quarta-feira, abril 06, 2022
A Alyna entrou pé ante pé, de sorriso tímido. A Escola Básica de Maceda é uma das suas novas casas nos tempos mais próximos.
Alunos, docentes e funcionários receberam a primeira aluna oriunda da Ucrânia com a simpatia e o amor que rstas crianças nos inspiram nestes tempos conturbados.
A comunidade escolar deu as boas-vindas à Alina, desejando que se sinta confortável na etapa da sua vida que agora inicia.
O presidente da Junta de Freguesia de Maceda, Miguel Silva, tem acompanho todo este processo com todo o pormenor e deixou "um enorme agradecimento à Anastasiya, pela empatia e espírito solidário que demonstrou na receção à nova colega".
Outra menina ucraniana que o nosso jornal tem acompanhado desde a primeira hora, Anastacya Komarenco, continua na Ucrânia em parte incerta.
A última missão de António Silva não conseguiu chegar perto da cidade de Ivankiv, onde ela vive e se espera esteja bem, já que o casal que a recebe em Ovar, todos os anos, não tem notícias recentes da meninas.
Nas últimas semanas, os dois agrupamento de escolas de Ovar receberam uma dezena de crianças ucranianas, fugidas da guerra.
A comunicação é feita em várias línguas e por gestos, entre professores e auxiliares, com a preciosa ajuda dos telemóveis que dispõem de tradutor automático.
https://www.ovarnews.pt/?p=61142
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário