O Sistema Local de Saúde de Ovar (SLS Ovar) é, do seu ponto de vista, o melhor instrumento gestionário para uma efetiva resposta integrada de saúde para Ovar. Tanto mais quanto os níveis de resposta do SNS em Ovar têm-se progressivamente degradado, no que respeita às Unidades Saúde Familiar (USF) e na resposta urgente não programada. Os níveis de acesso e efetividade da resposta exigem uma
intervenção dos decisores centrais, particularmente da ARS Centro, de quem dependem, na
hierarquia, diretamente. Tendo em consideração as necessidades de adequação e
modernização do modelo do Serviço Nacional de Saúde (SNS) às efetivas necessidades de
cuidados de saúde e sua sustentabilidade, o modelo proposto SLS Ovar apresenta mais valia.
Valor que advém do foco na promoção de saúde, medidas de prevenção de doença e resposta
integrada à doença em proximidade (quer em articulação. quer em filiação com estruturas da
rede nacional hospitalar em função dos seus níveis de diferenciação e a livre escolha do
cidadão doente) e na continuidade de cuidados e de apoio social. Reconhece que essa mais
valia não foi valorizada pela ARS Centro em igual medida, mas também não descartada
tendo em conta o acolhimento das estruturas centrais de decisão como a ACSS mais focada
na sustentabilidade financeira dos cuidados e nos indicadores de produção indexados a
resultados em saúde e satisfação dos utentes. -----------------------------------------------------------
Acrescentou que, podemos, até pelo desgaste associado à Pandemia COVID 19 e à
integração dos desafios dos refugiados da guerra na Ucrânia, ignorar os insuficientes
resultados para os modelos das USF, Centros Hospitalares e ULS (Unidades Locais de
Saúde) em desenvolvimento, mas eles são uma realidade. É urgente para Ovar e para a Saúde
em Portugal ir mais longe, focar em respostas concretas, medir resultados e orientar para a
Saúde. O SLS Ovar está aberto a implementação e monitorização prospetiva, até com recurso
à academia [por proximidade à região a Universidade de Aveiro e por proximidade à ACSS e
Ministério a Universidade Nova de Lisboa). Nesta fase há ainda a acrescer o valor adicional
de suporte no âmbito da transferência de competências de saúde para as Autarquias e a
crescente intervenção da resposta privada que exige uma estrutura pública robusta para evitar
redundâncias e articularem na medida da capacidade instalada de modo complementar. --------
As especificidades da saúde atuais do concelho de Ovar, a sua indispensável articulação com
os Hospitais na área envolvente a Norte e a Sul, a dimensão e os impactos financeiros na fase
de desenho e implementação com baixo impacto orçamental, tornam o piloto em Ovar uma
oportunidade para o País. Trata-se de um modelo com avaliação prospetiva, continua e com a visão transformadora sem disrupção. Já falta inventar pouco, precisamos é medir, avaliar e
ousar. Nesta fase do desenho, abruptamente interrompido em setembro de 2019, por motivos
nunca expressos, só está dependente da luz verde da ARS Centro e da tutela, localmente
estamos todos recetivos e numa atitude colaborativa.
https://www.ovarnews.pt/?p=63084
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