quarta-feira, novembro 30, 2022
Diogo Nogueira, cantor e compositor carioca, um dos principais nomes da música brasileira, com mais de 15 anos de carreira, junta-se a Marcelo D2 no contingente brasileiro da programação nocturna do Carnaval de Ovar 2023 que se assume cada vez mais como palco europeu de referência da música brasileira.
Se Marcelo D2 se apresenta no dia 28 de janeiro, Diogo Nogueira actua no Espaço Folião no dia 11 de fevereiro embalado por choros, sambas e muito batuque que ouvia nos encontros musicais promovidos em sua casa pelo pai, ao lado de grandes mestres da música brasileira.
O samba corre nas suas veias, está na sua raiz. E foi nesta fonte que Diogo se inspirou para entrar no mundo da música e conquistar, passo a passo, um público fiel que esgota os seus concertos por todo o mundo. Diogo já vendeu mais de um milhão e meio de discos e todos os seus trabalhos foram nomeados para Grammy Latino – ganhando por duas vezes. Artista eclético, já fez programas de televisão e de rádios no Brasil, com enorme sucesso.
Já actuou em mais de 40 países, gravou um DVD em Cuba e recentemente lançou “Samba de Verão”, uma trilogia audiovisual com três álbuns: “Sol”, “Céu” e “Lua”, gravado na Baía da Guanabara, com o Rio de Janeiro como cenário, e participação de nomes como Zeca Pagodinho, o Grupo Fundo de Quintal e amigos partideiros da nova geração do samba.
Em fevereiro de 2023, Diogo Nogueira está de volta aos palcos internacionais com a digressão “EuroSambaTour”, que promete aquecer o Inverno europeu com a musicalidade brasileira, com muito samba e mostrar os seus maiores sucessos, como “Pé na Areia” , “Clareou”, “Tô fazendo a minha parte” e seus mais recentes lançamentos, “Flor de Caña” e “Deu Samba”, e também canções de grandes compositores brasileiros.
https://www.youtube.com/watch?v=WWz6ZCEThKs
https://www.ovarnews.pt/diogo-nogueira-anunciado-no-programa-do-espaco-foliao/
Iluminações, coros natalícios, música, palhaços, contos, iluminações e muito mais. O espírito natalício invade a cidade de Estarreja a partir desta quinta-feira, dia 1 de dezembro. O programa “Natalim – um mundo de sonhos que não tem fim”, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, recria um ambiente mágico na Praça Francisco Barbosa, de 1 a 24 de dezembro, e convida as famílias a fazerem parte desta festa de Natal, que é para todos.
A abertura do Natalim está agendada para esta quinta-feira, às 17h, com animação itinerante, e às 18h, após a inauguração das iluminações alusivas à época, tendo como elemento central a gigante Árvore de Natal na praça, neste primeiro dia a programação ficará marcada por um concerto singular.
Como já é tradição, as vozes de mais de uma centena de pequenos cantores irão anunciar o “Natalim – Um mundo de sonhos que não tem fim”, na próxima quinta-feira, 1 de dezembro, feriado. “De que cor é o teu Natal?” é o espetáculo de abertura, concebido e produzido e para o Natalim, pela companhia “No Sorriso da Lua”, de Avanca, com a participação do Coro das AEC – Atividades de Enriquecimento Curricular do Município de Estarreja.
A Praça Francisco Barbosa é invadida por bonecos de neve, soldadinhos de chumbo, fadas e duendes e dará as boas-vindas ao convidado mais aguardado pelas crianças, o Pai Natal, no dia 3 de dezembro, sábado, às 17h30. O senhor das barbas brancas ficará pela praça na sua Casa onde irá receber e conversar com os mais novos para ouvir os seus pedidos de Natal. A chegada do Pai Natal culminará com a atuação do coro BJAZZ às 18h30. Um espetáculo imperdível com arranjos originais criados propositadamente para o coro sobre temas de jazz, blues, soul, gospel, bossa nova e fado-jazz e canções de Natal.
A partir desta quinta-feira e até dia 24, os dias serão mágicos na cidade de Estarreja, com animação, comboio de Natal, Mercadinho, Casa do Pai Natal, oficinas, concertos, cinema e exposições, para além de um conjunto de causas sociais, valorizando o espírito de solidariedade que esta época deve reacender.
A Câmara Municipal de Estarreja espera que os estarrejenses usufruam do programa natalício, criado a pensar na vivência de momentos em família.
https://www.ovarnews.pt/?p=67502
Francisco Goulão, 71 anos, é surdo-mudo, foi professor de surdos durante mais de 30 e depois de se reformar tem-se dedicado a desenhar, surgindo o concelho de Ovar como grande fonte de inspiração.
Licenciado pela Universidade de Lisboa, foi docente no Instituto António Cândido-Porto, estabelecimento escolar especializado na área da surdez. Artista e homem de convicções fortes, Francisco utiliza a sua arte para dar largas à sua criatividade e forma à causa dos surdos e de todos os que nascem com menos oportunidades
O professor Goulão é um estudioso e crítico da LGP - Língua Gestual Portuguesa, e luta pela questão do bilinguismo para surdos, participando em conferências em outros países e escrevendo artigos em jornais e revistas.
Desde 1970 que é pintor e ilustrador de desenhos temáticos com língua gestual portuguesa e muito conhecido no mundo da internet por causa das histórias em banda desenhada com língua gestual portuguesa para crianças.
Como surgiu o gosto para o desenho?
O desenho é da minha vocação por ser professor de educação visual e adorar desenhar os temas, as personalidades das pessoas que vivem na zona da arte xavega.
Que técnica prefere?
A técnica e é de lápis a grafite, a cor é aguarela azul e outras.
O que o atrai em Ovar?
Ovar é uma cidade com muita cultura e principalmente os azulejos que me atraem. Casei com uma cortegacense e apaixonei-me por esta terra. Tenho inúmeros trabalhos sobre Ovar e estou esperançado de os lançar.
Já expôs em Ovar?
Não, sou amigo do professor Cleto, antigo director do museu de Ovar, e já fui apresentado por ele sobre o desenho que faço sobre Ovar durante uma exposição do Jorge Bacelar.
Em Espinho, é uma das figuras mais carismáticas da cidade...
Nasci em Lisboa mas a minha família originária é de Castelo Branco e formei me na faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Tenho residência em Espinho, mas actualmente vivo em Aveiro, numa segunda habitação mas continuo a ir a Espinho onde lancei o livro "Goulão desenha Espinho" que foi um grande êxito. Também já fiz as exposições no país e até fui entrevistado pela RTP em directo e também enviei os desenhos para jornais de região de Aveiro, Espinho, Aveiro e Angeja e outros...
Que projectos tem para o futuro?
Há pouco tempo pedi à Câmara Municipal de Espinho para fazer uma segunda edição do livro "Goulão desenha Espinho" e não obtive resposta, com grande tristeza minha porque só se interessam para apoiar os pimbas da cultura e conhecidos da "cunha" e estão a destruir a cultura portuguesa.
https://www.ovarnews.pt/?p=67508
A população de Ovar desceu ligeiramente (0,80%), entre 2011 e 2021, de acordo com os Censos 2021, cujos dados foram revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O concelho que perdeu mais habitantes foi Sever do Vouga. No extremo oposto está Aveiro, que teve um crescimento de residentes na ordem dos 3,19%.
O distrito de Aveiro perdeu na última década mais de 13 mil habitantes, invertendo a tendência de crescimento que se tinha registado na década anterior, segundo os resultados definitivos dos Censos 2021 apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com as conclusões, entre 2011 e 2021, o distrito perdeu 13.413 pessoas, passando de uma população de 714.200 habitantes para 700.787. Em 2001, os 19 concelhos do distrito tinham uma população global de 705.289 habitantes.
Em termos percentuais, o concelho que perdeu mais habitantes foi Sever do Vouga, que passou de 12.356 em 2011, para 11.063 em 2021 (-10,46%), seguindo-se Vale de Cambra, que viu reduzido o número de habitantes em 1.595 (-6,98%) e Castelo de Paiva, que perdeu 1.147 habitantes (-6,85%).
No extremo oposto está a capital de distrito, que teve um crescimento de residentes na ordem dos 3,19%, passando de 78.450 habitantes, em 2011, para 80.954, em 2021.
S. João da Madeira (1,98%), Ílhavo (1,65%), Oliveira do Bairro (0,45%) e Vagos (0,15%) foram os outros quatro concelhos do distrito que também registaram um crescimento da população.
Os restantes 11 municípios do distrito de Aveiro registaram um decréscimo na população: Anadia (-5,55%), Arouca (-5,43%), Mealhada (-5,29%), Oliveira de Azeméis (-3,55%), Águeda (-3,37%), Estarreja (-2,90%), Espinho (-2,34%), Santa Maria da Feira (-1,89%), Albergaria (-1,63%), Murtosa (-1,03%) e Ovar (-0,80%).
Em termos absolutos, Santa Maria da Feira, o concelho mais populoso do distrito, foi o que mais residentes perdeu (2.638), seguindo-se Oliveira de Azeméis (2.436).
A Murtosa mantém-se como o concelho com menor população de todo o distrito, com 10.476 habitantes.
De acordo com as conclusões dos Censos de 2021, Portugal perdeu 2,1% da população nos últimos 10 anos, passando para 10.343.066 no dia 19 de Abril de 2021 e invertendo a tendência de crescimento registada nas últimas décadas.
A fase de recolha dos Censos 2021 decorreu entre 5 de Abril e 31 de Maio e os dados referem-se à data do momento censitário, dia 19 de Abril.
https://www.ovarnews.pt/?p=67505
A francesa Stéphanie Frappart vai apitar, na quinta-feira, o Costa Rica-Alemanha, da terceira jornada da fase de grupos do Mundial2022 de futebol, tornando-se na primeira árbitra a dirigir um encontro do Campeonato do Mundo masculino.
Frappart, de 38 anos, já tinha sido quarta árbitra no México-Polónia e no Portugal-Gana, este último vencido pelos portugueses por 3-2, e assim vai somar novo marco histórico da sua carreira, por um lado, e da igualdade de género no futebol, por outro.
Árbitra internacional desde 2009, foi a primeira mulher a dirigir um jogo de competições europeias masculinas, na Supertaça Europeia de 2019, a primeira num jogo da Liga dos Campeões e da Liga francesa, e em 2021 apitou também um encontro da qualificação para o Mundial2022, onde agora fará mais história.
A francesa é uma de três mulheres nomeadas para o torneio, e na quinta-feira terá a brasileira Neuza Back e a mexicana Karen Medina como fiscais de linha, com o hondurenho Said Martínez como quarto-árbitro.
Além de Frappart, que dirigirá o jogo no Estádio Al Bayt, estão ainda nomeadas para o torneio, como árbitras de campo, a ruandesa Salima Mukansanga e a japonesa Yoshimi Yamashita.
https://www.ovarnews.pt/?p=67525
A Mercadona, empresa de supermercados, apresenta uma secção web dedicada ao Natal. Até ao dia 31 de dezembro, “O Chefe” (cliente) poderá encontrar de forma mais fácil prática e cómoda, todo o conteúdo relacionado com esta época do ano numa única secção.
Desde uma seleção de produtos de máxima qualidade, receitas, propostas de decoração de mesa a ideias de presentes, estes e outros conteúdos podem ser encontrados na página web corporativa, quer na secção “Conselhos”, quer nesta nova secção natalícia.
Implantada com êxito e pela primeira vez no ano passado, esta secção tem como objetivo facilitar a navegação do “Chefe” e permitir que encontre o conteúdo dedicado ao Natal, época em que aumenta a procura de informação relacionada com a confeção de refeições, a procura de presentes, entre outros.
https://www.ovarnews.pt/?p=67496
O Município de Ovar promoveu a 2ª edição do Ciclo «Potencia-te» com o propósito de “continuar a ajudar os jovens a potenciarem as suas capacidades pessoais”, explica Ruben Ferreira, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar.
A iniciativa aconteceu no passado sábado, 26 de novembro, no Polo de Capacitação e Inovação Social de S. João de Ovar, abrangendo 3 áreas distintas: Inteligência Emocional, Comunicação Persuasiva e Linguagem Corporal.
Através de dinâmicas interativas, os jovens participantes receberam informação relevante que, de seguida, colocaram em prática através de exercícios individuais e de grupo. No final, os jovens receberam dois livros alusivos aos temas do «Potencia-te», de forma gratuita.
“É o cumprimento de mais um eixo do nosso Programa de Ação para a Juventude”, refere o vereador Ruben Ferreira, explicando que o investimento “é feito com gosto” e que constitui “uma imagem de marca que distingue a Câmara de Ovar e a posiciona como uma referência nacional na área da Juventude”, explicou o autarca.
À saída do evento, uma das participantes elogiou “o feedback personalizado e individualizado que recebemos no final”. Outra das participantes explicou que esse o feedback individual foi “marcante” porque lhe tinha sido “mostrado, concretamente, pequenos erros que cometia” e que, ao serem melhorados, “podiam mudar significativamente o impacto das nossas capacidades”.
A 2.ª edição do «Ciclo POTENCIA-TE!» dá sequência às atividades do Serviço de Juventude da Câmara Municipal de Ovar. As atividades continuam no próximo sábado, 03 de dezembro, com um workshop de Introdução à Língua Gestual Portuguesa.
Toda a informação encontra-se em www.facebook.com/ovarjovem
https://www.ovarnews.pt/?p=67499
terça-feira, novembro 29, 2022
Aos 97 anos de idade, José António Lopes, 97 anos, só acedeu a fechar a sua loja de camisas no centro de Ovar, para ir ao programa "Dois às Dez", falar da família.
Acompanhando o seu filho Luís Filipe Mezes, contou como a loja o mantém no ativo, a ela regressando todos os dias, embora resida com o filho em Gaia. "Conduzo todos os dias para lá e para cá", descreveu.
A loja de camisas que possui em Ovar há várias dezenas de anos é apenas de subsistência, conta Luís Filipe que chamou o pai para a sua companhia aquando da morte da mãe, fundadora de um colégio em Ovar - hoje Escola Secundária Júlio Dinis. "Hoje, quando viajamos, o meu pai vai connosco», contou o filho ainda diz que "Ovar soa a casa".
O senhor Lopes diverte-se com neto mais novo que joga à bola no interior da loja vareira.
Ver aqui.
https://www.ovarnews.pt/o-sr-lopes-fechou-a-loja-para-ir-a-tvi/
A meta de 2030 para o fim dos combustíveis fósseis "é irrealista", na opinião do especialista José Carlos Matos, responsável pelo grupo de energia eólica do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, do Porto - INEGI.
"O ano de 2030 não é uma opção realista”, diz José Carlos Matos à Renascença, avaliando a proposta que tem sido avançada por muito jovens ativistas em defesa do clima.
https://www.ovarnews.pt/?p=67484
segunda-feira, novembro 28, 2022
A centenária Adico, a mais antiga empresa de mobiliário metálico portuguesa, evitou, durante o ano de 2021, a emissão para a atmosfera de 15,38 tCO2, o que equivale a menos de 154 mil quilómetros percorridos de automóvel.
O número que integra a declaração “Menos Pegada Mais Futuro”, atribuída pela Sociedade Ponto Verde, foi calculado tendo por base a quantidade anual de embalagens colocadas pela Adico no mercado e o desempenho geral do sistema de gestão de resíduos.
Para além da adoção de medidas que visam a redução da pegada de carbono, a Adico está ainda a implementar a certificação pelo sistema de gestão ambiental ISO 14001:2015, cujo objetivo é apoiar as organizações na melhoria do seu desempenho ambiental através do uso eficiente de recursos e da redução de desperdícios.
A Adico tem vindo a demonstrar uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e com o impacto que a atividade da empresa tem no planeta. Este cuidado traduz-se na utilização de materiais e matérias-primas amigas do ambiente e numa melhor gestão dos recursos naturais e na sua preservação e conservação.
“O maior desafio da atualidade é o da preservação do planeta. Uma preocupação que deve ser encarada por todos como uma missão e na Adico estamos a organizar-nos de forma a respondermos eficazmente às alterações das condições ambientais, em equilíbrio com as necessidades sócio económicas de todos os que de algum modo integram o nosso ecossistema. O desenho dos próximos 100 anos passa também pela consciência de que temos de reduzir a nossa pegada”, refere Miguel Carvalho, administrador da Adico.
A Adico é uma empresa familiar de capitais exclusivamente portugueses. A 2 de dezembro de 2020 assinalou o 100º aniversário. Fundada por Adelino Dias Costa, em Avanca, Estarreja, a Adico é hoje a empresa mais antiga em Portugal no setor do mobiliário metálico e uma das mais antigas na Europa. Líder destacada no seu setor de atividade, está hoje presente em mais de 30 países, de onde se destacam França, Espanha, Malta, Bélgica, Itália, Japão, Coreia do Sul e EUA. A icónica Cadeira Portuguesa é o” símbolo maior” da Adico.
https://www.ovarnews.pt/?p=67471
O Programa Portugal 2020 aprovou um financiamento de 281 mil euros para o Ovar Bikesharing, que visa o desenvolvimento e implementação de um sistema de bikesharing com estações em diferentes áreas de Ovar.
O princípio do sistema de partilha bicicletas (bikesharing) é simples. Os utilizadores usam bicicletas a partir das estações de recolha, sem ter que arcar com os custos e responsabilidades de ter uma bicicleta elétrica. A partilha de bicicletas é o acesso a curto prazo, que disponibiliza um modal de transporte rápido, fácil, barato e eficiente.
Pretende-se com o investimento neste meio de transporte agregar valor à rede de mobilidade da cidade, sendo complementar a outros modais, focado na realização dos primeiros e últimos percursos das viagens dos utilizadores daqueles outros modais de transporte.
A solução assenta numa plataforma online, tecnologia RFID, com o carregamento das bicicletas elétricas diretamente nas estações de parqueamento, para maior segurança e nível de serviço. Algumas características apresentadas podem vir a ser alteradas por evolução tecnológica do sistema ou, eventualmente, a pedido do cliente. A arquitetura da solução foi desenhada para permitir uma excelente experiência de uso para quem utiliza o sistema de bicicletas partilhadas.
Cada utilizador deverá efetuar, em primeiro lugar, o registo no sistema. Para tal, propomos a existência de um local (no mínimo) onde o futuro utilizador possa fazer presencialmente essa inscrição e onde será emitido um cartão de acesso e/ou um código de acesso ao sistema para que possa ser utilizada a APP. Sempre que um utilizador deseje utilizar uma bicicleta em qualquer uma das estações de parqueamento virtuais disponibilizadas, este deverá identificar-se junto do sistema.
Para tal, bastará escolher a bicicleta que pretende, e passar o seu cartão no leitor na bicicleta. Em alternativa, o utilizador poderá utilizar a APP escolhendo, através dela a bicicleta pretendida. Após a devida identificação junto do sistema, a bicicleta poderá ser utilizada.
Quando o utilizador pretender devolver a bicicleta, este deverá entregá-la em qualquer estação de parqueamento virtual. Ao nível da gestão do sistema, estará disponível uma plataforma web de gestão que permitirá o controlo remoto do sistema, a gestão das bicicletas, efetuar a consulta de registos de atividade, estados do sistema e das bicicletas, entre outras informações relevantes. A presente operação tem por base o PMUS -Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Concelho de Ovar, na medida em que apresenta proposta de soluções de uso partilhado de bicicleta, com aluguer automático, localizando os parques em estações de caminho de ferro e zonas urbanas de forma a ligar estes entre si e inclusive permitir as deslocações destes para as principais zonas industriais do Concelho.
A presente operação tem por base o PMUS - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Concelho de Ovar, na medida em que apresenta proposta de soluções de uso partilhado de bicicleta, com aluguer automático, localizando os parques em estações de caminho de ferro e zonas urbanas de forma a ligar estes entre si e inclusive permitir as deslocações destes para as principais zonas industriais do Concelho e melhorar as condições dos interfaces locais de transportes públicos, designadamente a partir das estações ferroviárias, e, sobretudo, fornecer infraestruturas indicadas para a mobilidade ciclável com ligação a centralidades e pontos de interesse da cidade, facilitando e criando mais oportunidades de acesso.
https://www.ovarnews.pt/ortugal-2020-aprova-financiamento-do-ovar-bikesharing/
A PSP de Aveiro cinco homens, com idades entre os 28 e 54 anos, para cumprimento da pena a que foram condenados no âmbito do processo "Barba Ruiva", relacionado com tráfico de droga.
Os indivíduos encontravam-se em liberdade depois de recorrerem da sentença que incluía penas de cadeia.
No âmbito da Operação Policial “Barba Ruiva”, levada a efeito a 07 de Julho de 2020, nos concelhos de Espinho, Ovar e Vila Nova de Gaia, originada pela suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes, entre outras actividades ilícitas, em que foram detidos 13 homens e apreendidas cerca de 3.304 doses de estupefaciente, a Polícia de Segurança Pública, em cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emanados pelo Tribunal de Santa Maria da Feira, deteve, ontem, 5 homens, de idades compreendidas entre os 28 e os 54 anos.
Os indivíduos, que, na altura, tinham sido condenados em julgamento, mas recorrido da sentença, encontrando-se, por isso, em liberdade, foram transportados para o Estabelecimento Prisional do Porto (Custóias), a fim de cumprirem as respetivas penas de prisão efetiva (6 anos e 9 meses; 2 anos; 1 ano e 9 meses; 1 ano e 6 meses; e 1 ano e 9 meses).
https://www.ovarnews.pt/barba-ruiva-deteve-cinco-homens-e-conduziu-os-a-cadeia/
O PS de Ovar, com uma Comissão Política e um secretariado recém-eleito, tendo Emanuel Oliveira
como novo líder socialista vareiro, conseguiu uma representação de peso nos Órgãos Federativos eleitos no XX Congresso da Federação de Aveiro do Partido Socialista que decorreu recentemente em Oiã.
Os socialistas vareiros passam a ser onze na Comissão Política Distrital, número que representa pouco menos de um sexto do total de integrantes deste órgão que engloba, recorde-se, representantes dos 18 Concelhos do
Distrito de Aveiro.
Garantindo que o seu foco e objetivos continuam totalmente concentrados no Concelho de Ovar e nas suas gentes, de modo a assegurar a mudança política que, afirma o líder socialista, é urgente e premente face ao atraso de desenvolvimento e oportunidades que têm sido perdidas pelo executivo PSD ao longo dos últimos anos. Emanuel Oliveira não deixou de sublinhar a importância do crescimento da representação vareira nos órgãos Distritais do Partido, que considera sinónimo do reconhecimento da qualidade, capacidade de trabalho e de inovação dos novos dirigentes e militantes dos socialistas locais. Destacou ainda a importância deste reconhecimento para Ovar, que assim ganha maior relevância e alcance da sua voz no contexto regional e até nacional, abrindo-se novas portas para a resolução de problemas e para o alcançar das naturais ânsias de desenvolvimento dos vareiros para o seu concelho.
O PS de Ovar esteve presente neste marcante XX Congresso com uma larga
delegação, incluindo delegados e representantes provenientes de praticamente de todas as
freguesias do Concelho. A reunião magna dos socialistas de Aveiro contou com a
intervenção de diversos membros de gabinetes governamentais e do Primeiro-Ministro e
Secretário Geral António Costa, sendo marcada pela apresentação e votação de diversas
moções de orientação política e setoriais, mas, sobretudo, pela votação para os Órgãos da
Federação de Aveiro, particularmente a comissão Política Concelhia, que tinha já como
Presidente Jorge Sequeira, eleito no sufrágio que antecedeu o congresso.
https://www.ovarnews.pt/ps-de-ovar-reforca-presenca-nos-orgaos-de-direccao-distritais/
Com o golo marcado na vitória de Portugal por 3 a 2 sobre o Gana, Cristiano Ronaldo tornou-se no primeiro jogador a marcar em cinco Mundiais diferentes.
O recorde, porém, não é novidade no futebol feminino, e pertence a uma brasileira habituada a números exorbitantes:
Eleita melhor do Mundo em seis oportunidades, a camisola 10 foi pioneira ao balançar a rede nos Mundiais de 2003, nos Estados Unidos; 2007, na China; 2011, na Alemanha; 2015, no Canadá; e 2019, na França (veja mais).
"Fico muito feliz por ele bater também esse recorde. É um cara que eu admiro muito. Todos sabem o quanto gosto do trabalho dele, do futebol dele e dele como pessoa. Fico super feliz. Também mostra o equilíbrio que a gente vem tendo em relação à inclusão, do futebol masculino e feminino. São eles quebrando recordes lá e a gente também aqui. Quando a gente quebra aqui, depois de um tempo vão e fazem a mesma coisa. Então, acho que isso é bacana, valoriza cada vez mais o esporte", disse a jogadora ao UOL.
E é bom que Cristiano Ronaldo planeie já 2026 se não quiser ficar para trás. Isto porque no ano que vem tem Mundial feminino cuja organizaçã terá sede dividida entre Austrália e Nova Zelândia, e Marta não esconde o desejo de integrar a delegação brasileira que vai disputar a competição.
https://www.ovarnews.pt/?p=67463
Pela primeira vez, o mundo laboral engloba cinco gerações a trabalhar em simultâneo, fruto de várias mudanças na sociedade: vive-se mais, trabalha-se mais anos. Mas gerir esta força de trabalho multigeracional num contexto de aceleração digital, com a perspetiva de que até ao fim da década surgirão profissões que ainda nem sequer foram inventadas, é desafiante, exigente e não há manual de instruções para uma gestão eficaz dos recursos humanos neste contexto.
A Adecco Portugal sugere seis dicas para facilitar a gestão deste melting pot de profissionais.
Que gerações no trabalho coexistem hoje?
As faixas etárias exatas para estas gerações flutuam dependendo do estudo utilizado, mas em geral, a repartição é a seguinte:
Silenciosos: esta é a geração mais antiga da força de trabalho. Geralmente, este grupo nasceu antes do fim da Segunda Guerra Mundial e tem mais de 70 anos de idade.
Baby Boomers: é provavelmente a geração mais notável da história em termos de acumulação de riqueza, é a que gere negócios hoje em dia. Os mais novos desta geração estão tipicamente na casa dos 50 anos.
- Geração X: é provável que estas pessoas sejam gestores intermédios superiores ou gestores da fase inicial. Este grupo estaria na casa dos 30 e 40 anos nesta altura, e é mais provável que se encontre na fase em que a gestão da família (crianças mais novas) e do trabalho se torne uma preocupação primordial.
§ Millennials: Todos já ouvimos dezenas de generalizações sobre este grupo, mas atualmente estão na casa dos 20 e 30 anos. São a maior geração da força de trabalho.
§ Gen Z, iGen: os nomes variam para este grupo, mas são essencialmente pessoas que acabaram de terminar a faculdade e estão a entrar no mercado de trabalho. Na sua maioria, terão menos de cinco anos de experiência e os mais velhos deste grupo estão na casa dos 20 anos.
-
DICA 1: Não generalize
A geração Millennial tem entre 80 milhões e 120 milhões de pessoas, por isso, se estiver a tentar generalizar, é preciso ter cuidado. Tomemos, por exemplo, a noção generalizada de que "os millennnials precisam de feedback". Embora isso seja provavelmente verdade para muitos, não será verdade para todos. É muito difícil generalizar sobre gerações, e muitos artigos tendem a cometer um grande erro quando o fazem: por exemplo, comparam os Boomers de hoje com os Millennials de hoje. É quase impossível comparar uma pessoa de 25 anos com outra de 55 em termos de ligação ao trabalho, responsabilidades de vida, perspectivas pessoais, etc. Mas se compararmos os boomers dos finais dos anos 60 com os millennials de hoje, verifica-se que há tópicos que persistem ao longo do tempo.
DICA 2: Há uma grande diferença entre as gerações em trabalho
No que toca à tecnologia, e especificamente tecnologia digital/móvel, é um facto incontornável. As ferramentas digitais têm permitido mudanças significativas na forma como grande parte do trabalho é feito. Se passou 30 anos a abordar a sua indústria de uma forma única, que de repente se torna muito digitalizada, é naturalmente disruptivo na forma como trabalha. Os millennials e a geração Z têm uma ligeira vantagem a este respeito, uma vez que cresceram a par e passo com o digital.
Diferentes pontos de entrada para a aprendizagem e utilização de tecnologia podem gerar diferentes experiências. Ora, isto não quer dizer que não existam boomers ou geração Z tecnofóbicos, porque existem. Mas o mundo em que estas gerações cresceram era fundamentalmente diferente. O boom tecnológico e a evolução da Inteligência Artificial impulsionaram a inovação mais rapidamente do que era possível antes e isso tem um impacto na mentalidade dos profissionais.
(Em actualização)
https://www.ovarnews.pt/?p=67459
Os velejadores olímpicos, Álvaro Marinho e Nuno Barreto, participaram este fim de semana numa acção de formação.
Participaram em palestras dedicadas ao mar e à vela nas instalações da NADO - Náutica Desportiva Ovarense, no âmbito de uma parceria dos clubes da região com a fundação Ecomar.
Os velejadores falaram do seu percurso e dos desafios de ser velejador profissional, da importância da conciliação entre os estudos e a prática de desporto e do percurso até à representação de Portugal nos Jogos Olímpicos e aos dias de hoje.
Além disso, focaram a importância de manter uma vida mais sustentável, cuidando do ambiente e do que nos rodeia, e de manter hábitos e um estilo de vida saudáveis.
Para a direcção da NADO, "foi mais um dia especial para os sócios e especialmente para os jovens velejadores da nossa Escola de Vela e seus pais que tiveram a oportunidade de ouvir os ensinamentos e as experiências de dois grandes velejadores Olímpicos numa palestras muito animada e participada".
https://www.ovarnews.pt/?p=67453
No início da segunda volta da primeira fase do Campeonato SABSEG, o Florgrade FC impôs-se na recepção ao SC Paivense (5-0) com golos de Ricardo Barros, Hélder Castro, Fábio Vieira e Diogo Guerra, contando ainda com um autogolo.
A AD Ovarense subiu ao pódio ao bater este doingo o SC Alba, por 1-0, com um tento apontado já perto do fim, por Gonçalo Semedo.
Em Fiães, o ARC São Vicente Pereira perdeu por 3-0, com golos marcados por Anderson, Hudson e Mika.
A 8.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital trouxe mais um passo na brilhante recuperação que tem feito o SC Esmoriz, 3.º classificado, que voltou a triunfar, na Barrinha, frente à equipa B do Lusitânia de Lourosa FC, com direito a goleada (5-0). Gabriel Ferreira e Rúben Martins bisaram e Diogo também marcou.
Em zonas ‘perigosas’ da tabela, e com direito a goleada, o GD Mealhada levou o CCR Válega de vencido (4-1), valendo os golos de Mauro Pereira, Marcos Castanheira, Roberto e João Rosas. José Pinto apontou o tento de honra dos forasteiros.
https://www.ovarnews.pt/ovarense-aproximam-se-do-lider-sao-vicente-em-crise-de-resultados/
domingo, novembro 27, 2022
25 anos depois, a Festa de Santa Catarina volta a animar a Ribeira
Pensa-se que a devoção a Santa Catarina tenha tido origem em Ovar no séc. XVI, pois a sua primeira Capela, na Ribeira, é citada no Catálogo dos Bispos do Porto no ano de 1623.
A segunda e actual Capela remonta ao séc. XVIII substituindo a anterior que se encontrava num avançado estado de abandono.
Em 1909/1910, a capela foi reformada e dourado o seualtar por mando de dois beneméritos do lugar. Em 1911, após a Proclamação da República, tal como aconteceu com os restantes bens da Igreja, a Capela da Ribeira passou para a posse do Estado, sendo restituída à paróquia após a Concordata de 1940.
Santa Catarina é festejada neste lugar ribeirinho, este ano, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com missa solene e procissão que percorre as ruas circundantes à Capela.
No passado, esta foi uma das maiores e mais concorridas romarias do concelho. Depois, foi o silêncio.
Em 2023, uma comissão de festas resolveu resgatar os festejos que estão de volta 25 anos depois. Desta vez, o programa traz Marante e os Diapasão como nomes maiores de um programa bem recheado.
Consulte aqui:
https://www.ovarnews.pt/25-anos-depois-a-festa-de-santa-catarina-volta-a-animar-a-ribeira/
A primeira semana do Mundial em imagens
Pinturas faciais, mar verde saudita, protestos, festa nas bancadas...
Após sete dias, o Mundial de Futebol 2022 já acumulou imagens bonitas, marcantes e até chocantes.
Em fotos, veja um pouco do que foi a primeira semana do Mundial no Catar.
Richarlison marca golaço pelo Brasil — Foto: Getty Images
Beiranvand tromba com Hosseini em Inglaterra x Irão — Foto: Reuters
Cristiano Ronaldo salta para cabecear em Portugal x Gana — Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Torcedores sauditas comemoram em Doha a vitória sobre a Argentina — Foto: Pedro Nunes
Asano no gol do Japão em cima da Alemanha — Foto: REUTERS/Matthew Childs
Jogadores Alemães protestam antes de jogo contra o Japão — Foto: REUTERS/Molly Darlington
Inglaterra protesta antes de jogo contra o Irã — Foto: Reuters
Adeptos argentinos com tarja de Messi e Maradona — Foto: Divulgação
Adepto com máscara de Maradona em Argentina x México — Foto: Pedro Mart ins / Foto FC
Mbappé chegou aos sete golos em Copas do Mundo — Foto: Noushad Thekkayil/EFE
Adeptos do Japão no Mundial do Qatar — Foto: Reuters
Fãs da Holanda no Mundial do Qatar — Foto: Reuters
(Em actualização)
https://www.ovarnews.pt/as-melhores-imagens-da-primeira-semana/
Ovarense quis muito ser feliz e quebrou a malapata
Num sempre apetecido duelo entre Ovarense e Oliveirense, o conjunto vareiro acabou por festejar (85-83), e venceu a Oliveirense, o que não sucedia há muito. Em relação ao confronto direto, a Oliveirense levava 16 jogos seguidos a ganhar à Ovarense, sendo que nos últimos dez encontros chegou ao intervalo na frente em oito. Quanto a pontos, a média dos 10 jogos anteriores era de 152.
Este sábado, as equipas alternaram entre si na liderança do resultado, com a Ovarense a entrar para o intervalo na dianteira (44-41). A formação de Oliveira de Azeméis recuperou terreno no terceiro quarto, graças a um parcial de 19-27, e a 46 segundos do soar da buzina continuava a ganhar, mas cinco pontos consecutivos dos anfitriões, a culminarem num decisivo lançamento de dois pontos à beira do final, decidiram a questão.
A Ovarense alcançou 62% de eficácia (22/35) da linha de dois pontos e viu sobressaírem pelas suas cores os jogadores Davell Roby (22pts, 3/4 3P, 7/7 LL, 3res, 5ast), Jacoby Armstrong (19pts, 5/7 2P, 4res, 1ast), Jordan Robertson (18pts, 6/7 2P, 3res, 3ast) e Brandon Peel (12pts, 5res, 1ast, 1rb, 1dl). Quanto à Oliveirense, que apontou 12 triplos, registando ainda nove roubos de bola, Julien Ducree (14pts, 5/7 2P, 3res, 1ast, 1dl) e Elijah Wilson (14pts, 1res, 3ast, 1rb).
Ovarense Basquetebol 85-83 Oliveirense Basquetebol
Liga Betclic Masculina
Arena de Ovar
Davell Roby (22pts, 3/4 3P, 7/7 LL, 3res, 5ast)
bit.ly/3U9gCEC
https://www.ovarnews.pt/ovarense-quis-muito-ser-feliz-e-quebrou-a-malapata/
Num sempre apetecido duelo entre Ovarense e Oliveirense, o conjunto vareiro acabou por festejar (85-83), e venceu a Oliveirense, o que não sucedia há muito. Em relação ao confronto direto, a Oliveirense levava 16 jogos seguidos a ganhar à Ovarense, sendo que nos últimos dez encontros chegou ao intervalo na frente em oito. Quanto a pontos, a média dos 10 jogos anteriores era de 152.
Este sábado, as equipas alternaram entre si na liderança do resultado, com a Ovarense a entrar para o intervalo na dianteira (44-41). A formação de Oliveira de Azeméis recuperou terreno no terceiro quarto, graças a um parcial de 19-27, e a 46 segundos do soar da buzina continuava a ganhar, mas cinco pontos consecutivos dos anfitriões, a culminarem num decisivo lançamento de dois pontos à beira do final, decidiram a questão.
A Ovarense alcançou 62% de eficácia (22/35) da linha de dois pontos e viu sobressaírem pelas suas cores os jogadores Davell Roby (22pts, 3/4 3P, 7/7 LL, 3res, 5ast), Jacoby Armstrong (19pts, 5/7 2P, 4res, 1ast), Jordan Robertson (18pts, 6/7 2P, 3res, 3ast) e Brandon Peel (12pts, 5res, 1ast, 1rb, 1dl). Quanto à Oliveirense, que apontou 12 triplos, registando ainda nove roubos de bola, Julien Ducree (14pts, 5/7 2P, 3res, 1ast, 1dl) e Elijah Wilson (14pts, 1res, 3ast, 1rb).
Ovarense Basquetebol 85-83 Oliveirense Basquetebol
Liga Betclic Masculina
Arena de Ovar
Davell Roby (22pts, 3/4 3P, 7/7 LL, 3res, 5ast)
bit.ly/3U9gCEC
https://www.ovarnews.pt/ovarense-quis-muito-ser-feliz-e-quebrou-a-malapata/
sábado, novembro 26, 2022
Depois da exposição em que cada folião foi convidado a levar para casa o "quadro" da sua preferência, agora Túlio Tomás oferece a possibilidade de trazermos tudo para casa... num livro.
O lançamento e apresentação estão marcados para esta tarde, às 18h, no
PATE'O Lounge & Restaurant.
Confere a evolução da(s) obra(s):
https://www.ovarnews.pt/obras-do-carnaval-de-ovar-e-revertem-para-os-refugiados/
https://www.ovarnews.pt/carnaval-e-o-livro-depois-da-exposicao/
A aplicação FIFA+ | A casa do futebol é a app oficial da Copa do Mundo, o Mundial de Futebol do Qatar em 2022, onde podes acompanhar Portugal no seu percurso rumo à final. Está disponível para iPhone (app iOS), bem como para Android, na Play Store.
Com a primeira vitória da seleção portuguesa de futebol tivemos a primeira amostra de grande alegria com o desporto rei. Porém, há muito mais mundial para acompanhar através do smartphone para não perderes os melhores momentos, estatísticas e dados oficiais.
Assim, através da app A casa do futebol na Copa do Mundo da FIFA podemos obter as seguintes informações:
- Acompanhar a sua seleção para saber as datas dos próximos jogos e as últimas notícias
- Ver os melhores momentos de todos os jogos de cada rodada
- Ficar por dentro de tudo o que acontece com um blog ao vivo da Copa do Mundo
- Participar do jogo com o fantasy game oficial da Copa do Mundo e o Desafio do Mata-Mata
O melhor de tudo? A aplicação para dispositivos móveis dá-nos ainda mais informações além do torneio:
- Ver o que acontece por trás dos bastidores com os astros do futebol mundial, os adeptos e os influenciadores
- O maior arquivo do futebol internacional com milhares de vídeos
- Programas originais e documentários exclusivos contando as mais incríveis histórias do futebol
- Assista a jogos ao vivo de todo o mundo no Mundial do Qatar 2022
Descarrega a app FIFA+ | A casa do futebol para iPhone (iOS) e para Android
- Disponível através da App Store
- Disponível através da Google Play Store
Em suma, fica por dentro do Mundial do Qatar 2022 com esta app grátis para qualquer fã de futebol.
https://www.ovarnews.pt/acompanha-portugal-com-esta-app-oficial-da-fifa/
A direcção da Ovarense Futebol, reunida em Assembleia Geral, colocou o lugar à disposição. (Em actualização)
https://www.ovarnews.pt/ovarense-futebol-avanca-para-eleicoes-antecipadas/
Ovar, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC ) angariou donativos no valor de 12.689,11Euros. A esta verba scresce os donativos de empresas.
"Os dados apurados são indicativos da generosidade da comunidade local", salienta Guilherme Enguião, do Grupo de Voluntariado Comunitário de Ovar da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O Crédito Agrícola (CA), agência de Ovar, juntou-se, mais uma vez, ao Peditório Nacional da LPCC.
Esta parceria permitiu maior celeridade no processo de apuramento e depósito de valores.
"Porque só juntos venceremos o cancro, em nome dos que direta ou indiretamente beneficiarão dos resultados desta iniciativa, creia-nos gratos pela colaboração de todos".
O lema da Liga Portuguesa é: “Contra o Cancro Todos Contam”
https://www.ovarnews.pt/voluntarios-da-lpcc-prestam-contas/
sexta-feira, novembro 25, 2022
Tudo o que precisa de saber sobre 2022 vai estar em espetáculo. Pelo menos quem o diz é o Doutor Jovem Conservador de Direita. É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, em Ovar, que arranca a digressão “2022: Odisseia do Doutor”, que vai passar também por Aveiro, Braga, Porto, Lisboa e Coimbra.
O ano de 2022 está a chegar ao fim, que é uma coisa que acontece normalmente, como é do conhecimento de qualquer pessoa que já foi proprietária de um calendário ou que marcou coisas para o dia 31 de dezembro.
Não deixe que ele termine sem ouvir a análise d'O Doutor sobre tudo o que se passou e por quem teve, como o Dr. Nuno Rogeiro, informações privilegiadas sobre os principais acontecimentos. Um espetáculo recomendado para pessoas que estão ansiosas para se despedirem deste ano horrível que nos trouxe tragédias como o falecimento da Dra. Rainha de Inglaterra, a invasão da Ucrânia e uma maioria absoluta do PS, mas que também teve eventos maravilhosos como o sucesso mediático do Dr. Milhazes, viagens espaciais em paus, o casamento do Dr. Bruno de Carvalho e uma Assembleia da República cheia de pessoas que gritam a palavra “vergonha”.
Bruno Henriques e Sérgio Duarte criaram em 2015 uma página intitulada “Jovem Conservador de Direita”, com o intuito de satirizar a sociedade a partir do ponto de vista de um político e economista de direita.
“Criámos esta brincadeira com um único objectivo: fazer rir. Mas não era um fazer rir qualquer, era exprimirmo-nos através do humor, fazendo-nos rir um ao outro. Nunca pensámos que chegasse a tantas pessoas. Sendo dois tipos que se conheceram em Ovar, com o intuito de fazerem stand up, a repercussão da página atingiu níveis que nunca nos passou pela cabeça que fosse possível. Costumamos dizer que tivemos sorte. Em pouco tempo, estávamos a escrever crónicas para o i, a fazer sketches para o canal Q e a publicar um livro na editora da Guerra dos Tronos. Parecia que tudo corria de feição”, revela a dupla nas redes sociais.
O caminho dos palcos em nome próprio deu-se no final de 2017 quando o Facebook deitou abaixo a página humorística depois de várias denúncias. Este incidente motivou-os a escrever mais e mais, materializando-se em vários espetáculos de sucesso.
Estão agora prestes a colocar na estrada a sua mais recente criação, "2022: Odisseia do Doutor". Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e nos locais habituais.
27 nov - Ovar (Auditório da Casa de Contacto)
30 nov - Aveiro (GrETUA)
1 dez - Braga (Café-Concerto RUM by Mavy)
3 dez - Porto (Auditório CCOP)
7 dez - Lisboa (Teatro Villaret)
8 dez - Coimbra (Salão Brazil)
https://www.ovarnews.pt/?p=67389
Como seriam as nossas ruas e praças sem comércio tradicional – um
deserto. Unidos, construiremos um OÁSIS!
Já reparou que o maior património da sua terra é a atividade económica que nela
se desenvolve?
Já reparou que, quando passeia nas praças e ruas da sua vila ou cidade está
rodeado por lojas, do mais diverso tipo?
Já reparou que esses estabelecimentos são cada vez mais atrativos, têm montras
mais bonitas e pessoas que o atendem bem?
Já reparou que, se calhar, nunca entrou nesses estabelecimentos?
Já reparou que os empresários, ou empregados são seus conhecidos e muitas vezes
amigos?
Já reparou que tem tudo aqui tão perto?
Então do que está à espera?
Entre, veja e decida fazer aí as suas compras – não só de Natal, mas também no
NATAL...!
O ato de compra é diário; todos os dias compramos. Gaste o seu dinheiro na sua
terra, nas suas lojas e com isso contribui para o crescimento da economia local,
porque você gosta de viver aqui. O seu dinheiro fica na sua terra, ajudando-a a
desenvolver-se e tornar-se cada vez melhor.
Agora, porque estamos no NATAL, o Comércio Tradicional deve ser o escolhido para
as suas compras. Aprecie as montras, as iluminações, os eventos porque isto é
feito para si. Ao entrar nas lojas é bem atendido, tratam-no pelo seu nome, falam
consigo, dão-lhe importância. O Comércio Local e Tradicional é bom; deve ser
acarinhado e protegido – a sua função social é importante, empregando muitas
pessoas, algumas suas amigas, conhecidas e até familiares.
Prefira o Comércio Local e aposte nas pessoas que decidiram investir no seu
concelho, na sua freguesia, na sua rua.
Seja cúmplice com o tecido empresarial da sua região. Se todos quisermos,
podemos tornar a nossa terra mais atraente e desenvolvida.
Neste Natal e sempre, contribua para o crescimento da sua terra, comprando no
Comércio Local, desenvolvendo as empresas da sua região, ajudando as pessoas
que decidiram apostar no seu concelho.
Nos momentos difíceis, que atravessamos e que continuaremos ainda a viver,
temos que procurar soluções inteligentes para os problemas que nos afetam. Mas
como?
Todos unidos e envolvidos nos mesmos objetivos poderemos, se quisermos,
encontrar as melhores soluções.
A SEMA – Associação Empresarial dos concelhos de Estarreja, Murtosa
Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Ovar está sempre ao seu lado e ao lado
do comércio tradicional.
Um Natal Feliz e um Bom Ano de 2023!
SEMA - Direcção
https://www.ovarnews.pt/?p=67387
Uma fã da Croácia chamou a atenção no Estádio Al Bayt, na estreia da sua seleção contra o Marrocos, na quarta-feira (23). O nome dela é Ivana Knoll, e já foi eleita musa da do Mundial do Qatar.
Envergando um vestido quadriculado nas cores da bandeira croata (vermelho e branco), muitos internautas declararam, nas redes sociais, estarem apaixonados pela nova candidata a musa do Mundial.
Além de inúmeras adeptas anónimas, que marcaram presença ao longo dos torneios, nomes como Izabel Goulart (na Rússia), a colombiana Sahara Giraldo (no Brasil), e a paraguaia Larissa Riquelme (na África do Sul) foram consideradas musas nos respectivos Mundiais.
Com quase 600 mil seguidores no Instagram, Ivana é croata, e já tinha marcado presença nas edições de 2018 e 2014. A nova musa deve marcar presença nas partidas contra Canadá e Bélgica, na segunda e terceira jornadas da fase de grupos.
Importa referir que esta competição do Catar segue uma lógica social um pouco diferente das anteriores. Não há restrições para a presença de mulheres nos estádios, mas o número delas é quase ínfimo em relação aos homens. Por regra, as qatarianas vestem abaya (vestido comprido de manga longa) e hijab (lenço) na cabeça, os dois normalmente na cor preta. As roupas ocidentais são permitidas apenas em ambientes dedicados ao público feminino.
https://www.ovarnews.pt/?p=67397
Cerca de cinco centenas alunos de escolas de Ovar participam, esta sexta, em ações das iniciativas “Alista-te por um dia”, “Cidadania e Forças Armadas” e “Portugal e Forças Armadas”, no âmbito do Programa de Divulgação das Forças Armadas.
As actividades serão acompanhadas pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, entre outras entidades civis e militares.
No Centro de Arte de Ovar, alunos do 12º ano assistem a uma conferência da iniciativa “Portugal e Forças Armadas”, subordinada ao tema “As Forças Armadas do Século XXI”, que será proferida pelo Comandante do Aeródromo de Manobra n.º 1, Tenente-coronel Rui Veloso Rocha, e pelo Almirante CEMGFA.
De seguida, na Escola Secundária Júlio Dinis, alunos do 9º ano de escolaridade recebem as Forças Armadas, no âmbito da iniciativa “Cidadania e Forças Armadas”, para uma palestra sobre a missão da Marinha, do Exército e da Força Aérea, com enfoque no empenhamento em contexto nacional e internacional.
No âmbito do “Alista-te por um dia”, um grupo de alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico visitam o Aeródromo de Manobra n.º 1, onde terão oportunidade de assistir e participar em diferentes atividades de contacto com os três ramos das Forças Armadas.
No final, participam na cerimónia de arriar da Bandeira Nacional.
As várias iniciativas do Programa de Divulgação das Forças Armadas irão abranger, entre os dias 23 e 25 de novembro, mais de 1000 crianças e jovens do Município de Ovar.
Durante a tarde deste dia, o CEMGFA, Almirante António Silva Ribeiro, irá distinguir, com a Medalha da Cruz de São Jorge, o Presidente da Câmara Municipal de Ovar numa cerimónia que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Ovar.
https://www.ovarnews.pt/forcas-armadas-dedicam-o-dia-a-jovens-de-ovar/
A sala CINEMA VIDA - Ovar assinala o 35.º aniversário da Filmógrafo com a "Maratona Filmógrafo", a partir das 10h desta sexta-feira e com preço de bilhetes especial a 0,20 cêntimos.
A Filmógrafo foi fundada em 1987. Ao longo dos anos, sucessivos filmes foram sendo produzidos e marcando um historial único em Portugal.
Actualmente, a Filmógrafo produz curtas e longas metragens, desde animação, ficção e documentários, distribui filmes nas salas portuguesas e internacionais, bem como programa e exibe na sala CINEMA VIDA em Ovar, desde 2014, a única em toda a região e umas das poucas no país, com exibição diária de cinema alternativo, e que integra a rede EUROPA CINEMAS.
Nos últimos anos, a Filmógrafo tem alargado a sua área de produção de audiovisuais, tendo produzido e coproduzido longas-metragens de animação (1), de ficção (8) e documentários (17), bem como curtas-metragens de animação (136), ficção (49), documentários (22) e TV Séries (3), num total de 236 filmes.
Actualmente, a Filmógrafo tem seis filmes em produção e um filme em pós-produção.
Os filmes que integram a filmografia da Filmógrafo, desde curtas a longa metragens, têm vindo a ser distribuídos e exibidos nas salas de cinema desde o ano 2000, contando com mais de 30 filmes distribuídos em Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Rússia, entre outros. Os seus filmes têm sido exibidos e premiados em festivais de países dos cinco continentes. Até ao presente, a marca das cinco centenas de prémios já foi ultrapassada, num total de 511 prémios.
𝗣𝗥𝗢𝗚𝗥𝗔𝗠𝗔 𝗘 𝗛𝗢𝗥𝗔́𝗥𝗜𝗢𝗦 | 𝗯𝗶𝗹𝗵𝗲𝘁𝗲𝘀 𝗮 𝟬,𝟮𝟬 𝗰𝗲̂𝗻𝘁𝗶𝗺𝗼𝘀
𝟏𝟎𝐇𝟎𝟎 𝐞 𝟏𝟑𝐇𝟏𝟓- 𝐬𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐮𝐫𝐭𝐚𝐬-𝐦𝐞𝐭𝐫𝐚𝐠𝐞𝐧𝐬
Foi o Fio | animação, 5 min.
Ganância | animação, 3 min
Desta água | ficção, 10 min.
Paluí | animação, 4 min.
Esperânsia | animação, 7 min.
A nau catrineta | animação, 5 min.
𝟏𝟎𝐡𝟒𝟓 | 𝟏𝟐𝐇𝟎𝟎 | 𝟏𝟑𝐇𝟒𝟓 | 𝟏𝟒𝐡𝟒𝟓 - 𝐒𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐋𝐨𝐧𝐠𝐚-𝐦𝐞𝐭𝐫𝐚𝐠𝐞𝐦
NÓS NA RUA | documentário, 60 min.
+ Luz Clara, 7 min.
https://www.ovarnews.pt/?p=67381