quarta-feira, agosto 23, 2023

Sardinha portuguesa à conquista da Broadway
O :Fantástico Mundo das Sardinhas Portuguesas" é uma das 21 lojas espalhadas por Portugal que promovem a Comur, da Murtosa, fábrica de conservas de Portugal.

Fica-se imediatamente impressionado com as centenas, senão milhares, de latas que revestem as paredes vermelhas da loja. Um carrossel de latas fica na frente de uma janela e uma roda gigante na frente de outra. As latas ao longo da parede estão empilhadas em anos, com cada lata impressa com fatos do ano em questão. Outras latas contêm factos sobre a história portuguesa e personalidades históricas famosas.

Cada lata é adornada com ilustrações litografadas originais, tornando a loja tanto uma galeria de arte quanto um supermercado. Um expositor tem latas que parecem barras de ouro, cabendo ao lugar da sardinha como Ouro Português. E não são só sardinhas.

A empresa Comur nasceu em 1942, na Murtosa, Aveiro, como exportadora de enguias em conserva. Hoje a empresa produz cerca de 30 variedades, entre polvo, búzios, cavala, bacalhau defumado, espadarte, mexilhão e atum. Existe até uma opção vegetariana de hambúrguer de grão de bico e cenoura.

Um artigo de 2022 do insuspeito "New York Times" afirma que as sardinhas estão a desfrutar de um aumento de popularidade entre os jovens devido aos seus benefícios para a saúde, uma vez que contêm elevados níveis de proteína e cálcio, e níveis relativamente baixos de mercúrio. E são sustentáveis.

Foi em 2016 que abriu portas a primeira loja da marca o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, numa parceria entre a fábrica de conservas Comur e Grupo O Valor do Tempo.

Agora, sete anos depois, o projecto português salta fronteiras e instala-se em Times Square, Nova Iorque.

Neste espaço, e à semelhança do que acontece em Portugal, quem por lá passar poderá ficar a saber mais sobre a arte da pesca tradicional, as varinas que também dão o seu contributo e ainda as conservas portuguesas.

“Moveu-nos a audácia de não querer passar pela vida de uma forma morna, reconhecendo as nossas vulnerabilidades, mas confiando na nossa capacidade de sentir e agir. Queremos experienciar novas histórias e alimentar novos sonhos”, afirma, numa publicação no LinkedIn, o Grupo O Valor do Tempo.
https://www.ovarnews.pt/?p=73754

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