quinta-feira, novembro 03, 2022

Apeadeiro de Válega fez 120 anos - Renovação da Linha do Norte ainda não passou por aqui
O apeadeiro de Válega foi inaugurado há 120 anos. A data foi esta dia 1 de novembro assinalada pelos Amigos do Antigo Concelho de Pereira Jusã.

Uma publicação da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portuguezes assinala a inauguração "para servir a Freguesia de Vallega (Válega), da qual recebeu o nome".

Foi inaugurado pela Companhia Real no dia 1 de Novembro de 1902, com a categoria de apeadeiro, ao quilómetro 296,900 da Linha do Norte, apenas para o tráfego de passageiros, recebendo serviços tramways daquela empresa. Previa-se que os primeiros comboios a servir o novo apeadeiro seriam os 1503, 1506, 1511 e 1522.

O apeadeiro serve a população de Válega e parte do concelho, pelo que, recentemente, a Câmara Municipal de Ovar promoveu a construção de um amplo Parque de Estacionamento do Apeadeiro de Válega, implantado num terreno, cujo proprietário é a Junta de Freguesia de Válega.

A renovação da Linha do Norte que falta, no troço entre Ovar e Espinho, na verdade, terá início em Válega. Esta renovação da linha de caminho de ferro já devia ter começado e acabado, mas apesar de não cumprir prazo nenhum, tem financiamento garantido. Recorde-se que este é o troço que devia ter sido renovado de urgência até 2020 por “obsolescência”.

Recentemente, foi confirmado o financiamento para a segunda fase da obra num total de 12,2 milhões de euros.

As novas autorizações de repartições de encargos para obras nas linhas do Norte e do Douro foram publicadas em Diário da República.

Nesta segunda fase será então modernizada a estrutura entre Válega e Espinho.

Âmbito da Intervenção

A empreitada de Modernização do troço da Linha do Norte entre Ovar e Espinho, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

- Substituição integral da superestrutura da via;

- Saneamento/tratamento da substrutura da via em zonas pontuais;

- Estabilização/Tratamento de taludes;

- Trabalhos de alteração de PH e pontões metálicos;

- Alteração do layout das estações de Ovar e de Esmoriz;

- Implantação de duas novas diagonais de contravia a norte de Ovar;

- Construção de novos cais de passageiros em estações e apeadeiros;

- Implantação de 2 vias de resguardo, com 750 m de comprimento útil, para resguardo de comboios de mercadorias, a norte da estação de Ovar;

- Substituição integral do sistema de catenária, entre o Km ~305,000 e o Km ~307,000 (zona das vias de resguardo a norte de Ovar);

- Adaptação da Catenária, nas Estações de Ovar e de Esmoriz, resultante das intervenções/alterações ao nível da via férrea, nomeadamente inserção/substituição de AMV e eventual ripagem de vias férreas;

- Catenária na restante extensão deste trecho de via;

- Renovação integral dos postos de catenária;

- Implementação do sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP);

- Construção de passagens desniveladas rodoviárias e pedonais, incluindo restabelecimentos de acesso, para supressão de passagens de nível (PN):

- Duas Passagens Inferiores Rodoviárias (Ovar - Pk 301,141 e Silvalde - Pk 314,943);

- Uma Passagem Superior Rodoviária em Paramos (Pk 313,266);

- Seis Passagens Superiores de Peões, no Apeadeiro de Válega (Pk 296,973), Apeadeiro de Carvalheira- Maceda (Pk 307,544), Apeadeiro de Cortegaça (Pk 309,376), na Estação de Esmoriz (Pk 311,892) e na Estação de Ovar (norte ao Pk 300,732 e sul ao Pk 300,581).

- Execução de caminhos de ligação para supressão de PN pedonais;

- Vedação do canal ferroviário.

 

 
https://www.ovarnews.pt/?p=66816

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