quarta-feira, março 15, 2023
A Mercadona, empresa de supermercados, aumentou as suas vendas consolidadas em superfície constante em 11% em 2022, para os 31.041 milhões de euros. Deste total, 30.304 milhões correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes 737 milhões de euros são relativos à faturação em Portugal, onde
conta já com 39 lojas.
Ao longo destes doze meses, a empresa criou mais de 3.000 novos postos de trabalho
estáveis e de qualidade, 1.000 dos quais em Portugal, o que lhe permitiu fechar o ano com
uma equipa de 99.000 pessoas, todas com contrato efetivo. Além disso, e para garantir o seu
poder aquisitivo, no âmbito do Modelo de Qualidade Total, melhorou tanto o salário base como
os complementos existentes de toda a equipa, o que resultou num aumento salarial em linha
com o IPC de cada país, concretamente 5,7% em Espanha e 9,6% em Portugal - país onde,
além disso, o salário de entrada na empresa também aumentou 11%.
Uma das rentabilidades mais baixas da sua história
Em 2022, a empresa trabalhou, em conjunto com os fornecedores com os quais colabora, para
se adaptar ao complexo contexto derivado do aumento dos preços da energia e também das
matérias-primas, com o consequente impacto no preço de custo dos produtos na origem.
Para minimizar o impacto desta inflação nos preços de venda ao público, a empresa
implementou inúmeras medidas para reduzir custos e multiplicar a eficiência, o que lhe permitiu
melhorar a produtividade em 7% face a 2021, melhorando, uma vez mais, a gestão da
empresa. Exemplos disso são o desenvolvimento do DPP, uma ferramenta que representou um
investimento de 5 milhões de euros, e que permite saber exatamente os custos inerentes a
cada produto, em cada um dos seus processos, bem como a sua rentabilidade; ou a
consolidação do Modelo de Organização de Lojas para, de forma científica, alocar a cada etapa
de venda ou secção as pessoas necessárias para cada tarefa, o que implica melhorias
importantes para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores de loja.
Graças a tudo isto, e especialmente ao esforço mental dos 99.000 colaboradores e 3.000
fornecedores da empresa, a Mercadona conseguiu oferecer aos seus clientes um sortido eficaz
e de qualidade efetiva, como comprova o facto de o aumento médio do seu PVP ter sido de
aproximadamente 10% em 2022. De facto, graças a este esforço partilhado para travar o
impacto dos preços de custo na cesta de compras dos 5,7 milhões de famílias que depositam a
sua confiança na Mercadona, a empresa, através da eficiência de custos e produtividade,
conseguiu poupar mais de 375 milhões de euros no seu conjunto. Tudo isto resultou numa
redução da margem em 0,6 pontos, o que faz com que a rentabilidade da empresa seja uma
das mais baixas da sua história, 0,025€, comparativamente com os 0,027€ de 2021.
Contribuição tributária histórica através dos pagamentos realizados às Administrações
Públicas, mais 12%
As contribuições fiscais da Mercadona em Portugal e em Espanha foram históricas: 2.263
milhões de euros, mais 12% do que em 2021. Ao analisar detalhadamente esta contribuição,
destaca-se o IVA, que cresceu para 418 milhões de euros, mais 26%; ou o IRS dos
colaboradores, correspondente a 443 milhões de euros, mais 12%.
Além disso, a empresa aumentou a sua contribuição direta em 13%, para os 390 milhões de
euros; e pagou um total de 240 milhões de euros Imposto de Sociedades e IRC, mais 22%. Da
mesma forma, pioneira na sua política de partilha dos lucros gerados com os colaboradores,
distribuiu um total de 405 milhões de euros com toda a sua equipa, mais 8% do que no ano
anterior.
O lucro líquido do grupo situou-se em 718 milhões de euros. Este valor representa um aumento
de 5%, praticamente metade do aumento registado pelas vendas (+11%), validando o esforço
feito pela empresa para conter a inflação através da otimização e redução das margens e da
rentabilidade.
https://www.ovarnews.pt/?p=70083
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário