terça-feira, dezembro 03, 2024



Nélson Reis na final de Pool Português - 2.ª Divisão de Aveiro
Nélson Reis, da AD Ovarense, foi segundo classificado no 2.º Open de Pool Português, da 2.ª Divisão de Aveiro, que decorreu no Outeiro de Baixo.

Ricardo Santos, da Casa do Benfica de Águeda, foi o vencedor da prova que decorreu nas instalações desportivas do CCR Outeiro de Baixo.

Recorde-se que a Associação Desportiva Ovarense sagrou-se campeão da Liga10 Aveiro em Bilhar, prova que organizou.

https://www.ovarnews.pt/ad-ovarense-sagra-se-campea-da-liga10-aveiro-de-bilhar/ https://www.ovarnews.pt/nelson-reis-na-final-de-pool-portugues-2-a-divisao-de-aveiro/


Espetáculo solidário de casa cheia para ajudar o Rafael
O auditório do Casino Espinho encheu para o espetáculo solidário, cujas receitas reverteram para a reabilitação do Rafael, um menino de 2 anos.

Ao longo de quase quatro horas, o palco recebeu vários momentos de música, dança, união, partilha e emoção. Ninguém ficou indiferente à exibição de uma pequena reportagem sobre o pequeno Rafael, assim como alguns dos tratamentos de reabilitação e estimulação. Marianela Marques, fisioterapeuta e diretora geral na Clínica Kinésio, fez uma intervenção, onde explicou a


importância das terapias realizadas e a evolução já sentida.

A escola de dança Creative Move abriu o espetáculo com dança, brilho e magia, com quatro atuações.


Rui Porto, Jorge Bandeira, Cláudio Rocha, Irene Vieira, Carla Teles, Sérgio


Moreno e Lean Cruz não ficaram indiferentes a esta história e atuaram para ajudar o "Amado Príncipe Rafael". Uma noite que contou com sete artistas, onde cada um deles interpretou quatro temas, alguns originais, e ainda brindaram o


público presente com muita interação.

As 340 pulseiras para assistir ao evento esgotaram e foram muitos os que contribuíram sem marcar presença. Por essa razão, os organizadores do evento


consideram que atingiram o objetivo a que se tinham proposto. Já a família do Rafael estava visivelmente emocionada, com a onda de solidariedade conseguida, e agradecida por todo o apoio. https://www.ovarnews.pt/espetaculo-solidario-de-casa-cheia-para-ajudar-o-rafael/


PS denuncia voto contra do PSD para reabrir urgências em Ovar
Os socialistas acusam o PSD de ter um discurso em Ovar e outro na Assembleia da Républica.

No plenário realizado em Ovar, a Federação de Aveiro do Partido Socialista deixou perplexos todos os presentes ao desvendar o resultado da votação, na especialidade, de duas propostas de reabertura do Serviço de Urgência do Hospital Francisco Zagalo, apresentadas pelo PCP e pelo BE.

O Partido Socialista, "tal como fez aquando da votação na Generalidade, com exceção de propostas que sobrevinham do Orçamento do seu Governo, utilizou a abstenção para viabilizar as propostas que merecessem acolhimento por parte do atual Governo do PSD, em nome da estabilidade governativa e daquela que acreditamos ser a vontade da maioria dos cidadãos que se expressaram nas urnas, em respeito democrático".

No passado recente, o presidente de Câmara Municipal de Ovar, recordou Emanuel Oliveira, "afirmava não ser suficiente a integração na ULS Entre Douro e Vouga, pois exigia a reabertura das Urgências, entre outras afirmações feitas apenas para que os ovarenses as ouvissem e acreditassem nelas, como agora se comprova ao verificar a total incoerência e total falta de correspondência entre os seus atos e as suas palavras". O líder dos socialistas de Ovar fala em incoerência, nomeadamente, "entre o que o PSD anuncia em Ovar e aquilo que o PSD faz na Assembleia da Républica, votando contra as duas propostas de reabertura do Serviço de Urgência no Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar".

"A gestão PSD da Câmara Municipal de Ovar sempre atribuiu o insucesso das suas vontades ao facto de o Governo ser do Partido Socialista. E agora, que o Governo é do PSD, a quem se deve então o insucesso?", questiona, enquanto aguarda "com expectativa que nos mostrem um novo culpado…"

O PS Ovar estranha também que, "após tantos e tanto anúncios feitos aos ovarenses por parte do deputado Salvador Malheiro, este se tenha “esquecido” e “eclipsado” não lhe sendo possível informar os Ovarenses de que o grupo parlamentar do PSD, pelo qual foi eleito, vetou e impediu a reabertura do Serviço de Urgências em Ovar, com todos os impactos que isso terá na saúde dos vareiros e até noutros aspetos, de que é exemplo a recente luta pela abertura das Farmácias em período noturno". "Para quem afirmava que ia para Lisboa, abandonando a presidência da Câmara de Ovar, para ajudar a resolver os problemas do Concelho que daqui não conseguiria... mais ajudas destas dispensam-se!"

Por fim, é com agrado que os socialistas viram acender as luzes de Natal em Ovar, mas com "uma profunda desilusão e tristeza que vemos continuarem a apagarem-se luzes da vida dos vareiros, por inação da Câmara Municipal de Ovar, pela passividade e inércia do seu presidente, Domingos Silva, e do seu executivo PSD, bem como pela conivência de Salvador Malheiro".

 

 

  https://www.ovarnews.pt/ps-denuncia-voto-contra-do-psd-para-reabrir-urgencias-em-ovar/

segunda-feira, dezembro 02, 2024



Quatro anos de M&L Clinic. Cuidados de saúde de referência
A 2 de dezembro de 2020, em plena pandemia, abrimos a porta de um projeto familiar de serviço de saúde de proximidade.

Depois de muitos obstáculos e muitas coisas boas, conseguimos sedimentar o nosso caminho apostando numa abordagem personalizada, com foco na qualidade e formação que têm reflexo no benefício dos serviços.

Apostamos de forma crescente em tecnologia para que a experiência dos nossos utentes fosse melhorada.

Foi também um período com dificuldades inerentes ao nível da congregação entre a nossa vida pessoal, a nossa (outra) vida profissional e outras demais responsabilidades que temos assumidas.

É assim que chegamos ao nosso 4.º aniversário. Muito temos a agradecer a todos os que nos confiam a sua saúde e que possibilitaram que este projeto crescesse.

Este ano os festejos são conservadores. Porque sabemos que o que se aproxima exige grande foco e concentração e porque sabemos que, no final de contas, o que nos deixa felizes e motivados é perceber que este serviço beneficia realmente as pessoas e nos satisfaz profissionalmente.

Em breve teremos mudanças muito significativas que vão sedimentar os nossos serviços e a nossa posição como um dos prestadores de cuidados de saúde de referência no nosso concelho, quer em termos científicos e tecnológicos, quer em termos de qualidade de serviço e recursos.

Por isso, agradecemos muito o vosso carinho e caminhamos juntos para uma M&L CLINIC® cada vez mais capaz de satisfazer o seu propósito.

Estamos de parabéns mas as palmas são para vocês.

O melhor de nós para si, desde 2020. https://www.ovarnews.pt/quatro-anos-de-ml-clinic-cuidados-de-saude-de-referencia/


Ricardo Pereira e Carla Martinho vencem São Silvestre de Esmoriz/Cortegaça
A A 3ª edição da S. Silvestre de Esmoriz/Cortegaça foi dominada por Ricardo Pereira, atleta da Peraltafil, que completou a prova em 30 minutos e 46 segundos. Em segundo lugar, ficou Vítor Oliveira (GDC Guilhovai) a cinco segundos e Tomás Silva (Grecas-Vagos) a 59.

Mas senhoras, Carla Martinho (RD Águeda) venceu destacada em 34m13s, deixando Joana Nunes (Indiv.) a dois minutos e Mara Resende (Grecas-Vagos) a já 3m25s. Ana Leal foi a última em 1h19m23s.

A 3ª edição da S. Silvestre de Esmoriz/Cortegaça teve organização da Academia de Boxe Victor Sá com o apoio das Juntas de Freguesias de Esmoriz e Cortegaça e da Câmara Municipal de Ovar. https://www.ovarnews.pt/?p=86654


Vem aí o ESTRELIM, a 1.ª Edição da Aldeia de Natal em Válega
A 1ª edição da Aldeia de Natal ESTRELIM, que terá lugar em Válega, nos dias 21 e 22 de dezembro, junto no recinto da Casa do Povo, é um evento repleto de magia e pensado para encantar todas as idades


O ESTRELIM será uma verdadeira celebração do espírito natalício, com:

- Um recinto iluminado por luzes natalinas que criam um ambiente encantador;


- Músicas de Natal que prometem aquecer os corações;


- Atuações de Troupes de Reis, valorizando as nossas tradições culturais;


- Uma caminhada natalícia solidária, organizada em parceria com a APADO, para celebrar a amizade entre humanos e seus fiéis companheiros.


- E para aquecer o sábado à noite, atuação do grupo de Válega 5Sense.

A abertura oficial será no sábado, às 14h, com destaque especial para o Mercadinho de Natal, onde os visitantes poderão:

- Desfrutar de delícias tradicionais como pão de ló de Ovar, bolo-rei, bolo-rainha, roscas, filhoses, rabanadas e outros doces típicos;


- Apreciar bebidas reconfortantes como vinho quente, chocolate quente, licores e café;


- Explorar artesanato local, com produtos feitos à mão e perfeitos para presentes;


- Descobrir decorações natalinas, artigos temáticos e outros itens típicos de um mercadinho de Natal.

Este espaço será ideal para viver o espírito natalício e encontrar algo especial para esta época mágica!


Este será um evento único, que celebra a união, a alegria e o encanto natalino. O ESTRELIM promete ser um marco especial para Ovar e para todos os que se deixam envolver pela magia do Natal.


Cartaz:


Dia 21  | 14 às 23h


14h Abertura Mercadinho Natal (Convidados Presidente da Junta Freguesia de Válega e da Câmara Municipal de Ovar)


15h Atelier com as crianças


17h Visita ao Pai Natal


21h 5Sense


Dia 22 | 10h às 19h


10h Caminhada Solidária com APADO


11h Jogos do Pai Natal


16h Atuações Troupe de Reis


19h Encerramento https://www.ovarnews.pt/vem-ai-o-estrelim-a-1-a-edicao-da-aldeia-de-natal-em-valega/


Encomendas de Natal da Mercadona já disponíveis no Pronto a Comer
A Mercadona, empresa de supermercados, já tem disponíveis no Pronto a Comer, as encomendas de pratos de Natal e Ano Novo. A partir de hoje os "Chefes" (clientes) vão poder solicitar, em qualquer uma das lojas, as três opções que a empresa oferece, garantindo em cada prato o sabor mais tradicional e caseiro para esta época festiva.


Os pratos quentes incluem a perna de peru assada e o bacalhau assado, ambos acompanhados de grelos e batatas como guarnição. Além destes, o tradicional meio leitão assado acompanhado de molho com pimenta branca, banha de porco, alho, vinho branco e sal, completa a oferta.


Entre o sortido deste ano estão ainda os novos canapés numa oferta composta por 18 variedades de diferentes sabores, como o rolo de pão de forma recheado com delícias do mar e camarões, a tartelete de camarão e alho, a tartelete de sobrasada com mel e pinhões, entre outras.


As encomendas para estes pratos podem ser feitas a partir de hoje em todas as lojas, no Pronto a Comer e podem ser levantadas a partir de dia 13 de dezembro. https://www.ovarnews.pt/encomendas-de-natal-da-mercadona-ja-disponiveis-no-pronto-a-comer/
Reconhecido como o primeiro fenómeno musical da Internet em Portugal a ter sucesso a uma escala nacional e internacional, Richie Campbell apresenta um espetáculo criado para o Natal da cidade de Espinho.

O cantor apresenta-se no dia 28 de dezembro, às 22 horas.

O Natal espinhense tem muita música:

08.dez


» Sons de Natal - Grupo de Cavaquinhos do Orfeão de Espinho


   15:30 - Coreto de Natal – Parque João de Deus

» Concerto de Natal - Banda de Música Cidade de Espinho


   17:00 - Auditório Junta de Freguesia de Espinho

14.dez


» Sons de Natal - Banda de Música Cidade de Espinho


   15:00 às 16:30 - Ruas da Cidade

» Animação de rua - "Desfiles de Pais Natal Motard 2024" – Moto Clube de Espinho


   15:00 - Largo da Câmara

» Animação de rua - Dj "Pé de Samba"


   22:30 - Parque João Deus

15.dez


» Sons de Natal - Associação Espinho Mar a Cantar


   15:00 - Coreto de Natal - Parque João de Deus

» Concerto de Natal - Orfeão de Espinho


   16:30 - Auditório Casino de Espinho

21.dez


» Sons de Natal - Banda de Música Cidade de Espinho


   15:00 às 16:30 - Ruas da Cidade

» Concerto de Natal - Encontro de Coros


   Coro dos Amigos da Música de Espinho


   Coro Magnu D'Om - Filarmónica de Santa Comba Dão


   18:00 - Auditório do FACE

» Animação de rua - DJ Se7en "Festa de Natal"


   21:30 - Parque João Deus

22.dez


» Sons de Natal - Banda de Música Cidade de Espinho


   15:00 - Ruas da Cidade

» Sons de Natal - Coro da ADRA


   16:00 e 17:00 - Rua 19

23.dez


» Sons de Natal - Banda às Riscas


   22:00 - Ruas da Cidade

Comemorações Passagem Ano


28, 29 e 31 na Esplanad https://www.ovarnews.pt/ho-ho-ho-richie-campbell-no-natal-de-espinho/


Motoristas da Auto-Viação Feirense em greve
Os trabalhadores da Auto Viação Feirense e Transportes Beira Douro estão em greve, esta segunda-feira, e vão à sede da UNIR no Porto para entregar uma resolução.

A greve deve-se à falta de vontade da administração do grupo Feirense de resolver os problemas que estão na base do conflito.

Os trabalhadores concentrar-se-ão junto à sede da empresa em Lourosa e contarão com a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.

Fonte: FECTRANS https://www.ovarnews.pt/motoristas-da-auto-viacao-feirense-em-greve/


É oficial! Já começou o Natal com a nova música da Rádio Comercial
As Manhãs da Comercial, programa de maior audiência de rádio em Portugal, acabam de lançar a sempre tão esperada Música de Natal, este ano com uma adaptação criativa do tema "Os Croquetes Acabam", da artista portuguesa Nena, com letra de Vasco Palmeirim e Nuno Markl. O arranjo e a masterização estiveram a cargo de Nuno Gonçalo Santos.


O vídeo, que celebra a essência da quadra natalícia, contou com a participação de toda a equipa da Rádio Comercial, incluindo Nuno Markl, Vasco Palmeirim, Vera Fernandes, Pedro Ribeiro, Tecas e Manuel Cardoso. Gravado numa casa decorada a rigor, o ambiente é de pura celebração, desde a azáfama na cozinha até à troca de presentes junto à árvore de Natal, passando por uma mesa repleta de doces tradicionais. “As rabanadas acabam” é uma música sobre partilha, união, e a mensagem de que cabe “sempre mais um”.


Desde 2007, a música de Natal da Rádio Comercial tornou-se um momento icónico e esperado por milhares de ouvintes. Vasco Palmeirim, diretor criativo da Rádio Comercial, afirma que “a música de Natal já é uma tradição. Este, ano queríamos incluir na nossa mesa de Natal alguém muito importante, que é o ouvinte da Rádio Comercial. Nós achamos que a Rádio Comercial é muito o espírito de casa e gostamos muito que na nossa mesa de Natal haja um lugar para si!”


https://www.youtube.com/watch?v=vbs2mRoG-as


Além da música de Natal, a Rádio Comercial oferece várias formas de celebrar o espírito natalício nesta época. A tocar desde o dia 25 de novembro, está já disponível a Rádio Digital Natal da Rádio Comercial, que celebra a quadra natalícia com uma programação dedicada exclusivamente ao Natal. Esta rádio pode ser ouvida tanto no site da Rádio Comercial como na aplicação móvel, e estará disponível durante todo o mês de dezembro. A programação inclui centenas de músicas, para ouvir 24 horas por dia, com clássicos incontornáveis como “All I Want for Christmas” e “Last Christmas”.


Outra novidade deste ano é o Coro de Natal da Rádio Comercial, composto por 20 elementos e uma banda de 4 músicos, que interpretam um repertório recheado de hits de Natal, como "White Christmas", "Jingle Bell Rock" e "Hallelujah", entre outros. Os concertos serão realizados no evento “Era uma vez nos Jardins do Marquês – O Natal”, n’os Jardins do Palácio do Marquês, em Oeiras, sempre às 21h, com entrada gratuita, mas será necessário obter um bilhete previamente no local, e terão os seguintes convidados: Carolina Deslandes, a 7 de dezembro; Marisa Liz, a 14 de dezembro; e Nuno Markl, a 21 de dezembro, que irá narrar um conto de Natal especialmente preparado para o evento. https://www.ovarnews.pt/e-oficial-ja-comecou-o-natal-com-a-nova-musica-da-radio-comercial/

domingo, dezembro 01, 2024



Pódio na mesma após triunfos do trio da frente
Na 13.ª jornada do Campeonato SABSEG, a AD Ovarense SAD triunfou em Canedo, por 0-2. Marcaram Joseph e Luis Fellipe, este último de penálti, no último lance do encontro.

Ainda mais apertada foi a vitória do Florgrade FC diante da JuveForce, por 2-1, garantida no minuto 90+7, por Ricardo Machado.

Em Albergaria-a-Velha, o SC Esmoriz chegou ao intervalo a vencer por dois golos de diferença, mas permitiu a recuperação ao Alba SC (2-2), na segunda parte.

Quando o líder, SC Espinho, levou de vencida o FC Pampilhosa, o trio da frente manteve posições.

Resultados e classificação. https://www.ovarnews.pt/podio-na-mesma-apos-triunfos-do-trio-da-frente/


Incêndio causa danos materiais em loja de tintas
Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, numa loja de tintas que assustou a vizinhança dado tratar-se de produtos muito inflamáveis.

O fogo, que ocorreu em Lourosa, concelho de Santa Maria da Feira, segundo fonte da Proteção Civil, não teve registo de feridos, apenas danos materiais no interior do estabelecimento comercial.

Desconhece-se, até ao momento, as causas que provocaram o foco de incêndio que já se encontra extinto.

O alerta aos meios de socorro foi dado pelas 14h57.

Foram acionados para o local, os Bombeiros Voluntários de Lourosa. https://www.ovarnews.pt/incendio-causa-danos-materiais-em-loja-de-tintas/


Oiça o Hino da Boa União nos 135 anos da banda vareira
A Sociedade Musical Boa União assinalou, neste sábado, 135 anos de vida. Neste que é sempre um dia de festa, a direcção da “Banda Nova” agradece “a todos os músicos, direcções, sócios e simpatizantes que têm ao longo destes anos contribuído para o crescimento e a preservação desta instituição”.

E porquê Banda Nova? A Sociedade Musical Boa União foi fundada em 1889 por um grupo de executantes que deixaram a Banda Filarmónica Ovarense.

Por isso, a recém-criada passou também a ser conhecida por Música Nova distinguindo-se assim mais facilmente da antiga.

A primeira actuação pública nas ruas de Ovar fez-se no 1º de Dezembro de 1889, com o Hino da Restauração a ser uma das peças mais ouvidas. O primeiro serviço festivo foi efectuado a 2 de Fevereiro de 1890 na Capela da Nossa Senhora de Entreáguas.

Uma banda centenária, bebendo do seu longo e rico historial a energia suficiente para continuar sem desfalecimento a sua actividade da divulgação musical, tanto no âmbito da área geográfica onde tem a sua sede, como em qualquer outro local do país ou estrangeiro onde a sua presença seja solicitada.

Eis o hino da Boa União da autoria de Sérgio Ventura, em cuja vida a música entrou aos 7 anos iniciando os seus estudos musicais na vertente de Órgão. Para além disso, desenvolveu os estudos no mundo da música em Acordeão, Saxofone e Piano.Com raízes em Ovar, nasceu em Avanca e ali continuou os estudos na Escola de Música, onde era aluno nas classes de Órgão e Acordeão do Professor Albano, e na classe de Saxofone dos Professores António Ribeiro e Paulo Martins.Ao longo da sua carreira, já frequentou diversos Master Classes como Saxofonista e como Fagotista, tendo sido convidado a participar na Orquestra Internacional no evento "Porto 2001" Capital Europeia da Cultura, onde fez 1.º Fagote sob a direção do Maestro Omir Hadari.Atualmente, na SAMP - Sociedade Artística Musical dos Pouso, exerce funções como Professor de Fagote e Maestro de várias Classes de Conjunto.

https://www.youtube.com/watch?v=n7SopXjrz6Q https://www.ovarnews.pt/oica-o-hino-da-boa-uniao-nos-135-anos-da-banda-vareira/


O Corvo-marinho-de-faces-brancas já passa o inverno na Ria
Quem passeia pela Ria não precisa de ser um especialista em aves para identificar muitos dos moradores que por ali se passeiam.

Não faltam o borrelho, o maçarico-real, a gaivina-dos-pauis e outras aves mais vistosas, o colhereiro, a garça (a real e a branca), os elegantes flamingos e o corvo-marinho.

O corvo-marinho-de-faces-brancas ("Phalacrocorax carbo") integra a ordem dos Pelecaniformes e possui membranas interdigitais que lhe permitem mergulhar em busca de peixes, a base da sua alimentação.

Normalmente nidifica no Norte da Europa e migra para o Sul quando chega o tempo frio, mas são cada vez mais os indivíduos que cá ficam todo o ano.

Os corvos-marinhos-de-faces-brancas mergulham e perseguem os peixes debaixo de água durante vários minutos.

Com uma aparência primitiva de réptil, devido ao longo pescoço, são vistos por alguns povos como aves sinistras e podem ingerir uma quantidade de peixe superior ao peso do seu corpo, mas, diariamente, ingerem pelo menos 400 a 600 gramas de comida.

"É típico nesta ave, após cada mergulho realizado em busca de alimento, voar para um local seco ou para algum poste existente nas proximidades, onde permanece durante algum tempo com as asas abertas de modo a poderem secar as penas", descreve o ambientalista Álvaro Reis.


Na Ria de Aveiro, a espécie apresenta uma ampla distribuição lagunar observando-se pousada em vazas, postes, muros, etc, demonstrando grande à-vontade com a proximidade do homem e ocupando os locais típicos das gaivotas.

Os pescadores do Canal da Ria de Ovar não gostam do corvo-marinho-de-faces-brancas por serem, afinal de concorrentes, na captura de recursos.

O aumento significativo que estas populações invernantes têm tido nos últimos anos na Ria de Aveiro e nomeadamente nas águas do concelho de Ovar, faz com que sejam facilmente avistadas praticamente todo o ano com a particularidade de apresentarem uma mancha clara no ventre e na face durante o inverno.

Foto principal de Sam Zhang https://www.ovarnews.pt/o-corvo-marinho-de-faces-brancas-ja-passa-o-inverno-na-ria/