quinta-feira, junho 29, 2023
Os Verdes organizaram recentemente uma visita à Barrinha de Esmoriz.
No seguimento desta visita Os Verdes questionaram o Ministério do Ambiente.
1- Que medidas têm sido levadas a cabo para melhorar a qualidade das águas da Barrinha de Esmoriz?
2- Têm sido realizadas ações de monitorização e fiscalização nas linhas de águas que afluem à Barrinha de Esmoriz de forma a evitar descargas ilegais de águas residuais?
3- As águas rejeitadas no Domínio Público Hídrico pelas entidades e empresas que têm licença para tal têm sido analisadas? Estas águas que afluem à barrinha encontram-se dentro dos parâmetros de qualidade adequados para garantir a segurança e manutenção do ecossistema?
4- Desde 2019, foram identificados e georreferenciados os principais focos de poluição na bacia hidrográfica da Barrinha?
5 – Já foi desenvolvido e implementado algum um plano de ação para a despoluição dos Ribeira de Rio Maior e Vala de Maceda?
👉🏿 A Barrinha de Esmoriz está integrada numa área com 396 hectares considerada pela BirdLife International como Área Importante para a Preservação de Aves.
Das cercas de 30 espécies de aves observadas , 11 correspondem a espécies migratórias.
O estado de conservação da flora, dos solos e em particular, das linhas de água afluentes e das lagoas exigem monitorização, vigilância e medidas de conservação compatíveis com a salvaguarda da Barrinha de Espinho / Lagoa de Paramos e a erosão da Costa.
https://www.ovarnews.pt/?p=72716
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário