quarta-feira, maio 06, 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora cá está uma bela iniciativa. Das coisas mais importantes que se podem fazer a uma criança é colocá-la em cima de um palco ou perante uma audiência.
O ensino tem vindo a apostar nestas vertentes artísticas como forma de "soltar" os miúdos cada vez mais vezes com claros benefícios para o seu futuro.
Mas nem tudo são rosas ...
Ao ver este cartaz, não deixo de notar a miríade de logotipos e apoios (sendo que certamente aqui só aparecerão os de maior relevo). De louvar! Se há algo que deve efectivamente ser apoiado são estas iniciativas!
Não nos devemos, contudo, deixar levar só pela emoção de vermos as nossas crianças a brilhar. Temos que perceber que este espectáculo é (ao que julgo saber) o fruto do trabalho desenvolvido ao longo do ano nas aulas de expressões extra-curriculares, disponíveis no ensino oficial de há 2 anos a esta parte de forma integrada e suportada pelo Estado.
Estado esse que tem por obrigação constitucional promover a educação para todos em igualdade e de forma gratuita.
Ora, se educar é uma obrigação do Estado e se o cartaz aponta para tantos apoios (a maioria oficiais) alguém me consegue explicar porque é que os pais dos meninos envolvidos ainda têm que andar a vender rifas para suportar o custo das despesas do espectáculo?!...

Unknown disse...

A insinuação constante no comentário anterior merece os seguintes reparos:
Esta inciativa é organizada pelos pais das crianças, através das respectivas Associações de Pais.
Os participantes (crianças, educadoras e auxiliares) que pertencem a Jardins de Infância públicos e privados, levam a cabo esta iniciativa pelo 7º ano consecutivo, fazendo pela 3ª vez também o espectáculo nocturno.
Desde sempre houve custos que foram suportados pelos pais dos participantes, como aliás acontece com as Actividades de Iniciação à Expressão Musical, ao longo do ano lectivo.
Contrariamente ao que é afirmado, as Actividades de Enriqueciemnto Curricular (e não extracurriculares) existem apenas no 1º ciclo e não no ensino Pré-Escolar, logo os apoios do Estado não existem para este nível de Ensino.
A obrigação de Educar não é do Estado é de todos nós a começar pelos pais e esta actividade é feita a pensar na diversão das crianças tentando proporcionar o melhor momento possível aos que queiram assistir, sem mais custos para os pais (até porque isso seria impossível para muitos, visto estarmos a atravessar este momento difícil) garantindo a igualdade de oportunidades, como é nosso dever de cidadãos.
Quanto à "miríade de logotipos e apoios" do cartaz, são os apoios existentes (não apenas "os de maior relevo") e são, principalmente, apoios logísticos, sem os quais seria impossível levar a cabo a iniciativa.