Esmoriz


Esmoriz reúne condições únicas para ser um caso de estudo nacional. Entre a Barrinha de Esmoriz e a Praia, a cidade combina ecossistemas de água doce e salgada, biodiversidade rara e uma forte ligação à economia do mar. Aqui, inteligência urbana pode significar: i) turismo sustentável que valorize a Barrinha de Esmoriz sem a destruir; ii) desportos náuticos como motor cultural e económico; iii) economia azul baseada na pesca tradicional, mas também na investigação em biotecnologia marinha, algas e camarinhas.

Esmoriz pode tornar-se um “laboratório vivo”, onde se experimentam soluções de energia limpa aplicadas ao quotidiano, monitorização em tempo real da qualidade ambiental e plataformas digitais que promovem os produtos e serviços locais.

Medidas e sinergias com Ovar


O desafio de Esmoriz não deve ser encarado de forma isolada. A cidade pode articular-se com todo o concelho de Ovar, gerando sinergias regionais: Ambiente e Mobilidade integrada: sistemas inteligentes de transporte que


conectem Esmoriz a Ovar e ao restante litoral.

Turismo conjunto: roteiros digitais que valorizem património natural e cultural de ambas as localidades. O Programa Cultural poderá estar integrado num omnichanel que permite o conhecimento generalizado.

Economia e inovação: parcerias com universidades e centros de investigação para atrair investimento em biotecnologia marinha e energias renováveis oceânicas.

A transformação de Esmoriz em cidade inteligente, inserida numa visão integrada de concelho, pode criar emprego qualificado, valorizar a identidade cultural e colocar Ovar no mapa das regiões mais inovadoras e sustentáveis de Portugal.

O futuro de Esmoriz não está em copiar modelos externos, mas em saber usar os seus recursos de forma sábia. Inteligência é, afinal, escolher bem como agir com inovação ao serviço da comunidade. E talvez, no silêncio dos Passadiços ao entardecer ou no som do Atlântico a rebentar na praia, já se encontrem as respostas de uma cidade que pensa com a cabeça, mas sente com a alma.

Gonçalo Marques, Economista, CEO M2k e Funding Expert https://www.ovarnews.pt/esmoriz-da-barrinha-e-da-praia-a-cidade-inteligente-por-goncalo-marques/


Vai à praia? Atencão à forte ondulação marítima
A Proteccão Civil emitiu um Aviso à População devido às previsões do IPMA de agitação marítima forte, provocada pelo ciclone pós-tropical ERIN.


A Autoridade Marítima Nacional recomenda que sejam frequentadas apenas as praias que são permanentemente vigiadas. Nestes locais, é fundamental respeitar a sinalização das bandeiras e as "indicações dos nadadores-salvadores, dos agentes da autoridade e dos elementos que reforçam a vigilância das praias". Também é necessário vigiar as crianças e não se colocar debaixo de "arribas instáveis".


🌊 Atenção redobrada junto à costa. Siga as recomendações de segurança!


Saiba mais 👇👇


https://prociv.gov.pt/pt/avisos-a-populacao/aviso-15-agitacao-maritima-forte/ https://www.ovarnews.pt/vai-a-praia-atencao-a-forte-ondulacao-maritima/

segunda-feira, agosto 25, 2025



Replantar a Floresta Autóctone já - para domesticar os fogos até 2050
Quando ainda estamos a contabilizar os milhares de hectares ardidos, mas cientes de que o presente ano será um dos piores de que há memória, a Aliança pela Floresta Autóctone – um movimento de largo espectro, fundado e em ação desde 2017, formado por cidadãos, investigadores, ambientalistas, associações e coletivos de diversa índole – vem, novamente, chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil para a necessidade e urgência de um pacto nacional para as áreas florestais.

Enquanto este comunicado estava a tomar forma, o governo anunciou um pacto pela floresta a 25 anos, ou seja, até 2050, tal como a Aliança pela Floresta Autóctone estava a propor. A nossa posição, no entanto, é bem explícita sobre o que o governo parece ainda não ter pensado, ou seja, o papel positivo das autóctones e negativo de certas pirófilas (amigas do fogo), como o eucalipto e o pinheiro-bravo. Tal posição tem em conta sobretudo os seguintes aspetos:

1 – Grande parte do país, sobretudo as regiões mais atingidas, sentem-se tomadas pelo desespero, e com toda a razão. Há quem aponte como solução que se prendam mais incendiários. Certamente que há incendiários, e por isso existe uma dimensão judicial associada. Mas não são os incendiários que explicam a dimensão, a severidade e a gravidade dos incêndios a que temos assistido, nomeadamente nos últimos anos. A causa profunda desses incêndios não vai a tribunal nem irá para a cadeia, pois reside no caos do coberto arbóreo que se instalou no país ao longo já de muitas décadas. Mas, acima de tudo, há que responsabilizar os que lucram com este caos e os diversos governos que nada de fundamental fizeram para reverter este cenário, ou que continuam a pactuar com políticas de proliferação de vastas áreas de espécies como o eucalipto e o pinheiro-bravo. Ainda a referir que, a gestão dos espaços florestais por entidades sem vocação para o fazer, como as autarquias, recorrendo frequentemente a práticas de corte raso, sem acompanhamento posterior, leva à proliferação de espécies exóticas oportunistas que se espalham rapidamente e que são muitíssimo inflamáveis, como é o caso das acácias.

2 – O caos atrás referido revela um outro aspeto essencial quando se sobrepõem os mapas da maior gravidade dos incêndios no país e o mapa do chamado interior, caracterizado pela sua baixa densidade populacional. Atendendo à coincidência destes dois mapas, precisamos de um modelo de gestão racional dos recursos, que faça convergir a alteração das espécies arbóreas mais problemáticas em relação ao fogo por espécies autóctones, a promoção de áreas destinadas à agricultura de elevado valor alimentar e ambiental e o incentivo da pastorícia como forma de controlo natural da vegetação. Desta maneira, se formam ou reconstituem ecossistemas autóctones e biodiversos, num mosaico que interrompa e introduza a descontinuidade da matéria vegetal facilmente inflamável. Se assim não for, a gravidade dos incêndios manter-se-á mesmo que se prendam muitos incendiários.

3 – Para isso, é preciso, a curto, médio e a longo prazo, incentivar e apoiar decididamente a retirada de manchas arbóreas de espécies pirófilas atrás referenciadas, e plantar aí, gradual e progressivamente, segundo um plano cuidadoso e persistente, árvores autóctones,fundamentalmente carvalhos, azinheiras e sobreiros e espécies associadas. É necessário criar ou recriar economias em conexão com estas florestas de Quercus, que podem ser complementadas com outras espécies, como a nogueira e o castanheiro.

4 – As áreas ocupadas por espécies pirófilas, como o eucalipto e o pinheiro-bravo, devem diminuir de dimensão e ficar sujeitas a regras exigentes de ordenamento da paisagem e a taxas ambientais adequadas, dando lugar a vastas áreas envolventes de descontinuidade de matéria vegetal inflamável.

5 – Numa fase de transição, e no que se refere ao combate aos incêndios e uso dos respetivos meios, cuja expressão atual deveria ser vista como exceção, será ainda necessário agir de forma que as autoridades, de modo coordenado e eficiente, apostem, com continuidade e persistência, nas ações apontadas nos quatro primeiros pontos. Tal permitirá uma progressiva diminuição do papel do combate e respetivos meios, em vez de uma escalada em crescendo, que hoje predomina. Deve privilegiar-se a prevenção, o que irá naturalmente diminuir a fatura do combate e o perigo associado aos grandes incêndios florestais (de modo equívoco, e desde há poucos anos, também chamados de incêndios rurais).

Uma coisa é certa, embora não seja a primeira vez que tal se verifica, os incêndios deste ano mostraram a importância das folhosas autóctones, como os carvalhos, como espécies mais resistentes ao fogo. A aldeia de Cerdeira, na Lousã, sobreviveu devido à presença destas folhosas, fruto de um esforço coletivo já com 25 anos de existência, enquanto, na sua envolvente, as monoculturas ardiam com imensa intensidade. O mesmo se passou na Mata da Margaraça, uma relíquia florestal, se bem que se encontre cada vez mais ameaçada pelo mar da monocultura circundante. O que evidencia que é possível e é necessário preparar um território mais resistente e resiliente aos fogos e ao mesmo tempo capaz de mitigar as alterações climáticas e a perda da biodiversidade. Precisamos de reintroduzir o equilíbrio ao sistema altamente alterado e desajustado às condições do território, que por esse facto se auto-consome periodicamente.

Sobretudo, é um imperativo ético diminuir o risco associado aos fogos, que consomem vidas humanas, recursos e infraestruturas, e uma imensidão de vidas não humanas e de ecossistemas, também eles de valor incalculável, não só instrumental, mas também intrínseco.

A Aliança pela Floresta Autóctone reafirma a urgência de envolver toda a sociedade neste pacto pelas áreas florestais.

A equipa coordenadora 

Aliança pela Floresta autóctone,

Ana Coutinho, Joana Campos, Jorge Moreira, José Carlos C. Marques e Marta Mota https://www.ovarnews.pt/replantar-a-floresta-autoctone-ja-para-domesticar-os-fogos-ate-2050/


Investigador vareiro da NASA procura origem da vida na Terra em moléculas extraterrestres
Engenharia Aeroespacial, na Universidade do Porto, volta a ser este ano o curso com a média mais elevada: O último aluno a conseguir uma das 30 vagas disponíveis na 1.ª fase teve uma média de 19,43 valores, segundo os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) hoje divulgados.

O sonho é, na maioria dos casos, chegar à NASA - National Aeronautics and Space Administration, nos Estados Unidos da América. Quem já lá está há cerca de um ano é o vareiro Gustavo Maia, mas chegou por outros caminhos.

Nascido e criado em Ovar, partiu do ensino profissional e nunca deixou de sonhar. Hoje, é aluno de PhD em Química no Instituto Superior Técnico, professor convidado na mesma instituição, trabalha nas áreas da Astrobiologia e Química Prébiótica e encntra-se a desenvolver parte do seu trabalho na NASA, instituição com a qual colabora desde o início do doutoramento.


Tudo começou quando o Gustavo venceu o concurso nacional do ROBOCUP e contribuiu decisivamente para o mundial de 2015, na China, e de 2016, na Alemanha, com a equipa nacional.


Dado o sucesso na construção de robôs, começou a pensar em construções mais complexas e começou a olhar para o céu. O sonho nessa altura já era ir para a NASA construir foguetões. "Se calhar era um bocado descabido, até porque eu acho que não é a NASA que constrói os foguetões”, disse.


Mas sabia que existia o curso de Engenharia Aeroespacial no Técnico e na sua cabeça já gravitava a ideia de que para chegar onde queria, tinha obrigatoriamente de fazer esse curso.

Mas, na altura de fazer os exames, não encontrou a facilidade que esperava: “O meu estágio, de aproximadamente 4 meses, acabava no final de Julho e eu, inocente, achava que bastariam umas semanas para fazer os exames. Afinal, eu tinha sido o melhor aluno da turma. O ego deturpa a nossa perceção da realidade. Tirei 3 valores a Matemática e 5 a Físico-Química. Fiquei devastado com o resultado”, confessa.


Passou o ano letivo de 2016/2017 a trabalhar e a estudar para os próximos exames. A escola onde fez o 3.º ciclo não aceitou o seu pedido para assistir às aulas, alegando que tinha de estar inscrito. “E eu não queria estar inscrito, eu só queria assistir às aulas. Surgiu a oportunidade de assistir às aulas numa escola que ficava praticamente a 1h de minha casa. Eu apanhava o autocarro todos os dias entre as 6:45 e as 7:00 da manhã, gastava quase 12 paus por dia, muitas das vezes para assistir só a 2h de aulas. Foi um ano turbulento. ”. No final do ano, voltou a repetir os exames, tirou 11 no de Português e 9,6 no de Físico-Química. “Chumbei a Matemática.”


Com uma média de entrada de 13,3: “Nunca conseguiria entrar em Engenharia Aeroespacial…nem em engenharia qualquer, porque não tinha Matemática. A única Licenciatura que me permitia entrar sem e com cadeiras parecidas às de uma engenharia era Química Industrial, na Universidade da Beira Interior.”


Gustavo não fazia ideia o que era aquilo. Tinha gostado de Química no profissional, mas não era nada daquilo que queria. Foi para a Beira Interior, mas foi com o objetivo de mudar de curso, porque descobri que existia Engenharia Aeronáutica. "Não era Aeroespacial, mas estava muito mais perto do que eu queria.”


Porém, na Covilhã, partilhou casa com um rapaz que estava em Aeronáutica e que lhe terá transmitido a ideia de que em Aeronáutica, apenas os melhores poderiam vir a ter a oportunidade de trabalhar na construção de foguetões, os restantes iriam apenas «passar a vida a desenhar as cabines para pôr as malas nos aviões». Sentiu-se desmotivado, considerava ter entrado na universidade “com desvantagem em relação a todos os outros”, pelo que vir a ser “um dos melhores” era pouco realista.


“Deixei-me ficar em Química Industrial, mas passei pelo menos o primeiro ano e meio do curso numa crise existencial. Não sabia como ligar a Química ao espaço. Na altura, eu fazia parte de um núcleo de estudantes, o UBIQuímica, que todos os anos organizava as jornadas de Química e Bioquímica.” E uma das palestrantes do evento foi a Prof. Zita Martins, que fez uma introdução à área de Astrobiologia. “E, passado um ano e meio de crise existencial, tu vais a uma palestra, com 20 ou 40 minutos, e tu vês: «É exatamente !»”


“Não consegui falar com ela na altura, mas depois mandei-lhe um e-mail a dizer que tinha gostado muito da palestra e com mil e uma dúvidas acerca da área. Misturei os conceitos todos (Astroquímica, Astrobiologia, Astrofísica…) e ela, de forma muito cuidada, respondeu e explicou-me o que era cada coisa. Eu sabia que para entrar no Técnico precisava de ter uma média considerável. Portanto, a partir do 2º ano, esforcei-me ao máximo para atingir esse objetivo.”


Terminou a Licenciatura com 16 valores e conseguiu entrar no Mestrado em Química no Técnico. “Mas infelizmente não surgiu a oportunidade de trabalhar com a professora Zita…”


Teve outro momento de crise existencial. Porque deixara o que tinha na Covilhã, estava num grupo "espetacular" de síntese orgânica. "Cheguei a Lisboa, recebi a notícia e fiquei assim um bocado… Porque era a única referência que eu tinha na área, em Portugal.”


“Sempre que eu faço algo novo na vida as cenas correm sempre mal, no início. Vim para Lisboa aconteceu isto. Vivia ali enclausurado num quarto sem janela. Ainda não tinha amigo nenhum. Não tinha nada aqui.”


Acabou por tentar contactar dezenas de investigadores das várias Astro-, portugueses e de outras nacionalidades. As respostas foram poucas, mas, de entre elas, estava a de Jason Dworkin, chefe do Laboratório Analítico de Astrobiologia da NASA Goddard Space Flight Center. “Ele enviou-me um testamento a explicar o que é que era cada área e por onde é que eu podia ir. Fui falando com ele.”


“Independentemente do contacto que eu tinha com o Jason, eu continuava a precisar de arranjar alguém no Técnico.” Foi-lhe indicado o professor José Armando que trabalha em Química Prébiótica. “Entrei em contacto com ele, discutimos ideias e propostas e tenho trabalhado com ele desde essa altura.”


O tema que escolheu para sua dissertação de Mestrado estava na interseção das áreas de Prebiótica e Astrobiologia: “Estávamos a propor que moléculas presentes em meteoritos e afins não tinham de ser necessariamente aquelas que foram formadas no início do sistema solar, mas um produto de diversas transformações, especialmente por efeito de colisões que os corpos tinham uns com os outros durante a formação do sistema solar. Portanto, a Vida foi criada à base de porrada, basicamente é isso.”


“É quase absoluto que os ingredientes para a Vida vieram de fora da Terra. Agora, quais é que foram? Existe muita incerteza ainda. Eu não acredito que a força motriz do Universo tenha sintetizado moléculas à toa. Todas elas têm de ter um significado e é isso que tentamos explicar.”


Sentiu que a  proposta que estava a explorar na dissertação de Mestrado merecia uma continuação, mas, para isso, teria de seguir para um Doutoramento e precisava de “arranjar suporte de gente que percebesse da coisa.”


Antes de apresentar a tese, houve um congresso internacional de Química, o EuChemS, que naquele ano aconteceu em Lisboa. E, por coincidência, um colega de Jason Dworkin, o Dr. Daniel (Danny) Glavin, iria participar no congresso.


“Eu insisti muito para participar. Eu tinha que ir lá.” Neste tipo de congressos é comum haver painéis em que os investigadores podem pagar para serem incluídos no evento e fazerem uma apresentação sobre o seu trabalho. “E pagas e não é pouco. Geralmente 400 a 500 €. Mas eu, como era sócio da Sociedade Portuguesa de Química e era em Lisboa, paguei 200€.”


“Acabei por ir e fiz uma apresentação sobre os resultados que tinha.” Encontrou-se com o Danny depois da apresentação, falou um pouco mais sobre a sua proposta de dissertação e “ele disse que não era estúpida de todo.” Danny deu a entender que no seu laboratório estavam com falta de químicos e que iria falar com Jason. Mais tarde, o Gustavo recebe uma proposta de colaboração.


“As moléculas que iríamos utilizar na nossa investigação eram as moléculas que eles iriam eventualmente investigar no futuro. E portanto, juntou-se o útil ao agradável. Nesse dia, eu fiquei maluco!”


Na altura da apresentação da tese, procurou investigadores de renome na Europa para convidar para arguentes. O arguente é quem coloca questões a quem está a defender uma dissertação académica.


“Consegui uma lista de pessoas que poderiam ser opções viáveis. Cheguei ao Laurent Remusat, , ele demorou quase duas ou três semanas a responder.” Mas aceitou.


Candidatou-se a uma bolsa de Doutoramento da FCT, em 2022, não ganhou: “Ainda não tinha acabado o meu Mestrado e também não tinha experiência a fazer candidaturas.  Não sabia contar a história. Quando fazes uma candidatura a uma bolsa, tens de saber contar uma história.”


“Em Novembro de 2022, apresento a minha tese de Mestrado. Preparei-me muito bem,  porque, na minha cabeça, se o Laurent gostasse do tema, poderia estender as colaborações que eu tinha. Se ele não curtir, estou desgraçado. Epá, e curtiu. Curtiu, bué. Ele disse que só não me dava 20 porque não se dá 20 em França. E assim nos juntámos. Tinha a equipa, faltava o financiamento.”

“Nesse ano que não ganhei , estive a trabalhar em vários lados. Candidatei-me a uma bolsa de investigação no laboratório do professor João Tomé e do professor Pedro Paulo, onde trabalhei na síntese de porfirinas. Em paralelo, continuava a desenvolver o que viria a ser o meu trabalho de Doutoramento.”


“Até Junho estive um bocado a penar, porque a bolsa só começou para aí. Cheguei a dar apoio ao estudo numa escola em Carcavelos. Depois lá consigo a bolsa.”


“Antes de me candidatar, eu tive uma reunião com o professor Pedro Paulo. E eu disse-lhe: «Olha, eu nunca vou estar 100% dedicado a isto, nem vou dar continuidade a isto.»   Era muito mais rentável para eles arranjarem alguém que desse continuidade, mas, mesmo assim, aceitaram. Estou-lhes eternamente grato.”


“Faço a candidatura à FCT com a equipa. Uma candidatura muito melhor. Fiz a proposta ao Jason e ao Laurent para fazerem parte da equipa como co-orientadores, e ao professor José Armando como orientador principal. E rezei a todos os Santos para ganhar a bolsa.”


“E consegui. Fiquei em 18º. Sabia que o tema da minha candidatura estava a par com pessoal que trabalha na área do cancro, na área de química dos materiais. Tens milhões de cancros para tratar, tens milhões de materiais, milhões de fármacos. Depois tens a minha: «Ah, vamos buscar amostras ao espaço e analisá-las, para desmistificar a origem da vida.» Obviamente que isso em termos de financiamento é sempre . Mas como tinha pessoal de fora importante… Eu só pensava: Se o pessoal de fora acredita no meu trabalho, eu espero que também acreditem.”


“De momento, estou a tirar o Doutoramento em Química. Considero-me um “Astroquímico”, mas trabalho nas áreas da Astrobiologia e Química Prébiótica. O meu trabalho centra-se na análise de amostras extraterrestres com o intuito de perceber a origem das moléculas lá presentes.”


“Eu acredito em motivação.  Acho que isso é o mais importante. Se fosse professor era isso que procurava.”


 

 

  https://www.ovarnews.pt/investigador-vareiro-da-nasa-procura-origem-da-vida-na-terra-em-moleculas-extraterrestres/


Fábio Vieira: AD Ovarense SAD parte para o SABSEG com ambição de subida
Depois de uma última época como jogador, em que conquistou a subida ao Campeonato de Portugal pela Florgrade FC, Fábio Vieira decidiu pendurar as botas e abraçar uma nova etapa na carreira: a de treinador da AD Ovarense SAD. 

Um rival da época passada, mas também um clube emblemático que, como admite, representa um “sentimento de alegria, orgulho e responsabilidade por representar um histórico”.

Com a experiência acumulada nos relvados profissionais e a vertente de “mental coach”, Fábio Vieira acredita ter as ferramentas certas para liderar um projeto ambicioso: “O objetivo é a subida de divisão, vamos procurar criar uma equipa ambiciosa, que vai entrar em campo com o intuito de ganhar jogo a jogo”, explica.

Sobre o Campeonato SABSEG, o treinador não tem dúvidas de que se trata de uma das provas mais desafiantes do futebol distrital: “já habitual em ser muito competitivo”, salienta, realçando “a qualidade de jogadores e treinadores” e a forma cada vez mais profissional como as “equipas se preparam”, tornando o campeonato “muito valioso”.

No mesmo sentido, destaca ainda a importância da AFA TV: “A AFA TV faz um trabalho fenomenal na partilha do que é o futebol em Aveiro, obviamente que aumenta a visibilidade do campeonato, o que é bom para os jogadores e treinadores. Torna tudo mais profissional e isso é sempre benéfico.”

Com um plantel equilibrado, que alia experiência e juventude, a AD Ovarense SAD parte para a nova época com uma meta clara: lutar pelos lugares cimeiros e manter viva a tradição vencedora do clube vareiro.

Plantel da AD Ovarense SAD:


- Guarda-redes: Renato Lopes e Diogo Almeida


- Defesas: Edgar Almeida (ex-São João de Ver), Zezinho (ex-Marco 09), Nuno Martins, Leandro Silva (ex-Pevidém), Agostinho Carvalho, Lekan Oyedele (ex-Esmoriz), Kwanku Boateng, Luís Breda;


- Médios: Pedro Martins, Júnior Franco (ex-Tirsense), Bavikson Biai (ex-Lusitânia dos Açores), Lucas Lima (ex-Salgueiros), Rodrigo Capela, Artur Moreira, Adrián Guzman (ex-California Golden Bears);


- Avançados: André Claro (ex-São João de Ver), Zac Crespo, Luís Cacheira (ex-União de Lamas), Morgan, Mário Correia (ex-Leça), Pedro Paulo (ex-Barreirense) e Gonçalo Semedo (ex-Sanjoanense)

Todos os jogos do Campeonato SABSEG são transmitidos, em direto, aqui na AFA TV, e todas as informações estão disponíveis em tempo real no Golo ao Minuto.

Texto AFAtv

Fotografia


AD Ovarense SAD https://www.ovarnews.pt/fabio-vieira-ad-ovarense-sad-parte-para-o-sabseg-com-ambicao-de-subida/


Jacinto, uma empresa de Esmoriz na linha da frente do combate às chamas
Os incêndios não dão tréguas e não é só cá. Poucos saberão, mas na linha da frente do combate aos fogos no mundo há uma empresa portuguesa. A Jacinto faz camiões de bombeiros, fatura 50 milhões e exporta mais de três quartos da produção.

Leia a história no Jornal Económico. https://www.ovarnews.pt/jacinto-uma-empresa-de-esmoriz-na-linha-da-frente-do-combate-as-chamas/

domingo, agosto 24, 2025



Romaria de S. Paio da Torreira com programa a preceito
De 4 a 8 de setembro, a praia da Torreira, no concelho da Murtosa, volta a receber largos milhares de pessoas, para, em clima festivo, celebrarem a Romaria de São Paio, a mais afamada das festas lagunares e uma das maiores romarias de Portugal.

Num programa, organizado pelo Município da Murtosa, que exalta, como habitualmente, a identidade marinhoa, nas tradicionais rusgas, corridas de chinchorros e de bateiras à vela e na majestosa Regata de Barcos Moliceiros, os destaques da animação musical vão para Carolina Deslandes, Jafumega, The Black Mamba, Herman José e Rebeca.

Os sempre aguardados espetáculos de pirotecnia acontecem de 6 para 7 (Fogo do Mar) e 7 para 8 (Fogo da Ria).

QUINTA-FEIRA, DIA 4 DE SETEMBRO

São Paio Sénior | Parque de Merendas da Capela de São Paio

11H00 -Missa Campal do São Paio Senior, no Parque da Capela de São Paio;

14H30 -Arraial com KIT Carlos, no Parque da Capela de São Paio;

22H00 – Concerto de Markes Brasil, no Largo da Varina

SEXTA-FEIRA, DIA 5 DE SETEMBRO

15H00 -Regata de Bateiras à Vela;

22H00 - Concerto da banda JAFUMEGA, no Largo da Varina;

00H30 – Concerto de IRMA, no Largo da Varina;

SÁBADO, DIA 6 DE SETEMBRO

15H00 – Corrida de Chinchorros;

22H00 – Concerto da banda BLACK MAMBA, no Largo da Varina;

00H00 – Fogo de Artifício no Mar

00H30 – Concerto de CAROLINA DESLANDES, no Largo da Varina;

DOMINGO, DIA 7 DE SETEMBRO

10H00 – Concurso de Painéis de Barcos Moliceiros

15H00 – Regata de Barcos Moliceiros

21H30 – Concurso de Rusgas

22H00 - Concerto de HERMAN JOSÉ, no Largo da Varina;

00H00 – Fogo de Artifício na Ria

00H30 – Concerto de REBECA, no Largo da Varina;

SEGUNDA, DIA 8 DE SETEMBRO

10H00 – Missa Campal no Parque da Capela de São Paio, seguida de majestosa procissão

15H00 – Atuação de Nuno, Diana e Amigos, no Largo da Varina;

16H00 – Concerto da banda Visconde de Salreu, no Largo 30 de outubro;

17H00 – Entrega dos Prémios das Regatas e Concursos, no Largo da Varina. https://www.ovarnews.pt/romaria-de-s-paio-da-torreira-com-programa-a-preceito-2/


PSD: Álvaro Santos em segundo lugar na lista a Gaia liderada por Luís Filipe Menezes
"É com sentido de missão e responsabilidade que partilho esta decisão importante", salienta Álvaro Santos.

Nas próximas eleições autárquicas, o social democrata vareiro é candidato a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, integrando a lista liderada por Luís Filipe Menezes.

Álvaro Santos classifica "uma honra integrar esta equipa ao lado de um líder visionário, com uma elevada capacidade de concretização e que transformou Vila Nova de Gaia num concelho moderno e desenvolvido".

Candidato mais do que uma vez em Ovar, Alvaro Santos junta-se a outro natural de Ovar, Luís Filipe Menezes, "com enorme orgulho e o compromisso firme de trabalhar por um concelho mais forte, mais coeso e mais justo para todos".

"Com dedicação, experiência e muito trabalho, vamos construir soluções concretas para os desafios que Vila Nova de Gaia tem pela frente".

  https://www.ovarnews.pt/psd-alvaro-santos-em-segundo-lugar-na-lista-a-gaia-liderada-por-luis-filipe-menezes/


Ovarense derrota seleção sub21 de Singapura (c/vídeo)
Em jogo de apresentação da equipa aos associados e adeptos, a AD Ovarense Futebol convidou e venceu a seleção de Singapura sub21 por 3-1.

Pelos vareiros marcaram o regressado Gonçalo Semedo e Pedro Martins (2).

No último teste antes do arranque da competição oficial, os vareiros voltaram a dar boas indicações apesar da pouca réplica do adversário que está em digressão pela Europa para prepara a Taça Asiática daquele escalão.

 

Veja o jogo: https://www.ovarnews.pt/ovarense-derrota-selecao-sub21-de-singapura-c-video/

sábado, agosto 23, 2025



FC Porto reforça aposta na mobilidade inclusiva com teste piloto de novo veículo
A experiência de viver o Estádio do Dragão está cada vez mais inclusiva e o Futebol Clube do Porto - em parceria com a fábrica de Ovar da Salvador Caetano apoiam a mobilidade inclusiva através deste veículo 100% elétrico, reforçando a estratégia de mobilidade sustentável e inovação enquadrada com os valores do Futebol Clube do Porto.


Ler artigo on Porto Canal. https://www.ovarnews.pt/fc-porto-reforca-aposta-na-mobilidade-inclusiva-com-teste-piloto-de-novo-veiculo/


Festas do Mar de Esmoriz com o ritmo da
A Comissão de Festas em Honra do Senhor dos Aflitos e Senhora da Boa Viagem já apresentou o programa da Romaria deste ano.

"É com enorme esforço e dedicação que apresentamos o cartaz" das populares Festas do Mar de Esmoriz que decorrem entre 28 de Agosto. e um de setembro.

O filho da terra, Lean cruz, ocupa um lugar especial no cartaz, ao atuar na última noite, no palco da Praia de Esmoriz. Consulte o programa que tem igualmente como ‘ponto alto’ das festividades a Procissão, que se realiza no domingo, com a presença de vários andores, dezenas de figurantes, elementos de grupos religiosos da freguesia, autoridades, bem como a Fanfarra dos Bombeiros de Esmoriz.

A procissão realiza-se desde a igreja matriz até à capela da praia, seguida da tradicional bênção do mar.


Para além de concertos ao vivo e muita animação com grupos de música popular, junta-se ainda várias sessões de fogo de artifício,

  https://www.ovarnews.pt/festas-do-mar-de-esmoriz-confirmadas-em-agosto/


Romaria de S. Paio da Murtosa com programa a preceito
De 4 a 8 de setembro, a praia da Torreira, no concelho da Murtosa, volta a receber largos milhares de pessoas, para, em clima festivo, celebrarem a Romaria de São Paio, a mais afamada das festas lagunares e uma das maiores romarias de Portugal.

Num programa, organizado pelo Município da Murtosa, que exalta, como habitualmente, a identidade marinhoa, nas tradicionais rusgas, corridas de chinchorros e de bateiras à vela e na majestosa Regata de Barcos Moliceiros, os destaques da animação musical vão para Carolina Deslandes, Jafumega, The Black Mamba, Herman José e Rebeca.

Os sempre aguardados espetáculos de pirotecnia acontecem de 6 para 7 (Fogo do Mar) e 7 para 8 (Fogo da Ria).

QUINTA-FEIRA, DIA 4 DE SETEMBRO

São Paio Sénior | Parque de Merendas da Capela de São Paio

11H00 -Missa Campal do São Paio Senior, no Parque da Capela de São Paio;

14H30 -Arraial com KIT Carlos, no Parque da Capela de São Paio;

22H00 – Concerto de Markes Brasil, no Largo da Varina

SEXTA-FEIRA, DIA 5 DE SETEMBRO

15H00 -Regata de Bateiras à Vela;

22H00 - Concerto da banda JAFUMEGA, no Largo da Varina;

00H30 – Concerto de IRMA, no Largo da Varina;

SÁBADO, DIA 6 DE SETEMBRO

15H00 – Corrida de Chinchorros;

22H00 – Concerto da banda BLACK MAMBA, no Largo da Varina;

00H00 – Fogo de Artifício no Mar

00H30 – Concerto de CAROLINA DESLANDES, no Largo da Varina;

DOMINGO, DIA 7 DE SETEMBRO

10H00 – Concurso de Painéis de Barcos Moliceiros

15H00 – Regata de Barcos Moliceiros

21H30 – Concurso de Rusgas

22H00 - Concerto de HERMAN JOSÉ, no Largo da Varina;

00H00 – Fogo de Artifício na Ria

00H30 – Concerto de REBECA, no Largo da Varina;

SEGUNDA, DIA 8 DE SETEMBRO

10H00 – Missa Campal no Parque da Capela de São Paio, seguida de majestosa procissão

15H00 – Atuação de Nuno, Diana e Amigos, no Largo da Varina;

16H00 – Concerto da banda Visconde de Salreu, no Largo 30 de outubro;

17H00 – Entrega dos Prémios das Regatas e Concursos, no Largo da Varina. https://www.ovarnews.pt/romaria-de-s-paio-da-murtosa-com-programa-a-preceito/