Livro retrata património molinológico “valioso” da região de Aveiro
O autor, Armando Carvalho Ferreira, especialista na matéria, pretende “dar a conhecer o valioso património molinológico” da região de Aveiro, “a grande maioria dele”, admira-se, “permanece desconhecido ou esquecido”.
Por isso, encara o seu livro de 350 páginas como um contributo “para a valorização” dos antigos moinhos “como marca da nossa memória colectiva”.
A pesquisa explica ao longo dez capítulos o que são mós, os vários tipos de moinhos (maré, vento, armação) e azenhas, os construtores de moinhos e, claro, a vida dos moleiros.
O autor percorreu todos os concelhos do distrito, recolheu testemunhos de centenas de pessoas e compilou documentação, alguma dela inédita, “que procura espelhar o passado, retratar o presente e perspectivar o futuro no que diz respeito a este valioso património”, destaca no prefácio Jorge Miranda, Presidente da Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia.
Resultado de um aturado trabalho de recolha e investigação feito ao longo de vários anos, “Moinhos do Distrito de Aveiro”, a lançar no próximo dia 13 de Dezembro, pelas 16:00, na Universidade de Aveiro, promete tornar-se uma obra incontornável para conhecer aquela actividade secular. (Na foto: Moinho da Fonte Estanislau. Ler mais aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário