A campanha “Verão com Prevenção” vai estar na Praia de Maceda durante este mês.
A ação - que decorre em várias praias fluviais e oceânicas, bem como em zonas urbanas de cidades - é dirigida ao público em geral, mas especialmente a crianças entre os 6 e os 12 anos e visa a sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis de exposição solar.
Com o objetivo de sensibilizar, em particular os mais novos, para os cuidados a ter na exposição ao sol, bem como promover hábitos saudáveis neste âmbito, o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC.LPCC) inicia o périplo pelos locais da região Centro - praias fluviais e oceânicas e zonas urbanas de cidades – na próxima quarta-feira (10/julho), na Praia da Vieira (Marinha Grande).
O “Verão com Prevenção” é uma iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro - que conta com o apoio dos voluntários da Instituição, em colaboração com os municípios e capitanias marítimas - que se destina ao público em geral, interessado em saber mais sobre a exposição solar segura, mas, particularmente, às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade. As atividades que irão realizar-se são de caráter lúdico e pedagógico e têm por base temas como as cinco regras de ouro da exposição solar segura e os sinais de alerta para o cancro da pele. Haverá, ainda, lugar à distribuição gratuita de materiais informativos e de sensibilização.
Na região Centro, a campanha “Verão com Prevenção” decorre, assim, ao longo do mês de julho, na maioria dos casos com o apoio de uma unidade móvel (Airstream), nos seguintes locais:
Dia 10 - Praia da Vieira (Marinha Grande)
Dia 14 - Praia Fluvial dos Olhos da Fervença (Cantanhede)
Dia 17 - Praia de São Pedro de Moel (Marinha Grande)
Dia 19 - Largo do Cardal - Jardim Dr. Paiva (Pombal)
Dia 20 - Praça Luís de Albuquerque (Figueira da Foz)
Dia 26 - Praia de Quiaios (Figueira da Foz)
Dia 26 - Praia de São Pedro de Maceda (Ovar)
Dias 27 e 28 - Praia da Barra (Ílhavo)
Dias 27 e 28 - Praia Fluvial do Poço de Corga (Castanheira de Pera)
O cancro da pele pode ser detetado precocemente e o principal fator de risco é a exposição aos raios ultravioleta, para os quais existem fatores de proteção. Este é o cancro mais frequente a nível mundial entre as populações de pele predominantemente clara e a sua ocorrência tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas. As estatísticas indicam que, por ano, surgem em Portugal cerca de 15.000 novos casos de cancro da pele, 1.500 dos quais são melanomas.
https://www.ovarnews.pt/praia-de-maceda-vive-verao-com-prevenca/
Sem comentários:
Enviar um comentário