A Fundação do Carnaval de Ovar organiza hoje a Festa e Desfile de Dominós, pelas 22h00, no Centro Comercial Dolce Vita Ovar.
Os Dominós foram elaborados pelos Grupos e Escolas de Samba do Carnaval, artistas e instituições de solidariedade social, dando asas à criatividade.
Dominó é um dos personagens clássicos da commedia dell’arte italiana, ainda que menos conhecido do que Pierrot, Arlequim ou Columbina.
Como fantasia de Carnaval começou por ser usada pelos antigos venezianos.
Pode ser feita de cetim ou veludo mas, por cá, é sobretudo apresentada em sarja, normalmente de cor negra.
Esta túnica até aos pés de origem religiosa, com capuz, mangas e luvas, a que se junta a tradicional máscara de Carnaval, e a voz colocada num estridente falsete, permite o encobrimento total. Deixamos de ser gordos, magros, novos, velhos, feios, bonitos, homens ou mulheres, e saímos para conviver.
Para manter uma certa autoridade e garantir o seu direito à ocultação de identidade, o Dominó tradicional faz-se normalmente acompanhar por uma colher de pau mantendo afastados os mais atrevidotes.
A inevitável criatividade dos foliões tem levado, desde sempre, ao aparecimento de todo o tipo de variantes deste personagem que o reinventam a seu bel-prazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário