quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Interessante mais este relato
O Carnaval do Joaquim

«Joaquim divertira-se, apesar de tudo, no jantar das solteiras da Patrícia.
No Carnaval tinha outros planos.
Ia para o Carnaval com os seus amigos. Diziam que o Carnaval em Ovar era quente.
Chegados lá, Joaquim e Ferreira dirigem-se ao recinto para apreciar o panorama.
Fervilhava gente. O ar estava pesado. Muito fumo. E a densidade populacional naquela avenida não ajudava a libertar ar.
Joaquim sentia-se zonzo. E ainda não bebera.
Ferreira disse logo.
"Pá, agora és como as gajas? Esquece lá isso que a noite é nossa!".
Entretanto Alfredo já identificara um grupo de raparigas dispostas a divertir nessa noite gelada de Ovar.
No final da avenida, existiam 2 tendas. Ambas a brotarem música estridente.
Segundo o Alfredo, a táctica passa por deixá-las beber durante um largo período. Depois, sim, seguia-se a abordagem.
Joaquim não dava um passo sem olhar para o seu novel telemóvel. Era de 3 Geração mas nenhuma geração estava interessada em comunicar com ele.
"Que se lixe! O Ferreira é que tem razão! Vamos a isso!"
Era um espectáculo fascinante. Estrondosa mistura de culturas, de um lado, os visitantes, com os seus blusões apertados até ao pescoço por causa do frio, do outro lado, as brasileiras a abanar as pernas para mantê-las aquecidas, aproveitando para ganhar uns trocos só a dar ao rabo.
Joaquim, Ferreira e Alfredo gritavam pelo Reis. Esse tinha acabado de levar com um ovo na cabeça, fazendo jus ao nome de...OVAR.»
És mesmo Tony»)
Olha quem é ele



Já por aqui passaram menções às presenças de homens da bola que estiveram no carnaval de Ovar deste ano. Helton, no concerto dos Toke Social, Ricardo Quaresma e Raul Meireles foram vistos a assistirem ao desfile das escolas.
Agora, apresentamos a prova de que Wender (Sporting de Braga) também deu um saltinho cá abaixo para assistir ao espectáculo dos «Revelação». Como não podia deixar de ser, as «nossas» Floribelas captaram-no na objectiva.

terça-feira, fevereiro 27, 2007

A maior injustiça



Estas coisas das classificações são sempre muito subjectivas, mas parece ser consensual que os «Pindéricus» terão sido o grupo mais injustiçado nas classificações do Carnaval de Ovar. Sei que não serve de consolação e eles até estão tristes, mas estão de parabéns pelo que apresentaram. Há mais fotos aqui.
Mais um Carnaval



Mais um trio que passou o carnaval por cá. «O melhor carnaval de sempre... P'ro ano 'tou lá de novo... mas sem asas... ahahahahahah...» (Daqui)

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Atchimmm!

O ano das Floribelas



Em Estarreja reinou uma mas dessa não reza a história. Por cá, ganharam nos carnavalescos e na noite do concerto dos Revelação também deram um ar da sua graça... (Fotos daqui)

domingo, fevereiro 25, 2007

NOTA EDITORIAL

Como já devem ter reparado, no Blog do «NdO», continuamos a fazer o rescaldo do Carnaval de Ovar 2007. As investidas do mar na nossa costa ou o fecho das Urgências, por exemplo, são temas que estão a ter o devido acompanhamento, em constante actualização, no jornal online «OvarNews.com»
Até que enfim que aparecem
gajas boas!...




... e não sou que digo: «Produto nacional, embora com um toque "british", a desfilar no Carnaval de Ovar. Notem no cabedal físico das moças, que claramente apontaram a sua preparação no sentido de terem um pico de forma nesta altura do ano. Muito bem, suas folionas», segundo o «Megafone2».
Razzies
Sharon Stone pior actriz
e Basic Instict 2 pior filme


O filme Basic Instinct 2 e a sua actriz principal, Sharon Stone, "ganharam" no sábado quatro Razzies, uma paródia dos Óscares para os piores do cinema americano, anunciaram os organizado res do "prémio" menos desejado nos EUA.
Sharon Stone, de 48 anos, foi considerada a pior actriz de 2006, enquan to Basic Instinct 2, sequência do filme que lhe deu enorme notoriedade, recebeu os "prémios" de pior filme, pior sequência e pior cenário.
Longe do êxito do primeiro filme, Basic Instinct 2 tem sido fustigado p ela crítica e não facturou mais de seis milhões de dólares (4,5 ,ilhões de euros ) em 2006, o que, para os hábitos de Hollywood, constitui verdadeiro "flop" de b ilheteira.
Os Razzies (diminutivo de "raspberry", framboesa) são os "prémios" atri buídos pela Fundação Framboesa de Ouro, com 757 membros, aos piores do mundo cin ematográfico dos EUA, na véspera da cerimónia dos Óscares.
Os troféus são constituídos por uma falsa framboesa do tamanho de uma b ola de golfe sobre uma bobina de filme Super-8, tudo pintado de amarelo-dourado e valendo 4,97 dólares (3,77 euros).
Contrariamente aos Óscares, que atraem os notáveis de Hollywood, rarame nte os seleccionados pelos Razzies comparecem para os receber.

sábado, fevereiro 24, 2007

Campeãs do carnaval do Rio
voltam a brilhar na Apoteose do samba


As melhores escolas de samba do carnaval do Rio retornam ao Sambódromo, neste sábado, para o desfile das campeãs, desta vez sem preocupação com pontuação. Agora é só festa! A partir das 21h, os foliões poderão curtir um pouco do que foi visto nos desfiles do domingo e da segunda-feira: luxo, beleza e inovação. Uma oportunidade para quem não viu de perto a África da Beija-Flor, que se consagrou campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio.
Quem abre a festa é a sexta classificada, Vila Isabel, que levou para a Sapucaí um enredo sobre as metamorfoses. Foi a garra dos componentes que levou a escola a completar a sua apresentação. As fantasias pesadas e quentes - como a da comissão de frente, com dançarinos vestidos de macacos e coreografados pela bailarina Ana Botafogo - fez com que muitos dos componentes tivessem que receber assistência hospitalar. No ano passado, esta escola foi campeã. A seguir, virá a Viradouro. Com a inovação do carnavalesco Paulo Barros, a agremiação de Niterói colocou parte dos integrantes da sua bateria, o Mestre Ciça e a rainha da bateria, Juliana Paes, num gigantesco tabuleiro de xadrez. Garantiu ainda a interatividade com o público em carros alegóricos como o «Onde está Wally?». A escola não levou o primeiro prêmio, mas empolgou, e muito, quem assistiu ao desfile.
A Unidos da Tijuca entrará na Avenida por volta da meia-noite. A escola empatou com a Viradouro, mas superou a concorrente no critério de desempate e ficou com o quarto lugar. Na entrada na Apoteose, o puxador Wantuir foi para o meio da Marquês de Sapucaí, no meio dos componentes da escola. Acabou garantindo o Estandarte de Ouro, prêmio oferecido pelo jornal "O Globo", como o melhor intérprete.
A terceira colocada no carnaval, a Mangueira, desfila no início da madrugada do domingo com um tema em tudo idêntico ao que a Escola de samba de Ovar, Costa de Prata, levou este ano: «Minha Pátria, Minha Língua». Valeu o terceiro lugar. Logo depois, vem a vice-campeã: a Grande Rio, que falou de Duque de Caxias em seu enredo. Brilhou na escola a rainha da bateria, a atriz Grazi Massafera, que mesmo caindo na Marquês de Sapucaí, fez boa figura. Por último, encerrando o desfile, a campeã, Beija-Flor, vai fazer os tambores africanos ecoarem mais uma vez no Sambódromo.
Elas curtiram bué!!



Não sabemos quem são, mas este trio veio de Almada passar o carnaval a Ovar. Na Noite Mágica vestiram-se assim, a rigor, e gostaram. Voltem sempre! («Arrozinho II»)

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Não é por nada, mas...



... este era o melhor carro alegórico do Carnaval de Ovar 2007. Há mais fotos aqui.
Esta mocinha veio cá
ao Carnaval e disse assim:


«Iki hafta önce karnavalın başlayacağını duyunca nee ne karnavalı yaa gibisinden sorular sormuştum hehe ama dün Aveiro sokaklarındaki karnaval geçitini görünce o kadar hoşuma gitttiiii kiiii... Herkes bambaşka kılıklara bürünmüşşş.. Yaklaşık yarım saatte 115 resim çekmişin düşünün...
Vampir yanındaki çok tatlı oyuncak bebek gibi ufacık bir kız el ele yürüyor..
Robin Hood kılığındaki ufaklığın yanına şeytan bir kız geliyor konuşmaya çalışıyor..
Bob Marley ve kocaman bir gülüşü ile yüreyen kişiyi görünce yüzündeki oluşan kocaman bir gülümseme..
Fotoğraf makinenize poz veren melekler..
Ve daha niceleri.. Ovar diye Porto ve Aveiro arasındaki şehirdeki Karnavalın çok güzel olduğunu söylüyorlar.. Bakalım bugün ve yarın daha neler olacak:)
(Daqui)
Perceberam?

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Plágio no carnaval de Estarreja (?)

Correu o pano sobre a edição de 2007 do carnaval de Estarreja e confirmou-se o que se dizia nos corredores das festas em Ovar: «Em Estarreja ganham os restos do carnaval de Ovar, é tudo uma questão de 1.ª e 2.ª divisão!».
Este ano não foi diferente dos anteriores, foi mesmo pior porque a palhaçada se assumiu! Se anteriormente, por exemplo, foram transformadas as «private tables», originais dos Pinguins, em mesas de strip em 2.ª mão dos Xatiados (grupo apeado de Estarreja), este ano, diz o blog «Carnaval Baixo», «os nossos amigos Xatiados recorreram (mais uma vez) à imaginação dos Marados para brilhar». Mais, suspeitam os autores do Blog que os Xatiados «têm comprado essa imaginação e isso tem feito do carnaval de Estarreja motivo de riso em Ovar».
Jaimão agradece aos foliões
de Ovar no seu Blog!!


«Lindo! Foi a chamada "chapada de luva branca"!
Do fundo do coração quero agradecer ao público Vareiro a alegria que me proporcionaram na noite de 17 de Fevereiro na Tentzone em Ovar. Tantas críticas, tanta gente a achar que o Jaimão iria sujar o bom nome do maior e mais português carnaval do país, tantos desejos de insucesso para o dia, tanta inveja, tantos ódios e a resposta foi aquela:
- 5.000 pessoas abarrotaram a tenda, estiveram ao rubro e não arredaram pé num dos meus melhores concertos de sempre.
2 horas de um espectáculo memorável, com um público fabuloso e extremamente participativo que cantava as músicas todas como se discos de múltipla platina se tratassem, e não meros devaneios publicados no site jaimao.com.
Não mais esquecerei aquela noite, nem eu nem a banda, nem esquecerei o público Vareiro que me fez brilhar tão intensamente como qualquer artista digno desse nome!
O meu obrigado a toda a organização do concerto e àqueles que tiverem os colhões de me convidar e arriscar os pescoços em nome daquilo que acreditam: Mimi, Magina, Afonso, a Decibel (empresa de som), obrigado por tudo.
OS MEUS MAIS SINCEROS AGRADECIMENTOS AO GRANDIOSO POVO DE OVAR E SENÃO ANTES, ATÉ À PRÓXIMA

Do Vosso
Jaimão»

(in «Blog oficial do Jaimão»)

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

A polémica transmissão televisiva

«A cobertura desta produtora delegada (Filma & Vê – Produção de Audiovisuais, Lda.) foi um autêntico desastre. Apesar de, tecnicamente, parecerem estar munidos com aquilo que de melhor existe, o trabalho final é absolutamente lastimável. A Fundação agradece que não passem repetições, e já lhes comunicou isso mesmo.

Parte da produção deveria ser paga pela Fundação do Carnaval. Por razões de incumprimento contratual, decidimos não o fazer.

Percebo que com marchas de Lisboa se façam programas da treta, mas com conteúdos do nosso Carnaval, ainda por cima apresentados em diferido, não admito este resultado final.

Uma vez que eramos os principais patrocinadores da reportagem, não nos inibimos de fornecer indicações que foram simplesmente ignoradas.
Temos mais um trabalho de pseudo-artistas que vêm com a intenção de sacar dinheiro o mais rápido possivel, sem qualquer vontade de fazer um trabalho digno e dignificante para todos. Assim que recolheram 90 minutos de imagens em falso directo, arrumaram as coisas e puseram-se a mexer, quando o combinado era que o corso seria gravado na íntegra desde que acontecesse até às 18h00.

Para as coisas sairem bem feitas parece que têm que ser os grupos e escolas a fazerem-nas. Para o ano filmamos nós.»

Carlos Gomes in «Ovar.net»

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Charanguinha e Joanas
e Pinguins já ganharam!!!




Escolas de Samba
1. Charanguinha: 281 pontos

Passerelle:
1. Joanas do Arco da Velha: 626 pontos

Carnavalesco:
1. Pinguins: 1139,5 pontos

(Ler tudo em www.Ovarnews.com)
Noite Mágica



A «Noite Mágica», de segunda para terça-feira, tem cada vez mais adeptos. Com chuva durante todo o dia, o cenário era este, imagine-se se o tempo estivesse mais optimista...
(foto daqui)

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Carnaval 2007
Corso em tempo record



O novo elenco da Fundação do Carnaval de Ovar começou a mostrar serviço. Não é que não tenham trabalhado nos bastidores mas ontem conseguiram um feito, dir-se-ia, quase histórico, ao recolher o cortejo às 18 horas, sem quebras e sem paragens.
Se os intervenientes nos grupos e escolas de samba não tivessem dado igualmente uma mostra de enorme vitalidade do carnaval vareiro, até poderia ser o facto mais relevante do Carnaval até ao momento.

sábado, fevereiro 17, 2007

Campeão do orçamento

«Não estranha, pois, que o auto-intitulado Carnaval mais português de Portugal tenha o segundo maior orçamento dos corsos que amanhã e terça-feira saem à rua um pouco por todo o País: 400 mil euros. A verba de Torres só é batida pelo Carnaval de Ovar, onde a organização tem prevista uma factura da ordem dos 600 mil euros». («Correio da Manhã»)

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Revelação em Ovar



Um pequeno vídeo da prestação dos brasileiros Revelação na Tentzone, no último sábado. O programa na tenda segue dentro de momentos.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

O tempo



As condições do tempo vão melhorar para os próximos dias. Conferir aqui as previsões para Ovar.
Windows Vista sem segredos

Mais um livro da colecção “Para Totós”, caso de sucesso em Portugal
O Windows Vista vai deixar de ter segredos para quem adquirir este novo título da Porto Editora, disponível no início de Março.
O leitor de Windows Vista Para Totós talvez nem queira ser um perito. Chega-lhe, provavelmente, dominar as ferramentas essenciais. Este livro serve para isso mesmo e é da autoria de Andy Rathbone, especialista e responsável por várias obras sobre o Windows, desde 1992.
Acompanhadas de humor e diversão, as informações claras, os ícones e outros auxiliares de leitura, fazem de Windows Vista Para Totós o melhor e mais completo guia sobre o sistema operativo do futuro. E, para que nunca se esqueça dos aspectos mais importantes, o livro traz, ainda, uma cábula destacável com dicas úteis!
No entanto, Windows Vista Para Totós não é um livro apenas para pessoas que não dominam a informática. Por ser muito completo, também se revela um auxiliar útil para especialistas e utilizadores comuns.

Título: Windows Vista
Autor(a): Andy Rathbone
Colecção: Para Totós
N.º de Págs.: 496
PVP: 22,20 €
Música
Artic Monkeys vencem prémios Brit

Os Artic Monkeys foram os grandes vencedores dos prémios Brit, que distinguem os melhores da música pop britânica, ganhando em duas categorias, e a luso-canadiana Nelly Furtado foi considerada a melhor intérprete feminina estrangeira.
Na cerimónia realizada em Londres, a cantora Lilly Allen foi a grande derrotada, pois apresentava-se nos Brit com quatro nomeações, mas saiu sem qualquer prémio.
Os Artic Monkeys foram considerados o melhor grupo da pop britânica e o seu álbum "Whatever people say I am, that's what I'm not" foi o melhor do ano.
Com uma popularidade graças à difusão pela Internet, os Artic Monkeys tinham conseguido bater recordes de venda com este disco mesmo antes de ter sido lançado no mercado.
Os Killers ganharam também dois Brits, para o de melhor grupo estrangeiro e de melhor álbum de grupo estrangeiro ("Sam's Town").
Amy Winehose foi considerada a melhor intérprete feminina britânica e Nelly Furtado ganhou entre as cantoras estrangeiras, enquanto James Morrison e Justin Timberlake foram os vencedores nas mesmas categorias para intérpretes masculinos.
O veterano grupo Take That, de que Robbie Williams fez parte, ganhou o prémio para melhor single, "Patience", no seu regresso à música.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Imagine a «Charanguinha»



O «NdO» tem o prazer de apresentar, em sensacional exclusivo, o samba de enredo da escola de samba «Charanguinha» 2007, intitulado «Imagine... Um tributo aos quatro de Liverpool».
Para ouvir, basta clicar no tema correspondente na barra do lado esquerdo, no nosso MP3 Player. Boa audição!
A crise do Esmoriz Ginásio Clube



Fundado em 1967, o Esmoriz Ginásio Clube é um dos mais conceituados clubes do voleibol português.
Dois títulos nacionais e uma taça de Portugal em seniores masculinos, várias participações em competições internacionais, dezenas de títulos em todos os escalões e atletas em representação de Portugal nas diferentes Selecções, bem como um importante e grandiosos património, são o reflexo do trabalho e dedicação de dirigentes, técnicos, colaboradores e sócios, sem esquecer também as autarquias e os patrocinadores.
Foram 39 anos ao serviço do desporto na região e a honrar Esmoriz.
Mas o blog do Álvaro Santos alerta para a grave crise financeira que vive o clube, o que constitui uma das páginas mais negras da sua história.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Com especial incidência em Ovar
Operação Carnaval da PSP

A PSP vai reforçar as operações de segurança nas estradas portuguesas, durante a época de Carnaval, com o objectivo de diminuir a criminalidade e a sinistralidade nas zonas sob a sua jurisdição, anunciou hoje a Direcção Nacional daquela polícia.
Segundo um comunicado da Direcção Nacional da PSP, a "Operação Carnaval em Segurança 2007" decorrerá entre 15 e 21 de Fevereiro, com aumento do policiamento nas principais zonas comerciais, turísticas e de diversão nocturna, assim como um maior controlo do trânsito.
No âmbito da prevenção e dissuasão da sinistralidade rodoviária, os Comandos da PSP terão nos Serviços de Trânsito equipamentos para que as pessoas possam efectuar testes voluntários de alcoolemia gratuitamente, refere a nota, indicando que será também incrementada, durante a operação, a actividade das equipas de Fiscalização do Departamento de Armas e Explosivos junto dos estabelecimentos de fabrico e comércio de artigos pirotécnicos e apoio às várias festividades típicas, com especial incidência em Ovar, refere ainda a nota.
Carnaval Sujo
para Memória Futura




Mais um excerto do trabalho em vídeo apresentado pela Fundação do Carnaval de Ovar.
Referendo/Aveiro
Afonso Candal defende haver "vinculação política" ao "Sim"

O mandatário distrital de Aveiro do "Movimento Voto Sim" e vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Afonso Candal, considera que "há uma vinculação política" para despenalizar o aborto, mesmo sem o resultado do referendo ser formalmente vinculativo.
"Assim como houve no referendo anterior uma vitória do 'Não', que não era vinculativa, mas foi respeitada, por uma questão de coerência interpretativa há uma vinculação política à vitória do 'Sim' neste referendo", disse Afonso Candal à Agência Lusa.
Afirmando-se satisfeito com a vitória nacional das teses que defende, o deputado considera que "é um 'Sim' de responsabilidade" o que resulta da consulta popular de hoje.
"É claramente um 'Sim' que marca a abertura de um novo ciclo do ponto de vista dos direitos das mulheres", comentou.
A campanha do referendo no Distrito de Aveiro levou à criação de movimentos cívicos locais e a uma participação significativa em debates e sessões de esclarecimento nos dois sentidos, em alguns dos quais Afonso Candal participou.
Face à vitória do 'Não' no distrito de Aveiro, Afonso Candal considera, mesmo assim, "satisfatórios" os resultados em concelhos em que o 'Sim' ganhou, como Ovar, São João da Madeira ou Mealhada, bem como a subida em concelhos que continuaram maioritariamente a votar 'Não'.
"Desta vez houve uma diferença substancial no perfil dos resultados, o que me deixa satisfeito, já que no anterior referendo apenas no concelho da Mealhada o 'Sim' ganhou, enquanto agora foi vitorioso em vários concelhos do distrito", disse.
Nas 208 freguesias do distrito, o 'Não' alcançou 55,38 por cento dos votos expressos, enquanto o 'Sim' arrecadou 44,62 por cento.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Christina, não vais levar a mal



... mas beleza é fundamental. E é mesmo. Christina Aguillera foi votada uma das mais bem vestidas na 49.ª entrega dos «Grammys», que decorreu esta madrugada.
Trapos à parte, com cinco troféus, o trio feminino de música "country" Dixie Chicks foi o grande vencedor da 49.ª atribuição dos prémios Grammy, que decorreu em Los Angeles.
Naquela que é considerada a cerimónia de atribuição dos "óscares" da música, as texanas Dixie Chicks conquistaram os prémios de melhor álbum e melhor álbum "country", com "Taking the Long Way" e melhor "single", melhor canção e melhor interpretação "country" com "Not Ready to Make Nice".
Os Grammy, inicialmente designados por Gramophone Awards, pela entrega de miniaturas douradas de gramofones aos premiados, são atribuídos pela National Academy of Recording Arts and Sciences e constituem o mais popular dos quatro prémios de música mais importantes nos Estados Unidos. Os outros três são o Billboard Music Awards, American Music Awards e Rock and Roll Hall of Fame.
O veterano grupo californiano de "rock" alternativo Red Hot Chilli Peppers ganhou quatro prémios e a cantora nova-iorquina de "rhytm & blues", Mary J. Blige, recebeu três troféus.
Foram os seguintes os principais prémios atribuídos na noite de domingo no Staples Hall:
Álbum do ano: "Taking the Long Way", Dixie Chicks.
"Single" do ano: "Not Ready to Make Nice", Dixie Chicks.
Canção do ano: "Not Ready to Make Nice", Martie Maguire, Emily Robison, Natalie Maines (Dixie Chicks) e Dan Wilson.
Álbum "pop" vocal: "Continuum", John Mayer.
Álbum "rock": "Stadium Arcadium", Red Hot Chilli Peppers.
Álbum "rhytm & blues": "The Breakthrough", Mary J. Blige.
Álbum "rap": "Release Therapy", Ludacris.
Álbum "country": "Taking the Long Way", Dixie Chicks.
Álbum "pop" latino: "Adentro", Ricardo Arjona e "Limón Y Sal", Julieta Venegas.
Álbum de "jazz" contemporâneo: "The Hidden Land", Bela Fleck e Los Flec ktones.
Álbum clássico: "Mahler: Symphony No. 7", maestro Michael Tilson Thomas com a Orquestra Sinfónica de San Francisco.
Foram atribuídos 108 prémios em mais de 20 géneros musicais.

domingo, fevereiro 11, 2007

Ovar contraria tendência distrital



Ver resultados finais aqui.
Referendo
Participação deverá ser superior 1998,
mas não será vinculativo, diz o CNE


A participação no referendo de hoje sobre a despenalização do aborto deverá ser superior ao da consulta realizada em 1998, apesar de não chegar aos 50 por cento que o torna vinculativo, disse à Lusa o porta-voz da CNE.
Nuno Godinho de Matos, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), estimou que a participação de hoje não deverá ultrapassar os 40 por cento, enquanto no referendo de 1998 a abstenção atingiu o recorde de 68,11 por cento.
Nuno Godinho de Matos adiantou que o referendo não será vinculativo pois não atinge uma participação superior aos 50 por cento.
Segundo informação do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral (STAPE), a participação no referendo atingia 31,31 por cento às 16:00, três horas antes do encerramento das urnas.
O porta-voz da CNE sublinhou que entre as 18:00 e as 19:00, a afluência às urnas tem um pico de subida, prevendo-se que entre quatro a cinco por cento dos eleitores vote durante a última hora.
A abstenção no referendo de 1998, no qual venceu o "não", atingiu o valor recorde de 68,11 por cento.
Na primeira consulta sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez o "não" ganhou com 50,07 por cento, contra os 48,28 por cento do "sim ", apesar de o resultado não ter sido vinculativo uma vez que participaram menos de 50 por cento dos eleitores.
Cerca de 8,7 milhões de eleitores estão recenseados para o referendo de hoje sobre a despenalização do aborto até às dez semanas.
Afluência às urnas no distrito
de Aveiro ao Meio-Dia


A afluência às urnas no distrito de Aveiro situava-se, às 12:00, na ordem dos 11 por cento, de acordo com fonte do Governo Civil de Aveiro, sendo maior nas zonas rurais do que nas cidades.
Os dados recolhidos por amostragem no Governo Civil de Aveiro, ainda em processo de recolha, apontavam afluências inferiores a essa média em centros urbanos importantes como São João da Madeira, com 10,4 por cento, e superiores nos meios rurais.
A maior afluência registava-se em Frossos, uma pequena localidade do concelho de Albergaria-a-Velha, situada junto ao Rio Vouga, em que já tinham exercido o direito de voto 14,50 por cento dos eleitores, até ao meio-dia.
Revelação «private»

Pois é. Quem foi ver diz que gostou. Os «Revelação» já tocaram no Carnaval de Ovar e já terão partido rumo a Madrid. É que Robinho parece ser fã do grupo brasileiro que tocou ontem na «Tentzone», e como está ali ao lado em Madrid, chegou a colocar a possibilidade de viajar até Ovar no seu jacto particular (Aterraria em Maceda, de certeza...). Mas não. Depois de pensar melhor, optou por «raptá-los» e colocá-los a tocar só para ele numa festa particular que o craque vai dar esta noite na sua mansão.

sábado, fevereiro 10, 2007

Guarda-redes apadrinha banda brasileira
O «Toque Social» de Helton ontem em Ovar


Os foliões vareiros adeptos do FC Porto e do futebol em geral estiveram em alta ontem à noite em Ovar, já que, tal como prometido, Helton, esteve na Praça das Galinhas, para acompanhar os «Toque Social» que ali tocaram.
Apaixonado pela música e viciado no seu cavaquinho, Helton tem um projecto importante no Brasil relacionado com esta faceta da sua vida. Através de um trabalho de beneficência, o guarda-redes do F.C. Porto tornou-se no mentor, produtor e patrocinador do grupo Toque Social, cujos elementos encontraram em Helton o «padrinho» perfeito.
O internacional brasileiro, em parceria com o empresário Carlos Veloso, decidiu trazer o conjunto a Portugal e o objectivo é agora arranjar alguns concertos para dar a conhecer «o samba romântico» deste projecto. «Trouxe estes meus amigos aqui para Portugal e vou tentar arranjar-lhes alguns espectáculos. Eles tocam um samba bem romântico, acho que os portugueses vão gostar», explicou Helton no regresso ao nosso país.
Apesar de ser também ele um excelente músico, Helton não vai subir aos palcos com os Toque Social. «Para já não toco com eles, sou só o padrinho. É um trabalho social que faço no Brasil e através do meu amigo Carlos Veloso foi possível dar-lhes esta prenda de Natal, até porque eles nunca tinham saído do Brasil», anunciou o guardião, ladeado pelos quatro jovens, visivelmente encantados com os flashes das máquinas fotográficas e com os gravadores dos jornalistas.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Cogumelo Mágico

Ao título «A Veneza de Portugal» Aveiro pode muito bem acrescentar desde hoje o epíteto «A Amesterdão portuguesa». A loja Cogumelo Mágico, inaugurada hoje, quinta-feira, no Centro Comercial Oita, e que se autodenomina «a tua loja de drogas legais», é a primeira smart-shop a abrir na Europa fora das fronteiras holandesas, país onde a venda e consumo de drogas leves são tolerados pelas autoridades locais. A cidade holandesa de Amesterdão, onde existem centenas de espaços de comércio e consumo de drogas leves, as coffeshops, representa o expoente máximo dessa tolerância.
Erva sálvia pronta a ser fumada ou vendida em extractos para fazer chá, cactos cuja constituição natural contém mescalina (substância alucinogénica), kits para cultivo de cogumelos “mágicos” alucinogénicos, cápsulas de produtos naturais alucinogénicos e chá de erva ayahuasca, cujo consumo proporciona uma viagem também ela alucinogénia, são alguns dos produtos que podem ser adquiridos na Cogumelo Mágico.(Ler história aqui)

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Novo CD de Amélia Muge é «um mundo de mundos»

O novo álbum de Amélia Muge, "Não sou daqui", é o primeiro de uma trilogia de originais, "dentro da tradição musical europeia, reflectindo as ligações entre a palavra, a música e a tecnologia", explicou a cantora.
Sophia de Mello Breyner Andresen, Hélia Correia e António Ramos Rosa são alguns dos poetas escolhidos por Amélia Muge que surgem neste álbum, a editar na próxima semana pela Vachier & Associados.
"Este álbum é um mundo de mundos, onde num primeiro momento partilho o meu mundo interior com os músicos que me acompanham e também como lugar de encontros de sonoridades", disse à Lusa Amélia Muge.
"Uma parceria entre eu própria e o mundo, pelas escolhas que faço da pe ssoas com que colaboro, os poetas que escolho, as músicas e os encontros que se proporcionam", sublinhou.
O álbum "Não sou daqui", segundo a Amélia Luge, "trabalha essencialmente a ideia de lugar, sendo este entendido de forma abrangente".
"As canções evidenciam marcas de uma mundividência de estares e sentires pelas sete partidas do mundo", realçou.
Amélia Muge assina sete letras, além de musicar os treze temas que compõem o álbum, e que inclui um vídeo do tema "Não sou daqui, mas..." de sua autoria.
O CD é produzido por Amélia Muge e António José Martins, músico que a cantora considera "fundamental" no seu trabalho e que assina também a direcção musical.
Com Amélia, que além da voz toca guitarra braguesa e almofada, neste CD estão Carlos
Mil-Homens (cajón), Catarina Anacleto (violoncelo), Cristina da Silva (lobulophone de orelha), Filipe Raposo (piano acústico e de Rhodes e acordeão), José Manuel David (flautas transversal e de bisel, tarota, trompa, garrafas) , José Peixoto (guitarra acústica sem trastos) e Yuri Daniel (contrabaixo e baixo eléctrico).
"Neste álbum está mais clara a ideia de canção, como um espaço de fronteira, de sentir os acontecimentos, e há uma maior sedimentação do meu trabalho", sublinhou. Além das canções, a edição do álbum inclui desenhos de Amélia e textos que, segundo a cantora, "reforçam a sua imagem", nomeadamente um excerto da obra de Amin Maalouf, "As identidades assassinas", e um poema escrito propositadamente por António Ramos Rosa. Nele o poeta afirma que Amélia "é uma voz da terra, é uma voz das veias". Amélia Muge apresenta "Não sou daqui" dia 17 de Fevereiro no palco da Culturgest, em Lisboa, dias 02 e 03 de Março no Auditório do Centro de Artes Perfomativas do Algarve, em Faro, dia 10 de Março, Auditório Municipal na Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, e dia 24 de Junho na Cité de la Musique, em Paris.
«Amigos do Cáster» promovem
concurso de fotografia


Alguém tem alguma pista?

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ovarense Aerosoles visitou Sportsfórum


Centro Comercial já entregou lojas. Ler aqui. (in «Ovarense Aerosoles»)

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Duelo de Pagode Brasileiro
Toque Social Versus Grupo Revelação

Curioso «braço-de-ferro» entre dois promotores de espectáculos no Carnaval de Ovar. Quem ganha é o público que tira a barriguinha de misérias...


Toque Social
Sexta-feira - 22 horas
Praça das Galinhas


Grupo Revelação
Sábado - 22 horas
Tentzone - Largo Senhora da Graça
Um olhar em redor...
Grandes Superfícies

Ao longo dos últimos dez anos o concelho da Feira tem vindo a ser invadido por vários espaços comerciais de grande dimensão. Este ano não será excepção! Ao que já é possível ver na lista de aprovações divulgada pela Direcção Geral do Comércio e Concorrência, serão pelo menos três os espaços comerciais a abrir este ano. Falo do Staples Office Centre em Sanfins, do Modelo em Mozelos e do Plus em Arrifana. Mas a Câmara já aprovou o Intermarché de Canedo! O Feira Nova vai iniciar, ao que se sabe, dentro de semanas a construção de um Centro Comercial com mais de 33.000 metros quadrados de ABL. A nova Exponor tem uma grande área comercial. Será que o concelho aguenta? Não serão lojas a mais?
Se olharmos para a vizinhança está a acontecer a mesma coisa, por isso, os habitantes de concelhos vizinhos deixam de ser potenciais clientes! Vamos olhar para cada caso individualmente.
Espinho. O único que até hoje não tem um hipermercado nem um Hard Discount, e ao que se sabe, também não vai ter. A licença E. Leclerc para Anta é anterior a 2004 e ainda não foi usada. Entretanto fala-se já na hipótese deste grupo usar uma freguesia da Feira (Nogueira da Regedoura) para servir Espinho.
Ovar. O Dolce Vita abre dentro de 70 dias! Com ele "fecha" o Modelo e chega o Continente. Mesmo sem cinemas, será um ponto de atracção. O DeBorla foi convertido no Atlantik Park... Chegam a Rádio Popular, o Minipreço, o Office Pack,... A tudo isto soma-se os já velhinhos Intermarché (Ovar e Esmoriz), o Lidl, o Plus (Ovar e Esmoriz). E já se fala no Carrefour e no Feira Nova!
S. João da Madeira. O Modelo sofre mutação a Continente no projecto VIII Avenida Shopping, 32.000 metros quadrados de ABL, da responsabilidade da Sonae Sierra. Aqui a atracção é maior, dado que a Castello Lopes vai explorar 5 a 7 salas de cinema. Ainda nesta cidade há licenças concedidas a Minipreço e Pingo Doce, ambas de mais de 1000 metros quadrados.
Oliveira de Azeméis. Ninguém esperaria tal evolução! Modelo, Lidl e Plus vão ter companhia. O Mercado dos Mosqueteiros está quase a abrir. Entretanto Feira Nova, E. Leclerc e Staples Office Centre já realizaram pedidos.
É uma evolução muito grande... talvez até demais! («krónicas feirenses»)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Festa do «Disco-Sound»
foi uma loucura!






A festa «Disco-Sound», do passado sábado, organizada pelas «Joanas do Arco da Velha», na sua sede, foi um espectáculo! Só foi pena que a Polícia tenha ido acabar com a música quando as coisas estavam no seu auge. Não se percebe muito bem o critério que as nossas autoridades utilizam para fechar com algumas festas de carnaval. Se esta é uma situação sazonal, então deveria sê-lo para todos...

domingo, fevereiro 04, 2007

Carnaval das Crianças 2007
Alegria, criatividade e energia a rodos





Alegria, criatividade e energia a rodos. Em três palavras se pode descrever o que é o Cortejo das Crianças do Carnaval de Ovar. Tudo isto e ainda mais, porque é aqui que está o futuro do Entrudo vareiro.
Foi pena que tenha durado tão pouco o corso deixando água na boca a muitos que se deslocaram a Ovar para o presenciar. Mas compreende-se, o tempo na tarde de hoje fez caretas e a organização não quis correr o risco de tirar o corso e depois caísse um aguaceiro em cima das crianças. E então... Foi sempre a andar! E todos chegaram sãos e secos.
(As fotos são daqui)

sábado, fevereiro 03, 2007

Pontuações Carnaval Ovar
de 1998 a 2006


Para quem tem curiosidade, aqui ficam as médias das pontuações dos últimos anos.

Xaxas - Média: 2,78 em 9 anos
Pinguins - Média: 3,11 em 9 anos
Marados - Média: 3,22 em 9 anos
Vampiros - Média: 4,11 em 9 anos
Zuzucas - Média: 4,67 em 9 anos
Pierrots - Média: 5,44 em 9 anos
Hippies - Média: 6,89 em 9 anos
Pindéricus - Média: 7,78 em 9 anos
Catitas - Média: 9,44 em 9 anos (pontuações: 1 - 5º, 1 - 6º, 1 - 8º, 2 - 10º, 2 - 12º e 1 - 13º)
Garimpeiros - Média: 10,33 em 9 anos (pontuações: 1 - 8º, 3 - 9º, 2 - 10º, 1 - 12 e 1 - 13º)
Carrucas - Média: 10,38 em 8 anos (pontuações: 1 - 7º, 1 - 8º, 1 - 10º, 3 - 11º, 1 - 12º e 1 - 13º)
Não Precisa - Média: 11,11 em 9 anos (pontuações: 3 - 9º, 1 - 10º, 1 - 11º, 1 - 12º, 2 13º e 1 - 14º)
Condores - Média: 11,67 em 9 anos (pontuações: 2 - 10º, 3 - 11º, 2 - 12º e 2 - 14º)
Marroquinos - Média: 12,67 em 3 anos (pontuações: 1 - 12º, 2 - 13º)
(Com a devida vénia do Blog dos «Não Precisa»)

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Uma «Remix» do cartaz



Temos indicação de que quem for à zona de restauração do Fórum Aveiro tem direito a um toalhete (aquele papel colocado no tabuleiro) especial. Trata-se de uma promoção ao Carnaval de Ovar! Tem o programa todo discriminado e ainda esta versão do Rei Momo a comer um frango inteiro e ainda com um leitão aos pés prontinho a marchar. Ainda dizem que não há divulgação... Ora digam lá: Com esta é que não estavam a contar, pois não??
Lá se vai a Urgência

O governo decidiu o encerramento de 15 urgências hospitalares. São elas:
Peso da Régua, Macedo de Cavaleiros, Vila do Conde, Fafe, Santo Tirso, S. João da Madeira, Ovar, Espinho, Estarreja, Cantanhede, Peniche, Fundão, Curry Cabral (lisboa) e Montijo.
À última da hora, Cinfães, que inicialmente fazia parte do grupo, deixou de pertencer à lista, salvaguardando-se a sua urgência, alegadamente porque as acessibilidades - no sopé da Serra de Montemuro - tornariam ainda mais penosas as deslocações hospitalares urgentes. Em sua substituição - porque parece que era mesmo esswencial manter os 15 encerramentos - entrou Peniche.
Não se percebe.
Não parece sensato encerrar pontos de urgência no País. Mas também não me parece democrático, desfavorecer claramente populações no seu acesso a urgências. Ainda estamos no rescaldo dos casos quer revelaram o atraso na prestação de socorros, que continua a vitimar pessoas em todo o País fora das grandes áreas urbanas e de que os dois casos de Odemira são apenas um tímido exemplo.
Não é sensato, não é democrático e é injusto. Muito injusto.

Alguns dados estatísticos sobre estas urgências:
Sete ficam em concelhos PSD (Peso da Régua, S. João da Madeira, Estarreja, Cantanhede, Fundão e Lisboa)
Seis são lideradas pelo PS (Vila do Conde, Fafe, Santo Tirso, Ovar, Espinho, Montijo)
Uma é gerida pela CDU (Peniche)
Aveiro é o distrito mais penalizado com 4 urgências encerradas (S. João da Madeira, Estarreja Ovar e Espinho). Fecham duas no distrito do Porto, e uma em Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Vila Real.
É a seguinte a população afectada:
Peso da Régua (17987), Macedo de Cavaleiros (17210) Vila do Conde (75981), Fafe (53528), Santo Tirso (71623), S. João da Madeira (21538) Ovar (56715), Espinho (31703), Estarreja (28279) Cantanhede (38590), Peniche (28164), Fundão (31297), Curry Cabral (Lisboa) e Montijo (40466)
Sem contar com a população abrangida pelo Hospital Curry Cabral, em Lisboa, serão mais de 513 mil pessoas afectadas com a nova reorganização que, segundo o ministério pretende colocar os cidadãos a menos de meia-hora de um ponto de urgência hospitalar.
Não deixa de ser curioso que o próprio relatório que propõe estes encerramentos, admita que possa haver 60 mil pessoas que, afinal, possam ficar a uma hora de distância do serviço de urgência mais perto.
Parece, uma vez mais, pouco democrático e injusto. Quanto à sensatez, estamos conversados... («À Coca»)
Alterações Climáticas
Planeta vai aquecer durante séculos

Especialistas mundiais em alterações climáticas afirmaram hoje que o aquecimento global é "inequívoco", continuará durante séculos e "muito provavelmente" tem causa humana.
O aquecimento global fará com que até 2100 o planeta aqueça entre 1,8 e 4 graus Celsius, o que fará subir o nível dos mares até 58 centímetros e multiplicar as secas e as vagas de calor.
Estas são as principais conclusões do relatório hoje apresentado em Paris pelos 500 delegados do Painel Intergovernamental para as Alterações Climática s (IPCC) da ONU, após quatro dias de intensas negociações.
Os peritos basearam as suas conclusões no conjunto das investigações científicas realizadas nos últimos seis anos para e actualizar e corrigir os dados do seu anterior relatório, de 2001.
Para o presidente do painel, Rajendra Pachauri, trata-se de "um documento muito impressionante que vai vários passos além das investigações anteriores", e, segundo a cientista Susan Dolomon, representante do governo norte-americano , "não há dúvida de que o aumento dos gases com efeito de estufa é dominado pela s actividades humanas".
Segundo uma síntese do relatório, intitulada "Resumo à Atenção dos Decisores", o aumento da temperatura global será muito diferenciado conforme as regiões, podendo ser multiplicada por dois nos pólos, por exemplo.
A subida dos termómetros fará subir também o nível dos mares entre 18 e 59 centímetros e estará na origem de múltiplos fenómenos extremos, como vagas de calor, episódios de seca e precipitações intensas cada vez mais frequentes que poderão provocar a deslocação de cerca de 200 milhões de refugiados climáticos daqui até ao fim do século.
É muito provável, segundo os autores do relatório, que a quantidade de precipitação aumente nas maiores latitudes e diminua na maior parte das zonas su btropicais (cerca de 20% em 2100), de acordo com as tendências observadas.
O aquecimento será maior nos continentes do que nos oceanos e nas latitudes norte, e menor no sul e em partes do Atlântico norte.
Este quarto relatório do IPCC, criado em 1988 pelas Nações Unidas, refere que a temperatura global irá aumentar 0,2 graus por década devido às emissões de gases com efeito de estufa já lançadas para a atmosfera, e que não será possível impedir a continuação desse aumento a um ritmo de 0,1 graus por década, mes mo se essas emissões ficassem nos níveis de 2000.
As concentrações de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, sublinham os especialistas, nunca foram tão elevadas desde há 650.000 anos.
O aquecimento previsto reduzirá a cobertura de neve e as calotes polares, e não se exclui a possibilidade de o gelo do Pólo Norte se derreter completam ente em finais do século.
Este relatório do IPCC tem por objectivo ajudar a fundamentar com bases científicas a resposta dos dirigentes do planeta ao aquecimento global, nomeadamente no quadro do Protocolo de Quioto.
O painel científico deverá divulgar nos próximos meses outros relatórios sobre o impacto do aquecimento global, as formas de o mitigar e um documento final de síntese, a aprovar em Novembro em Valência (Espanha).
Homenagem à Mulher Portuguesa

Esclarecimentos sobre o Europarque

Os vereadores do PSD manifestaram ontem, em reunião do executivo, as suas preocupações relativamente aos atrasos no projecto de expansão do Europarque previsto para os concelhos de Santa Maria da Feira e uma parte de Ovar.
Isto porque há cerca de um ano atrás, a Câmara Municipal de Ovar assinou um acordo de colaboração com a AEP para acolher este projecto que os vereadores do PSD consideram muito importante para o desenvolviemnto da região.
Na altura, foi assumido que este projecto iria arrancar ainda no segundo semestre de 2006.
Contudo, despois de um ano passado da data desse acordo, não aconteceu nada.
Este pedido de esclarecimento pode ser consultada aqui na integra.(«Álvaro Santos»)

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

«Joanas do Arco da Velha»
ao ritmo do «Disco-Sound»




A festa é na sede das «Joanas», no próximo sábado, dia 3, a partir das 23 horas.
Vai ser a loucura total com os DJ's consagrados Johnny e Neuza.
Sportsfórum sem cinema??
Gente indignada



«Como é que é possível construirem um centro comercial numa zona em que querem apostar e dar mais dinamismo e que estima uma "abrangência de 370 mil pessoas" sem cinema? Cabe na cabeça de alguém?
Os vareiros andam há anos, desde o encerramento para exibição de filmes do Cine-teatro, a viajar ou para Aveiro ou para Porto/Gaia, e agora quando temos um centro comercial, não vai haver cinema apenas porque a "distribuidora de filmes" (também conhecida por "Lusomundo") não quer apresentar estreias aqui na 'terriola'. Este pessoal anda maluco, ou é só mesmo burrice pura? Onde é que vão arranjar pessoas para consumirem nos restaurantes e nas lojas sem um cinema? Quem é que vai para aquela zona de Ovar a não ser para ir ao C.C. para ver um filme? Pouca gente terá vontade de ir para lá, a não ser os "domingueiros".
O cinema chama pessoas tanto para a zona da restauração como também para as outras lojas. É difícil perceber isto? Será complicado compreender que muita gente de Ovar para ir ao cinema, ou para fazer compras tem de sair de Ovar? («Ayer's»)