quinta-feira, maio 18, 2006

Hoje é Dia Internacional dos Museus
Museu de Ovar: Uma janela sobre o passado

Ali mesmo no centro da cidade, situado numa das artérias que abraçam o edifício dos Paços do Concelho, fica o Museu de Ovar, o local ideal para quem quiser conhecer um pouco de passado das gentes vareiras. Inaugurado oficialmente, em 1961, por iniciativa de José Augusto de Almeida, fruto de duas exposições realizadas em Janeiro e Novembro de 1959.
Esta verdadeira sala de visitas da história do concelho apresenta, entre muitos outros objectos, os trajes e os utensílios dos antepassados daquela concelho, permitindo uma reconstituição, muito viva, do ambiente rural, artesanal e piscatório de antanho.
É uma instituição de utilidade pública desde 1975 e sócio-fundador da Associação da Rota Europeia das Abelhas, com sede em França.
Na sua função, o Museu de Ovar recolhe pinturas de artistas consagrados, medalhas, moedas, louças, peças de etnografia, artesanato nacional e estrangeiro, antiguidades e raridades, objectos regionais, trajes de todo o continente e ilhas, usos e costumes vareiros, arte apícola, bonecas com trajes de todo o mundo, azulejos, livros, etc
Todo o acervo vai sendo exposto, rotativamente, conforme a época do anos e as possibilidades do espaço que não são muitas.
Muito dele permanece exposto permanentemente, dando vida às 12 salas de exposição: Bonecas; trajes (tricanas e lavradores); ciclo da vida; sala do Mar, Cozinha e quarto antigo; Mobiliário; Apicultura; Linhos e tear; Festas e romarias; Artífices; Painéis de azulejos; Utensílios de lavoura.
O Museu de Ovar, para dar a conhecer o viver e sentir do povo português, sai do seu espaço físico e organiza exposições um pouco por todo o país, de Norte a Sul e no estrangeiro: Espanha, França, Estados Unidos da América, Índia, Macau, Japão ou Argentina estão entre os países visitados.
Dentro das suas portas, desde o palheiro do pescador da costa ovarense à roda do oleiro, do traje camponês dos dias de festa do tear, tudo se encontra.


Museu de Ovar
Rua: Heliodoro Salgado
tel: 256 572 822
horário: 9h30 - 12h30 / 14h30 - 17h30
sábado: 9h - 12h
(encerra aos domingos e feriados)
- entrada paga (1,5 euros)


(Ler aqui entrevista com o director do Museu de Ovar)

Sem comentários: