sábado, julho 30, 2011

Que Reforma?

sexta-feira, julho 29, 2011

Outra Beach Party

terça-feira, julho 26, 2011

Capoeira

segunda-feira, julho 25, 2011

Lembrar José Maria Fernandes da Graça no Dia do Município



Em Dia do Município, decidimos lembrar José Maria Graça, recentemente desaparecido.

«José Maria Fernandes da Graça – Corre-lhe nas veias um puro “vareirismo”…»
in «revista Reis»

e

«Foliões ficam a dever uma homenagem»
in «Diáriode Aveiro»

domingo, julho 24, 2011

O dia começa bem cedo na lota do Furadouro



A zona do Furadouro em Ovar é famosa pelo bom peixe e bom marisco. Caldeirada. E ainda lulas ou chocos fazem as delícias de muitos. Na lota, o dia começa bem cedo!!

sábado, julho 23, 2011

sexta-feira, julho 22, 2011

quinta-feira, julho 21, 2011

«Esmogaça? Cortoriz? Macerada?»

«Ouvi, há dias, alguém com importantes responsabilidades autárquicas preocupado com o nome que teria um núcleo de poder local constituído por freguesias como Esmoriz e Cortegaça ou Maceda e Arada: "Esmogaça? Cortoriz? Macerada?" Nada mais ridículo!» Ler tudo aqui.

terça-feira, julho 19, 2011

IV Caminhada Trilhos de Válega

A IV Caminhada Trilhos de Válega CCO realiza-se, uma vez mais, no Puxadouro de Válega, pelas 9 horas do dia 24 de Julho.
Tal como nos anos anteriores, o custo desta actividade será de 7,50€/sócio e 10€/não sócio e constará do programa:
- Caminhada - cerca de 6 km por trilhos de Válega (saída e chegada do Puxadouro)
- Almoço convívio (porco no espeto, bebidas e acompanhantes)
- Kayaks de Lazer (embarcações de fácil utilização para todas as idades)
- Actividades Desportivas (Voleibol, Futebol, ...) e Jogos Tradicionais

Para inscrições e mais informações pode contactar:
- www.ccovar.com
- Loja Permóveis

segunda-feira, julho 18, 2011

5.ª Concentração AlexTuning

Realiza-se nos dias 23 e 24 de Julho, a 5ª Concentração AlexTuning, no Complexo Desportivo do Sargaçal, em Válega, Ovar.


O evento inicia-se às 17h do dia 23, com Sound-Quality entre as 18:30h e as 24:30h, Top Rater às 21.30h, Escape + Ruidoso às 22h, Escape + Fumarento às 22:30h, Top Neons às 23h e às 24h terá lugar o Strip.

No dia 24, o evento abre portas às 09h, para SPL e a avaliação de diversos top´s.

sexta-feira, julho 15, 2011

Morreu José Maria Graça, um Vareiro de Gema

Foi hoje a enterrar um grande vareiro, um apaixonado por Ovar. José Maria Graça, com quem tivemos o privilégio de conviver, era também um homem inteligente e possuidor de enormes virtudes humanas e cívicas. Em vésperas do Dia do Município, talvez tenha chegado a hora - porque nunca tarde, de ser homenageado por tudo o que fez e defendeu por Ovar.

Do sítio da Internet da Junta de Freguesia de Ovar respigamos este texto em sua memória. Que descanse em paz!

«Fascinante. Esta será, provavelmente, a palavra que melhor define a personalidade de José Maria Graça. Vareiro de gema, filho e neto de gente nascida em Ovar, sempre nutriu um grande amor pela sua terra e vai até ao fim do mundo, se preciso for, para enobrecer o nome desta localidade.

Do alto dos seus 88 anos de vida (nr: faleceu aos 90 anos), confessa não ter muitas memórias da sua instrução primária, mas lembra-se de apanhar peixes à mão no rio do Casal, de correr com a vizinhança e de jogar à bola.

Aos 14 anos a sua vida sofre uma reviravolta, pois é assaltado por uma doença óssea que o imobiliza até aos 18 anos e que lhe deixou marcas para sempre. Uma partida muito dura para um jovem, mas que nunca lhe esmoreceu a vontade de lutar e de ser independente. Passou pela Tesouraria das Finanças mas foi no Turismo que exerceu a maior parte da sua carreira profissional.

Fez parte do trio que idealizou o 1º Cortejo Carnavalesco organizado em Ovar, evento que chegou até onde chegou devido à imaginação e empenho destes homens. “O nosso projecto foi concebido contando com a ajuda dos bairros e com a ajuda do Notícias de Ovar” que usamos para fazer a nossa propaganda. Em finais de 1951 fomos apresentar a ideia ao presidente da Câmara Municipal, que era o sr. Coentro de Pinho, pois precisávamos de dinheiro. Éramos novos, estávamos cheios de confiança. E ele prometeu-nos ajuda e deu 150 escudos”, recorda.

José Maria Graça também esteve envolvido na organização das Procissões Quaresmais, na década de 60, tempo que lhe deixou as melhores recordações. “Fizemos um trabalho espantoso, porque conseguimos dar às procissões aquele aspecto que elas tinham tido há muitos anos”. Para angariar fundos para a compra de hábitos e opas, este grupo de homens organizou diversos eventos, de entre os quais se destaca um Torneio de Tiro aos Pratos, onde marcaram presença os melhores atiradores portugueses, como Armando Marques, o primeiro português que ganhou uma medalha olímpica de prata.

A estes eventos de sucesso somam-se muitos outros como as Marchas Sanjoaninas. “Foi um espectáculo. Desde os arcos até ao guarda-roupa, passando pelas músicas, algumas delas originais, foi um evento maravilhoso”, recorda.

Ao longo da sua vida nunca se decepcionou com as gentes da sua terra. “O povo de Ovar é bom, o que precisa é de ser falado pessoalmente, apelando sempre ao interesse da terra. Era assim que eu conseguia motivar as pessoas. Mas eu falava e ia à frente, não ficava em casa!”.

Outra curiosidade: em 1981, José Maria escreveu ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa sugerindo que fosse dado o nome de “Rua de Ovar” a uma artéria da capital, uma vez que “as varinas, de que tanto e tão justificadamente Lisboa se ufana, são oriundas desta vila”. José Maria escreveu ainda, nessa carta, que “posso garantir de que por volta de 1900 o maior número de fragateiros e proprietários de fragatas em Lisboa eram naturais de Ovar”. Devido a esta missiva, foi realmente aplicado o nome Rua de Ovar a um arruamento da capital.

No final da conversa, ficam alguns apelos. “Eu tenho duas netas. Só queria que elas gostassem de Ovar 25 por cento do que eu gosto e que amanhã se interessassem por fazer alguma coisa pela terra. Gostava que a população de Ovar sonhasse com Ovar como eu sonho, tivesse ideias e as pusesse em prática”.

Nem um livro chegaria para falar sobre esta figura vareira que tanto nos legou e vai continuar a legar. Mas de qualquer forma fica aqui o pequeno contributo da Junta da Freguesia de Ovar a este grande homem que é José Maria Graça».

quarta-feira, julho 13, 2011

Instantâneos «Verão Total» (www.ovarnews.com)






Algumas imagens do programa «Verão Total» (RTP1), na última terça-feira, em directo da praia do Furadouro. Uma boa promoção da praia e do concelho de Ovar. A Sónia Araújo esteve em grande quando se referiu ao «o extenso areal do Furadouro». Na verdade, e apesar de tudo, não era o momento para falar em tristezas! Foi uma excelente jornada de promoção!

terça-feira, julho 12, 2011

«Verão Total» no Fura

Esta terça-feira, a praia do Furadouro em destaque neste programa estival da RTP1. A não perder!
Simultaneamente, uma boa forma de promover a nossa praia e as suas gentes que tanto têm sofrido nos últimos anos com a erosão e tudo o que daí tem decorrido.
Acompanhe aqui a emissão online.

segunda-feira, julho 11, 2011

sábado, julho 09, 2011

Disfarces

Dois vareiros mostram trabalho e talento no «Fórum Aveiro». Mais info.

sexta-feira, julho 08, 2011

quinta-feira, julho 07, 2011

quarta-feira, julho 06, 2011

segunda-feira, julho 04, 2011

domingo, julho 03, 2011

«A Loja dos Brinquedos»

Depois do êxito obtido com o espectáculo de estreia, a Contacto vai promover uma nova representação de “A Loja dos Brinquedos” , um original de Marcelino Costa, com adaptação e encenação de Manuel Ramos Costa.


Domingo, dia 03 de Julho, pelas 16h no Auditório Manuel Ramos Costa (Casa da Contacto).

sábado, julho 02, 2011

Ateliers Estivais

Magnífica iniciativa da Biblioteca Municipal de Ovar. Fantástica experiência para as crianças que têm a sorte de as poder frequentar. E digo isto por experiência própria.