terça-feira, setembro 17, 2024

Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que

estão em curso no Distrito de Aveiro, e da consequente ativação do Plano

Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, a 16SET24

permanece muito complexa a situação, especialmente nos municípios de

Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis.

Assim sendo, continua a recomendar-se à população que siga as orientações

das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas

afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais e

evitando a permanência ao ar livre, especialmente no caso das pessoas com

doenças crónicas, idosos e crianças.

Atendendo ao corte de várias autoestradas/vias rodoviárias importantes na

Região de Aveiro, (A1, A25, IC2, EN16 e EN333), e à volatilidade da evolução

dos incêndios, continua a apelar-se aos cidadãos para que não circulem nas

referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido. Permanece ainda

cortada a Linha do Vouga, em Águeda, entre Sernada do Vouga e

Macinhata.

O município de Águeda procedeu, em articulação com as Forças de

Segurança, à evacuação, por precaução, de vários utentes de algumas

instituições, de acordo com os seus próprios Planos de Segurança.

Foi prolongado o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial

de Combate Incêndios no nível VERMELHO, até 19SET24, para Portugal

Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das

ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento

das ações de monitorização e prontidão.
https://www.ovarnews.pt/atualizacao-do-plano-distrital-de-emergencia-de-aveiro/
𝗝𝘂𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝗕𝗼𝗺𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 - MUDDA recolhe doações
Tendo como objectivo ajudar os nossos heróis, as agências MUDDA têm as portas abertas para receber doações que serão posteriormente entregues às corporações de bombeiros.

A entrega deve ser feita nas agências MUDDA:

https://www.mudda.me/pt-PT/Agencias-Imobiliarias

🔸MUDDA MASS - Ovar:

R. Elias Garcia 46, 3880-213 Ovar

🔸MUDDA i9 - Estarreja:

Praça Francisco Barbosa 156, 3860-356 Estarreja

🔸MUDDA Antares - São João da Madeira:

Av. Dr. Renato Araújo 402, 3700-240 São João da Madeira

🔸MUDDA Castelo - Sta. Maria da Feira:

Av. Francisco Sá Carneiro 12, 4520-164 Santa Maria da Feira

🔸MUDDA Vida - São Félix da Marinha:

R. Clube de Futebol 85, 4410-005 São Félix da Marinha

🔸MUDDA + Vida - Coimbra:

R. do Brasil 162 G, 3030-775 Coimbra

🔸MUDDA Domus - Bragança:

Av. das Forças Armadas 29 R/C ESQ, 5300-440 Bragança

🔸MUDDA Tâmega - Chaves:

Av. Santo Amaro, Ed. Caramanchão Bloco 1, Loja 1, 5400-055 Chaves

 
https://www.ovarnews.pt/%f0%9d%97%9d%f0%9d%98%82%f0%9d%97%bb%f0%9d%98%81%f0%9d%97%bc%f0%9d%98%80-%f0%9d%97%bd%f0%9d%97%b2%f0%9d%97%b9%f0%9d%97%bc%f0%9d%98%80-%f0%9d%97%95%f0%9d%97%bc%f0%9d%97%ba%f0%9d%97%af%f0%9d%97%b2/
Queria ser artista mas morreu carbonizado em Albergaria-a-Velha
O jovem que morreu tentava salvar o tractor do patrão no fogo de Albergaria-a-Velha.

Chamava-se Eduardo, mas todos o conheciam por Chantili Papai. Nasceu no Recife, no Brasil, há 28 anos e rumou a Portugal em busca de uma vida melhor.

Com veia de artista e samba no pé, tornou-se conhecido pelas participações nos desfiles de Carnaval de Ovar, as músicas lançadas no Youtube e as colaborações como dançarino com artistas portugueses.

Mas perdeu a vida no incêndio que há dois dias assola Albergaria-a-Velha.

"Um ser humano espetacular com o coração do tamanho do mundo", descrevem os amigos nas redes sociais.

A vítima foi encontrada na tarde de segunda-feira depois de o fogo consumir uma área florestal. Segundo o comandante operacional da Proteção Civil terá ficado cercado pelas chamas.

"Um trabalhador de uma empresa de gestão florestal foi sitiado pelo fogo quando estava junto às máquinas. Foi nessa situação que foi cercado pela linha de fogo", explicou André Fernandes na noite de segunda-feira.

O acidente está a ser investigado pelas autoridades policiais.

https://youtu.be/X9MlJirfpXQ?si=3ABqjzsgYK3VhORz
https://www.ovarnews.pt/queria-ser-artista-mas-morreu-carbonizado-em-albergaria-a-velha/
Como as ferramentas de negociação digital afectam a dinâmica do mercado em Portugal
A revolução digital transformou o panorama financeiro em Portugal, alterando a forma como os investidores interagem com os mercados. À medida que os volumes de transacções online aumentam a nível mundial, as ferramentas digitais estão a tornar-se cada vez mais cruciais para moldar a dinâmica do mercado. Estas plataformas sofisticadas permitem aos investidores portugueses analisar tendências, executar transacções e capitalizar oportunidades com uma rapidez e precisão sem precedentes. Este artigo analisa os benefícios destas ferramentas e o seu impacto no dinâmico mercado português.

A utilização de ferramentas digitais de negociação

As ferramentas de negociação digital são tecnologias utilizadas para analisar, negociar e gerir contas nos mercados financeiros. Estas ferramentas incluem plataformas de corretagem e negociação, TradingView, aplicações de gestão de carteiras, aplicações de finanças pessoais e protocolos de segurança implementados no backend. Para os comerciantes, estas ferramentas aumentam a eficiência, o acesso e a flexibilidade das opções de negociação. Estas ferramentas digitais também têm impacto na dinâmica do mercado em Portugal, influenciando a forma como os operadores acedem aos mercados.

Acessibilidade

Enquanto a negociação forex estava essencialmente restrita a grandes instituições financeiras, as ferramentas digitais modernas democratizaram o acesso, permitindo que comerciantes de todo o país negociem nos mercados. Qualquer pessoa com um smartphone ou computador com acesso à Internet pode começar a negociar nos mercados financeiros em poucos minutos; tanto os operadores novatos como os experientes participam nas actividades de negociação. Este facto fez aumentar o número de pequenos operadores, tornando o comércio a retalho um nicho cada vez mais importante no mercado. O aumento da acessibilidade influencia os preços dos activos, uma vez que um maior número de operadores transmite os seus sentimentos aos mercados.

Volume de transacções

O volume de transacções dos mercados financeiros também melhorou ao longo dos anos devido, em parte, à penetração das ferramentas de negociação digital. O mercado cambial, por exemplo, atingiu um volume diário de negociação de 6,6 biliões de dólares em abril de 2019 e de 7,5 biliões de dólares em 2022, contra 5,1 biliões de dólares em abril de 2016. O aumento acentuado não é uma coincidência, mas sim o resultado de muitos factores, desde a expansão das economias e do comércio internacional até à entrada de mais comerciantes de retalho e institucionais. O aumento da liquidez tem impacto nos preços e na estabilidade dos mercados financeiros a todos os níveis. Para os cidadãos locais, isto pode traduzir-se num acesso mais acessível a divisas estrangeiras e em custos de empréstimos mais baixos.

Eficiência de custos

As ferramentas de negociação digital contribuem para reduzir os custos de transação através de spreads e comissões mais baixos. As modernas tecnologias utilizadas na negociação financeira permitem que os corretores ofereçam os seus serviços a custos reduzidos, o que significa que podem oferecer spreads competitivos e poucas ou nenhumas comissões. Por exemplo, os corretores têm acesso à agregação de dados, que é mais eficiente em termos de custos do que o acesso físico aos dados utilizado antes da década de 1990. O aumento da relação custo-eficácia significa que os corretores podem antecipar mais margens de lucro e maximizar as oportunidades de negociação. Isto traduz-se numa maior apetência pelo risco por parte dos investidores, influenciando o seu sentimento em relação ao mercado.

Comércio móvel

Longe vão os tempos em que os investidores tinham de contactar os seus corretores por telefone ou fax ou visitar fisicamente os corretores para colocar ordens. No entanto, os dias em que a negociação se limitava aos computadores de secretária também já lá vão. Atualmente, os investidores podem aceder aos mercados financeiros a partir dos seus dispositivos móveis compatíveis, o que lhes permite negociar de forma simples e mais rápida. As ferramentas digitais melhoram a negociação móvel, optimizando o software e as funcionalidades de negociação para dispositivos móveis sem comprometer a segurança e o desempenho. O TradingView, por exemplo, está disponível na Web, no computador e em dispositivos móveis (iOS e Android), oferecendo as mesmas funcionalidades em diferentes plataformas. O comércio móvel também aproxima os serviços localizados dos comerciantes.

Serviços localizados

Os corretores que prestam serviços financeiros aos mercados portugueses utilizam frequentemente a língua nativa e os métodos de pagamento locais. Os comerciantes que procuram entrar nestes mercados podem explorar a negociação sem adotar totalmente novas culturas ou serem forçados a utilizar plataformas que não compreendem. Opções de pagamento como transferências bancárias, cartões de crédito/débito, criptomoedas e carteiras digitais oferecem pagamentos localizados e a flexibilidade de aceder a fundos através de canais seguros. Estas opções podem ser benéficas para a economia local a longo prazo.

Conformidade regulamentar

A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) regulam os serviços financeiros em Portugal. Os corretores de renome operam ao abrigo do quadro regulamentar e oferecem serviços personalizados aos comerciantes do país, cumprindo rigorosamente as leis locais e nacionais. Este nível de confiança e segurança para os operadores pode traduzir-se numa maior confiança aquando da negociação e influenciar a penetração da negociação em Portugal. O cumprimento da regulamentação tem também implicações transfronteiriças, uma vez que a existência de múltiplas jurisdições pode complicar as operações e afetar a competitividade dos mercados.

Negociação algorítmica

Os algoritmos de negociação estão a tornar-se rapidamente populares entre os negociadores de todo o mundo, à medida que as pessoas se apercebem das suas vantagens. A negociação algorítmica automatiza parcialmente a negociação e pode desbloquear a negociação totalmente automatizada, desde a análise à execução. Estes permitem aos operadores comprar e vender activos com uma intervenção humana mínima. Os algoritmos de alta frequência permitem transacções rápidas e podem influenciar a dinâmica do mercado, afectando a liquidez, a volatilidade, a eficiência e a rapidez, as estruturas de mercado, a amplificação das tendências e os desafios associados aos mercados financeiros.

Aprendizagem e interação social

As modernas ferramentas de negociação digital proporcionam frequentemente formação inicial e contínua aos operadores e às comunidades sociais criadas em torno de plataformas específicas. Por exemplo, a maioria dos corretores oferece materiais de negociação, organiza webinars em direto ou eventos semelhantes e fornece perspectivas de mercado semanais/diárias. O TradingView tem um centro social onde os operadores podem partilhar ideias e sentimentos de negociação sobre milhares de activos. Este facto melhora significativamente a forma como os operadores aprendem e exploram os mercados e pode conduzir a mudanças essenciais no mercado.

O futuro das ferramentas digitais de negociação em Portugal

Os operadores podem esperar plataformas de negociação melhoradas e soluções de negociação móvel, integração de IA e de aprendizagem automática, medidas de conformidade regulamentar e de cibersegurança, e uma maior ênfase na automatização e na negociação não humana. Os corretores adoptarão tecnologias como a computação quântica para aumentar a velocidade, a estabilidade e a eficiência global, melhorando simultaneamente a gestão do risco e os resultados da negociação. Haverá também uma maior integração de soluções centradas no local para reforçar a inclusão e o acesso ao mercado.
https://www.ovarnews.pt/como-as-ferramentas-de-negociacao-digital-afectam-a-dinamica-do-mercado-em-portugal/
O vareiro Sippinpurpp está de volta, em setembro de 2024, com o novo single “L’ARGENT“, numa edição da Sony Music.

Trata-se de um tema 'fresh', com uma sonoridade agressiva, que conta com a produção, mix & master de Chaylan e videoclipe realizado por Ruben Mendes.

Nota da discográfica multinacional descreve o regresso do rapper de Ovar: "Uma nova estética, uma nova sonoridade, o mesmo Sippinpurpp".

Esta é a primeira faixa do projeto “PURPPWORLD” ainda com data prevista para 2024.

https://youtu.be/RC5eE7i_lfA?si=zPWXIVh8Qc_4ibPY
https://www.ovarnews.pt/?p=84140
Condicionamentos de trânsito devido aos incêndios
São as seguintes as vias cortadas ao trânsito devido aos incêndios que lavram em Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Águeda, e no resto do país.

Devido aos diversos incêndios as autoridades estão a proceder a alguns cortes de estrada:

- A1 corte ambos sentidos entre o nó de Aveiro Sul e Estarreja.

- A25 cortada de Albergaria a Reigoso

- IC2 corte entre A25 e EN1-12.

- EN16 corte total entre Cacia e Sever do Vouga.

- EN17 está só condicionada.

- EN2 total entre Mamouros e Ponte Pedrinha.

- EN 234 corte total entre Canas de Senhorim e Oliveirinha.

- IC12 desde Santa Comba Dão e Oliveirinha.

- EN16 corte total entre Mangualde e Chãs de Tavares.

- A24 corte total entre o nó de Castro Daire e o nó de Arcas/Mamouros.

- A24 cortada nos dois sentidos entre o nó de Samardã e nó de Vila Pouca de Aguiar.

- EN2 corte total entre Covelo e Pedras Salgadas.

- EN103 entre Assureira e Águas Frias.

- A43 corte nos dois sentidos na zona de Gondomar.

- A41 corte total entre nó da A43 e nó da A4.

- A13 corte entre Coimbra e nó da A13-1 Condeixa (Actualização: reaberta)

Linha do Vouga: Aveiro - Sernada, Espinho-Vouga e Paços de Brandão

Linha do Douro: Marco de Canaveses - Régua

Informação da GNR/PSP:

Não circular para a Zona de Aveiro. Quem se dirigir para Aveiro pelos principais acessos vai receber informação para voltar para trás.

Cumpra as indicações das autoridades e evite passar por zonas com incêndio ativo.

Sabemos que pode ser apelativo mas não utilize drones perto dos incêndios para não interferir com as operações.

(Info atualizada a 17/9 pelas 10h)

 
https://www.ovarnews.pt/condicionamentos-de-transito-devido-aos-incendios/
Bombeiros contam com a colaboração de todos
APOIA a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ovar e os Bombeiros Voluntários de Esmoriz.

Os nossos Soldados da Paz precisam da vossa colaboração, na recolha de bens essenciais (água, sumos, bolachas e barritas), que são necessários para o seu bem-estar e eficiência.

E se tens espírito de missão e queres fazer a diferença, os Bombeiros precisam de ti!

Com o teu tempo e dedicação, podes juntar-te a uma equipa que salva vidas e apoia a comunidade.

Os Bombeiros estão em recrutamento contínuo, e esta é a tua oportunidade de contribuir e fazer parte de algo maior um dia.

Faz a tua inscrição junto do quartel dos Bombeiros de Ovar e Esmoriz.

Eles agradecem desde já a colaboração de todos, especialmente nestes dias difíceis, onde a solidariedade e o apoio fazem toda a diferença. 

Obrigado, Bombeiros! Obrigado, Comunidade!
https://www.ovarnews.pt/bombeiros-contam-com-a-colaboracao-de-todos/

segunda-feira, setembro 16, 2024

Militar de 25 anos morre colhido por helicóptero em Ovar
Um militar, de 25 anos, morreu, esta tarde de segunda-feira, depois de ser colhido, por um helicóptero, na base aérea de Maceda, em Ovar.

O alerta foi dado, para os bombeiros de Esmoriz e para a equipa da viatura médica de emergência e reanimação da Santa Maria Feira. O óbito foi verificado no local pela equipa da VMER.

O corpo vai ser levado para o Instituto de Medicina Legal a fim de ser autopsiado.
https://www.ovarnews.pt/militar-de-25-anos-morre-colhido-por-helicoptero-em-ovar/
Há fumo no ar e irritação nos pulmões
Durante os incêndios florestais, a presença de partículas em suspensão no ar pode agravar doenças respiratórias como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica).

Estas partículas finas irritam as vias respiratórias, aumentando o risco de crises e de sintomas como falta de ar, tosse e aperto no peito.

Por isso, é essencial que as pessoas com estas condições evitem atividades ao ar livre durante episódios de poluição por fumo.

Devem continuar a tomar a medicação inalatória de uso habitual, e utilizar a medicação de alívio (broncodilatadores) sempre que necessário.

Caso necessite de procurar atendimento médico, é importante que leve consigo todos os inaladores em uso. Isso permitirá que o profissional de saúde ajuste o tratamento de forma adequada e eficaz.

USF João Semana
https://www.ovarnews.pt/ha-fumo-no-ar-e-irritacao-nos-pulmoes/
Condicionamentos de trânsito devido aos incêndios - GNR
São as seguintes as vias cortadas ao trânsito devido aos incêndios que lavram em Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha.

A1: Aveiro Sul a Estarreja (nos dois sentidos)

A25: Angeja a Talhadas

A25: trânsito parado km 45 sentido Viseu Aveiro

A25 de Aveiro para Cacia.

Trânsito desviado para estrada 109 para Estarreja.

Aconselha-se os automobilistas a não irem pela A25 e seguirem pela 109 de Aveiro para Cacia.

Fogo está muito perto da autoestrada e o trânsito muito lento, bastante perigoso

IC2: Pinheiro da Bemposta a A-Branca
https://www.ovarnews.pt/condicionamentos-de-transito-devido-aos-incendios-gnr/
Ativação do Plano Distrital de Emergência de Aveiro - Comunicado
Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, nomeadamente nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis, os quais já ativaram os seus Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil, informa-se que a Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro decidiu ativar o Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, pelas 160845SET24.

Assim sendo, recomenda-se à população que siga as orientações das Autoridades e que evite a permanência em locais próximos das zonas afetadas pelos incêndios, fazendo apenas as deslocações essenciais.

Atendendo ao corte de várias autoestradas na Região de Aveiro (A1, A25, mas também IC2 e outras vias), e à volatilidade da evolução dos incêndios, apela-se aos cidadãos para que não circulem nas referidas vias em direção a Aveiro, dado o risco envolvido.

As aulas estão também suspensas no município de Albergaria-a-Velha.

Mantem-se o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios no nível VERMELHO, até 172359SET24, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

O SECRETARIADO DA CDPC DE AVEIRO - Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Aveiro

ANEPC/CDOS de Aveiro
https://www.ovarnews.pt/ativacao-do-plano-distrital-de-emergencia-de-aveiro-comunicado/
Bombeiro morre no incêndio de Oliveira de Azeméis
Um bombeiro morreu, esta noite, durante um incêndio que lavra em Oliveira de Azeméis.

O soldado da paz terá falecido durante o combate ao fogo, mas presumivelmente por doença súbita.

A vítima mortal pertencia à corporação de São Mamede de Infesta.

Segundo a plataforma Ocorrências Ativas, no distrito de Aveiro continuam em curso dois grandes incêndios: um em Sever do Vouga onde combatem as chamas 172 bombeiros apoiados por 62 meios terrestres; e o de Palmaz, no concelho de Oliveira de Azeméis, que mobiliza 273 operacionais e 83 veículos de apoio .
https://www.ovarnews.pt/bombeiro-morre-no-incendio-de-oliveira-de-azemeis/

À segunda jornada do Campeonato SABSEG, a AD Ovarense voltou vencer, batendo o JuveForce por 2-0, graças ao 'bis' de Joseph, no arranque da segunda parte.

Já o Florgrade FC sentiu maiores dificuldades para derrotar o Fiães SC, por 2-1. Basit decidiu a partida, depois de o fianense Gui Lopes ter anulado uma primeira vantagem dos 'corticeiros' pelo golo de Pedro Silva.

Pela margem mínima, o SC Esmoriz venceu na Pampilhosa (0-1), com um golo de Lekan.

Resultados e classificação.
https://www.ovarnews.pt/84099-2/

domingo, setembro 15, 2024

Aprovado financiamento da UE para a primeira fase da linha de alta velocidade Lisboa-Porto
O projeto para a Alta Velocidade entre Lisboa e Porto irá receber fundos europeus de 813 milhões de euros para a primeira fase, um dia depois de o Governo ter aprovado o lançamento da segunda fase.

Numa nota do Ministério das Infraestruturas e Habitação (MIH), a tutela deu conta de que, "através da Infraestruturas de Portugal, S.A., viu hoje aprovada a candidatura submetida no âmbito do Programa 'Connecting Europe Facility for Transport 2' (CEF 2), com vista a solicitar o cofinanciamento da Fase 1 do Projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) Porto-Lisboa, correspondendo a uma comparticipação de 813 milhões de euros".

O Governo lembrou que "o referido programa é um instrumento de financiamento comunitário que visa apoiar o desenvolvimento de novas infraestruturas de transportes no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) Principal, na qual se inclui a LAV Porto-Lisboa".

O projeto nacional foi uma de 134 propostas aprovadas, "avaliadas em mais de 7 mil milhões de euros".

O anúncio coincide com "a autorização de despesa para o lançamento do concurso, com vista à execução do segundo troço da Linha de Alta velocidade Porto-Lisboa, correspondente a Oiã-Soure, após aprovação em reunião de Conselho de Ministros", esta terça-feira, num montante máximo de 1.604.296.194,12 euros (valor atual líquido).

O MIH lembrou que para este projeto, "a Infraestruturas de Portugal propôs a adoção de um modelo de parceria público-privada ", que abrange as componentes de conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização.

O projeto está dividido em três contratos: Porto (Campanhã)-Oiã, Oiã-Soure e Soure-Carregado.

A tutela recordou ainda que a concretização do projeto de Alta Velocidade Porto-Lisboa, incluído no Programa Nacional de Investimento 2030 (PNI2030) "contabiliza já um primeiro concurso, lançado em janeiro de 2024, para execução do primeiro troço, Porto (Campanhã) - Oiã, sobre o qual o júri do concurso já se pronunciou sobre a proposta dada como válida" de um consórcio que integra a Mota-Engil.
https://www.ovarnews.pt/?p=84094
Ovarense no Torneio Hospital da Luz
A Ovarense Basquetebol continua a sua preparação, marcando presença no primeiro torneio da pré-época na Póvoa de Varzim.

No Pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa de Varzim decorreu o Torneio Hospital da Luz.

Resultados - 13 SET

Ovarense Gavex, 79 - Esgueira Oli, 61

14 SET

CD Póvoa, 67 Ovarense Gavex, 65

 
https://www.ovarnews.pt/ovarense-no-torneio-hospital-da-luz/
Tempo Quente: Alerta laranja até segunda-feira
Devido às previsões meteorológicas, que apontam para um "significativo agravamento do risco de incêndio rural", o Governo declarou situação de alerta em todo o território continental. A situação de alerta abrange o período compreendido entre as 13h00 horas deste domingo e as 23h59 da próxima terça-feira.

"Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, da Saúde, das Infraestruturas e Habitação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas determinaram a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente", lê-se num comunicado do Executivo.
https://www.ovarnews.pt/tempo-quente-alerta-laranja-ate-segunda-feira/

sábado, setembro 14, 2024

João de Carvalho é o padrinho do XXV Festival de Teatro de Esmoriz
O XXV Festival de Teatro de Esmoriz, numa organização do Grupo de Teatro Renascer, já tem padrinho. Trata-se de João de Carvalho, conhecido actor do teatro português, filho de Ruy de Carvalho.

Com largas décadas de currículo na arte da representação, João de Carvalho iniciou a sua carreira de actor na televisão, ainda com a "Noite de Teatro", emitida sempre às segundas-feiras, em directo. Tinha então apenas 4 anos de idade.

Participou em várias séries televisivas, como “Os Malucos do Riso”, “Nós os Ricos”, “Floribella”, “Equador”, “Remédio Santo”, entre muitas outras.

Amigo de longa data do Grupo de Teatro Renascer, o novo padrinho vai estar na sessão de abertura do Festival a 12 de Outubro, no auditório do Grupo de Teatro Renascer, nos Castanheiros. O certame deverá prolongar-se até dia 24 de Novembro, percorrendo todos os fins de semana com peças para todos os gostos.

 
https://www.ovarnews.pt/?p=84086
 

Dias 27 e 28 de setembro, o Zoo de Lourosa volta a abrir portas à noite para uma atividade especial destinada a crianças dos 6 aos 12 anos. "Mistério no Zoo" é o nome da atividade que convida os participantes a tornarem-se detetives por uma noite com o intuito de ajudar a resolver o intrigante desaparecimento de uma ave rara e importante: o Urubu-rei.

É à luz da lua que os mais novos exploradores são desafiados a solucionar um dos mais recentes “mistérios” do Zoo de Lourosa. Numa noite repleta de jogos lúdicos e divertidos, a atividade conjuga uma parte científica, com experiências de laboratório, e uma parte prática, com uma visita exploratória pelo Zoo.

Com o intuito de ser uma experiência educativa e envolvente, "Mistério no Zoo" é uma atividade onde as crianças podem desenvolver as suas habilidades de observação e raciocínio, ao mesmo tempo que aprendem mais sobre as aves e os seus habitats naturais.

Destinada a crianças dos 6 aos 12 anos, a atividade terá um custo de 10€ (inclui entrada de 1 acompanhante adulto) e 3€ para acompanhantes extra. Os acompanhantes extra não participam na atividade, mas podem permanecer no Zoo, que se encontra aberto excecionalmente entre as 20h00 e as 22h30. Menores de 3 anos estão isentos de pagamento.

As sessões terão a duração aproximada de 1 hora e decorrem dentro dos seguintes horários: 20h30/21h00/21h30. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline através do seguinte link: https://ticketline.sapo.pt/evento/misterio-no-zoo-zoo-de-lourosa-86648.

 
https://www.ovarnews.pt/misterio-no-zoo-abre-portas-do-zoo-de-lourosa-para-atividade-noturna/

sexta-feira, setembro 13, 2024

Ovar proporciona um primeiro contacto com o meio aquático através do Programa Municipal de Natação
Em Ovar cerca de 800 crianças dos jardins de infância da rede pública têm acesso ao Programa Municipal de Natação de Ovar.

“Com este programa garantimos igualdade de oportunidades, no acesso à prática desportiva, entre as crianças desta idade”, destaca Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que “o desporto dá um importante contributo para o desenvolvimento das crianças a vários níveis”, sendo, como acrescenta, “importante estimular uma vida ativa, desde tenra idade”.

Com o Programa Municipal de Natação de Ovar, as crianças dos 3 aos 5 anos inscritas vão iniciar as técnicas de natação e aprenderem a adaptar-se ao meio aquático. As aulas decorrem na Piscina Municipal de Ovar e na Piscina da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, sendo que cada grupo tem acesso a seis sessões. O Município de Ovar assegura gratuitamente o transporte.

Com o objetivo de estimular e desenvolver as componentes psicomotoras, psicossociais e físicas dos alunos, promovendo, simultaneamente, a sua autonomia e bem-estar, em paralelo, o Município de Ovar dá continuidade ao Programa Municipal de Natação Adaptada, direcionado a todos os alunos que frequentam os Centros de Apoio à Aprendizagem das Escolas Básicas António Dias Simões, Florbela Espanca, Vinha, S. Donato, Ponte Nova e Secundária José Macedo Fragateiro.
https://www.ovarnews.pt/?p=84068
Rodrigo Areias descobre a Ria em Raul Brandão
“A Pedra Sonha Dar Flor”, filme do cineasta Rodrigo Areias que chega hoje aos cinemas, tem por base o livro “A Morte do Palhaço”, de Raul Brandão. Muito mais do que apenas adaptação, vive da panóplia criativa do escritor do século XX que, no seu tempo e vida, descobriu a Ria, enquanto lugar de "conchego e sol".

O livro “Os Pescadores” é, sem dúvida, o mais popular na importante obra de Raul Brandão. Neste livro, que a todos os títulos poderemos considerar como verdadeiramente singular, o autor dá-nos um fresco das gentes que têm no mar a sua vida, um fresco carregado de empatia – não fosse Raul Brandão, como o próprio afirma, “filho e neto de pescadores”.

Raul Brandão nasceu na Foz do Douro, Porto, a 12 de março de 1867, e morreu em Lisboa a 5 de dezembro de 1930. Militar de 1888 a 1911, quando se reformou do posto de capitão, foi ao jornalismo e à literatura que dedicou a sua vida, escrevendo livros, como Húmus, a sua obra-prima, ou peças de teatro como O Gebo e a Sombra, que impressionaram várias gerações até aos nossos dias.

Sucessivas gerações têm amado “Os Pescadores”, livro que permanece como um monumento da Literatura Portuguesa. Nesta obra, o autor oferece-nos belas telas ricas de cor, de luz, dos vários elementos colhidos na natureza.

O entardecer nas suas várias cambiantes, conforme o lugar e o tempo, é descrito em pinceladas fortes com verbos no presente - a ação em decurso e com o subjetivismo do autor arrastado pelo sonho e transpor para as telas, que sugere, a tragédia de um poente tempestuoso à beira-mar que é sempre temível para os pescadores.

Além de belos quadros paisagísticos, também nos oferece sugestivos retratos - o do faroleiro, a velha da Foz do Douro, a sanjoaneira, a mulher da Afurada, de Mira "feia mas esbelta (que) tem ar grave e senhoril quase sempre", a heroica Ti Ana Arneira da Gafanha, a mulher da Murtosa "baixa e atarracada", a de Ovar "delicada e forte, alta e bem proporcionada, cheia de predicados domésticos e morais", a poveira "a bem dizer - um homem", a Rata da Foz. É evidente a simpatia de Raul Brandão pela sua dolorosa vida difícil, de trabalho, de explorados.

Cem anos depois é reconfortante ler este conjunto de crónicas que retratam a vida difícil dos pescadores portugueses, desde o [Minho ao Algarve, detendo-se nalgumas comunidades piscatórias como Caminha, Póvoa de Varzim, Leixões, Murtosa, Mira, Nazaré, Peniche, Sesimbra e Olhão, entre outras.

A Ria também lhe mereceu a atenção: "É um enorme pólipo com os braços estendidos pelo interior desde Ovar até Mira".

No capítulo "24 de Julho", Raul Brandão declara:

"Há três dias que ando metido na ria, com a barba por fazer, sujo como um ladrão de estrada, e fora de toda a realidade. Afigura-se-me que vivo num país estranho – amplidão, água e sonho. Pelo areal os palheiros da Costa Nova, de S. Jacinto e da Torreira... Que me importa! Estonteado, encharcado de azul, cheio de sol e de luz, esqueci o passado e esqueci o presente. A vida é navegar na ria, comer da caldeirada de enguia e tainha, que os homens cozinham à proa, aproveitando-lhes entre as tripas a marsola para lhe dar mais gosto. £ dormir no barco, abicar aos areais e vogar sempre, sentindo a pancada das águas que fogem em tinta cobalto de um lado, em tinta cinzento do outro. É sair desta amplidão para a descoberta do charco, do canal, da gota de água,

dos sítios escondidos e ignorados. É assistir à transformação das águas e navegar à vela ao pé das casas e no interior das casas.

Distingo um fundo muito roxo – o recorte dos montes. Aqui a ria, mais larga, aumenta ainda e divide-se, de um lado até Ovar, do outro até Salreu. É além, é além...

Casinhas num reprego da encosta, onde apetece viver, perdidas no mundo e esquecidas do mundo. Mesmo à beira de água e reflectida na água, a Murtosa, aureolada de oiro: algumas casas brancas reluzindo, algumas árvores muito verdes em contraste e um canalzinho de abrigo para os barcos estranhos, com o leme estrambótico atravessado por um pau. Aconchego e sol. A fantástica esquadrilha desdobra-se na água que estremece, menos em certos veios que ficam lisos de propósito para reflectirem os mastros num sarrabiobisco até ao fundo".

 
https://www.ovarnews.pt/?p=84066
Depois de um processo de reabilitação da antiga “Hidro-Elétrica” de Estarreja, antiga fábrica de descasque de arroz, nasce agora o museu Fábrica da História – Arroz. Com inauguração marcada para este sábado, dia 14, às 17h00, o museu é um espaço museológico vivo de referência, inclusivo e de memória coletiva ligado ao território e à identidade do cultivo do arroz no Baixo Vouga Lagunar. A cerimónia será presidida pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, acompanhado pela Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.

Invocar o papel do cultivo do arroz no território estarrejense

Baseado na história do passado, este projeto pretende tornar a cultura do arroz em futuro. O circuito museológico, com recurso a novas tecnologias, procura o reencontro com as técnicas, os métodos e os saberes das atividades produtivas tradicionais do cultivo do arroz, potenciando a leitura e a interpretação da relação harmoniosa entre as atividades do homem e da natureza.

A coordenadora do museu Fábrica da História – Arroz, Juliana Cunha, realça que o projeto “envolveu a comunidade na construção do percurso expositivo”. A exposição permanente contará a “história da cultura do arroz no concelho de Estarreja e da indústria do descasque, sem esquecer as gentes da terra que estão envolvidas neste património identitário.”

A coordenadora garante que todos usufruirão de uma experiência ímpar, e sem desvendar muito, porque o melhor é mesmo conhecer ao vivo e a cores, conta que os visitantes terão a oportunidade de contactar com uma “instalação do arrozal que recriará todo o ciclo do cereal; visualizar um documentário que conta com a voz da comunidade; ou descobrir um dos grandes objetos da exposição: a debulhadora de arroz, uma máquina tradicional única, datada da década de 40”.

Este museu, que se quer próximo das pessoas, além da exposição permanente, conta com um programa de atividades educativas e divertidas, promovidas pelo Laboratório de Aprendizagem Criativa – LAC do Município de Estarreja, que permitirão descobrir todos os detalhes do cultivo do arroz através de espetáculos, oficinas, workshops, e visitas diferenciadoras.

O museu além do impacto cultural, pretende impulsionar a economia local e o turismo

Mencionando em primeiro lugar “o envolvimento da comunidade no processo de preparação do Museu Fábrica da História – Arroz, desde as pessoas ligadas à memória daquele espaço, até aos orizicultores, numa apropriação afetiva do projeto, o que, desde logo, tem um enorme impacto social”, Isabel Simões Pinto, vereadora da cultura, salienta que “salvaguardar o património cultural, valorizar o património natural e incrementar e encorajar a cultura do Arroz, tão identitária do nosso território, são os grandes objetivos deste projeto museográfico que se enquadra na estratégia integrada de desenvolvimento municipal e promoção do território.”

Por outro lado, “este será um polo de captação de maior fluxo turístico, atraindo públicos específicos que valorizam experiências ligadas à história, arte, cultura e natureza, que ao permanecerem mais tempo em Estarreja contribuem para dinamização da economia local, particularmente na área da restauração e hotelaria. Mas acima de tudo, este novo equipamento cultural municipal, pela estratégia da sua narrativa e dinamização, será a alavanca para o incremento da produção de Arroz no nosso território, Baixo Vouga Lagunar, criando ou a melhorando as condições de trabalho dos campos de arroz de Canelas, Fermelã e Salreu, em estreita articulação com os poucos orizicultores que ainda persistem e garantem a continuidade da cultura deste cereal, que tem características únicas, incentivando-os a ampliar a sua área de produção e, simultaneamente, reclamando mais e melhores condições e apoios para os orizicultores junto das entidades competentes.”

Entradas gratuitas em mês de abertura

Localizado na Rua Dr. Dionísio de Moura, no centro da cidade de Estarreja, perto da estação de caminhos de ferro, este novo espaço museológico foi edificado a partir das ruínas da antiga fábrica de descasque de arroz, a “Hidro-Eléctrica” de Estarreja (que funcionou de 1922 até ao final da década de 80), e após a obras reabilitação e adaptação do edifício que implicou um investimento global de 1,7M€ (1,2M€ na empreitada, acrescidos de 500 mil euros na museografia) , com uma comparticipação comunitária através do Portugal 2020 de 870 mil euros. A empreitada promovida pela Câmara Municipal de Estarreja insere-se na regeneração urbana daquela zona da cidade.

A inauguração é já este sábado, dia 14, às 17h00, e todos estão convidados a assistir e a participar em diversas atividades criadas especialmente para marcar esta data especial. O programa completo está disponível no site oficial do museu (www.fabricadahistoriaarroz.pt). Este novo espaço cultural da cidade estará aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, e encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados, e até ao final do mês de setembro, as entradas são gratuitas.

 

 
https://www.ovarnews.pt/primeiro-ministro-inaugura-a-fabrica-da-historia-arroz-em-estarreja/
A vareira Andreia Norton foi uma das distinguidas na Gala das Campeãs, das melhores jogadoras e equipas de futsal e futebol feminino na temporada 2023/2024 em Portugal, que incluiu um reconhecimento especial ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.

A jogadora do Furadouro surge no melhor onze do ano, composto por Hannah Seabert, Ana Borges e Olivia Smith (Sporting), Carole Costa, Christy Ucheibe, Lúcia Alves, Andreia Faria, Andreia Norton e Kika Nazareth (Benfica), Beatriz Cameirão (Damaiense, transferida para o Benfica em 24/25) e Telma Encarnação (Marítimo, transferida para o Sporting em 24/25).

Perante uma plateia composta por centenas de convidados, entre os quais jogadoras, treinadores e representantes de equipas que competem em todas as divisões de futebol e futsal femininos em Portugal, o presidente da FPF salientou a evolução registada na última década no nosso país, estipulando ainda objetivos concretos para os próximos anos.
https://www.ovarnews.pt/?p=84061
Exposição celebra e reconhece o empreendedorismo vareiro
A exposição de criações e inovações vareiras “Made In Ovar” abriu portas nesta quinta-feira, na Rua Gomes Freire, n. º1 (em frente à Capela N.ª Sr.ª da Graça), numa organização da Plataforma Coração Vareiro.

Trata-se de uma iniciativa dedicada a celebrar e reconhecer o empreendedorismo vareiro, onde se destaca a diversidade e a inovação dos negócios, projetos, produtos e ideias que nascem e fazem de Ovar um lugar especial.

Com organização de Adriana Rocha e curadoria de Lígia Pode, a mostra de empreendedores vareiros estará em exibição de 12 de setembro a 3 de outubro.
https://www.ovarnews.pt/?p=84057
O objetivo é promover conhecimentos na temática da doença oncológica e fomentar a ação de farmacêuticos na prevenção e controlo do cancro. A nova edição do curso “Cancro: Da Prevenção à Intervenção – O Papel do Farmacêutico” realiza-se em outubro, durante três dias (14, 16 e 17), e é dinamizada através da Plataforma Zoom, entre as 17h00 e as 20h00.

Atendendo à relação de proximidade e confiança que as farmácias estabelecem com cada um dos seus utentes e, ainda, numa lógica multidisciplinar de ação em diversas frentes, o NRC.LPCC promove esta ação para estudantes da área Farmacêutica com o intuito de capacitá-los para o futuro desempenho do seu papel ativo na prevenção da doença oncológica.

A formação, que conta com o patrocínio científico da Secção Regional do Centro da Ordem dos Farmacêuticos, divide-se em cinco módulos, cujo conteúdo programático proporcionará aos formandos um maior conhecimento sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a sua missão, objetivos e serviços e conhecimentos na temática da doença oncológica, causas, fatores de risco, diagnóstico precoce e rastreio do cancro. Esta ação formativa visa, ainda, fomentar a ação dos farmacêuticos na prevenção e controlo do cancro, contribuir para a prevenção primária e secundária do cancro e realçar o papel do farmacêutico em contextos oncológicos.

O NRC.LPCC desenvolve, desde 2015, um projeto de Formação e Educação para a Saúde sobre cancro junto dos farmacêuticos e estudantes da área das Ciências Farmacêuticas, que consiste na realização de ações de formação certificadas, na temática da doença oncológica.

O Programa e mais informações sobre o Curso estão disponíveis em https://www.ligacontracancro.pt/formaefarmacia.

A Formação “Cancro: Da Prevenção à Intervenção – O Papel do Farmacêutico” conta com um painel especializado de formadores e conferirá aos participantes, no final, um certificado de participação, emitido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.
https://www.ovarnews.pt/?p=84053
Um casal brasileiro queixa-se que está com dificuldades de registar o filho recém-nascido. O bebé, que nasceu em 31 de agosto, está sem certidão de nascimento pois o nome escolhido pelos pais não foi aceite pelo cartório.

Eles escolheram batizar a criança com o nome do primeiro faraó negro do Egito: Piiê. Os pais contam que o cartório não aceitou o registo por causa da grafia. Recorreram ao Tribunal, mas a juíza alegou que a criança sofreria bullying porque o nome é semelhante ao passo de ballet “plié” . Neste impasse, o menino está sem certidão de nascimento.

O pai da criança, Danillo Prímola, contou que o menino é o primeiro filho do casal e que a ideia do nome surgiu após um enredo de Carnaval.

Em declarações ao jornal SRZD, o pai diz que conhece esse nome através do Carnaval de 2023 "porque eu sou coreógrafo da Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova. E aí teve um enredo deles. Tinha uma palavra lá que falava sobre o faraó negro. Fomos pesquisar como que era e a gente encontrou a história do Piiê, que foi um guerreiro núbio que lutou e conquistou o Egito e se tornou o primeiro faraó negro”, contou.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) informou em nota que “a Lei 6.015/1973 prevê que o oficial de registro civil não registrará prenomes suscetíveis de expor ao ridículo seus portadores, observado que, quando os genitores não se conformarem com a recusa do Oficial, este submeterá por escrito o caso à decisão do juiz competente, independente da cobrança de quaisquer emolumentos. Razão pela qual a sonoridade e grafia do nome foram preponderantes para o indeferimento, visto que, seriam aptas a causar constrangimento futuro à criança”.

No fim da tarde de quarta-feira (11), a Justiça de Minas Gerais acabou por autorizar o registo do nome Piiê.
https://www.ovarnews.pt/?p=84045
Bigod pinta mural com 550 metros de identidade local na Bondalti
O festival de arte urbana de Estarreja arranca oficialmente no sábado, dia 14, mas já se começa a desenhar na cidade. Num extenso muro na entrada norte da cidade, na EN109, as cores já anunciam o ESTAU’24.

Um extenso muro envolvente da Bondalti, está já a ser intervencionado pelo português Bigod, que encontrou inspiração na paleta de cores do brasão de Estarreja, partindo para várias imagens identitárias do concelho a retratar neste mural, desde o património arquitetónico industrial, à identidade gráfica histórica, o cultivo do arroz, a construção naval ou a tapeçaria. Numa parceria com a empresa Bondalti que volta a associar-se ao evento (em 2022, um dos tanques principais da fábrica de cloro da Bondalti foi intervencionado pelo artista brasileiro Thiago Mazza), esta pintura mural que ocupa 550 metros de cumprimento, representa uma nova e simbólica entrada para a cidade.

As ruas e a cidade são a tela onde se mesclam as cores, as texturas, os sons, o património, as gentes e a identidade de uma terra. De 14 a 22 de setembro, a Câmara Municipal de Estarreja convida a usufruir da arte, do espaço público e do processo de criação das novas pinturas murais neste museu a céu aberto.

Nesta edição, o festival vai continuar a interagir com a comunidade local e fazer com que a Arte Urbana retrate a identidade e o património, usando-se do território como espaço de realização e de reflexão através da arte sobre temas que fazem parte da agenda global, como a sustentabilidade ambiental ou a identidade cultural. Este ano, as novas histórias, cores e formas são moldadas pelas mãos dos artistas Tellas (Itália), Sojo (Espanha), Facio (Argentina), Jaune (Bélgica), Tiago Hesp (Portugal), Bárbara R. (Portugal), Bigod (Portugal) e Ana Mak (Portugal).

“O ESTAU volta a celebrar o património natural, industrial e cultural de Estarreja, enquanto continua a fomentar o sentimento de pertença e identidade coletiva na comunidade. São mais 8 intervenções artísticas que retratam histórias do nosso quotidiano e da nossa herança cultural e trazem ao espaço público mensagens que pretendem promover a reflexão, o debate e a consciencialização para temas sociais e ambientais da atualidade”, afirma a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

 “Ao longo mais de duas semanas, o nosso Museu a Céu Aberto continuará a crescer, a transformar-se e está acessível a todos que os que queiram visitar, ver os artistas a trabalhar ao vivo e ter experiências artísticas e culturais nas cerca de 30 atividades que estarão a decorrer ao longo do Festival”, convida.

O argentino Facio, que tem especial interesse pelos distintos elementos que acompanham a identidade de um povo e o seu território, instalou-se em Salreu para valorizar a figura de Domingos Joaquim da Silva. O benemérito Visconde de Salreu (1854-1936) é retratado na obra que está a nascer na Rua Professor Miguel Lemos, em frente à antiga escola primária. Facio tem obras em países como Marrocos, Argentina, Chile, Espanha, País Basco, Alemanha e Portugal.

Mais iniciativas a descobrir em Estarreja durante estes dias. Este sábado à noite, “Cantam Plantadas n’Água”

Para além das intervenções nas paredes ou noutros espaços menos convencionais, o programa do ESTAU inclui outras iniciativas tais como instalações, exposições, workshops, filmes, visitas guiadas, espetáculos ou música. O primeiro dia do festival, 14 de setembro, que se cruza com a abertura do museu Fábrica da História – Arroz (tema já abordado em vários murais do ESTAU, nomeadamente pelo reconhecido internacional VHILS), reserva-nos o espetáculo multidisciplinar “Cantam Plantadas n’Água” (às 21h30, na Praça Francisco Barbosa) em que o grupo “Segue-me à capela” junta-se às vozes de algumas das mondadeiras do território para enaltecer as canções tradicionais. Tal com todos os eventos ESTAU, as entradas são gratuitas.

A sessão de “Contos com fraldas” para bebés, a oficina “Ilustrar com tecido”, com Teresa Cortez ou a instalação “Gamelão de Porcelana e Cristal”, da companhia de Música Teatral são outras sugestões para esse primeiro dia, abrindo as portas a 8 dias de festival.

Desde setembro de 2016, as ruas de Estarreja transformaram-se numa galeria ao ar livre com o ESTAU. Hoje, o roteiro de arte urbana conta cerca de 50 obras de arte ou murais, conferindo um novo elemento distintivo e de atração ao território. O festival colocou a Arte Urbana a falar com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza.

A edição de 2024 está inserida na programação de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura.

O programa do ESTAU’24 pode ser consultado em www.cm-estarreja.pt/estau. A brochura da programação pode ser descarregada aqui: bit.ly/Estau2024_programa
https://www.ovarnews.pt/bigod-pinta-mural-com-550-metros-de-identidade-local-na-bondalti/

quinta-feira, setembro 12, 2024

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, com subida gradual da temperatura máxima, Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30% e vento forte, com efeito expectável de aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como o aumento da dificuldade das ações de supressão.

Medidas de prevenção aconselhadas à população:

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO: 

− Fazer Queimada Extensiva; 

− Fazer Queima de Amontoados; 

− Utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; 

− Fumigar ou desinfestar em apiários; 

− Usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor. 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período. 

Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível em www.ipma.pt, www.icnf.pt ou junto do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Bombeiros Voluntários.
https://www.ovarnews.pt/aviso-de-tempo-quente-perigo-de-incendio-rural-medidas-preventivas/
1/2 Setembro e, depois, vai-se a ver e já é Natal - Por Pedro Nuno
Setembro. Parece que tudo vai recomeçar, após cerca de dois meses de folia, onde tudo, ou quase tudo, aqui e acolá, parou. Normal é. Daqui a uma semana, assinala-se o dia em que as torres gémeas foram postas abaixo, efeméride intercalada com o início das aulas e o problema secular de falta de professores.

Um tempo volvido, surge a Implantação da República, este ano com mesmo notoriedade por calhar no fim-de-semana (Irra!). Ao redor do Halloween – passo a embruxada coincidência -, os casos José Sócrates e de Ricardo Salgado vêm novamente à tona, provavelmente para verem as respectivas audiências adiadas por mais uma greve (e bem, e bem!) dos camaradas oficiais de justiça. Adiante.

O São Martinho só será notícia porque o quilo da castanha estará bem mais caro, talvez por causa da guerra na Ucrânia e da turbulência na Palestina. Entretanto, estamos em meados de Novembro e há pessoas que já têm o pinheiro natalício montado há duas semanas.

Dizem ser “a época mais especial do ano” ou lá o que é. Uma minoria composta por senhoras entre os 45 e 70 anos dizem que é a “segunda melhor altura do ano”, apenas superada pelo faraónico concerto de Tony Carreira na Expofacic.

E, num ápice, chegámos a Dezembro. As redes sociais são invadidas por fotografias de portugueses em Vigo, junto a luzes e decorações natalícias que começaram a ser montadas enquanto eu enfardava bolas de alfarroba na praia da Barra e tentava descobrir um motel baratucho para um casal amigo vindo de fora.

Posto isto, vai-se a ver e é Natal. Gente que eu julgava morta envia-me mensagens – daquelas “pré-fabricadas” – a desejar boas festas e coisas alienadas dessas. Não respondo.

Depois, chega 2025. Televisões e repórteres desdobram-se entre cidadãos comuns com as perguntas da praxe: “Quais os desejos para o novo ano?” ou “O que perspectiva para 2025?” ou etc. Tento deixar de fumar e prometo ser mais maduro e responsável. Não funciona, evidentemente. Janeiro e Fevereiro são mórbidos (com a ampla excepção das festas de São Gonçalinho, em Aveiro). Anda tudo amorfo depois da temporada festiva, naturalmente.

Além disso, faz frio, há trabalho acumulado e exames da faculdade. É provável que, em Março, o assunto “aeroporto de Lisboa” regresse das sombras, tal e qual como tem acontecido nos últimos sessenta anos. Abril é sinónimo de santa e imaculada Liberdade, por muito que muitos a deturpem, ignorem e a tentem assassinar.

A Páscoa, nas entranhas do esquecimento, tem vindo a perder protagonismo e só é lembrada porque a nossa avó ou tia nos mete uma notinha na algibeira como se estivesse a passar-nos uma pastilha de ecstasy. Chegámos a Maio e não só todos os miúdos do país já têm professores como o número de grávidas que deram á luz numa autoestrada ou rotunda caiu entre 2% a 5%. Chega Junho e, com ele, os festivais de Verão, finos a 5€ e fatias de pizza a 10€, talvez por causa da guerra na Ucrânia ou do conflito em Gaza. Depois…

Depois vai-se a ver e já estou estendido outra vez na toalha, a comer bolas de alfarroba sem fim e a contemplar um avião publicitário com a mensagem: “Não perca! Tony Carreira na Expofacic! Apareça!”.

Pedro Nuno Marques
https://www.ovarnews.pt/?p=84024
Foi festiva a Entrada Solene do novo pároco José Coelho de São João e São Vicente de Pereira.

Cumpriu-se, assim, a nota da Diocese do Porto, de julho último, nomeando José Coelho, natural de Freamunde Porto, para aquelas paróquias do concelho de Ovar, em substituição do Padre José Almonte Jesús ali colocado desde 2021, vindo das paróquias de Esmoriz e Maceda como vigário paroquial, logo após a sua ordenação.

A mudança causou alguma estranheza nas gentes locais, mas "não nos cabe comentar as decisões dos orgãos que presidem aos destinos da diocese, muito menos fazer sobre elas, comentários subjetivos ou juízos de valor", salienta fonte oficial da paróquia.

"Como povo responsável e obediente, trabalhador e humilde, cabe-nos aceitar as decisões do nosso bispo", mas a mesma fonte admite que "o vemos partir com alguma mágoa, não magoados, mas com alguma mágoa".

Almonte Jesus foi colocado nas paróquias de Santa Cristina (Mansores) e S. Salvador (Várzea), da Vigararia de Arouca - Vale de Cambra.

Como foi o percurso de vida do Padre José Coelho até chegar ao Seminário?

Até chegar ao Seminário, tive tudo, fiz tudo, estraguei, esbanjei, sonhei, nunca me faltou nada. Até que me cansei e vi, despertei, compreendi que não tinha nada. A minha vida desenvolvia-se entre a escola e os amigos, e a fábrica de moveis do meu avô. Obviamente, fiz mais aneiras, do que trabalhei. Foi no meio desta gente honrada, muito digna, que “suava” todos os dias, e muito, para pôr o pão em cima da sua mesa, que cresci. Fui vivendo entre o tudo, que achava que tinha, e o pouco de uma vida insatisfeita que é como “serrim” da fábrica.
https://www.ovarnews.pt/paroquias-de-sao-joao-de-ovar-e-s-vicente-de-pereira-tem-novo-paroco/
Com o início do ano letivo 2024/2025, a Polícia de Segurança Pública (PSP) desenvolverá 12 operações, em todo o território nacional, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Esta operação “Início do Ano Letivo”, que arrancou com a 1.ª operação no dia 09 de setembro e vai prolongar-se até 20 de setembro.

Foi na década de 80 que a PSP iniciou um policiamento de proximidade dirigido especificamente à população escolar e aos estabelecimentos de ensino.

Também neste ano letivo dedicaremos especial atenção à segurança dos 3.150 estabelecimentos de ensino público, privado e cooperativo, situados por todo o país, bem como dos cerca de 863.000 alunos matriculados nesses estabelecimentos de ensino.

Durante o decorrer da operação, a PSP vai reforçar a sua presença nas imediações dos estabelecimentos de ensino e nos percursos casa-escola e escola-casa dos alunos, professores, pessoal auxiliar e pais/encarregados de educação. Assim, e para além das Equipas do Programa Escola Segura (EPES), com Polícias especificamente formados para concretizar o policiamento de proximidade em ambiente escolar, a PSP mobiliza e complementa a sua atividade com as restantes valências operacionais, como Equipas de Policiamento Auto, de Fiscalização de Trânsito e Segurança Rodoviária e de Investigação Criminal.

Estas equipas, dispostas em todo o território nacional, irão priorizar a promoção da segurança pública em 3 vertentes distintas:

        i.            Visibilidade e proximidade, através de ações de sensibilização e de formação;

       ii.            Prevenção de ilícitos criminais, contraordenacionais e de incivilidades, quer através de ações de fiscalização, quer, também, de ações de sensibilização e de formação;

     iii.            Fiscalização de trânsito e segurança rodoviária, de estabelecimentos comerciais, de restauração e bebidas, e outros frequentados por menores.

Os objetivos do PES para este ano letivo mantêm-se:

      i.        Prevenir e erradicar a ocorrência de comportamentos de risco e ou de ilícitos nas escolas e nas áreas envolventes;

    ii.        Promover uma cultura de segurança nas escolas, fomentando o civismo e a cidadania.

Durante o ano letivo 2023/2024 e de acordo com os dados provisórios registados entre 1 de setembro de 2023 e 15 de agosto de 2024, os Polícias do PES registaram 4.044 ocorrências (+5,5% que no ano anterior), das quais 2.915 de natureza criminal e 1.129 não criminais. A maioria das ocorrências reportadas aconteceram no interior do recinto escolar (2873), e, destas, prevalecem as ocorridas fora da sala de aulas. Em concordância com os anos anteriores, das ocorrências criminais mais reportadas, destacam-se como crimes mais prevalentes: Ofensas à integridade física (1.332); Injúrias/ameaças (937); e Furtos (468).

No ano letivo 2023/2024 as EPES efetuaram 11.914 ações de sensibilização (+9,3% que no ano anterior), que contaram com a participação de 608.141 pessoas. Foram ainda realizados 9.097 contactos individuais de prevenção, tendo merecido especial preocupação as crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, que representam 17.105 dos alunos abrangidos.

A PSP relembra a disponibilidade do e-mail escolasegura@psp.pt para denúncia de crimes e esclarecimento de questões relacionadas com a segurança pública das escolas, ou ainda para a solicitação de agendamento de ações de sensibilização.

As famílias e a comunidade escolar podem contar com o empenho da PSP e dos seus Polícias na salvaguarda da segurança da comunidade escolar e dos estabelecimentos de ensino em mais um ano letivo
https://www.ovarnews.pt/policia-sempre-presente-no-inicio-do-novo-ano-letivo/
Preço do azeite pode descer, mas há outro alimento com preços a subir nos supermercados
A ida ao supermercado e, por estes dias, uma dor de cabeça para os consumidores portugueses dado o aumento gradual dos preços.

Esta semana, o cabaz alimentar monitorizado pela DECO Proteste, que inclui 63 produtos essenciais, registou um novo aumento, situando-se nos 225,11€. Embora seja uma subida ligeira de 0,48 cêntimos face à semana anterior, o impacto na carteira das famílias continua a ser sentido.

O preço deste cabaz encontra-se, no entanto, 10,93€ abaixo do registado na primeira semana de 2024. Contudo, a tendência de crescimento afeta vários produtos, com alguns a sofrerem aumentos significativos num curto período. Entre os mais afetados estão os brócolos, cujo preço subiu 49 cêntimos por quilo (um acréscimo de 16%), atingindo os 3,59€ por quilo.

Além dos brócolos, o esparguete e o azeite virgem extra também se destacam nos aumentos. O esparguete registou uma subida de 15% na última semana, enquanto o azeite, cujo preço ronda os 10€ por litro, continua a ser um dos produtos mais afetados pela inflação.

Outro alimento que tem vindo a pressionar o orçamento dos consumidores é a maçã Gala. Desde o início do ano, este fruto tem sofrido uma escalada de preços, posicionando-se agora entre os três produtos com maiores aumentos. Atualmente, a maçã Gala custa 2,36€ por quilo, representando um acréscimo de 19 cêntimos em relação ao preço anterior.

A inflação também não poupa os produtos enlatados e os cereais. O atum em conserva, por exemplo, aumentou 42 cêntimos por unidade, enquanto os flocos de cereais registaram uma subida de 27 cêntimos. No entanto, os preços da carne têm-se mantido relativamente mais estáveis quando comparados com os do peixe. A pescada, um dos produtos mais afetados pela redução de capturas, aproxima-se dos 11€ por quilo, refletindo uma escassez que contribuiu para o aumento do preço.

Entre os produtos que mais têm dado dores de cabeça aos consumidores, o azeite destaca-se. Desde abril de 2023, o preço deste bem essencial tem disparado nos supermercados, fruto de uma conjuntura de inflação generalizada e de desafios na produção agrícola. No entanto, há sinais de que esta tendência poderá inverter-se. “A elevada produção de azeite em Espanha poderá contribuir para uma redução generalizada dos preços”, refere o jornal El Economista, que antevê um alívio nos custos do azeite no futuro próximo.

Os produtores espanhóis estão otimistas quanto ao resultado da colheita deste ano, estimando uma produção entre 1,4 e 1,7 milhões de toneladas. Esta colheita pode fazer com que o preço do azeite desça significativamente, podendo atingir valores próximos de 5€ por litro. Embora esta previsão seja uma luz ao fundo do túnel, para já os consumidores continuam a sentir o peso dos preços elevados nos supermercados.
https://www.ovarnews.pt/preco-do-azeite-pode-descer-mas-ha-outro-alimento-com-precos-a-subir-nos-supermercados/
“Dalí Cybernetics”, a maior exposição digital do mundo dedicada à mente provocadora e à obra visionária de Salvador Dalí, e a única desenvolvida em parceria com a Fundação Gala – Salvador Dalí, está prestes a chegar ao Porto. O ateliê criativo OCUBO traz à Immersivus Gallery, situada na Alfândega do Porto, a produção do estúdio criativo Layers of Reality com a Fundação Gala – Salvador Dalí, onde será apresentada em antestreia no dia 2 de outubro, com a abertura ao público a decorrer no dia 3 de outubro.

“Dalí Cybernetics” irá desafiar o público da Invicta a percorrer, com todos os sentidos, projeções de grande formato a 360º, hologramas, instalações interativas, colaborativas e de realidade virtual, e mais de 150 das suas obras mais emblemáticas nas históricas Furnas da Alfândega do Porto, através de novas e impactantes perspetivas, até então desconhecidas.

A viagem imersiva pelos universos oníricos do génio catalão, cuidadosamente pensada ao longo de dois anos e meio por uma equipa internacional liderada pelo estúdio criativo catalão Layers of Reality, em estreita colaboração com o Centro de Estudos Dalinianos da Fundação Dalí, conta com mais de 700 mil visitantes em 12 cidades, tendo acolhido 50 mil visitantes em Lisboa.

Considerado o “primeiro artista digital da história” e autoproclamado “verdadeiro inventor da cibernética”, Salvador Dalí foi pioneiro no uso de ferramentas digitais. A genialidade da sua obra, aliada ao seu fascínio pela ciência e tecnologia, são o mote desta inovadora exposição multimédia, onde o mestre surrealista entra no metaverso através de um portal interdimensional de artes digitais localizado na Immersivus Gallery Porto.

“Dalí Cybernetics” é um alucinante mergulho nas obras mais famosas de Salvador Dalí através do recurso às mais recentes tecnologias, entre as quais a Inteligência Artificial, assumindo-se como uma experiência artística de vanguarda, baseada em temas tão diversos como universos paralelos, física quântica, quarta dimensão, ótica, geometria sagrada e sequenciação de ADN, tal como interpretadas pelo mestre catalão através das suas obras.

Os bilhetes para a exposição imersiva custam entre 10€ e 14€, mas de 3 a 6 de outubro terão o custo único de 10€, podendo ser adquiridos através da plataforma www.portugalagenda.com.

 
https://www.ovarnews.pt/?p=84003
Ovarense vence em Lobão no arranque do Campeonato Sabseg
Com golos de Pedro Martins, na conversão de uma grande penalidade, aos 21', e de Tika, aos 72', a AD Ovarense trouxe uma saborosa vitória (2-1) da sempre difícil deslocação a Lobão.

O jogo era referente à ronda inaugural do Campeonato Sabseg, a principal prova da Associação de Futebol de Aveiro.

O jogo estava em atraso, devido à participação da Ovarense na primeira eliminatória da Taça de Portugal, de onde foi eliminada pelo Sporting Clube São João de Ver, nas grandes penalidades.
https://www.ovarnews.pt/ovarense-vence-em-lobao-no-arranque-do-campeonato-sabseg/

quarta-feira, setembro 11, 2024

Como Rodrigo Areias se apaixonou pela beleza severa da Ria - Por Rui Pedro Tendinha
O  mashup de Raul Brandão de A Pedra Sonhar Dar Flor encontrou na Ria de Aveiro o seu cenário para esta adaptação de Rodrigo Areias. O cineasta vimaranense mostrou ao DN os locais onde filmou este drama intemporal, um Portugal do passado que é tão deste presente. Nesta espécie de retro-repérage trouxe Nuno Preto, o seu protagonista, figura de A Morte do Palhaço, uma das personagens com toda a tragédia da literatura de Brandão.

Ler in Diário de Notícias.

https://www.ovarnews.pt/rodagem-de-a-pedra-espera-dar-flor-regressa-a-ovar/
https://www.ovarnews.pt/como-rodrigo-areias-se-apaixonou-pela-beleza-severa-da-ria-por-rui-pedro-tendinha/
Foi em 2020 que a Associação Recreativa e Cultural de São Vicente de Pereira (ARCSVP) lançou o "𝐁𝐚𝐧𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐡𝐮𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬", um projeto social com o objetivo de reutilizar chuteiras dos jogadores do clube, criando um espaço de partilha que funciona nos dois sentidos: levantamento e depósito.

Agora, quatro anos depois, Pedro Correia Dias, dirigente do clube que lançou a iniciativa, diz, com orgulho, que "esta iniciativa está enraizada na nossa instituição e em pleno funcionamento".

A necessidade de mudar duas ou três vezes por ano as botas do filho, por se tornarem demasiado pequenas, trouxe à evidência que alguns pais tinham dificuldades financeiras para comprar um par de chuteiras.

E assim nasceu o Banco Solidário de Chuteiras, com o objectivo de ceder calçado que já não é utilizado de forma gratuita para ajudar aqueles que menos têm.

Em 2021, este projeto valeu ao clube uma certificação pelo IPDJ com a Bandeira da Ética, e em 2022, recebeu o prestigiado prémio AFA Social.

O balanço é muito positivo, pelo que muitos pares de chuteiras depois, no início de mais uma época, o vlube renova o convite a todos os encarregados de educação para "se juntarem a nós neste projeto, colaborando para que os nossos atletas continuem a brilhar dentro e fora de campo".
https://www.ovarnews.pt/sv-pereira-banco-de-chuteiras-continua-a-calcar-todos-por-igual/
Os segredos por trás da popularidade dos jogos online
O desenvolvimento da tecnologia desde a viragem do século assistiu a uma revolução gigante na indústria dos casinos. As plataformas online oferecem às pessoas de todo o mundo a oportunidade de jogar sempre que quiserem. As melhorias ajudaram a transformar as características dos jogos e tornaram os casinos mais atrativos para jogadores de diferentes idades e preferências. Este artigo irá avaliar os principais fatores que fizeram com que os jogos de casino online crescessem em popularidade, alcançando cada vez mais jogadores nos últimos anos.

Maior comodidade e a acessibilidade

Os avanços tecnológicos garantiram que as plataformas de casino online se tornassem mais acessíveis do que nunca. As pessoas interessadas em explorar apostas online podem jogar com apenas alguns cliques de um smartphone ou tablet em qualquer lugar e a qualquer hora à sua escolha. Seja em Moçambique ou em Portugal, tudo é possível.

Quer estejam sentados no conforto da sua casa ou durante um trajeto ou viagem de longa distância, os jogadores podem jogar às primeiras horas da manhã, durante todo o dia ou até altas horas da noite. Este nível de conveniência dá às pessoas uma grande flexibilidade para jogar enquanto fazem uma pausa no trabalho, durante o tempo de inatividade ou mesmo durante a socialização.

Variedade de jogos

Os criadores de casinos online estão constantemente a criar novos conteúdos de jogo e a introduzir novos recursos para melhorar a experiência do jogador. Desde gráficos, jogabilidade e efeitos sonoros melhorados até uma vasta gama de opções, estas mudanças fizeram com que a popularidade dos jogos de casino crescesse.

Por exemplo, uma série de atividades incluem temas relacionados com desporto, música, cinema e cultura pop que ajudam a atrair novos jogadores que podem combinar as suas paixões enquanto jogam roleta, blackjack e póquer. Como dito anteriormente, os casinos estão atentos e sobretudo as equipas de marketing.

Ofertas e Promoções

Os jogadores que fazem apostas online têm também acesso a uma variedade de ofertas e promoções diferentes que podem melhorar a sua experiência de jogo. O acesso às opções de aposta em Moçambique permite aos jogadores tirar partido de bónus que lhes permitem fazer uma jogada sem o risco habitual associado às apostas. Isto ajuda os jogadores a dar um passo em frente num determinado jogo ou a praticar o jogo antes de jogar a sério.

Este ponto acaba por ser muito importante. Quanto mais incentivos, mais apostadores e os casinos online sabem disso. O mundo das apostas online é muito competitivo e então as equipas de marketing não estão a dormir. Elas sabem que para atrair e reter apostadores, precisam de estratégia e oferecer bónus aos apostadores é apenas uma das mais bem sucedidas.

Medidas de segurança melhoradas

As plataformas de casino totalmente licenciadas e regulamentadas, como a Betway, levam a segurança dos seus jogadores extremamente a sério, criando um nível de confiança que também teve um impacto positivo na crescente popularidade das pessoas que acedem aos sites de casino para jogar os seus jogos favoritos.

Muitas plataformas de casinos online implementaram fortes medidas de segurança para garantir que os detalhes dos jogadores são protegidos. A tecnologia avançada de encriptação, por exemplo, está em vigor para impedir que informações pessoais e financeiras sejam acedidas por hackers e agentes maliciosos, permitindo aos jogadores jogar com o conhecimento de que o estão a fazer num ambiente justo e seguro.

Outra ferramenta de segurança utilizada pelos sites de casino online é a autenticação de dois fatores. Este processo garante que os jogadores fornecem uma verificação adicional para além de uma palavra-passe inicial antes de prosseguir e aceder aos jogos. Depois de passarem pela primeira medida de segurança de autenticação de dois fatores, os jogadores receberão um código único para os seus dispositivos móveis, que deverá então ser introduzido para confirmar a sua identidade.

Fortes serviços de apoio ao cliente

A capacidade de oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, 24 horas por dia, aos jogadores também contribuiu para o aumento da popularidade das plataformas de casino em todo o mundo.

Ao jogar jogos de casino na viragem do século, se surgisse um problema, os jogadores poderiam ter de esperar horas ou mesmo dias para obter uma resposta à sua consulta. Hoje, no entanto, as funcionalidades de chat ao vivo permitem que os jogadores comuniquem diretamente com um membro da equipa treinado, que receberá a mensagem instantaneamente e poderá trabalhar para corrigir o problema ou oferecer conselhos em segundos.

Um forte apoio ao cliente pode oferecer soluções de forma rápida e eficiente, permitindo aos jogadores voltar a desfrutar do entretenimento dos jogos de casino, ao mesmo tempo que constrói lealdade e confiança, o que garante que os jogadores voltarão a jogar com a plataforma.

Resumindo

As atividades de casino são praticadas há mais de um século, mas a indústria tem crescido em popularidade online com novas características e tecnologias melhoradas que atraem cada vez mais pessoas em todo o mundo.

O nível de conveniência e acessibilidade garantiu que as plataformas pudessem ser jogadas a qualquer hora e em qualquer lugar, o que também contribuiu para que os jogadores desfrutassem de uma variedade de jogos com apenas alguns cliques nos seus dispositivos móveis.

 
https://www.ovarnews.pt/os-segredos-por-tras-da-popularidade-dos-jogos-online/
Ministério Público arquiva processo de apuramento de responsabilidades financeiras de eleitos de Ovar
 

O Ministério Público decidiu não desencadear qualquer procedimento jurisdicional por responsabilidade financeira sancionatória dos eleitos locais que constituíam o órgão executivo municipal, nas gerências de 2015 a 2017, arquivando o processo administrativo em curso no Tribunal de Contas.

Em causa está o alegado desvio de dinheiros públicos pertencentes à Câmara Municipal de Ovar, através de um esquema de uma funcionária, tendo, à época, o Relatório do Tribunal de Contas levantado a possibilidade de eventuais infrações financeiras por parte dos eleitos locais, alegando que deveriam ter sido criados mecanismos de controlo mais eficientes para detetar a infração.

Os eleitos locais apresentaram a sua defesa escrita, tendo agora sido notificados da decisão do arquivamento do processo pelo Ministério Público, por considerar não se verificarem indícios de responsabilidade financeira por parte do Presidente da Câmara Municipal de Ovar e dos seus Vereadores, que confiaram na conduta correta dos seus funcionários e serviços responsáveis pelos procedimentos contabilísticos e financeiros vigentes.

O Tribunal de Contas destaca a proatividade dos responsáveis autárquicos que, logo após terem sido alertados para as ocorrências, tomaram medidas para reforçar o sistema de controlo interno e recuperar os montantes subtraídos dos cofres autárquicos, instaurando, de imediato, um processo de inquérito e subsequente processo disciplinar à funcionária e participando os factos ao Ministério Público.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, e os vereadores da autarquia acolheram com satisfação a justeza da decisão.

 

 
https://www.ovarnews.pt/ministerio-publico-arquiva-processo-de-apuramento-de-responsabilidades-financeiras-de-eleitos-de-ovar/
A primeira fase da Taça de Aveiro Prof. José Valente Pinho, esta época disputada por grupos, foi hoje a sorteio, na sede da Associação de Futebol de Aveiro.

Participam na fase inicial da prova os clubes que competem na 1.ª e na 2.ª Divisão Distrital, bem como os representantes do futebol popular de Espinho e Ovar, que foram divididos em duas zonas, Norte e Sul, para o sorteio dos grupos.

Ler in AFAtv
https://www.ovarnews.pt/?p=83981

terça-feira, setembro 10, 2024

Estabilidade Financeira para os Estudantes de Ensino Superior

O ensino superior é uma porta de entrada para o desenvolvimento social e económico. No entanto, o custo de aceder a essa educação continua a ser uma preocupação para muitas famílias.

À luz da recente possibilidade de descongelamento das propinas e da previsão do seu aumento progressivo, defendo que o valor das propinas deve, no mínimo, permanecer fixo. Esta medida não só proporciona estabilidade financeira para os estudantes, como também preserva a tentativa de acesso mais equitativo ao ensino superior, contrariando um possível retrocesso nas conquistas de governos anteriores do Partido Socialista.

Estudar no ensino superior envolve compromissos financeiros de médio-longo prazo, e os estudantes, em particular os de famílias de rendimentos mais baixos, necessitam de previsibilidade nas suas despesas.

O descongelamento das propinas, com um aumento progressivo do seu valor, criaria uma carga adicional nas suas finanças. Ao manter as propinas congeladas, o governo garantiria que os estudantes pudessem planear melhor o seu percurso académico, sabendo com antecedência as despesas que teriam de suportar durante o seu curso. Esta estabilidade permitiria aos alunos focarem-se no seu desempenho académico, sem o peso de mais aumentos de custos.

É importante recordar que o governo anterior tomou medidas progressivas para reduzir o valor das propinas, com a visão de, eventualmente, eliminá-las. Esse plano refletia um compromisso com a justiça social e o acesso universal à educação, elementos que deveriam ser centrais na formulação de políticas educacionais. A reversão deste progresso com o descongelamento das propinas seria um retrocesso que poderia, de forma desnecessária, excluir potenciais estudantes de classes menos favorecidas.

A educação não deve ser tratada como um bem de mercado sujeito a flutuações de preço. Pelo contrário, deve ser vista como um investimento estratégico no futuro. Um aumento progressivo das propinas criaria um sistema em que o acesso à educação superior se tornaria cada vez mais condicionado pela capacidade financeira, comprometendo o princípio de igualdade de oportunidades.

Se o governo pretende verdadeiramente apoiar os estudantes, deve focar-se em melhorar as infraestruturas de alojamento. A solução para a sustentabilidade financeira das universidades não deve recair sobre os ombros dos estudantes, mas sim ser fruto de um compromisso mais abrangente por parte do Estado e incluir o tecido empresarial.

Concluindo, manter o valor das propinas congelado é a melhor maneira de garantir estabilidade financeira aos estudantes. Em vez de aumentar os encargos financeiros, o governo deveria reforçar as políticas de apoio social, principalmente aquelas destinadas ao alojamento estudantil.

Diogo Fernandes Sousa

Docente do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte
https://www.ovarnews.pt/estabilidade-financeira-para-os-estudantes-de-ensino-superior-por-diogo-sousa/
A CENÁRIO vai realizar a 18. Regata CENÁRIO, "Clássicos da Vela Ligeira", nos próximos dias 28 e 29 de setembro, para embarcações construídas em madeira; Sharpies 12M, Andorinhas, Snipes, Vougas Vaurien, finn Moth ... e todas as que se enquadrem no espírito dos clássicos da vela ligeira.

A organização informa que tem algumas embarcações disponíveis, para timoneiros experientes participarem nesta aventura.

O programa das regatas mais detalhado será anunciado oportunamente.
https://www.ovarnews.pt/vela-cenario-organiza-a-sua-xviii-regata/
O padre Joaquim Costa de Almeida Paiva, da diocese do Porto, faleceu no dia 5 de setembro, aos 70 anos, informa o jornal diocesano Voz Portucalense.

As celebrações exequiais realizaram-se esta segunda-feira, às 10h00, na Igreja de São Félix da Marinha, sob a presidência do bispo do Porto, D. Manuel Linda, e às 15h00, na Igreja de Macieira de Cambra, com o bispo auxiliar do Porto, D. Roberto Mariz, como celebrante.

Nascido a 11 de junho de 1954, o padre Joaquim Costa de Almeida Paiva formou-se nos seminários do Porto, tendo sido ordenado presbítero a 18 de junho de 1978.

Iniciou a atividade pastoral como pároco de Souto e Mosteirô (Feira), desempenhando sucessivamente as funções de professor de Educação Moral e Religiosa na Escola Secundária de Ovar (1983-1985).

Em 1999, o sacerdote é nomeado pároco de S. Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia), missão que desempenhou até à atualidade.

Ler artigo.
https://www.ovarnews.pt/faleceu-o-padre-joaquim-costa-de-almeida-paiva/
Fernando Daniel feliz: Vai ser pai pela segunda vez
Fernando Daniel vai ser pai de novo. O cantor anunciou nesta noite de segunda-feira, que vai ser pai pela segunda vez, fruto da relação de oito anos com Sara Vidal.

O casal anunciou a novidade nas redes sociais, através de um vídeo em família gravado na praia do Furadouro, em Ovar, onde vivem, em que nem a filha nem a cadela, Arya, faltaram.

O casal, noivo desde novembro de 2023 depois de um pedido de casamento durante um concerto no Super Bock Arena, no Porto, já tem uma filha, Matilde, de 2 anos.

Fernando Daniel volta a juntar-se ao leque de mentores do “The Voice Portugal”, cuja 12.ª temporada estreia já no próximo dia 22 de setembro, ao lado de Nininho Vaz Maia, Sara Correia e Sónia Tavares.
https://www.ovarnews.pt/fernando-daniel-feliz-vai-ser-pai-pela-segunda-vez/
Movimento 2030 apela à reversão da União de Freguesias em Ovar 
O Movimento 2030 (M2030) escreveu aos vários políticos com representação parlamentar a pedir "empenho na desagregação das freguesias do município de Ovar", lamentando que a ideia da reposição administrativa das freguesias agregadas não tenha passado de “promessas vãs, eleitoralistas e inconsequentes”.

Para Henrique Araújo, presidente do M2030, “este é o tempo de todos os partidos políticos exigirem a reversão da agregação das nossas freguesias. No entanto, sobre este assunto, não estamos a ver caminho algum, por isso pergunto-me: como podem estes partidos apresentar listas aos munícipes das freguesias que eles próprios enganaram?“

A um ano das próximas eleições autárquicas, o M2030 sustenta, na mesma carta: “Não podemos continuar a aceitar que os cidadãos sejam sistematicamente defraudados. É hora de exigir o cumprimento da palavra dada e assumida, inclusive pelos eleitos Municipais, que foram perentórios ao votar favoravelmente a reversão, em Assembleia Municipal, e assumindo este desiderato em nome do vosso partido político”.

No próximo dia 11, realiza-se uma conferência de líderes da Assembleia da República e o M2030 deixa o repto aos partidos para que se tome uma decisão atempada de reposição administrativa das freguesias, que permita que o novo formato já vigore nas eleições autárquicas de 2025.
https://www.ovarnews.pt/movimento-2030-apela-a-reversao-da-uniao-de-freguesias-em-ovar/

segunda-feira, setembro 09, 2024

Benção do Mar foi momento alto da Procissão em honra dos Senhores da Piedade
O culto ao Senhor e à Senhora da Piedade, continua presente na devoção e na religiosidade das nossas gentes ligadas à pesca do Furadouro, tendo a sua expressão máxima nas Festas do Mar, em sua honra, cujo programa se conclui esta segunda-feira. O Programa Religioso das Festas do Mar 2024, em honra de Nossa Senhora da Piedade e do Senhor da Piedade, conheceu este domingo o ponto alto do programa religioso com a Procissão Solene com Bênção do Mar a partir do esporão central.

A procissão, incorporando os andores ricamente ornamentados, saiu da Capela do Furadouro seguindo pela Av. dos Descobrimentos Epopeia Marítima; Av. Da República, R. das Bateiras; R. Escrivães das Companhas até à rotunda, contornando-a, seguindo até ao cruzamento com a Av. Fernão Magalhães; seguiu pela Rotunda das Varinas, contornando-a, e seguindo pela Av. dos Descobrimentos Epopeia Marítima em direção à Capela.

Em tempos imemoriais, no sábado anterior os andores dos santos padroeiros das companhas, conduzidos por pescadores, chegavam ao Furadouro provenientes de Ovar para a procissão que percorria a beira-mar e as principais ruas, parando em frente à primitiva capela do Senhor da Piedade para o abade lançar a bênção ao mar.

Actualmente, a bênção é lançada do esporão central, porque a pequena ermida original foi engolida pelo mar, em 1939, num prenúncio do seria a vida no Furadouro. A erosão é uma constante e o pouco areal que a praia hoje apresenta não permite que a procissão desça até à beira-mar como era tradição.

As Festas do Mar são uma tradição que vem de longe e que todos os anos reúne milhares de pessoas para agradecer e pedir a protecção da Virgem e do Senhor, conhecida por abençoar os pescadores da terra.
https://www.ovarnews.pt/bencao-do-mar-foi-momento-alto-da-procissao-em-honra-dos-senhores-da-piedade/
Espinho vence dérbi entre vizinhos e rivais
O Sporting Clube de Espinho venceu o SC Esmoriz, por 3-1, no Estádio da Barrinha, apesar da boa réplica local, no arranque do campeonato Sabseg.

A turma da Barrinha deixou boas indicações (sinal mais para as exibições de Lekan e Hudson). Na próxima jornada, o clube da Barrinha vai ao reduto do Pampilhosa, em partida da segunda jornada.

Ler mais aqui
https://www.ovarnews.pt/espinho-vence-derbi-entre-vizinhos-e-rivais/
Câmara de Ovar tem 100 mil euros para projetos do orçamento participativo
O Orçamento Participativo Municipal – Edição 2024/2025 terá o montante de 100 mil euros.

O executivo ovarense aprovou a verba para o acolhimento de propostas, a comissão de análise técnica e o cronograma, que irá decorrer de 6 de setembro de 2024, com a preparação dos trabalhos, a 3 de abril de 2025, com a avaliação das propostas e posterior anúncio dos vencedores.

Também a pensar no ano letivo, foram aprovadas as propostas do Plano de Transportes Escolares e para o fornecimento de refeições em regime de confeção local e de refeições transportadas para os Estabelecimentos de Educação Pré-escolar, do 1º, 2º e 3º CEB e do Ensino Secundário do Concelho de Ovar e para o fornecimento de almoços a alunos que participem em ações municipais na área de educação.
https://www.ovarnews.pt/camara-de-ovar-tem-100-mil-euros-para-projetos-do-orcamento-participativo/
 

No distrito de Aveiro aderiram 52 escolas, aumentando assim a sensibilização para o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem.

- Foram encaminhados resíduos EEE e de baterias pela maioria dos distritos de Portugal Continental e Ilhas

- Geração Depositrão é um projeto que visa consciencializar a comunidade escolar para o correto encaminhamento de resíduos elétricos e eletrónicos (REEE) e baterias (RB)

A Geração Depositrão já conhece os seus vencedores relativos à recolha de resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB), projeto pioneiro da ERP Portugal, que já conta com 16 edições. A nível distrital, a Escola Secundária de Adolfo Portela, no distrito de Aveiro, concelho de Águeda, foi a que mais resíduos recolheu, num total de cerca de 9 toneladas, tendo ficado em 8º lugar a nível nacional, de um total de 536 escolas.

A Geração Depositrão é um projeto realizado pela ERP Portugal - Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Baterias (RB) em parceria com a ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e que este ano contou com a adesão a mais de 316.000 alunos que recolheram cerca de 435 toneladas de resíduos.

No distrito de Aveiro, o top 10 de escolas foi composto por:

- Escola Secundária de Adolfo Portela, em Águeda

- peso recolhido – 8.963 kg

- peso recolhido por aluno – 8,72kg

- EB 2,3 de Escariz, em Arouca

- Peso recolhido – 2.449,5 kg

- Peso recolhido por aluno – 4,78 kg

- Escola Básica e Secundária da Anadia, na Anadia

- Peso recolhido – 2.302 kg

- Peso recolhido por aluno – 1,62 kg

- Centro Escolar das Avelãs, na Anadia

- Peso recolhido – 1.600,5 kg

- Peso recolhido por aluno – 13,68 kg

- Agrupamento de Escolas de Búzio - Vale de Cambra, em Vale de Cambra

- Peso recolhido – 1.539,5 kg

- Peso recolhido por aluno – 4,58 kg

- Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho, em Oliveira de Azemeis

- Peso recolhido – 1144,5 kg

- Peso recolhido por aluno – 4,58 kg

- Agrupamento de Escolas de Pardilhó, em Estarreja

- Peso recolhido – 1101,5 kg

- Peso recolhido por aluno – 2,55 kg

- EB/JI das Fontainhas, em São João da Madeira

- Peso recolhido – 1058 kg

- Peso recolhido por aluno – 12,12 kg

- IPSS Florinhas do Vouga

- Peso recolhido – 996,5 kg

- Peso recolhido por aluno – 8,37 kg

- EB de Argoncilhe, em Santa Maria da Feira

- Peso recolhido – 868 kg

- Peso recolhido por aluno – 1,97 kg

Além de premiar as escolas, a ERP Portugal recompensa alunos e professores envolvidos no projeto, e atribui prémios por cada categoria de REEE recolhida, nomeadamente as que são consideradas como resíduos perigosos: TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, e Pilhas.

Para Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP Portugal, “o sucesso da Geração Depositrão é reforçado a cada ano, com resultados mais positivos e com uma adesão por parte das escolas cada vez maior. Fizemos no dia das bandeiras verdes um apelo para a entrega de pilhas e baterias e gostaríamos de agradecer o aumento de 24% de recolha desta categoria. Temos como objetivo contribuir para a educação ambiental e fomentar a economia circular e, por essa razão, queremos agradecer e dar os parabéns a todos aqueles que se juntaram a nós nesta missão. Numa altura em que as escolas se preparam para o início do ano escolar, este poderá ser o motivo para uma ainda maior adesão neste ano letivo”.

Para saber mais sobre este projeto aceda a www.eureciclo.pt ou através de https://geracaodepositrao.abaae.pt/regulamento-atividade-de-recolha-2023/

 

 
https://www.ovarnews.pt/a-minha-escola-recolheu-mais-residuos-eletricos-que-a-tua/
A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria é uma especialidade médica centrada no indivíduo que possui algum grau de incapacidade e tem como objetivo principal a otimização da sua função física, psicológica e social e desta forma, da sua qualidade de vida.

A gravidez associa-se a múltiplas alterações na vida de uma mulher, uma grande parte delas, físicas, mas também emocionais, psicológicas e relacionais.

Dentro destas alterações, destaco as que mais habitualmente poderão ser sede da intervenção da MFR: a fadiga, as alterações provocadas no pavimento pélvico, as alterações musculoesqueléticas e posturais.

O pavimento pélvico corresponde ao conjunto de músculos, articulações e ligamentos que fazem o suporte dos órgãos pélvicos, em particular do útero, bexiga e reto. As alterações impostas pela gravidez e o parto podem condicionar problemas como incontinência urinária e anal, disfunção sexual, dor pélvica e cicatrizes dolorosas pós-parto.

Relativamente às alterações musculoesqueléticas e posturais, devido a maior laxidez dos ligamentos e articulações, sobretudo da região pélvica, a postura da gestante sofre alterações, podendo conduzir ao aparecimento de dores, sobretudo lombar e pélvicas.

A MFR poderá ter um papel fundamental no bem-estar da mulher durante o período da gravidez e pós-parto, sendo fundamental a avaliação médica e posterior integração num programa global de reabilitação.

Este programa poderá incluir uma ou várias intervenções, como aconselhamento de medidas gerais, medidas posturais e de ergonomia, exercício físico, tratamento farmacológico, programa de exercícios de fortalecimento muscular do pavimento pélvico (FMPP) e fisioterapia.

De forma geral (excetuando raros casos em que há contra-indicação médica), está recomendado o exercício físico regular, que deve ser individualizado, de acordo com a preferência e capacidade física da grávida (a fadiga poderá exigir pausas frequentes). Os mais frequentemente recomendados são a caminhada, pilates ou natação e os desaconselhados, os desportos de elevada intensidade, de impacto e contacto.

A grávida deve evitar posturas desadequadas e prolongadas, transportar e manipular cargas pesadas e se necessário, deve fazê-lo cumprindo medidas de ergonomia (fletir os joelhos e não fletir a coluna); e usar calçado confortável sem salto e com bom suporte plantar.

Estas estratégias, ao conduzirem a uma melhor postura, permitem por si só a prevenção e redução da dor lombar. Quando não são suficientes, deverão ser implementadas medidas para alívio da dor como o tratamento farmacológico e a fisioterapia.

As intervenções no pavimento pélvico estão também recomendadas. As grávidas devem realizar um programa diário de exercícios de FMPP (os exercícios de Kegel) e exercícios de fortalecimento e flexibilização lumbopélvicos, que podem ser feitos no domicílio após orientação médica ou em contexto de programa de fisioterapia ou programas supervisionados em classes.

Outra área fundamental é o tratamento de cicatrizes dolorosas (por exemplo da cesariana e episiotomia) e dor pélvica pós-parto, podendo estar indicadas a fisioterapia, tratamento farmacológico e outras intervenções mais recentes como a aplicação de toxina botulínica e outras técnicas de intervenção.

A gravidez e o pós-parto são etapas da vida de uma mulher desafiantes e a MFR, ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida global, poderá ser um aliado importante e diferenciador.

Feliz dia da Grávida!

Inês Táboas, fisiatra na ULS de Entre Douro e Vouga e coordenadora da Unidade de Reabilitação do Pavimento Pélvico do serviço de MFR
https://www.ovarnews.pt/o-papel-da-medicina-fisica-e-de-reabilitacao-na-gravidez-por-dra-ines-taboas/