Um jovem, de 26 anos, morreu e outro sofreu ferimentos ligeiros no seguimento de um despiste de um automóvel, seguido de colisão, ocorrido esta segunda-feira, cerca das 23h, na Estrada Nacional 327 (EN327) em São Miguel de Souto, na Feira.
Ao local do acidente, acorreram os Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, com duas ambulâncias e um veículo de combate a incêndios, que transportaram o ferido ligeiro para o Hospital de São Sebastião.
O ferido grave foi transportado para o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, onde veio a falecer.
A vítima mortal é Francisco Roque e o desfecho deste acidente está a consternar todos quantos o conheciam em Ovar, onde frequentou o ensino e tinha muitos amigos.
O funeral de Francisco Roque realiza-se esta quinta-feira, dia um de Maio de 2025, pelas 16h30, da igreja Matriz para o cemitério da Torreira, na Murtosa.
https://www.ovarnews.pt/despiste-de-automovel-faz-um-morto-e-um-ferido-na-en327/
quarta-feira, abril 30, 2025


O combate aéreo aos incêndios em Portugal vai deixar de ser feito apenas pelas empresas de aviação civil. Em 2026, a Força Aérea Portuguesa vai empenhar militares no terreno, apoiados por helicópteros UH-60 Black Hawk que vão fazer parte do dispositivo especial de combate aos incêndios rurais. A nova missão fez com que a Esquadra de voo 551 fosse reativada 37 anos depois na Base Aérea N.º8, em Maceda, Ovar.
É na base mais a Norte de Portugal da Força Aérea Portuguesa que está a nascer um verdadeiro centro de operações no combate a incêndios rurais e que abriu pela primeira vez as portas à equipa de reportagem do JN para ler na íntegra aqui. https://www.ovarnews.pt/forca-aerea-entra-no-combate-aos-fogos-e-equipas-ja-treinam-em-ovar/


A AEJ Triatlo teve mais um fim de semana repleto de competição e emoção.
No sábado, dia 26, a sua Escola de Triatlo esteve presente com 7 atletas, na 21ª Milha Urbana de Ovar. Uma prova que contou com larga participação, principalmente nas provas jovens. de destacar o 4.º lugar de Naomi Oliveira no escalão de Bambis e o mesmo lugar para Gabriela Santos no escalão de Benjamins. Maria Martins foi 6.ª nos Bambis, Afonso Leite 10.º em Infantis e no mesmo escalão Afonso Oliveira foi 12.º, nos Benjamins Francisco Almeida foi 12.º e Gustavo Batista foi 18º.
No domingo, dia 27, os mais experientes da secção rumaram até ao norte do país, mais concretamente à Vila de Prado, localidade pertencente a Vila Verde - Braga, para participarem no 2º Triatlo Cross de Prado.
Como já tinha acontecido no ano anterior, a água do rio Cávado estava bem fresquinha com a temperatura a rondar os 13ºC... Fora da água a temperatura estava muito mais agradável e estava um dia fantástico para a prática da modalidade.
A prova de forma geral correu muito bem e dois dos atletas da AEJ Triatlo foram mesmo ao pódio, a saber: João Pinho em 3.º no grupo de idade 30-34 e João Carvalho no mesmo lugar no grupo de idade 55-59. Muito perto dos lugares cimeiros dos seus grupos de idade estiveram também Bruno Calado que foi 4.º em 40-44, Marco Leite 5.º no mesmo grupo de idade e Roberto Santos 4.º em 20-24. Rui Oliveira foi 9.º no grupo de idade 40-44 e o seu irmão gémeo Márcio Oliveira foi 12.º (esteve com uma má disposição durante a prova que mais tarde se confirmou ser uma gastroenterite) e finalmente Sandro Silva foi 17.º no grupo de idade 45-49 tendo realizado uma boa prova num escalão muito concorrido. Em termos coletivos a equipa sanjoanense obteve o 6.º lugar. https://www.ovarnews.pt/aej-triatlo-em-duas-frentes-distintas/


No dia 13 de junho às 21h30, o palco do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) acolhe Hélder Bruno com o espetáculo Ether Sculptures, em estreia absoluta, um concerto imersivo onde a música se revela como matéria invisível – esculturas de som moldadas no éter.
Inspirado pelo poder da música como experiência sensorial e emocional, Hélder Bruno convida-nos a mergulhar num universo onde cada composição evoca imagens, paisagens e narrativas internas. Através de uma abordagem profundamente pessoal e contemporânea, o compositor e pianista propõe uma viagem pela música como escultura etérea, esculpida no invisível mas sentida com intensidade.
Ether Sculptures inscreve-se na tradição da música programática, em que cada peça carrega um título evocativo e uma identidade própria, sugerindo histórias que se desenham na mente de quem escuta. A performance explora conceitos como identidade narrativa, musicalidade e musicking, revelando uma linguagem que é tanto som como sensação, tanto forma como emoção.
O espetáculo contará com participações especiais de Surma, Iuri Oliveira e Jorri (a Jigsaw), cruzando universos musicais distintos e complementares, num momento único de encontro artístico. A concepção do imaginário visual deste concerto estará a cargo de Ângela Bismarck.
O concerto conta com o apoio da Antena 2.
Os bilhetes estão à venda na BOL e na bilheteira do TAGV.
Quem é Hélder Bruno
Hélder Bruno (Coimbra, 1976) compositor, pianista e etnomusicólogo.
A sua música respira entre a delicadeza e a intensidade, entre a quietude e a ondulação de emoções profundas. Inspirado pela música erudita ocidental, pelo jazz e pelas linguagens contemporâneas, traça um percurso singular onde cada composição é um espaço de encontro entre o passado e o porvir.
Editou dois álbuns de originais: A Presença, Serena e Terna(2018) e Under a Water Sky (2022). O primeiro, uma suite de doze peças para piano, voz e quarteto de cordas, revela um universo de sensibilidade e contemplação. O segundo, apresentado, entre outros locais, no Teatro Académico de Gil Vicente, expande esta identidade sonora, contando com a colaboração de artistas como Maria João, Sérgio Carolino, O Gajo e Marito Marques. Em 2023, Under a Water Sky foi distinguido nos International Portuguese Music Awards (IPMA 2023, EUA), onde venceu na categoria Best World Music Performance com o tema Island.
Hélder Bruno iniciou os seus estudos no Conservatório de Música de Coimbra e aprofundou o seu percurso na Escola de Jazz do Porto, cruzando fronteiras entre a música clássica, o jazz e a improvisação. Ao longo da sua carreira, colaborou com diversos projetos, através da orquestração de peças e da criação de bandas sonoras para dança, teatro e cinema. Foi pianista em múltiplas formações, além de ter participado em registos discográficos de outros artistas. Alguns dos nomes que ao longo do tempo, no qual houve trabalho desenvolvido: Jorge Palma, Né Ladeiras, Nuno Guerreiro, Rodrigo Amado e Cool Train Trio.
Nos palcos, seja a solo ou acompanhado por formações de câmara, os seus concertos desenham atmosferas imersivas, onde a música se expande para além do som e se torna experiência.
Para além da sua atividade artística, é professor adjunto convidado da ESEC/IPC e docente na STATUS - escola profissional da Lousã.
É consultor e investigador com trabalhos publicados, dos quais se destacam os livros Jazz em Portugal (1920-1956) (Almedina, 2006) e “É jazz quando me chegam lágrimas aos olhos” José Duarte (1938-2023) (edições Cordel D’Prata, 2024). https://www.ovarnews.pt/helder-bruno-apresenta-ether-sculptures-no-tagv-com-surma-iuri-oliveira-e-jorri-a-jigsaw/
terça-feira, abril 29, 2025
A cidade de Ovar vai levar jovens à pista e aquecer os motores com a primeira final regional do STEM Racing Portugal 2025, já no dia 30 de abril, organizado pelo Pense Indústria - Pessoas, Digitalização e Sustentabilidade, com a coordenação do CATIM (Centro de Apoio à Indústria Metalomecânica) e o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal).
Nesta competição multidisciplinar, os alunos do ensino básico e secundário são desafiados a projetar, construir e correr com carros de Fórmula 1 em miniatura, movidos a ar comprimido, numa pista de 20 metros, onde os carros podem atingir os 80 km/h.
Na etapa regional de Ovar estarão em competição quinze equipas sob coordenação do CATIM e quatro equipas sob coordenação do CTCP.
Mais do que a velocidade, as equipas, compostas por 3 a 6 alunos competição, são avaliadas por critérios como design, modelação 3D, marketing, empreendedorismo e,
sobretudo, a capacidade de trabalho em equipa.
As três melhores equipas desta etapa regional garantem o apuramento para a Final Nacional, que se realiza em julho, em Fafe. A equipa vencedora desta fase terá a oportunidade única de competir na Final Mundial, em Singapura, naquela que é considerada a maior competição de engenharia jovem do mundo, agora com o apoio
oficial da Fórmula 1.
O STEM Racing, anteriormente conhecido como F1 in Schools, é uma organização sem fins lucrativos que promove o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Participam estudantes dos 6 aos 19 anos utilizam software CAD profissional para projetar, analisar e fabricar os seus veículos.
É de destacar que muitos antigos participantes seguiram carreiras em equipas da Fórmula 1, impulsionados pela experiência neste programa. https://www.ovarnews.pt/ovar-acelera-rumo-a-industria-5-0-com-a-primeira-final-regional-do-stem-racing-2025/
Nesta competição multidisciplinar, os alunos do ensino básico e secundário são desafiados a projetar, construir e correr com carros de Fórmula 1 em miniatura, movidos a ar comprimido, numa pista de 20 metros, onde os carros podem atingir os 80 km/h.
Na etapa regional de Ovar estarão em competição quinze equipas sob coordenação do CATIM e quatro equipas sob coordenação do CTCP.
Mais do que a velocidade, as equipas, compostas por 3 a 6 alunos competição, são avaliadas por critérios como design, modelação 3D, marketing, empreendedorismo e,
sobretudo, a capacidade de trabalho em equipa.
As três melhores equipas desta etapa regional garantem o apuramento para a Final Nacional, que se realiza em julho, em Fafe. A equipa vencedora desta fase terá a oportunidade única de competir na Final Mundial, em Singapura, naquela que é considerada a maior competição de engenharia jovem do mundo, agora com o apoio
oficial da Fórmula 1.
O STEM Racing, anteriormente conhecido como F1 in Schools, é uma organização sem fins lucrativos que promove o ensino das disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Participam estudantes dos 6 aos 19 anos utilizam software CAD profissional para projetar, analisar e fabricar os seus veículos.
É de destacar que muitos antigos participantes seguiram carreiras em equipas da Fórmula 1, impulsionados pela experiência neste programa. https://www.ovarnews.pt/ovar-acelera-rumo-a-industria-5-0-com-a-primeira-final-regional-do-stem-racing-2025/


A Polícia de Segurança Pública deteve, ontem, pelas 23h45, em Ovar, um homem, de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.
Foram-lhe apreendidas cerca de 49 doses de haxixe, bem como 160 euros e 1 telemóvel, como medida cautelar.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Ovar, hoje, para conhecimento de possível medida de coação.
Foram, ainda identificados 5 jovens, de idades compreendidas entre os 24 e os 25 anos, por consumo de estupefacientes na via pública.
Anexa-se imagem. https://www.ovarnews.pt/detido-jovem-suspeito-de-trafico-de-estupefacientes/


A Câmara Municipal de Ovar tem reparado constantemente este taipal que está na rua João Semana, junto ao cruzamento com a Caixa de Crédito Agrícola.
É pertença do Hotel Meia Lua cuja casa está a venda, que poucas vezes limpa o terreno. Está a monte e a manutenção do taipal tem sido a CMO a realizar mesmo ao fim de semana.
Há meses que está solto, é um perigo para quem circula na via pública.
Já agora também aproveito para alertar que também aqui os passeios estão cheios de buracos.
Rosa Paulo (Ovar)
https://www.ovarnews.pt/taipal-esta-solto-e-representa-um-perigo-correio-do-leitor/


Os oito jurados que vão integrar o tribunal de júri que irá julgar o suspeito do homicídio de uma mulher grávida na Murtosa foram escolhidos numa audiência de apuramento que decorreu hoje no Tribunal.
Esta foi a quarta e última fase de um processo que começou em fevereiro, com a pré-seleção de 100 nomes dos cadernos eleitorais dos 12 municípios da Comarca de Aveiro (Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos).
Os julgamentos com tribunal de júri ocorrem quando estão em causa crimes graves, cuja pena máxima seja superior a oito anos de prisão, se tal for requerido pelo MP, pelo arguido ou pelo ofendido.
O julgamento com tribunal de júri do homicídio da mulher grávida da Murtosa foi requerido pelo Ministério Público (MP) e vai decorrer à porta fechada, sem a presença de público e jornalistas, uma vez que a juíza titular do processo determinou a exclusão da publicidade da audiência de julgamento e demais atos processuais.
Para a primeira sessão, a 19 de maio, está previsto o interrogatório do arguido, a reprodução das declarações por ele prestadas em sede de primeiro interrogatório judicial, as declarações do assistente e a reprodução das declarações para memória futura prestadas nos autos.
A inquirição das testemunhas indicadas na acusação deverá ocorrer nos dias 20, 21 e 22 de maio, seguindo-se a 23 de maio a produção de algum meio de prova que não tenha sido possível assegurar nos dias anteriores. A inquirição das testemunhas indicadas pela defesa deverá ter lugar nos dias 26 e 27 de maio.
O arguido está acusado dos crimes de homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, acesso ilegítimo e aquisição de moeda falsa para ser posta em circulação.
Foi detido pela PJ em novembro de 2023, e, após ter sido presente a primeiro interrogatório judicial, ficou em prisão preventiva, passando um mês depois para prisão domiciliária.
O MP diz que o suspeito manteve durante cerca de um ano uma relação íntima com a vítima, que tentou sempre manter em segredo, fruto da qual aquela engravidou.
Para evitar que lhe viesse a ser imputada a paternidade e beneficiassem do seu património, o arguido terá decidido matar a vítima e o feto que esta gerava, no dia 03 de outubro de 2023 à noite, no seu apartamento na Torreira.
De acordo com a investigação, durante a madrugada do dia 04 de outubro e nos dias seguintes, o arguido ter-se-á desfeito do corpo da vítima, levando-o para parte incerta, e o cadáver não foi encontrado até hoje. https://www.ovarnews.pt/estao-escolhidos-os-oito-jurados-para-o-julgamento-do-suspeito-da-murtosa/
O Portal das Finanças está em baixo esta terça-feira, situação que se prolonga desde as 09.30 horas, impedindo os utilizadores de aceder aos serviços online da Autoridade Tributária e Aduaneira. Também a aplicação ‘e-fatura’ não estava disponível àquela hora e, de acordo com o Jornal Económico, «a falha está relacionada com o apagão de segunda-feira», que deixou Portugal às escuras.
A situação está a provocar a revolta de alguns utilizadores, que tem utilizado as redes sociais para expressar o seu desagrado. Ainda de acordo com o JE, o ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento não comenta, sendo que «as Finanças estão a trabalhar para repor a normalidade». https://www.ovarnews.pt/portal-das-financas-ainda-em-baixo-devido-ao-apagao/
A situação está a provocar a revolta de alguns utilizadores, que tem utilizado as redes sociais para expressar o seu desagrado. Ainda de acordo com o JE, o ministério liderado por Joaquim Miranda Sarmento não comenta, sendo que «as Finanças estão a trabalhar para repor a normalidade». https://www.ovarnews.pt/portal-das-financas-ainda-em-baixo-devido-ao-apagao/


Hospital de Ovar passa a contar com nova Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência
A nova valência de Psiquiatria da Infância e Adolescência, localizada no Hospital de Ovar, que inclui hospital de dia, prevê a realização de cerca de 600 consultas por ano.
A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga (ULSEDV) passa a contar com uma nova Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência, localizada no Hospital Francisco Zagalo, em Ovar.
A Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência conta com respostas de consulta de Pedopsiquiatria, consulta de psicologia infantil, consulta de avaliação de perturbações do espetro do Autismo, consulta de primeira infância (0-5 anos) e intervenções psicoterapêuticas e psicoeducativas.
Para a Diretora do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da ULS Entre Douro e Vouga, Sílvia Tavares, a Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital de Ovar, “permite uma resposta de maior proximidade para os utentes de Ovar, reduzindo as deslocações e potenciando a adesão às consultas. Esta proximidade optimiza a intervenção terapêutica por aproximação dos técnicos ao contexto vivencial do utente e melhoria da articulação comunitária”.
https://www.ovarnews.pt/hospital-de-ovar-passa-a-contar-com-nova-unidade-de-psiquiatria-da-infancia-e-adolescencia/
segunda-feira, abril 28, 2025


O abastecimento de energia elétrica já foi reposto em Ovar e Estarreja.
Murtosa e Aveiro também estão a receber eletricidade. O Grande Porto terá energia dentro de duas horas. Grande Lisboa vai demorar cinco ou seis.
A REN disse ainda hoje esperar que a eletricidade seja restabelecida em todo o país durante a noite, após o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês.
“Espero que nós consigamos ter o sistema totalmente equilibrado durante esta noite”, disse aos jornalistas João Faria Conceição, administrador da REN – Redes Energéticas Nacionais, em conferência de imprensa em Sacavém, concelho de Loures.
O responsável garantiu que no que depender da REN, o país “vai acordar amanhã com eletricidade”. “Infelizmente, não é só a REN que conta, é todo um sistema e, esse, nós estamos a interagir da forma mais cuidadosa que nós sabemos, para garantir que não damos passos em falso”, ressalvou.
João Faria Conceição salientou que numa situação destas, “é absolutamente crucial” não dar passos em falso, sob pena de comprometer toda a recuperação efetuada até ao momento.
"Registou-se um apagão total do país, por volta das 11h33. Ainda não temos toda a certeza sobre as causas, mas momentos antes assistimos a uma grande oscilação de tensões na rede espanhola. O nosso sistema estava a fazer importação, e com isso o sistemas de controlo dispararam e houve um desequilíbrio total", referiu ainda quando questionado sobre as causas, não confirmando tratar-se de um ciberataque. https://www.ovarnews.pt/abastecimento-de-energia-eletrica-reposto-em-ovar-e-estarreja/
Portugal e algumas zonas em Espanha, França e Itália estão sem luz. A rede telefónica também é fraca e não há energia.
Relatos de Lisboa, Algarve e Coimbra dizem não ter luz nem energia. A internet não funciona pelo país.
Segundo a E-REDES, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.
O apagão também afetou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts. Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia.
O Observador adianta que estão várias pessoas presas no metro em Lisboa, devido à falta de energia. O serviço de atendimento do metro está encerrado.
Nos Açores, algumas ilhas ainda têm luz. E o apagão ainda não chegou à Madeira.
Os militares estão a ser convocados para os quartéis, para delinear uma estratégia para manutenção da ordem pública, uma vez que, por exemplo, neste momento não há semáforos e já está a haver alguns acidentes.
O país entrou em DEFCON - um sistema de estado de alerta que também incluem Condições de Emergência.
O Instituto Nacional de Cibersegurança está a investigar e não descarta a possibilidade de um ataque informático.
O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão que afeta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema "terá tido origem" fora de Portugal.
"Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha", disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para "o mais rapidamente possível" retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo. https://www.ovarnews.pt/apagao-corte-de-energia-eletrica-afeta-portugal-de-norte-a-sul/
Relatos de Lisboa, Algarve e Coimbra dizem não ter luz nem energia. A internet não funciona pelo país.
Segundo a E-REDES, a interrupção deveu-se a um problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva.
O apagão também afetou regiões de Espanha e França, devido a avarias em linhas de muito alta tensão de 400.000 volts. Em Espanha, comunidades autónomas como Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia foram impactadas. Em França, a Costa Basca e a região da Borgonha também registaram cortes de energia.
O Observador adianta que estão várias pessoas presas no metro em Lisboa, devido à falta de energia. O serviço de atendimento do metro está encerrado.
Nos Açores, algumas ilhas ainda têm luz. E o apagão ainda não chegou à Madeira.
Os militares estão a ser convocados para os quartéis, para delinear uma estratégia para manutenção da ordem pública, uma vez que, por exemplo, neste momento não há semáforos e já está a haver alguns acidentes.
O país entrou em DEFCON - um sistema de estado de alerta que também incluem Condições de Emergência.
O Instituto Nacional de Cibersegurança está a investigar e não descarta a possibilidade de um ataque informático.
O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão que afeta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema "terá tido origem" fora de Portugal.
"Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha", disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.
O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para "o mais rapidamente possível" retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo. https://www.ovarnews.pt/apagao-corte-de-energia-eletrica-afeta-portugal-de-norte-a-sul/
domingo, abril 27, 2025


Depois do empate no encontro entre os dois, este domingo, na 30.ª jornada do Campeonato SABSEG, a líder, Florgrade FC, venceu na casa da JuveForce por 1-4, com João Dias a bisar, e manteve o ponto de vantagem sobre a AD Ovarense SAD.
Os alvi-negros, por seu lado, receberam e bateram o Canedo FC por 2-0: marcaram Tika e Morgan.
O SC Alba deslocou-se ao reduto do SC Esmoriz e venceu por 3-1.
Mais resultados e classificação https://www.ovarnews.pt/florgrade-e-ovarense-de-volta-as-vitorias/


Com o percurso homologado pela FPA e publicado na World Calendar da World Athetics, a 21.ª edição da "Milha Urbana Cidade de Ovar contou com grande adesão e deu mais um passo para se assumir no calendário nacional.
Numa organização da Habitovar, a prova decorreu sob o olhar da atleta olímpica, Inês Monteiro, na qualidade de madrinha da prova, e do também atleta olímpico Paulo Gomes, homenageando o Clube de Canoagem de Ovar e os AFIS pelo contributo para o desenvolvimento do desporto no concelho.
A correr em "casa", os atletas vareiras destacaram-se nas diversas provas. Confira:
Milha - Geral
7. AFONSO HERNÁNDEZ (ARVOR ASSOCIAÇÃO RECREATIVA OS VETERANOS D´OVAR) 00:04:51
8. SERGIO PAIVA (Clube Atletismo de Ovar) 00:04:52
9. ANDRÉ ADRIANO (GDC Guilhovai) 00:04:53
900m
1. DAVID CHEREPOV M (ARADA ATLÉTICO CLUBE) 00:03:34
2. CAROLINA CARDOSO (ARADA ATLÉTICO CLUBE) 00:03:40
4. CLÁUDIO VALENTE (ARADA ATLÉTICO CLUBE) 00:04:01
500m
1. GUILHERME ALVES (ARADA ATLÉTICO CLUBE) 00:01:56
3. CARMINHO COSTA (ARADA ATLÉTICO CLUBE) 00:02:07
6. JOÃO TEIXIERA (ARADA ATLÉTICO CLUBE) 00:02:11
Milha Nacional ANDDI
1. LEANDRO PEREIRA (GDRC GUILHOVAI) 00:05:15
7. LEANDRO SILVA (CERCIVAR) 00:07:28
8. JOSÉ SILVA (CERCIVAR) 00:08:18
9. PEDRO PEREIRA (CERCIVAR) 00:08:54
500m ANDDI
7. AVELINO PEREIRA (CERCIVAR) 00:02:46
10. JOSÉ SILVA (CERCIVAR) 00:02:58
16. TÉCNICO A (CERCIVAR) 00:03:16
17. JOSÉ COSTA (CERCIVAR) 00:03:17
18. CLÁUDIA MATOS (CERCIVAR) 00:03:23
Resultados gerais aqui. https://www.ovarnews.pt/atletas-da-casa-em-destaque-na-21-a-edicao-da-milha-urbana-cidade-de-ovar/


Nos finais da Idade Média, Portugal assistiu a uma verdadeira vaga franciscana, uma expansão que representou uma reação ao espírito monástico tradicional, muito marcado no nosso país pela influência dos Cistercienses, e, de forma mais geral, à crescente burocratização da hierarquia eclesiástica.
A chegada dos franciscanos não foi pacífica: o clero instalado reagiu, em parte por rivalidade no acesso às esmolas dos fiéis, mas também devido a tensões mais profundas. No entanto, o Papa reconheceu nos Frades Menores um poderoso instrumento de renovação da fé, capaz de dinamizar o povo e responder a necessidades que a estrutura pesada dos bispos e as velhas ordens encerradas nos claustros já não conseguiam satisfazer. Durante os séculos XIV e XV, a influência franciscana continuou a crescer, atingindo todos os níveis da sociedade portuguesa.
-
Já D. Dinis escolhera para seu confessor, e depois bispo do Porto, o franciscano Frei Estêvão, em 1320.
-
A Rainha Santa Isabel, viúva, entrou na Ordem Terceira de São Francisco.
-
D. João I teve como confessor Frei Afonso de Alprão.
-
D. Fernando, à hora da morte, pediu para ser enterrado com o hábito franciscano.
-
A Rainha D. Filipa de Lencastre confiou o seu espírito ao franciscano inglês D. Aimaro.
Os filhos do casal real continuaram a tradição:
-
Frei Gil Lobo foi confessor de D. Duarte e de D. Afonso V.
-
O infante D. Henrique surge como interlocutor no Relógio da Fé de Frei André do Prado, um tratado sobre a fé cristã escrito ainda durante a vida do infante.
-
O infante D. Fernando, mártir de Tânger, legou a sua biblioteca aos franciscanos de Leiria.
-
Frei Afonso Falcão escreveu cartas de consciência para D. Afonso V.
O próprio D. Afonso V, nos últimos anos da vida, recolheu-se entre os franciscanos do convento de Varatojo, fundado por sua vontade, e D. João II teve como confessor Frei João da Póvoa, conhecido pelo seu rigoroso apego à pobreza.
Nas grandes crises nacionais, os franciscanos marcaram presença:
-
Durante a guerra civil de 1383-1385, vemos-nos ao lado dos burgueses do Porto e do povo miúdo de Estremoz, a encabeçar motins, a intermediar conspirações a favor do Mestre de Avis, e até envolvidos numa tentativa de atentado contra D. João de Castela, organizada por Leonor Teles.
-
Foram também voz ativa contra o interdito papal que proibia o enterro dos mortos nas igrejas.
Ainda antes, no reinado de D. Fernando, frades franciscanos incitaram a resistência popular contra os invasores castelhanos, tanto em Santarém como em Lisboa.
Pregaram sermões de ação de graças após o levantamento do cerco de Lisboa e a vitória de Aljubarrota.
O próprio anúncio da conquista de Ceuta teve a sua força inicial num sermão franciscano.
Estes factos revelam a profunda e constante presença dos franciscanos na vida pública portuguesa. Desde o início, o movimento franciscano oscilou entre a fidelidade ao ideal de pobreza absoluta de São Francisco e as exigências práticas de uma ordem organizada.
São Francisco nunca desejou criar uma ordem estruturada; sonhava com uma confraria de homens unidos pela "santa pobreza", vivendo do trabalho ou da esmola, sem possuir nada.
Os primeiros franciscanos abrigavam-se em cabanas ou ruínas, vivendo em pequenos grupos quase eremíticos.
Com o crescimento do movimento, tornava-se impossível manter este modelo sem compromissos. A construção de conventos e igrejas levou a tensões internas. Frei Elias, que iniciou a construção da Basílica de Assis recorrendo a caixas de esmolas, personificou essa primeira cisão, enfrentando a oposição dos mais fiéis à visão de São Francisco, como Frei Leão.
O compromisso papal permitia à Ordem utilizar bens, mas não ser formalmente sua proprietária — pertenciam à Santa Sé, administrados por procuradores.
Ainda assim, a divisão entre Zeladores (ou Espirituais) e Conventuais tornou-se inevitável.
-
São Boaventura tentou reconciliá-los através da "Via Média", baseada num uso pobre, mas não inexistente, dos bens.
-
Após a sua morte, a tensão reavivou-se e deu origem aos Fraticelli e, mais tarde, aos Observantes e Capuchinhos.
Também em Portugal sentimos os ecos desta luta.
A reforma observante chegou por volta de 1392, trazida por frades galegos e asturianos, como Frei Diogo Arias e Frei Gonçalo Marim.
Em Alenquer, tentaram implementar uma vida mais austera, vendendo os objetos preciosos do convento e aproximando-se do ideal de São Francisco, apesar da oposição interna. Fundaram novos conventos em locais isolados, como o da Carnota, apoiado por D. João I.
Estatutos do final do século XV, como os aprovados em Alenquer em 1486, insistem na prática do trabalho manual: cavar hortas, lavar roupa, fabricar objetos — exemplos vivos de frades como Frei João da Montanha, serralheiro, e Frei João da Comenda, construtor de relógios.
Em Portugal, o franciscanismo manteve viva a corrente espiritual mais exigente:
-
A Crónica dos 24 Generais (tradução portuguesa do século XV) toma partido claro pelos zeladores e espirituais.
-
Frei Álvaro Pais, natural de Santarém ou da Galiza, escreve em De statu et planctu ecclesiae uma crítica feroz à corrupção da Igreja, vendo nos franciscanos a esperança da renovação espiritual.
Também encontramos sinais de messianismo, inspirados nas visões de Joaquim de Fiore:
-
Frei Amadeu da Silva, autor do Apocalipsis Nova, anunciava a chegada de um novo tempo para a Igreja e o mundo, dominado pelo espírito de São Francisco.
Estas ideias proféticas, ainda que nem sempre alinhadas com a ortodoxia romana, deixaram raízes profundas.
Através da tradução dos poemas livres e apaixonados de Jacopone da Todi por Frei Marcos de Lisboa, a segunda metade do século XVI ainda respirava este espírito franciscano original: um cristianismo simples, pobre e profundamente livre.
Os franciscanos, mais do que apenas monges de claustro, foram protagonistas de uma revolução espiritual que atravessou séculos — e que ainda hoje ressoa discretamente na alma portuguesa.
Paulo Freitas do Amaral
Autor e Professor de História https://www.ovarnews.pt/rebeldes-da-fe-a-expansao-dos-franciscanos-em-portugal-nos-seculos-xiv-e-xv-por-paulo-freitas-do-amaral/
sábado, abril 26, 2025


Grande partida entre as duas equipas aveirenses que resultou na vitória da Ovarense nos segundos finais do encontro. Apesar de ter sido a Ovarense a entrar melhor na partida, com um parcial de 18-27, a equipa da casa uniu forças e acabou por equilibrar o encontro logo no início do último quarto e reavivou a emoção do pavilhão.
Ivan Pavicevic realizou um duplo-duplo com 13 pontos, 14 ressaltos e duas assistências, e do lado do Esgueira foi o jovem Miguel Monteiro que esteve em destaque também com um duplo-duplo de 26 pontos e 11 assistências.
Com este resultado o Esgueira fica em 9.º lugar e falha a presença nos playoffs mas mantém-se na competição para a época 25/26, enquanto a Ovarense se mantém com o 5.º lugar assegurado.
(in FPB)
🏀 Esgueira AVEIRO OLI 84-85 Ovarense GAVEX
🏆 Liga Betclic Masculina | Jornada 2️⃣2️⃣
📍 Pav. Clube do Povo de Esgueira
⭐️ Ivan Pavicevic (13pts, 14res, 2ast - 26val)
📊 tinyurl.com/3a5w6448
https://www.ovarnews.pt/ovarense-foi-ganhar-a-esgueira/


Manuela Reis sai da praça com o grupo que veio da Paróquia de São Pedro de Ovar. Com a bandeira portuguesa pelas costas, o rosto não esconde que há um turbilhão de momentos a passar-lhe pela cabeça, depois de assistir ao funeral do Papa Francisco.
Com a viagem marcada para estes dias há muito, "era impensável não estar aqui" para este momento que ninguém podia prever na altura. Já se tinha cruzado com o pontífice na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, e queria muito revê-lo, mas já não chegou a tempo.
Ler artigo completo in JN. https://www.ovarnews.pt/manuela-reis-tenho-um-olhar-de-francisco-gravado-na-memoria/
É com enorme tristeza e sentido de responsabilidade que, em nome da GlobalSport, da Organização da Maratona da Europa e em meu nome pessoal, me dirijo a todos vós.
A GlobalSport comunica uma situação absolutamente excecional nos seus 25 anos de história. A ALS Sport, parceira oficial da prova para o fornecimento das t-shirts, falhou gravemente no cumprimento do prazo de entrega. A encomenda foi fechada e liquidada no dia 27 de março, com tempo e condições adequadas.
Apesar do acompanhamento permanente e garantias recebidas, apenas no dia 25 de abril, momentos antes da abertura do Secretariado, fomos informados de que as t-shirts não tinham sido produzidas em Espanha, mas sim na China, estando retidas no aeroporto de Pequim.
Esta notícia deixou-nos em estado de absoluto desespero.
Mobilizámos todos os esforços, envolvendo várias entidades e parceiros logísticos, mas a chegada das t-shirts está prevista apenas para domingo, dia 27 de abril, demasiado tarde para a entrega desejada.
Esta falha, alheia à nossa vontade, envergonha-me profundamente perante os atletas, parceiros e equipa. Em nome da GlobalSport, apresento as mais humildes e sinceras desculpas. Sei que isto não compensa a desilusão de quem esperava envergar a t-shirt oficial.
A ALS Sport assumiu integralmente a responsabilidade e compromete-se a enviar a t-shirt diretamente para a morada de cada atleta. Hoje mesmo, todos os inscritos receberão um e-mail com um formulário para confirmar ou atualizar a sua morada.
Além do pedido de desculpas, peço a vossa compreensão para esta falha isolada e garanto que não diminui o nosso compromisso em vos proporcionar, já no domingo, a Maratona da Europa mais emocionante de sempre.
Continuaremos a trabalhar com paixão e responsabilidade, como há mais de duas décadas. Obrigado pela vossa compreensão, confiança e por fazerem parte desta família.
Estou à vossa total disposição para todos os esclarecimentos.
Com amizade e respeito,
Paulo Costa, Diretor Executivo https://www.ovarnews.pt/afinal-tshirts-da-maratona-da-europa-vinham-da-china/
A GlobalSport comunica uma situação absolutamente excecional nos seus 25 anos de história. A ALS Sport, parceira oficial da prova para o fornecimento das t-shirts, falhou gravemente no cumprimento do prazo de entrega. A encomenda foi fechada e liquidada no dia 27 de março, com tempo e condições adequadas.
Apesar do acompanhamento permanente e garantias recebidas, apenas no dia 25 de abril, momentos antes da abertura do Secretariado, fomos informados de que as t-shirts não tinham sido produzidas em Espanha, mas sim na China, estando retidas no aeroporto de Pequim.
Esta notícia deixou-nos em estado de absoluto desespero.
Mobilizámos todos os esforços, envolvendo várias entidades e parceiros logísticos, mas a chegada das t-shirts está prevista apenas para domingo, dia 27 de abril, demasiado tarde para a entrega desejada.
Esta falha, alheia à nossa vontade, envergonha-me profundamente perante os atletas, parceiros e equipa. Em nome da GlobalSport, apresento as mais humildes e sinceras desculpas. Sei que isto não compensa a desilusão de quem esperava envergar a t-shirt oficial.
A ALS Sport assumiu integralmente a responsabilidade e compromete-se a enviar a t-shirt diretamente para a morada de cada atleta. Hoje mesmo, todos os inscritos receberão um e-mail com um formulário para confirmar ou atualizar a sua morada.
Além do pedido de desculpas, peço a vossa compreensão para esta falha isolada e garanto que não diminui o nosso compromisso em vos proporcionar, já no domingo, a Maratona da Europa mais emocionante de sempre.
Continuaremos a trabalhar com paixão e responsabilidade, como há mais de duas décadas. Obrigado pela vossa compreensão, confiança e por fazerem parte desta família.
Estou à vossa total disposição para todos os esclarecimentos.
Com amizade e respeito,
Paulo Costa, Diretor Executivo https://www.ovarnews.pt/afinal-tshirts-da-maratona-da-europa-vinham-da-china/
A Força Aérea Portuguesa indicou que uma pessoa foi resgatada com vida na tarde do dia 25 de abril depois de ter sido dada como desaparecida no mar por cerca de duas horas. Tratou-se de um praticante de caiaque que foi dado como desaparecido pelas 15h00 junto à praia da Consolação, em Peniche.
Para a missão foi ativado um helicóptero AW119 Koala que descolou da Base Aérea N.º 8, em Ovar, pelas 16h00. Após 15 minutos de buscas, o praticante de caiaque foi avistado pela tripulação, a cerca de 2 km da costa e a 3,7 km do local do desaparecimento.
De imediato, o Recuperador-Salvador desceu ao encontro da vítima e, com recurso ao guincho, recuperou-a para o interior do helicóptero. No momento do resgate a vítima encontrava-se consciente e estável, sendo posteriormente transportada para o Heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.
O helicóptero AW119 Koala, da Esquadra 552 – “Zangões”, com sede na Base Aérea N.º 11, em Beja, cumpre permanentemente um alerta de 24h na BA8, em Ovar, para as missões de busca e salvamento junto da costa ou em terra.
A Força Aérea recorda que tem atribuída uma área de busca e salvamento de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira. https://www.ovarnews.pt/forca-aerea-portuguesa-resgata-desaparecido-no-mar/
Para a missão foi ativado um helicóptero AW119 Koala que descolou da Base Aérea N.º 8, em Ovar, pelas 16h00. Após 15 minutos de buscas, o praticante de caiaque foi avistado pela tripulação, a cerca de 2 km da costa e a 3,7 km do local do desaparecimento.
De imediato, o Recuperador-Salvador desceu ao encontro da vítima e, com recurso ao guincho, recuperou-a para o interior do helicóptero. No momento do resgate a vítima encontrava-se consciente e estável, sendo posteriormente transportada para o Heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.
O helicóptero AW119 Koala, da Esquadra 552 – “Zangões”, com sede na Base Aérea N.º 11, em Beja, cumpre permanentemente um alerta de 24h na BA8, em Ovar, para as missões de busca e salvamento junto da costa ou em terra.
A Força Aérea recorda que tem atribuída uma área de busca e salvamento de 5.816.562 km², o equivalente a mais de metade do território europeu, representando a segunda maior área de responsabilidade do Atlântico Norte, mantendo alertas permanentes no Continente, nos Açores e na Madeira. https://www.ovarnews.pt/forca-aerea-portuguesa-resgata-desaparecido-no-mar/


O Movimento 2030 (M2030) escolheu o dia 25 de Abril, para anunciar a sua candidatura à Câmara Municipal de Ovar, liderada por Henrique Araújo. "Escolhemos este dia porque representamos a liberdade de um movimento independente, sem dever favores ou depender de grupos económicos".
Com esta recandidatura, a estrutura assume o "desafio com a firme convicção de que é tempo de mudar, de vez, o modelo de governação instalado no nosso município". https://www.ovarnews.pt/m2030-henrique-araujo-recandidata-se-a-presidencia-da-camara-de-ovar/
sexta-feira, abril 25, 2025


Já tinham sido os "Garimpeiros” a fabricar os primeiros cravos gigantes para as celebrações municipais de Ovar dos 40 anos do Dia da Liberdade.
Depois disso, foram requisitados para outras empreitadas do género e, este ano, são responsáveis pela decoracão dos Paços do Concelho de Figueiró dos Vinhos.
Parabéns, Garimpeiros! https://www.ovarnews.pt/garimpeiros-decoram-o-25-de-abril-de-figueiro-dos-vinhos/
Hoje, no dia em que celebramos a Liberdade, partilho uma decisão pessoal, profundamente refletida e vivida com sentido de responsabilidade: a minha desfiliação do Partido Social Democrata, ao qual estive ativamente ligada desde 2005 e onde militei nos últimos 15 anos.
Foi a recusa em continuar presa a jogos internos e lógicas partidárias que não servem as pessoas e o futuro que me levaram a agir neste sentido.
Em resultado das minhas circunstâncias pessoais e ciente das implicações políticas desta escolha, apresentarei na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, o meu pedido de renúncia ao mandato na Assembleia de Freguesia de Esmoriz, cessando, em consequência as funções que vinha exercendo como Presidente da Mesa.
Deixo a militância partidária, mas não abandono o compromisso cívico. Muito pelo contrário.
No quadro das minhas circunstâncias pessoais, continuarei politicamente ativa, empenhada nas causas da minha terra e próxima das pessoas, dispondo-me a contribuir para um novo ciclo de desenvolvimento e modernização do nosso Concelho.
É por isso que me junto, com esperança e convicção, à plataforma cívica independente AGIR.
Um projeto que se constrói a partir da sociedade civil, que valoriza a liberdade, a independência, o serviço público e a proximidade – os mesmos valores que hoje celebramos, 51 anos depois de Abril.
Um projeto que cresce todos os dias, com novas adesões, com ideias e vontade de AGIR pelo desenvolvimento da nossa terra.
Um grupo que tem ao seu leme Lígia Pode, uma mulher empreendedora, com provas dadas no mundo empresarial. Uma gestora com visão estratégica. Uma pessoa que gosta da sua terra, com ideias e que não se conforma com o modelo de desenvolvimento em que o Município cristalizou.
Neste 25 de abril, escolho a Liberdade de AGIR!
Carla Madureira (in Facebook) https://www.ovarnews.pt/neste-25-de-abril-escolho-a-liberdade-por-carla-madureira/


A União das Freguesias de Ovar centraliza as comemorações do dia 25 de abril na freguesia de Arada.
Às 15h30, inaugura a exposição "O 25 de abril pelos olhos das nossas crianças" e às 16h, a Banda Sinfónica de Ovar estará em concerto com o tema Liberdade. Tudo no Centro Cívico de Arada. https://www.ovarnews.pt/centro-civico-de-arada-acolhe-exposicao-e-concerto-sobre-abril/
quinta-feira, abril 24, 2025


O esmorizense Rafael Pinto, atleta da Académica de Espinho que faz parte do plantel sénior, foi hoje convocado pelo selecionador nacional João José a integrar o grupo de 18 atletas que farão a preparação para a Golden League 2025.
O jovem atleta academista é um dos destaques da convocatória ao ser chamado com apenas 17 anos.
Rafael Pinto que completará 18 anos em Julho, iniciou-se na modalidade no Esmoriz GC e tem participado também nas equipas júnior e de Sub21 dos ‘mochos’. https://www.ovarnews.pt/rafael-pinto-convocado-para-a-selecao-nacional-senior/


A Associação Cultural e Recreativa da Ribeira preparou um programa com diversas iniciativas para marcar o dia 25 de Abril.
"Este momento não podia ser mais especial, com uma tarde recheada de atividades! Dos mais novos aos mais velhos, estão todos convidados!
Venham celebrar o Dia da Liberdade connosco!"
https://www.ovarnews.pt/acr-da-ribeira-assinala-o-25-de-abril/


Amanhã de manhã decorrerá a Sessão Solene da Assembleia Municipal referente ao dia 25 de abril.
Pela primeira vez, não vou poder fazer uma intervenção como era habitual nos últimos 7 anos.
A Mesa da Assembleia Municipal entende que eu não devo intervir pelo facto de ser Deputado Independente e poder estar em causa a manutenção da linha programática sob a qual fui eleito.
Discordo da fundamentação da decisão da Mesa da Assembleia Municipal, visto que continuo fiel às ideias que apresentei aos eleitores nas últimas eleições autárquicas e que nada têm a ver com partidos ou ideologias, mas sim com os projectos que defendi, defendo e defenderei para o desenvolvimento do nosso Município.
Estarei presente na Sessão Solene e fica registado que na Sessão comemorativa do dia da LIBERDADE, foi retirada a palavra a um Deputado Municipal Independente, apenas por decisão da Mesa da Assembleia Municipal (PSD).
O que vale é que estou convicto que melhores dias virão.
Viva a liberdade!
Fernando Almeida - Deputado na Assembleia Municipal de Ovar https://www.ovarnews.pt/a-primeira-vez-em-sete-anos-por-fernando-almeida/


Estão em curso as obras de pavimentação da Rua D. Manuel Ferreira da Silva (ex - EN 109), entre a rotunda do acesso à Quimiparque, na entrada norte da cidade de Estarreja, e o cruzamento da Rua da Arrotinha com a Rua da Quinta Velha. A circulação rodoviária processa-se de modo alternado, estando regulada por semáforos, o que traz naturais constrangimentos no trânsito associados a uma obra desta dimensão.
A intervenção, planeada em articulação com a execução da rede de gás na Rua D. Manuel Ferreira da Silva, comtemplará ainda numa segunda fase o troço remanescente até à rotunda de acesso à A29.
Empreitada em Beduído e Veiros a bom ritmo
Estes trabalhos estão inseridos na empreitada geral de Beneficiação de Arruamentos Municipais - Lote 2, ou seja, que contempla as intervenções previstas para a União de Freguesias de Beduído e Veiros, abrangendo um total de 24 arruamentos.
Noutra obra relevante noutro ponto da cidade, terminou a intervenção das ruas Doutor Manuel Marques Pires e Doutor João Assis, numa melhoria considerável no acesso a Veiros, às Póvoas e à Urbanização, assim como ao concelho vizinho da Murtosa.
Com um prazo de execução de 120 dias, este lote 2 referente à União de Freguesias de Beduído e Veiros foi adjudicado pelo valor de 506 000€ (+ IVA), à firma Construções Carlos Pinho, Lda., de Arouca.
Investimento global de 1,2M€ para 96 arruamentos
Recorde-se que a autarquia lançou no ano transato a empreitada de obra pública “Beneficiação de Arruamentos Municipais” que abrange todo o concelho de Estarreja, num total de 96 arruamentos e um investimento global de 1 226 289,15€. O investimento reflete o compromisso da autarquia em conservar e melhorar as infraestruturas viárias e garantir melhores acessibilidades e condições de circulação e segurança para os munícipes.
Ciente dos constrangimentos à circulação nestas vias e imediações, a autarquia apela à compreensão dos munícipes durante a realização dos trabalhos.
https://www.ovarnews.pt/obras-na-antiga-en109-na-entrada-norte-de-estarreja-constrangimentos-na-circulacao/


A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de publicar o concurso que tem por objeto a elaboração de um Projeto de Execução, um Estudo de Impacte Ambiental e uma análise custo-benefício, que façam uma avaliação técnica, económica e ambiental, servindo dessa forma de suporte à futura empreitada de Alimentação artificial de praia no troço costeiro Troço Costeiro Esmoriz-Furadouro, no concelho de Ovar.
O objetivo desta operação é a elaboração do Projeto de Execução, Estudo de Impacte Ambiental e Análise Custo-Benefício da Alimentação Artificial de Praia no Troço Costeiro Esmoriz – Furadouro, e de um Quebra-mar destacado no Furadouro, que serão realizados atendendo aquilo já estabelecido no Estudo Prévio elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.
O propósito da futura intervenção é atuar ao nível das causas da erosão, de modo a repor parcialmente e
temporariamente o balanço sedimentar.
O preço base do procedimento é de 800.000 Euros com um prazo de execução de 22 meses. https://www.ovarnews.pt/apa-abre-concurso-para-alimentacao-artificial-das-praias-entre-furadouro-e-esmoriz/


Uma Viatura de Emergência Médica e Reanimação (VMER) do INEM despistou-se, na manhã desta quarta-feira, em Espinho, e atropelou duas mulheres na casa dos 50 anos.
A viatura, “sediada no Hospital de Vila Nova de Gaia, sofreu hoje um despiste na cidade de Espinho, tendo atropelado duas pessoas. As vítimas, do sexo feminino e com cerca de 50 anos, foram prontamente assistidas pela equipa da VMER, apresentando ferimentos sem gravidade”, lê-se no email desta entidade.
A equipa da VMER de Gaia foi igualmente encaminhada para o hospital para observação. https://www.ovarnews.pt/ambulancia-do-inem-despista-se-e-atropela-duas-mulheres/
quarta-feira, abril 23, 2025


Ao impor um empate ao ADC Sanguedo (1-1), num jogo em atraso da 20.ª jornada da Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital, o Válega impediu que o seu adversário chegasse à líder da prova.
A equipa valeguense adiantou-se no marcador aos 19 minutos, por intermédio de Rúben Vaz. A vantagem perdurou até perto do fim, quando um autogolo de Vasco Monteiro permitiu aos sanguedenses repor a igualdade.
Com 25 jornadas disputadas, o GD Fajões lidera a Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital, com 63 pontos, mais dois do que a ADC Sanguedo, que ocupa a segunda posição.
Ler on AFAtv. https://www.ovarnews.pt/ccr-valega-e-adc-sanguedo-empatam-no-acerto-do-calendario-da-2-a-divisao/
O ‘gangue do alcatrão’ está de novo em ação e visitou, esta tarde, pelo menos, uma empresa da zona industrial de Ovar.
Tudo começa com um homem estrangeiro, que apenas fala inglês, a disponibilizar-se para efectuar, de graça, serviços de asfaltamento com alcatrão que tinha sobrado de uma obra.
Perante a recusa para a execução da obra, começaram a coagir a responsável da empresa, que já alertou a PSP de Ovar.
O modus operandi estará associado a várias burlas e crimes de extorsão idênticos aos ocorridos em Portugal recentemente assim como em vários países europeus, em que as vítimas são, habitualmente, pequenos empresários e proprietários de herdades que dispõem de locais por alcatroar ou com o piso alcatroado em más condições, designadamente estacionamentos ou acessos a casas ou empresas. https://www.ovarnews.pt/gangue-do-alcatrao-ataca-na-zona-industrial-de-ovar/
Tudo começa com um homem estrangeiro, que apenas fala inglês, a disponibilizar-se para efectuar, de graça, serviços de asfaltamento com alcatrão que tinha sobrado de uma obra.
Perante a recusa para a execução da obra, começaram a coagir a responsável da empresa, que já alertou a PSP de Ovar.
O modus operandi estará associado a várias burlas e crimes de extorsão idênticos aos ocorridos em Portugal recentemente assim como em vários países europeus, em que as vítimas são, habitualmente, pequenos empresários e proprietários de herdades que dispõem de locais por alcatroar ou com o piso alcatroado em más condições, designadamente estacionamentos ou acessos a casas ou empresas. https://www.ovarnews.pt/gangue-do-alcatrao-ataca-na-zona-industrial-de-ovar/


A Iniciativa Liberal (IL) anunciou a integração de dois representantes do Núcleo Territorial de Ovar na lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Aveiro às eleições legislativas de 18 de maio de 2025.
Gonçalo Marques, de 39 anos, natural de Albergaria-a-Velha e residente em Esmoriz, ocupa a 13.ª posição na lista liberal. Casado e pai de um filho, é Formador e Empresário na área da Consultoria, sendo reconhecido pelo seu envolvimento cívico em inovação territorial e profissionalismo no setor empresarial.
Laura Oliveira, de 22 anos, natural e residente em Ovar, ocupa a 16.ª posição na lista. É estudante de Mestrado em Gestão e Negócios Digitais e representa uma nova geração de liberais com forte compromisso com a modernização da economia, digitalização a inovação tecnológica.
A lista da Iniciativa Liberal pelo círculo de Aveiro é liderada por Mário Amorim Lopes, atual deputado e professor universitário, que volta a assumir a liderança da candidatura liberal na região.
A presença de Gonçalo Marques e Laura Oliveira nesta lista representa o reconhecimento do dinamismo e da relevância do Núcleo de Ovar na estrutura regional da IL, reforçando o compromisso do partido com uma representação plural, próxima das pessoas e assente na competência e no mérito.
https://www.ovarnews.pt/?p=91814
A Base Aérea N.º 8, em Ovar, recebeu a visita da Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” por forma a acompanhar a implementação do programa de “Meios de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais – Subinvestimento Meios Aéreos e respetivas infraestruturas conexas”.
A comitiva foi acompanhada pelo Diretor de Engenharia e Programas, Brigadeiro-General Pedro Santos, do Chefe de Gabinete de Gestão de Manutenção, Coronel Hugo Sentieiro, e de elementos da Direção de Infraestruturas e da Direção de Finanças da Força Aérea.
A visita visou realizar uma ação de acompanhamento da introdução de novos equipamentos e infraestruturas que estão a ser concretizadas após concessão de verbas da União Europeia, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Recorde-se que, na sequência da transição para a Força Aérea da gestão de meios aéreos de combate aos incêndios rurais em 2018, foram adquiridos nove helicópteros UH-60 Black Hawk, o hangar norte da BA8 foi totalmente remodelado e está a ser construído de raiz o edifício da Esquadra 551 – “Panteras”, intervenções que contaram com um investimento global de 70 milhões de euros do PRR. https://www.ovarnews.pt/maceda-equipa-recuperar-portugal-visita-base-aerea-n-o-8/
A comitiva foi acompanhada pelo Diretor de Engenharia e Programas, Brigadeiro-General Pedro Santos, do Chefe de Gabinete de Gestão de Manutenção, Coronel Hugo Sentieiro, e de elementos da Direção de Infraestruturas e da Direção de Finanças da Força Aérea.
A visita visou realizar uma ação de acompanhamento da introdução de novos equipamentos e infraestruturas que estão a ser concretizadas após concessão de verbas da União Europeia, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Recorde-se que, na sequência da transição para a Força Aérea da gestão de meios aéreos de combate aos incêndios rurais em 2018, foram adquiridos nove helicópteros UH-60 Black Hawk, o hangar norte da BA8 foi totalmente remodelado e está a ser construído de raiz o edifício da Esquadra 551 – “Panteras”, intervenções que contaram com um investimento global de 70 milhões de euros do PRR. https://www.ovarnews.pt/maceda-equipa-recuperar-portugal-visita-base-aerea-n-o-8/


Encerrada a Operação Páscoa 2024, a PSP informa que deteve 30 pessoas.
Em comunicado, o Comando Distrital de Aveiro informa que, na área da sua responsabilidade (Aveiro, Espinho, São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira), destas detenções 22 foram por condução sob influência de álcool.
Mais resultados:
1.559 veículos controlados por radar;
520 viaturas fiscalizadas;
260 infrações verificadas (excesso de velocidade, falta de inspeção periódica obrigatória, falta de seguro de responsabilidade civil, utilização indevida de telemóvel durante a condução; falta de utilização de cinto de segurança, entre outras).
………………………………………………………… https://www.ovarnews.pt/psp-operacao-da-pascoa-deteve-30-pessoas/
Subscrever:
Comentários (Atom)