quinta-feira, novembro 21, 2024

 

Um hino inédito cantado pela comunidade, uma instalação artística e uma tertúlia. São três as iniciativas promovidas pelo Município de Ovar, no âmbito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. O programa que se concretizará de 22 a 25 de novembro, é dirigido a toda comunidade ovarense e visa promover a igualdade e a não discriminação e alertar para importância de erradicar a violência.

Desafiada pelo Município de Ovar e pela Associação Rosto Solidário, a comunidade deu as mãos e escreveu e compôs um hino com uma mensagem sobre a igualdade, “Somos iguais, somos diferentes”. Após três semanas de ensaios, o hino será apresentado publicamente, no dia 23 de novembro, sábado, na escadaria da Igreja Matriz de Ovar, às 10h30, cantado por um coro constituído por pessoas de todas as idades.

 

“Sonho com um mundo melhor, onde não conta a aparência e o que vence é o amor, abraçar, dar as mãos. Olha para mim com os olhos do teu coração” é este o refrão do hino original, escrito a várias mãos e que em breve será apresentado ao público. “Quisemos desenhar uma campanha especial que envolvesse a comunidade e que conseguisse impactar verdadeiramente as pessoas”, destaca Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ovar, que espera que esta ação venha contribuir para transformar mentalidades. “A criação deste hino levou a uma reflexão de todos os participantes. Agora, queremos que esta seja alargada a todos os que ouvirem esta canção original”.

 

Paralelamente, na véspera, 22 de novembro, a autarquia promove, às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar, uma mesa redonda, subordinada ao tema “Integrar a diferença, promovendo o bem-estar no contexto laboral”. A iniciativa é aberta à comunidade e a participação é gratuita.

 

Segue-se, às 19h30, a apresentação de uma instalação artística, na Praça da República, que estará patente, até segunda-feira, 25 de novembro, através da qual se pretende sensibilizar a comunidade para a eliminação da violência contra as mulheres.  Partindo-se de histórias reais, pela via das artes, de forma criativa e original, esta proposta pretende chamar a atenção para um problema patente na nossa sociedade.

 

“Com estas iniciativas, o Município de Ovar assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, contribuindo para a reflexão e transformação da comunidade”, explica Ana Cunha, destacando que “estas campanhas são fundamentais para relembrar que a violência doméstica é uma realidade e que todos, enquanto cidadãos, devemos estar atentos e vigilantes".

  https://www.ovarnews.pt/?p=86171

Sem comentários: