O técnico que na última década conquistou títulos atrás de títulos tem à sua disposição um leque de recursos de grande qualidade. Disso não há qualquer dúvida. E por aí muitos podem dizer que tem a tarefa facilitada. No entanto, isso seria atirar areia para os olhos dos que não querem ver, seria tirar mérito ao Professor Luis Magalhães. Magalhães aproveita o que cada atleta tem de bom, e tenta potencializar ao máximo as qualidades de cada um, dando minutos de jogo aos 12 atletas convocados. E, somos da opinião, que a rotatividade existente no plantel da Ovarense Aerosoles é um dos factores de sucesso desta equipa.
Simples coincidências, ou mérito do treinador? Não acreditamos em coincidências…
Magalhães implementou um sistema de rotatividade de jogadores semelhante ao que a grande maioria das equipas do camponato da NCAA utilizam. As substituições são uma constante, a equipa raramente perde qualidade, conseguindo manter uma velocidade e intensidade de jogo bastante interessantes. Aliás, na época transacta até aconteceu por mais do que uma vez serem os ditos ’suplentes’ a mudarem o rumo do jogo, levando a Ovarense Aerosoles para a frente do marcador, aumentando vantagens, ganhando jogos. Magalhães consegue gerir bem o ego dos seus jogadores, não se importa de deixar no banco Cordell Henry e Graham Brown - sabem que vão entrar e que vão desempenhar um papel importante, tal como os restantes 10 jogadores convocados. Os jogadores não estão preocupados com os números individuais e isso reflecte-se no jogo da equipa e na coesão que apresentam em campo. Claro que depois surge a qualidade dos intervenientes, e ter Greg Stempin e Cordell Henry a jogarem em Ovar é sinónimo de espectáculo e de bom basket.
Em Portugal é difícil encontrar um adversário à altura desta grande equipa, e a ULEB Cup poderá mostrar como se comporta a Ovarense contra equipas mais fortes, e qual o real valor desta equipa. Entretanto, esperemos que outros técnicos surjam o exemplo que Magalhães vai dando em Ovar.
(in «Seis25», com a devida vénia porque, além do mais, assinamos por baixo)
3 comentários:
Boa Sorte à Ovarense.
até os comemos, carago!!!
é justo diozer que dr arala chaves também tem uma grande parte neste sucesso. Viva a ADO!!!
João Matos
Enviar um comentário