quinta-feira, setembro 06, 2007

Parabéns Elvis Évora e Miguel Miranda!
O «milagre» luso
no qual o Sport não acredita


Os jornais espanhóis desportivos de hoje contam nas suas páginas o "milagre" do apuramento da selecção portuguesa de basquetebol para a segunda fase do Europeu, mas, ainda assim, o Sport "manda" Portugal para casa.
"Portugal conseguiu a surpresa, mas qualificou-se a Letónia", é o título da crónica do jornal catalão ao histórico triunfo de quarta-feira da formação lusa sobre os ex-soviéticos, texto "fabricado", naturalmente, antes do desaire espanhol.
Certo de que os campeões do Mundo somariam o 29º triunfo consecutivo face à Croácia, o jornalista do Sport fez o comentário antes de nova surpresa (os croatas venceram por 85-84), falando de um empate a três, entre Portugal, Croácia e Letónia, que não aconteceu.
Ainda assim, o diário catalão não deixa de enaltecer o triunfo de Portugal, lembrando que os comandados de Valentyn Melnychuk quase não precisavam do desaire dos espanhóis, já que, "a sete minutos do final, chegaram a liderar por 17 pontos (61-44)".
Os outros diários desportivos souberam, pelo contrário, esperar pelo fim do jogo da Espanha: "Portugal ganha e qualifica-se, graças ao triunfo da Espanha", escreve a Marca.
"Portugal, a tímida selecção que parecia estar no EuroBasket como em outro Planeta, teve ontem um sonho, que se cumpriu da forma mais inesperada, com uma vitória croata sobre a Espanha, com a qual ninguém contava", acrescenta o diário madrileno.
A Marca, que na véspera tinha classificado o conjunto luso como o "joguete" do Europeu, diz agora que Portugal "vive o sonho de jogar com os melhores", enquanto a Letónia, "que havia oferecido uma grande imagem nas duas primeiras jornadas, vai para casa".
"Portugal consegue o milagre e Letónia chora na despedida", titula, por seu lado, o AS, na crónica do jogo da equipa lusa, falando de uma equipa "à beira de um enfarte" a seguir o jogo da Espanha e de um feito "com que poucos podiam sonhar ao início do dia".
O diário madrileno fala mesmo das "crónicas dos jornalistas lusos que tiveram de ser cortadas": "houve milagre, mas Portugal mereceu-o", escreve o AS, lembrando que a equipa lusa "precisava de vencer por 15 pontos e chegou a liderar por 61-44".
Por seu lado, o Mundo Deportivo fala do "apuramento histórico para a segunda fase" de uma equipa que "não estava no Europeu desde 1951", lembrando que Portugal "dominou todo o jogo com a Letónia" e quase se qualificou antes do Espanha-Croácia.
Em resumo, a imprensa espanhola percebeu que Portugal também sabe jogar basquetebol, o que na véspera era mentira: "Portugal é um bom comparsa de jogo amigáveis, mas sem basquetebol de categoria para competir a este nível. Voltarão muito breve a casa", disse o AS.
Ao contrário de todas as previsões, a selecção lusa está mesmo na segunda fase e, no mínimo, ficará em Madrid até terça-feira, dia em que fecha a sua participação no grupo E, isto se não se der mais nenhuma surpresa e um impensável apuramento para os quartos-de-final.

Sem comentários: